A Educação Física como componente curricular no ensino médio: vivenciando o conteúdo lutas na escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Nascimento, Marcelo Paiva do
Orientador(a): Melo, José Pereira de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/30062
Resumo: O componente curricular Educação Física sofre de inúmeras problemáticas na escola, em especial no Ensino Médio. Com isso acreditamos que a prática pedagógica é uma das possibilidades que podem colaborar para a legitimidade da disciplina, em detrimento de uma visão de menor status em relação às outras que acaba se configurando em falas e atitudes precipitadas. O objetivo geral do estudo foi elaborar um material didático como produto de um trabalho do ensino das Lutas utilizando a Metodologia de Jogos, buscando um diálogo com os alunos e averiguando no que essa vivência lúdica contribuiu para valorizar o componente curricular na escola como questão norteadora do trabalho. A pesquisa realizada em uma escola de Ensino Médio da periferia de Fortaleza envolveu a participação de 40 alunos que foram submetidos a uma intervenção pedagógica, e também com o auxílio de dois questionários. A metodologia de pesquisa adotada foi de natureza qualitativa e analíticodescritiva, fazendo uso de um relato de experiência e observação participante, proporcionando assim a oportunidade de investigar a própria prática e incentivando a autonomia pedagógica do pesquisador, além de se configurar em um desafio no chão da escola. Aferimos que 45% desses alunos chegaram ao Ensino Médio sem nunca ter tido acesso às Lutas, o que contraria essa prática corporal como herança da cultura de movimento e dos documentos legais que a preveem no currículo formal. Além do mais, relataram previamente que a disciplina e seus conteúdos tinham uma importância muito reduzida em relação às outras, servindo apenas como um momento de distração. Após as intervenções práticas e teóricas foi constatada uma mudança na percepção da disciplina através dos Jogos de Lutas, pois estes viram que a cultura de movimento também pode proporcionar uma leitura de mundo, assim como os outros componentes curriculares, pois mais de 90% deles assimilaram satisfatoriamente os elementos didáticos presentes nessa vivência de acordo com a proposta metodológica adotada. Concluímos então que a pratica pedagógica é uma ferramenta fundamental para valorizar o componente curricular, pois através da ludicidade e criatividade os alunos conseguiram fazer uma leitura crítica da transposição didática do assunto, o que contraria o histórico da disciplina alicerçada principalmente no aspecto procedimental no trato com os conteúdos.
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O objetivo geral do estudo foi elaborar um material didático como produto de um trabalho do ensino das Lutas utilizando a Metodologia de Jogos, buscando um diálogo com os alunos e averiguando no que essa vivência lúdica contribuiu para valorizar o componente curricular na escola como questão norteadora do trabalho. A pesquisa realizada em uma escola de Ensino Médio da periferia de Fortaleza envolveu a participação de 40 alunos que foram submetidos a uma intervenção pedagógica, e também com o auxílio de dois questionários. A metodologia de pesquisa adotada foi de natureza qualitativa e analíticodescritiva, fazendo uso de um relato de experiência e observação participante, proporcionando assim a oportunidade de investigar a própria prática e incentivando a autonomia pedagógica do pesquisador, além de se configurar em um desafio no chão da escola. Aferimos que 45% desses alunos chegaram ao Ensino Médio sem nunca ter tido acesso às Lutas, o que contraria essa prática corporal como herança da cultura de movimento e dos documentos legais que a preveem no currículo formal. Além do mais, relataram previamente que a disciplina e seus conteúdos tinham uma importância muito reduzida em relação às outras, servindo apenas como um momento de distração. Após as intervenções práticas e teóricas foi constatada uma mudança na percepção da disciplina através dos Jogos de Lutas, pois estes viram que a cultura de movimento também pode proporcionar uma leitura de mundo, assim como os outros componentes curriculares, pois mais de 90% deles assimilaram satisfatoriamente os elementos didáticos presentes nessa vivência de acordo com a proposta metodológica adotada. Concluímos então que a pratica pedagógica é uma ferramenta fundamental para valorizar o componente curricular, pois através da ludicidade e criatividade os alunos conseguiram fazer uma leitura crítica da transposição didática do assunto, o que contraria o histórico da disciplina alicerçada principalmente no aspecto procedimental no trato com os conteúdos.The Physical Education curricular component suffers from numerous problems at school, especially in high school. Thus, we believe that pedagogical practice is one of the possibilities that can contribute to the legitimacy of the discipline, to the detriment of a lower status view in relation to the others, which ends up being expressed in hasty statements and attitudes. The general objective of the study was to elaborate a didactic material as a product of a work in the teaching of Fighting using the Games Methodology, seeking a dialogue with the students and finding out in what this playful experience contributed to valorize the curricular component in the school as a guiding question of the job. The research carried out in a high school on the outskirts of Fortaleza involved the participation of 40 students who underwent a pedagogical intervention, and also with the help of two questionnaires. The research methodology adopted was of a qualitative and analytical-descriptive nature, making use of an experience report and participant observation, thus providing the opportunity to investigate the practice itself and encouraging the researcher's pedagogical autonomy, in addition to being a challenge in the school floor. We found that 45% of these students reached high school without ever having access to the Struggles, which contradicts this corporal practice as an inheritance of the culture of movement and the legal documents that provide for it in the formal curriculum. Furthermore, they previously reported that the discipline and its contents were of very little importance in relation to the others, serving only as a moment of distraction. After the practical and theoretical interventions, a change in the perception of the discipline was verified through the Fight Games, as these saw that the culture of movement can also provide a reading of the world, as well as the other curricular components, since more than 90% of them assimilated satisfactorily the didactic elements present in this experience according to the methodological proposal adopted. We conclude then that the pedagogical practice is a fundamental tool to value the curricular component, because through playfulness and creativity the students were able to make a critical reading of the didactic transposition of the subject, which contradicts the history of the discipline based mainly on the procedural aspect in dealing with the contents.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONALUFRNBrasilEducação FísicaPrática pedagógicaLutasEnsino MédioA Educação Física como componente curricular no ensino médio: vivenciando o conteúdo lutas na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEducacaofisicacomponente_Nascimento_2020.pdf.txtEducacaofisicacomponente_Nascimento_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain237101https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30062/2/Educacaofisicacomponente_Nascimento_2020.pdf.txta57e4fd31626eba4128e5a91b7521037MD52THUMBNAILEducacaofisicacomponente_Nascimento_2020.pdf.jpgEducacaofisicacomponente_Nascimento_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1257https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30062/3/Educacaofisicacomponente_Nascimento_2020.pdf.jpgcadfa92c3bd7e0612fca3f208e4918a0MD53ORIGINALEducacaofisicacomponente_Nascimento_2020.pdfapplication/pdf3193711https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30062/1/Educacaofisicacomponente_Nascimento_2020.pdf9c4b2b0cd97a15a2cad6c989759e1af2MD51123456789/300622020-09-20 04:50:10.391oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30062Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-09-20T07:50:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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