Dificuldades de aprendizagem do conteúdo de soluções: proposta de ensino contextualizada

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Ferreira, Jussara Aparecida de Melo Gondim
Orientador(a): Oliveira, Ótom Anselmo de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20381
Resumo: O conteúdo de soluções é considerado muito importante para a formação do químico, pois a maioria das reações ocorre em meio aquoso, sendo também necessário para o entendimento de outros conteúdos como transformações químicas, eletroquímica e equilíbrio químico. No entanto, constata-se que muitos alunos apresentam dificuldades que envolvem o conteúdo de soluções, como transitar entre os níveis de conhecimento macro-submicroscópico e solucionar problemas quantitativos que exigem o estabelecimento de relações estequiométricas. A tese defendida considera que o uso de estratégias de ensino contextualizadas, estruturadas na forma de um minicurso, sobre alguns conteúdos considerados de maior dificuldade de compreensão relacionados ao estudo de soluções, pode favorecer o aprendizado do público-alvo, o alunado do curso de licenciatura em química modalidade a distância da UFRN, através da reflexão e conhecimento de suas próprias dificuldades, além de proporcionar motivação e participação ativa. Assim, foram identificadas as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao conteúdo de soluções através do levantamento bibliográfico; analisada, por meio de um roteiro adaptado do PNLEM, a abordagem do conteúdo de soluções presente no material didático impresso utilizado pelo público-alvo; e planejado e ministrado um minicurso constando de uma sequência de atividades contextualizadas relacionadas ao conteúdo de soluções, tais como: apresentação de vídeo, aula expositiva dialogada, aplicação de questionários, exercícios e experimento. Os participantes do minicurso apresentaram algumas dificuldades de aprendizagem, como compreender conceitos como composto, íon, carga, entropia e solubilidade, identificar a carga do íon, interpretar enunciados, decodificar tabelas, utilizar a linguagem química, realizar cálculos matemáticos e utilizar unidades de concentração. Para trabalhar essas dificuldades, os alunos foram estimulados a expor, questionar e testar suas ideias sobre o fenômeno em estudo, possibilitando aprender com os próprios erros e refletir sobre a estratégia de organização dos modelos científicos explicativos que utilizam. Desse modo, as atividades e as informações sobre as dificuldades de aprendizagem apresentadas neste trabalho precisam ser objeto de reflexão crítica, pois podem ajudar os alunos no processo de aquisição do conhecimento sobre o conteúdo de soluções e os professores no planejamento de suas aulas.
id UFRN_8926f31cb799a6401aae760084d3432a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20381
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Ferreira, Jussara Aparecida de Melo Gondimhttp://lattes.cnpq.br/4422173618430647http://lattes.cnpq.br/7903084274135177Silva, Márcia Gorette Lima dahttp://lattes.cnpq.br/6965522706601294Nunes, Albino Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7808069169974235Mazzé, Fernanda Marurhttp://lattes.cnpq.br/9097929538985483Barroso, Márcia Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/4891201029271910Pimentel, Patrícia Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/9303372770390061Oliveira, Ótom Anselmo de2016-05-04T23:33:17Z2016-05-04T23:33:17Z2015-02-26FERREIRA, Jussara Aparecida de Melo Gondim. Dificuldades de aprendizagem do conteúdo de soluções: proposta de ensino contextualizada. 2015. 121f. Tese (Doutorado em Química) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20381O conteúdo de soluções é considerado muito importante para a formação do químico, pois a maioria das reações ocorre em meio aquoso, sendo também necessário para o entendimento de outros conteúdos como transformações químicas, eletroquímica e equilíbrio químico. No entanto, constata-se que muitos alunos apresentam dificuldades que envolvem o conteúdo de soluções, como transitar entre os níveis de conhecimento macro-submicroscópico e solucionar problemas quantitativos que exigem o estabelecimento de relações estequiométricas. A tese defendida considera que o uso de estratégias de ensino contextualizadas, estruturadas na forma de um minicurso, sobre alguns conteúdos considerados de maior dificuldade de compreensão relacionados ao estudo de soluções, pode favorecer o aprendizado do público-alvo, o alunado do curso de licenciatura em química modalidade a distância da UFRN, através da reflexão e conhecimento de suas próprias dificuldades, além de proporcionar motivação e participação ativa. Assim, foram identificadas as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao conteúdo de soluções através do levantamento bibliográfico; analisada, por meio de um roteiro adaptado do PNLEM, a abordagem do conteúdo de soluções presente no material didático impresso utilizado pelo público-alvo; e planejado e ministrado um minicurso constando de uma sequência de atividades contextualizadas relacionadas ao conteúdo de soluções, tais como: apresentação de vídeo, aula expositiva dialogada, aplicação de questionários, exercícios e experimento. Os participantes do minicurso apresentaram algumas dificuldades de aprendizagem, como compreender conceitos como composto, íon, carga, entropia e solubilidade, identificar a carga do íon, interpretar