Formação das expectativas do consumidor sobre serviço: um estudo longitudinal à luz do conceito de zona de tolerância
Ano de defesa: | 2020 |
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Tipo de documento: | Tese |
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Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
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Departamento: |
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31923 |
Resumo: | Heterogeneidade é um atributo do setor de serviços. É comum empresas ofertarem diferentes níveis de serviço para seus clientes, e estes ainda se mostrarem satisfeitos. Isso leva a literatura a explorar a ideia de zona de tolerância, em que consumidores usam dois padrões de expectativas em suas avaliações: expectativas desejadas e adequadas. Esses padrões demarcam uma faixa de desempenhos aceitáveis nas interações de serviço. À luz do conceito de zona de tolerância, esta tese avalia como as expectativas de consumidores evoluem com o tempo. Pressupõe-se que quatro antecedentes explicam possíveis mudanças nas expectativas, sendo eles: experiências negativas, atratividade alternativa, nível de envolvimento e nível de visitação. Um modelo teórico estabelecido a priori é estruturado a partir de sete hipóteses. De início, dois estudos com abordagens longitudinais são articulados para testá-las por meio de amostras independentes de estudantes. As coletas de dados são realizada em três períodos de tempo, e adotam-se os método equações estruturais de modelo de crescimento latente e análise de cluster. Em seguida, outro ensaio é desenvolvido para reexaminar o papel moderador de imagem corporativa e nível de visitação sobre o efeito das experiências negativas nas expectativas. Para tanto, a abordagem role-playing é aplicada. As principais descobertas são apresentadas uma a uma. Os estudos 1 e 2 revelam que os padrões de expectativas mudam de um encontro de serviço para outro, e que essas oscilações sofrem influência positiva do grau de envolvimento do consumidor. Além disso, as variações de expectativas são mais fortes no nível mínimo tolerável. O estudo 2 ainda aponta outras relações. Primeiro, as experiências negativas produzem movimentos contraditórios e simultâneos das expectativas do consumidor. Por um lado, experiências negativas reduzem as expectativas desejadas e, por outro, aumentam as expectativas adequadas. Estes efeitos sofrem alterações de magnitude por causa da imagem corporativa. Isso confirma o papel moderador da imagem corporativa sobre a relação experiências negativas e expectativas. O mesmo não acontece com o nível de visitação, em que a função moderadora não se sustenta. O estudo 3 reassegura estas descobertas relativas aos papéis moderadores examinados. Segundo, à medida que clientes dispõem de empresas alternativas, o nível mínimo de expectativa eleva-se. Atratividade alternativa impacta positivamente só as expectativas adequadas. Terceiro, os resultados não apoiam a relação nível de visitação e expectativas. Isso revela que clientes mais assíduos não possuem, obrigatoriamente, expectativas maiores. |
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Isso leva a literatura a explorar a ideia de zona de tolerância, em que consumidores usam dois padrões de expectativas em suas avaliações: expectativas desejadas e adequadas. Esses padrões demarcam uma faixa de desempenhos aceitáveis nas interações de serviço. À luz do conceito de zona de tolerância, esta tese avalia como as expectativas de consumidores evoluem com o tempo. Pressupõe-se que quatro antecedentes explicam possíveis mudanças nas expectativas, sendo eles: experiências negativas, atratividade alternativa, nível de envolvimento e nível de visitação. Um modelo teórico estabelecido a priori é estruturado a partir de sete hipóteses. De início, dois estudos com abordagens longitudinais são articulados para testá-las por meio de amostras independentes de estudantes. As coletas de dados são realizada em três períodos de tempo, e adotam-se os método equações estruturais de modelo de crescimento latente e análise de cluster. Em seguida, outro ensaio é desenvolvido para reexaminar o papel moderador de imagem corporativa e nível de visitação sobre o efeito das experiências negativas nas expectativas. Para tanto, a abordagem role-playing é aplicada. As principais descobertas são apresentadas uma a uma. Os estudos 1 e 2 revelam que os padrões de expectativas mudam de um encontro de serviço para outro, e que essas oscilações sofrem influência positiva do grau de envolvimento do consumidor. Além disso, as variações de expectativas são mais fortes no nível mínimo tolerável. O estudo 2 ainda aponta outras relações. Primeiro, as experiências negativas produzem movimentos contraditórios e simultâneos das expectativas do consumidor. Por