O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Rodrigues, Marian dos Santos
Orientador(a): Mendes, Iran Abreu
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Departamento: Ensino de Ciências Naturais e Matemática
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16034
Resumo: This work relates our experience in an investigative practice in the classroom, carried out in State School Jorge Fernandes , located in Natal - RN, having as objective to validate the applying of a education module about Measures and Largenesses in Primary Teaching. We used the constructivist approach; using to Richard s Skemp (1980) theory in order to explicit the students learning according to their comprehension levels. Initially, we carry out an exploratory research to check the participant s previous knowledge. Then, we developed an intervention to validate an education module, structured from needs pointed out from results of the initial research, analyzing the students advances through the final evaluation, displaying growth stages of group front to the knowledge about the matter approached. Finally, we presented our reflections about our experience; putting forward suggestions of the teachers activities, aiming at contributing to the improvement of their practices in classroom during the approach of subject for us investigated
id UFRN_7e586df82a7219393cccca9889326f9a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16034
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Rodrigues, Marian dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/2506457117345495http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8Barbosa, Jonei Cerqueirahttp://lattes.cnpq.br/4435435120326646Noronha, Claudianny Amorimhttp://lattes.cnpq.br/3258090174478169Mendes, Iran Abreu2014-12-17T15:04:49Z2008-02-142014-12-17T15:04:49Z2007-04-23RODRIGUES, Marian dos Santos. O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16034This work relates our experience in an investigative practice in the classroom, carried out in State School Jorge Fernandes , located in Natal - RN, having as objective to validate the applying of a education module about Measures and Largenesses in Primary Teaching. We used the constructivist approach; using to Richard s Skemp (1980) theory in order to explicit the students learning according to their comprehension levels. Initially, we carry out an exploratory research to check the participant s previous knowledge. Then, we developed an intervention to validate an education module, structured from needs pointed out from results of the initial research, analyzing the students advances through the final evaluation, displaying growth stages of group front to the knowledge about the matter approached. Finally, we presented our reflections about our experience; putting forward suggestions of the teachers activities, aiming at contributing to the improvement of their practices in classroom during the approach of subject for us investigatedEste trabalho relata a nossa experiência em uma prática investigativa na sala de aula, realizada na Escola Estadual Jorge Fernandes , situada em Natal/RN, tendo como objetivo validar a aplicação de um módulo de ensino sobre medidas e grandezas, no ensino fundamental. Utilizamos uma abordagem construtivista, recorrendo à teoria de Richard Skemp (1980) para categorizar a aprendizagem dos alunos, de acordo com seus níveis de compreensão. Inicialmente realizamos uma pesquisa exploratória para verificar os conhecimentos prévios dos participantes. Em seguida desenvolvemos uma intervenção para validar o módulo de estudo, estruturado a partir das necessidades apontadas pelos resultados obtidos na pesquisa inicial, analisando os avanços dos alunos através de uma avaliação final, explicitando o grau de crescimento do grupo quanto a aquisição do conhecimento acerca do tema trabalhado. Ao final apresentamos nossas reflexões sobre a experiência, apontando sugestões de atividades aos professores, visando contribuir para a melhoria de sua prática em sala de aula, durante a abordagem do assunto por nós investigadoapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaEnsino de matemáticainvestigação em sala de aulamedidas e grandezasMathematics TeachingInvestigation in the classroomMeasures and largenessesCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMarianSR.pdfapplication/pdf315385https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16034/1/MarianSR.pdf668be4f7824397505b150c8ee0736dc8MD51TEXTMarianSR.pdf.txtMarianSR.pdf.txtExtracted texttext/plain200223https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16034/6/MarianSR.pdf.txtf8ffdc1befa8f71c0e072a43e39de5bfMD56THUMBNAILMarianSR.pdf.jpgMarianSR.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1997https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16034/7/MarianSR.pdf.jpg53389ef9e09d6d28c617edc8b2738226MD57123456789/160342017-11-02 10:35:16.221oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16034Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T13:35:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória
title O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória
spellingShingle O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória
Rodrigues, Marian dos Santos
Ensino de matemática
investigação em sala de aula
medidas e grandezas
Mathematics Teaching
Investigation in the classroom
Measures and largenesses
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória
title_full O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória
title_fullStr O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória
title_full_unstemmed O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória
title_sort O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória
author Rodrigues, Marian dos Santos
author_facet Rodrigues, Marian dos Santos
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2506457117345495
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Barbosa, Jonei Cerqueira
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4435435120326646
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Noronha, Claudianny Amorim
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3258090174478169
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marian dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
contributor_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
investigação em sala de aula
medidas e grandezas
topic Ensino de matemática
investigação em sala de aula
medidas e grandezas
Mathematics Teaching
Investigation in the classroom
Measures and largenesses
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics Teaching
Investigation in the classroom
Measures and largenesses
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work relates our experience in an investigative practice in the classroom, carried out in State School Jorge Fernandes , located in Natal - RN, having as objective to validate the applying of a education module about Measures and Largenesses in Primary Teaching. We used the constructivist approach; using to Richard s Skemp (1980) theory in order to explicit the students learning according to their comprehension levels. Initially, we carry out an exploratory research to check the participant s previous knowledge. Then, we developed an intervention to validate an education module, structured from needs pointed out from results of the initial research, analyzing the students advances through the final evaluation, displaying growth stages of group front to the knowledge about the matter approached. Finally, we presented our reflections about our experience; putting forward suggestions of the teachers activities, aiming at contributing to the improvement of their practices in classroom during the approach of subject for us investigated
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-04-23
dc.date.available.fl_str_mv 2008-02-14
2014-12-17T15:04:49Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:04:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Marian dos Santos. O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16034
identifier_str_mv RODRIGUES, Marian dos Santos. O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ensino de Ciências Naturais e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16034/1/MarianSR.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16034/6/MarianSR.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16034/7/MarianSR.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 668be4f7824397505b150c8ee0736dc8
f8ffdc1befa8f71c0e072a43e39de5bf
53389ef9e09d6d28c617edc8b2738226
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767132495642624