enunciados, decodificar tabelas, utilizar a linguagem química, realizar cálculos matemáticos e utilizar unidades de concentração. Para trabalhar essas dificuldades, os alunos foram estimulados a expor, questionar e testar suas ideias sobre o fenômeno em estudo, possibilitando aprender com os próprios erros e refletir sobre a estratégia de organização dos modelos científicos explicativos que utilizam. Desse modo, as atividades e as informações sobre as dificuldades de aprendizagem apresentadas neste trabalho precisam ser objeto de reflexão crítica, pois podem ajudar os alunos no processo de aquisição do conhecimento sobre o conteúdo de soluções e os professores no planejamento de suas aulas.The study of solutions is considered very important to chemist’s education because most of the chemical reactions occur in aqueous medium, being also required to understand other subject such as chemical changes, electrochemical and chemical balance. Nevertheless, it is noticed that many students indicate learning difficulties related to the content of solutions, how to pass among the macro-submicroscopic knowledge levels, and how to solve quantitative problems that demanding the establishment of a stoichiometric ratios. This thesis defended considers the use of contextualized teaching strategies about some subject associated to the study of solution, can foster student learning through reflection and understanding of their own difficulties, besides to provide motivation and active participation. The target group is formed by students of the undergraduate distance education with major in chemistry education of the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), and they were chosen because this education system is expanding and its learning difficulties publications number is reduced as well. Thus, the first methodological stage was to identify the student’s main learning difficulties associated to the study of solutions through literature sources. Next, using an adapted script of the Plano Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM, Textbook National Plan for High School), the approach of the content of solutions printed in educational materials used by the target group was analyzed. Afterward, a teaching unit was planned in the last methodological stage and, finally, a new teaching unite was given with a sequence of contextualized activities such as video presentation, dialogued lecture, questionnaires application, exercises, and an experiment, where the target group’s main difficulties related to learning of solution were identified. The participants of the teaching unit activities had some learning difficulties in understand concepts of compound, ion, charge, entropy and solubility, as well as to identify the ion charge, interpret statements, decode tables, use the chemical language, perform mathematical calculations and use concentration units, similar results raised in the literature sources. In order to work on these difficulties, these students were encouraged to expose, question and test their ideas about the phenomenon under study, allowing learn from their mistakes and reflect on the organization strategy of scientific explanatory models they use. Therefore, activities and information about learning difficulties presented in this thesis need to be critical reflection object, because it can help both students in the process of acquiring knowledge about the content of solutions and professors in the planning of their lessons.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICADificuldades de aprendizagemQuímicaEnsino superior a distânciaSoluçõesUnidade didáticaDificuldades de aprendizagem do conteúdo de soluções: proposta de ensino contextualizadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJussaraAparecidaDeMeloGondimFerreira_TESE.pdfJussaraAparecidaDeMeloGondimFerreira_TESE.pdfapplication/pdf2002723https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20381/1/JussaraAparecidaDeMeloGondimFerreira_TESE.pdfc3a6d20af6ea49066d0f7a61d472e55dMD51TEXTJussaraAparecidaDeMeloGondimFerreira_TESE.pdf.txtJussaraAparecidaDeMeloGondimFerreira_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain221794https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20381/6/JussaraAparecidaDeMeloGondimFerreira_TESE.pdf.txt2cd9b2aead402f0b378ca6f028a30803MD56THUMBNAILJussaraAparecidaDeMeloGondimFerreira_TESE.pdf.jpgJussaraAparecidaDeMeloGondimFerreira_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5248https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20381/7/JussaraAparecidaDeMeloGondimFerreira_TESE.pdf.jpg9839bbc2851bb221136935a5c125ddeaMD57123456789/203812017-11-02 16:21:03.012oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20381Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T19:21:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem do conteúdo de soluções: proposta de ensino contextualizada
title Dificuldades de aprendizagem do conteúdo de soluções: proposta de ensino contextualizada
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem do conteúdo de soluções: proposta de ensino contextualizada
Ferreira, Jussara Aparecida de Melo Gondim
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Dificuldades de aprendizagem
Química
Ensino superior a distância
Soluções
Unidade didática
title_short Dificuldades de aprendizagem do conteúdo de soluções: proposta de ensino contextualizada
