A paisagem no ensino de geografia: práticas pedagógicas no 6º ano do ensino fundamental II, município de São Paulo do Potengi/RN

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Advíncula Júnior, Moisés Gomes
Orientador(a): Dantas, Eugenia Maria
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA MESTRADO PROFISSIONAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26612
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal investigar a paisagem no ensino de Geografia, considerando as práticas pedagógicas no 6º ano do Ensino Fundamental no município de São Paulo do Potengi/RN. A escolha do conceito de paisagem se justifica por acreditarmos que a utilização da leitura da paisagem no ensino de Geografia pode ser uma forma de levar o aluno a desvendar o espaço na trama da história e das transformações sociais e físicas. Por se tratar de um trabalho voltado para o ensino, buscamos em autores como Cavalcanti (2013), Kaercher (2003), Callai (2005) e nos Parâmetros Curriculares (1998) as discussões, reflexões e os desafios que viessem a expor os principais contextos referentes ao conceito de paisagem e ao ensino de Geografia na Educação Básica da atualidade. Como partimos para trabalhar a paisagem numa perspectiva mais humanista, buscamos em outros autores ampliar as nossas concepções teórica desse conceito, trazendo autores como Sauer (1998), Cosgrove (1998), Claval (2014), Berque ([1984] 2012) e Corrêa (2012). No que se refere ao trabalho empírico, ele foi realizado em duas escolas públicas da Cidade. Foram realizadas visitas aos estabelecimentos, entrevistas com os professores e observações em suas aulas, além da análise dos livros didáticos e dos seus planejamentos em relação ao ensino de Geografia no 6º ano. Por fim, elaboramos uma proposta metodológica voltada para explorar as paisagens locais, no caso da cidade de São Paulo Potengi, como estratégia que favorece a ampliação conceitual e prática no ensino de paisagem exposto no livro didático.
id UFRN_89f11270af8bdf04597b9138f7479167
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26612
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Advíncula Júnior, Moisés GomesMelo, Evaneide Maria deNonato Júnior, RaimundoDantas, Eugenia Maria2019-02-08T21:17:43Z2019-02-08T21:17:43Z2018-11-29ADVÍNCULA JÚNIOR, Moisés Gomes. A paisagem no ensino de geografia: práticas pedagógicas no 6º ano do ensino fundamental II, município de São Paulo do Potengi/RN. 2018. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26612O presente trabalho tem como objetivo principal investigar a paisagem no ensino de Geografia, considerando as práticas pedagógicas no 6º ano do Ensino Fundamental no município de São Paulo do Potengi/RN. A escolha do conceito de paisagem se justifica por acreditarmos que a utilização da leitura da paisagem no ensino de Geografia pode ser uma forma de levar o aluno a desvendar o espaço na trama da história e das transformações sociais e físicas. Por se tratar de um trabalho voltado para o ensino, buscamos em autores como Cavalcanti (2013), Kaercher (2003), Callai (2005) e nos Parâmetros Curriculares (1998) as discussões, reflexões e os desafios que viessem a expor os principais contextos referentes ao conceito de paisagem e ao ensino de Geografia na Educação Básica da atualidade. Como partimos para trabalhar a paisagem numa perspectiva mais humanista, buscamos em outros autores ampliar as nossas concepções teórica desse conceito, trazendo autores como Sauer (1998), Cosgrove (1998), Claval (2014), Berque ([1984] 2012) e Corrêa (2012). No que se refere ao trabalho empírico, ele foi realizado em duas escolas públicas da Cidade. Foram realizadas visitas aos estabelecimentos, entrevistas com os professores e observações em suas aulas, além da análise dos livros didáticos e dos seus planejamentos em relação ao ensino de Geografia no 6º ano. Por fim, elaboramos uma proposta metodológica voltada para explorar as paisagens locais, no caso da cidade de São Paulo Potengi, como estratégia que favorece a ampliação conceitual e prática no ensino de paisagem exposto no livro didático.The present research aims to investigate landscaping in the teaching of Geography, considering the pedagogical practices in the 6th year of Ensino Fundamental in the city of São Paulo do Potengi/RN. The choice for the concept of landscaping is justified by believing that the use of landscape reading, in the teaching of Geography, can be a way to lead the student to uncover the space in the plot of history and in social and physical transformations. Because it is a work focused on teaching, we seek in authors such as Cavalcanti (2013), Kaercher (2003), Callai (2005) and in the Curriculum Parameters (1998) the discussions, reflections and challenges that would expose the main contexts referring to the concept of landscaping and to the teaching of Geography in Basic Education of the present time. As we start to work the landscape in a more humanistic perspective, we seek in other authors to broaden our theoretical conceptions of this notion, bringing authors such as Sauer (1998), Cosgrove (1998), Claval (2014), Berque ([1984] 2012) and Corrêa (2012). Regarding the empirical work, it was carried out in two public schools of the City. Visits to the establishments, interviews with teachers and observations in their classes were carried out, as well as the analysis of the textbooks and their planning in relation to the teaching of Geography in the 6th year. Finally, we elaborated a methodological proposal aimed at exploring the local landscapes, in the case of the city of Potengi, as a strategy that favors the conceptual and practical extension in the teaching of landscaping exposed in the textbook.