O déficit democrático na integração regional latino-americana
Ano de defesa: | 2017 |
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Ramos, Fabielly Bellagambahttp://lattes.cnpq.br/0299280576357636http://lattes.cnpq.br/0274943582470997Lindozo, José Antonio Spinelihttp://lattes.cnpq.br/9490707517933297Dasso Júnior, Aragon Éricohttp://lattes.cnpq.br/00952234852934552017-06-06T23:41:43Z2017-06-06T23:41:43Z2017-02-24RAMOS, Fabielly Bellagamba. O déficit democrático na integração regional latino-americana. 2017. 159f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23407Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)As iniciativas de integração regional latino-americanas podem ser classificadas em duas categorias: o regionalismo hegemônico e o regionalismo contra-hegemônico. O regionalismo hegemônico leva essa terminologia devido à hegemonia dos Estados Unidos da América (EUA) nas iniciativas regionais. Algumas iniciativas hegemônicas são: a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) e a Aliança do Pacífico (AP). O regionalismo contrahegemônico caracteriza-se pela criação de iniciativas com menor ou sem interferência estadunidense, tanto no âmbito político, quanto no âmbito econômico. As iniciativas contrahegemônicas são: a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA), a União de Nações Sul-americanas (UNASUL) e a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC). O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é uma iniciativa regional híbrida, que não se adequa nem ao regionalismo hegemônico e nem ao contra-hegemônico. Dentro da ALBA, do MERCOSUL e da UNASUL foram criados, respectivamente, o Conselho de Movimentos Sociais da ALBA (CMS), a Unidade de Apoio à Participação Social (UPS) e o Foro de Participação Cidadã da UNASUL (FPC), para que a democracia dos povos seja consolidada e aprofundada. No âmbito da CELAC, em protesto pela ausência da participação cidadã, realizou-se o Encontro Social pela Pátria Grande. Além das três propostas “participativas”, analisam-se também os quatro parlamentos regionais latino-americanos: o Parlamento Andino (Parlandino), o Parlamento Centro-americano (Parlacen), o Parlamento do MERCOSUL (Parlasul) e o Parlamento Latino-americano (Parlatino). Apesar de surgirem com tal finalidade, pairam dúvidas se as propostas e os parlamentos são democráticos, indagando-se: qual o espaço da democracia na integração regional latino-americana?. Este trabalho visa compreender as iniciativas regionais latino-americanas, no que tange à democracia. Os objetivos específicos são verificar o andamento das ações dentro das propostas CMS, UPS e FPC (cúpulas, fóruns, oficinas) e dos parlamentos regionais e conectar as temáticas de estudo da democracia e do regionalismo latino-americano. A metodologia escolhida é a abordagem neogramsciana de Relações Internacionais (RI), pertencente à tradição marxista, que pensa as RI e, especificamente, a integração regional como resultado das relações de força entre as classes sociais em escala planetária. As técnicas de pesquisa consistem na realização de entrevistas, na busca nos sítios eletrônicos e na participação em atividades complementares. Ao fim do estudo, comprovou-se a hipótese sugerida de que as propostas “participativas” e os parlamentos regionais não contribuem de modo significativo com a democratização da integração regional latino-americana.porCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISIniciativas de integração regional latino-americanaHegemoniaDemocraciaO déficit democrático na integração regional latino-americanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDéficitDemocráticoIntegração_Ramos_2017.pdfDéficitDemocráticoIntegração_Ramos_2017.pdfapplication/pdf5042532https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23407/1/D%c3%a9ficitDemocr%c3%a1ticoIntegra%c3%a7%c3%a3o_Ramos_2017.pdf31d34fc0f80ec6718e5c61acf30b708cMD51TEXTFabiellyBellagambaRamos_DISSERT_.pdf.txtFabiellyBellagambaRamos_DISSERT_.pdf.txtExtracted texttext/plain421670https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23407/4/FabiellyBellagambaRamos_DISSERT_.pdf.txt07756e866cebf97ac39e87fd9d730fe2MD54DéficitDemocráticoIntegração_Ramos_2017.pdf.txtDéficitDemocráticoIntegração_Ramos_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain421653https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23407/6/D%c3%a9ficitDemocr%c3%a1ticoIntegra%c3%a7%c3%a3o_Ramos_2017.pdf.txt6446de92e3355362c367389ce9c68fbeMD56THUMBNAILFabiellyBellagambaRamos_DISSERT_.pdf.jpgFabiellyBellagambaRamos_DISSERT_.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2550https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23407/5/FabiellyBellagambaRamos_DISSERT_.pdf.jpg6b5ebf0227113ba0d526687e8ebbf8f3MD55DéficitDemocráticoIntegração_Ramos_2017.pdf.jpgDéficitDemocráticoIntegração_Ramos_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23407/7/D%c3%a9ficitDemocr%c3%a1ticoIntegra%c3%a7%c3%a3o_Ramos_2017.pdf.jpg76acab99791d2322a7431268cc6f12f9MD57123456789/234072019-05-26 02:55:32.743oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23407Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:55:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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