title_full Dificuldades de aprendizagem do conteúdo de soluções: proposta de ensino contextualizada
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem do conteúdo de soluções: proposta de ensino contextualizada
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem do conteúdo de soluções: proposta de ensino contextualizada
title_sort Dificuldades de aprendizagem do conteúdo de soluções: proposta de ensino contextualizada
author Ferreira, Jussara Aparecida de Melo Gondim
author_facet Ferreira, Jussara Aparecida de Melo Gondim
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4422173618430647
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7903084274135177
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nunes, Albino Oliveira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7808069169974235
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Mazzé, Fernanda Marur
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9097929538985483
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Barroso, Márcia Teixeira
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4891201029271910
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Pimentel, Patrícia Mendonça
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9303372770390061
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Jussara Aparecida de Melo Gondim
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Silva, Márcia Gorette Lima da
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6965522706601294
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Ótom Anselmo de
contributor_str_mv Silva, Márcia Gorette Lima da
Oliveira, Ótom Anselmo de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Dificuldades de aprendizagem
Química
Ensino superior a distância
Soluções
Unidade didática
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem
Química
Ensino superior a distância
Soluções
Unidade didática
description O conteúdo de soluções é considerado muito importante para a formação do químico, pois a maioria das reações ocorre em meio aquoso, sendo também necessário para o entendimento de outros conteúdos como transformações químicas, eletroquímica e equilíbrio químico. No entanto, constata-se que muitos alunos apresentam dificuldades que envolvem o conteúdo de soluções, como transitar entre os níveis de conhecimento macro-submicroscópico e solucionar problemas quantitativos que exigem o estabelecimento de relações estequiométricas. A tese defendida considera que o uso de estratégias de ensino contextualizadas, estruturadas na forma de um minicurso, sobre alguns conteúdos considerados de maior dificuldade de compreensão relacionados ao estudo de soluções, pode favorecer o aprendizado do público-alvo, o alunado do curso de licenciatura em química modalidade a distância da UFRN, através da reflexão e conhecimento de suas próprias dificuldades, além de proporcionar motivação e participação ativa. Assim, foram identificadas as dificuldades de aprendizagem relacionadas ao conteúdo de soluções através do levantamento bibliográfico; analisada, por meio de um roteiro adaptado do PNLEM, a abordagem do conteúdo de soluções presente no material didático impresso utilizado pelo público-alvo; e planejado e ministrado um minicurso constando de uma sequência de atividades contextualizadas relacionadas ao conteúdo de soluções, tais como: apresentação de vídeo, aula expositiva dialogada, aplicação de questionários, exercícios e experimento. Os participantes do minicurso apresentaram algumas dificuldades de aprendizagem, como compreender conceitos como composto, íon, carga, entropia e solubilidade, identificar a carga do íon, interpretar enunciados, decodificar tabelas, utilizar a linguagem química, realizar cálculos matemáticos e utilizar unidades de concentração. Para trabalhar essas dificuldades, os alunos foram estimulados a expor, questionar e testar suas ideias sobre o fenômeno em estudo, possibilitando aprender com os próprios erros e refletir sobre a estratégia de organização dos modelos científicos explicativos que utilizam. Desse modo, as atividades e as informações sobre as dificuldades de aprendizagem apresentadas neste trabalho precisam ser objeto de reflexão crítica, pois podem ajudar os alunos no processo de aquisição do conhecimento sobre o conteúdo de soluções e os professores no planejamento de suas aulas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-04T23:33:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-05-04T23:33:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Jussara Aparecida de Melo Gondim. Dificuldades de aprendizagem do conteúdo de soluções: proposta de ensino contextualizada. 2015. 121f. Tese (Doutorado em Química) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20381
identifier_str_mv FERREIRA, Jussara Aparecida de Melo Gondim. Dificuldades de aprendizagem do conteúdo de soluções: proposta de ensino contextualizada. 2015. 121f. Tese (Doutorado em Química) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20381/1/JussaraAparecidaDeMeloGondimFerreira_TESE.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20381/6/JussaraAparecidaDeMeloGondimFerreira_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20381/7/JussaraAparecidaDeMeloGondimFerreira_TESE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c3a6d20af6ea49066d0f7a61d472e55d
2cd9b2aead402f0b378ca6f028a30803
9839bbc2851bb221136935a5c125ddea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767137146077184