um lado, experiências negativas reduzem as expectativas desejadas e, por outro, aumentam as expectativas adequadas. Estes efeitos sofrem alterações de magnitude por causa da imagem corporativa. Isso confirma o papel moderador da imagem corporativa sobre a relação experiências negativas e expectativas. O mesmo não acontece com o nível de visitação, em que a função moderadora não se sustenta. O estudo 3 reassegura estas descobertas relativas aos papéis moderadores examinados. Segundo, à medida que clientes dispõem de empresas alternativas, o nível mínimo de expectativa eleva-se. Atratividade alternativa impacta positivamente só as expectativas adequadas. Terceiro, os resultados não apoiam a relação nível de visitação e expectativas. Isso revela que clientes mais assíduos não possuem, obrigatoriamente, expectativas maiores.Heterogeneity is an attribute of the service sector. It is common companies offer different levels of service to their customers, and they are still satisfied. This leads the literature to explore the idea of the zone of tolerance, in which consumers use two patterns of expectations in their assessments: desired and adequate expectations. These patterns demarcate a range of acceptable performances in service interactions. In light of the concept of the zone of tolerance, this study assesses how consumer expectations evolve over time. It is assumed that four antecedents may explain possible changes in expectations, namely: negative experiences, alternative attractiveness, level of involvement and level of visitation. A theoretical model is established a priori and it is structured based on seven hypotheses. Initially, two studies with longitudinal approaches are articulated to test them using independent samples of students. Data collections are developed over three time periods, and the methods adopted are latent growth model and cluster analysis. Besides that, another essay is developed to reexamine the moderating role of corporate image and level of visitation about the effect of negative experiences on expectations. For this, the role-playing approach is applied. The main findings are presented one by one. Studies 1 and 2 reveal that patterns of expectations change from one service meeting to another, and that these fluctuations are positively influenced by the degree of consumer involvement. In addition, variations of expectations are strongest at the minimum tolerable level. Study 2 also points out other relationships. First, negative experiences produce contradictory and simultaneous movements of consumer expectations. On the one hand, negative experiences reduce desired expectations and, on the other hand, increase adequate expectations. These effects undergo changes of magnitude because of the corporate image. This confirms the moderating role of the corporate image on the relationship between negative experiences and expectations. The same does not happen with the level of visitation in which the moderating function cannot be sustained. Study 3 proves these findings that refer to the moderating roles examined. Second, as customers have alternative companies, the minimum level of expectation rises. Alternative attractiveness positively impacts only the adequate expectations. Third, the results do not support the relationship between the level of visitation and expectations. This reveals that more frequent customers do not necessarily have higher expectations.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilZona de tolerânciaExpectativas do consumidorServiços educacionaisAbordagem longitudinalFormação das expectativas do consumidor sobre serviço: um estudo longitudinal à luz do conceito de zona de tolerânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTFormacaoexpectativasconsumidor_PereiraFilho_2020.pdf.txtFormacaoexpectativasconsumidor_PereiraFilho_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain325516https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31923/2/Formacaoexpectativasconsumidor_PereiraFilho_2020.pdf.txta9780a78b66da73393bbd37374fe053dMD52THUMBNAILFormacaoexpectativasconsumidor_PereiraFilho_2020.pdf.jpgFormacaoexpectativasconsumidor_PereiraFilho_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31923/3/Formacaoexpectativasconsumidor_PereiraFilho_2020.pdf.jpg3c853a13aa1490107b875a327f0802ccMD53ORIGINALFormacaoexpectativasconsumidor_PereiraFilho_2020.pdfapplication/pdf2999218https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31923/1/Formacaoexpectativasconsumidor_PereiraFilho_2020.pdfab6c1852653541603277b8d46b89cce7MD51123456789/319232021-03-21 05:48:11.936oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31923Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-21T08:48:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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