O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
|
Departamento: |
Ensino de Ciências Naturais e Matemática
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16034 |
Resumo: | This work relates our experience in an investigative practice in the classroom, carried out in State School Jorge Fernandes , located in Natal - RN, having as objective to validate the applying of a education module about Measures and Largenesses in Primary Teaching. We used the constructivist approach; using to Richard s Skemp (1980) theory in order to explicit the students learning according to their comprehension levels. Initially, we carry out an exploratory research to check the participant s previous knowledge. Then, we developed an intervention to validate an education module, structured from needs pointed out from results of the initial research, analyzing the students advances through the final evaluation, displaying growth stages of group front to the knowledge about the matter approached. Finally, we presented our reflections about our experience; putting forward suggestions of the teachers activities, aiming at contributing to the improvement of their practices in classroom during the approach of subject for us investigated |
id |
UFRN_7e586df82a7219393cccca9889326f9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16034 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Marian dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/2506457117345495http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8Barbosa, Jonei Cerqueirahttp://lattes.cnpq.br/4435435120326646Noronha, Claudianny Amorimhttp://lattes.cnpq.br/3258090174478169Mendes, Iran Abreu2014-12-17T15:04:49Z2008-02-142014-12-17T15:04:49Z2007-04-23RODRIGUES, Marian dos Santos. O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16034This work relates our experience in an investigative practice in the classroom, carried out in State School Jorge Fernandes , located in Natal - RN, having as objective to validate the applying of a education module about Measures and Largenesses in Primary Teaching. We used the constructivist approach; using to Richard s Skemp (1980) theory in order to explicit the students learning according to their comprehension levels. Initially, we carry out an exploratory research to check the participant s previous knowledge. Then, we developed an intervention to validate an education module, structured from needs pointed out from results of the initial research, analyzing the students advances through the final evaluation, displaying growth stages of group front to the knowledge about the matter approached. Finally, we presented our reflections about our experience; putting forward suggestions of the teachers activities, aiming at contributing to the improvement of their practices in classroom during the approach of subject for us investigatedEste trabalho relata a nossa experiência em uma prática investigativa na sala de aula, realizada na Escola Estadual Jorge Fernandes , situada em Natal/RN, tendo como objetivo validar a aplicação de um módulo de ensino sobre medidas e grandezas, no ensino fundamental. Utilizamos uma abordagem construtivista, recorrendo à teoria de Richard Skemp (1980) para categorizar a aprendizagem dos alunos, de acordo com seus níveis de compreensão. Inicialmente realizamos uma pesquisa exploratória para verificar os conhecimentos prévios dos participantes. Em seguida desenvolvemos uma intervenção para validar o módulo de estudo, estruturado a partir das necessidades apontadas pelos resultados obtidos na pesquisa inicial, analisando os avanços dos alunos através de uma avaliação final, explicitando o grau de crescimento do grupo quanto a aquisição do conhecimento acerca do tema trabalhado. Ao final apresentamos nossas reflexões sobre a experiência, apontando sugestões de atividades aos professores, visando contribuir para a melhoria de sua prática em sala de aula, durante a abordagem do assunto por nós investigadoapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaEnsino de matemáticainvestigação em sala de aulamedidas e grandezasMathematics TeachingInvestigation in the classroomMeasures and largenessesCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMarianSR.pdfapplication/pdf315385https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16034/1/MarianSR.pdf668be4f7824397505b150c8ee0736dc8MD51TEXTMarianSR.pdf.txtMarianSR.pdf.txtExtracted texttext/plain200223https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16034/6/MarianSR.pdf.txtf8ffdc1befa8f71c0e072a43e39de5bfMD56THUMBNAILMarianSR.pdf.jpgMarianSR.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1997https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16034/7/MarianSR.pdf.jpg53389ef9e09d6d28c617edc8b2738226MD57123456789/160342017-11-02 10:35:16.221oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16034Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T13:35:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória |
title |
O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória |
spellingShingle |
O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória Rodrigues, Marian dos Santos Ensino de matemática investigação em sala de aula medidas e grandezas Mathematics Teaching Investigation in the classroom Measures and largenesses CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória |
title_full |
O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória |
title_fullStr |
O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória |
title_full_unstemmed |
O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória |
title_sort |
O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória |
author |
Rodrigues, Marian dos Santos |
author_facet |
Rodrigues, Marian dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2506457117345495 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Barbosa, Jonei Cerqueira |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4435435120326646 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Noronha, Claudianny Amorim |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3258090174478169 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Marian dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mendes, Iran Abreu |
contributor_str_mv |
Mendes, Iran Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática investigação em sala de aula medidas e grandezas |
topic |
Ensino de matemática investigação em sala de aula medidas e grandezas Mathematics Teaching Investigation in the classroom Measures and largenesses CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics Teaching Investigation in the classroom Measures and largenesses |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This work relates our experience in an investigative practice in the classroom, carried out in State School Jorge Fernandes , located in Natal - RN, having as objective to validate the applying of a education module about Measures and Largenesses in Primary Teaching. We used the constructivist approach; using to Richard s Skemp (1980) theory in order to explicit the students learning according to their comprehension levels. Initially, we carry out an exploratory research to check the participant s previous knowledge. Then, we developed an intervention to validate an education module, structured from needs pointed out from results of the initial research, analyzing the students advances through the final evaluation, displaying growth stages of group front to the knowledge about the matter approached. Finally, we presented our reflections about our experience; putting forward suggestions of the teachers activities, aiming at contributing to the improvement of their practices in classroom during the approach of subject for us investigated |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-04-23 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-02-14 2014-12-17T15:04:49Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T15:04:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, Marian dos Santos. O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16034 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Marian dos Santos. O Ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16034/1/MarianSR.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16034/6/MarianSR.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16034/7/MarianSR.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
668be4f7824397505b150c8ee0736dc8 f8ffdc1befa8f71c0e072a43e39de5bf 53389ef9e09d6d28c617edc8b2738226 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1796767132495642624 |