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEnsinoGeografiaPaisagemA paisagem no ensino de geografia: práticas pedagógicas no 6º ano do ensino fundamental II, município de São Paulo do Potengi/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA MESTRADO PROFISSIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPaisagemensinogeografia_AdvinculaJunior_2018.pdf.txtPaisagemensinogeografia_AdvinculaJunior_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain328182https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26612/2/Paisagemensinogeografia_AdvinculaJunior_2018.pdf.txte42f77ae13426fa55a1a9a7c4e9ef234MD52THUMBNAILPaisagemensinogeografia_AdvinculaJunior_2018.pdf.jpgPaisagemensinogeografia_AdvinculaJunior_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2489https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26612/3/Paisagemensinogeografia_AdvinculaJunior_2018.pdf.jpg77835c639dd59caec084a2ce8403abe6MD53ORIGINALPaisagemensinogeografia_AdvinculaJunior_2018.pdfapplication/pdf4306644https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26612/1/Paisagemensinogeografia_AdvinculaJunior_2018.pdf647d356d60a187a228ce09b96f93df57MD51123456789/266122019-02-09 01:36:10.608oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26612Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-02-09T04:36:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A paisagem no ensino de geografia: práticas pedagógicas no 6º ano do ensino fundamental II, município de São Paulo do Potengi/RN
title A paisagem no ensino de geografia: práticas pedagógicas no 6º ano do ensino fundamental II, município de São Paulo do Potengi/RN
spellingShingle A paisagem no ensino de geografia: práticas pedagógicas no 6º ano do ensino fundamental II, município de São Paulo do Potengi/RN
Advíncula Júnior, Moisés Gomes
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Ensino
Geografia
Paisagem
title_short A paisagem no ensino de geografia: práticas pedagógicas no 6º ano do ensino fundamental II, município de São Paulo do Potengi/RN
title_full A paisagem no ensino de geografia: práticas pedagógicas no 6º ano do ensino fundamental II, município de São Paulo do Potengi/RN
title_fullStr A paisagem no ensino de geografia: práticas pedagógicas no 6º ano do ensino fundamental II, município de São Paulo do Potengi/RN
title_full_unstemmed A paisagem no ensino de geografia: práticas pedagógicas no 6º ano do ensino fundamental II, município de São Paulo do Potengi/RN
title_sort A paisagem no ensino de geografia: práticas pedagógicas no 6º ano do ensino fundamental II, município de São Paulo do Potengi/RN
author Advíncula Júnior, Moisés Gomes
author_facet Advíncula Júnior, Moisés Gomes
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Melo, Evaneide Maria de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Nonato Júnior, Raimundo
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Advíncula Júnior, Moisés Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Eugenia Maria
contributor_str_mv Dantas, Eugenia Maria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Ensino
Geografia
Paisagem
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Geografia
Paisagem
description O presente trabalho tem como objetivo principal investigar a paisagem no ensino de Geografia, considerando as práticas pedagógicas no 6º ano do Ensino Fundamental no município de São Paulo do Potengi/RN. A escolha do conceito de paisagem se justifica por acreditarmos que a utilização da leitura da paisagem no ensino de Geografia pode ser uma forma de levar o aluno a desvendar o espaço na trama da história e das transformações sociais e físicas. Por se tratar de um trabalho voltado para o ensino, buscamos em autores como Cavalcanti (2013), Kaercher (2003), Callai (2005) e nos Parâmetros Curriculares (1998) as discussões, reflexões e os desafios que viessem a expor os principais contextos referentes ao conceito de paisagem e ao ensino de Geografia na Educação Básica da atualidade. Como partimos para trabalhar a paisagem numa perspectiva mais humanista, buscamos em outros autores ampliar as nossas concepções teórica desse conceito, trazendo autores como Sauer (1998), Cosgrove (1998), Claval (2014), Berque ([1984] 2012) e Corrêa (2012). No que se refere ao trabalho empírico, ele foi realizado em duas escolas públicas da Cidade. Foram realizadas visitas aos estabelecimentos, entrevistas com os professores e observações em suas aulas, além da análise dos livros didáticos e dos seus planejamentos em relação ao ensino de Geografia no 6º ano. Por fim, elaboramos uma proposta metodológica voltada para explorar as paisagens locais, no caso da cidade de São Paulo Potengi, como estratégia que favorece a ampliação conceitual e prática no ensino de paisagem exposto no livro didático.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-08T21:17:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-08T21:17:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ADVÍNCULA JÚNIOR, Moisés Gomes. A paisagem no ensino de geografia: práticas pedagógicas no 6º ano do ensino fundamental II, município de São Paulo do Potengi/RN. 2018. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26612
identifier_str_mv ADVÍNCULA JÚNIOR, Moisés Gomes. A paisagem no ensino de geografia: práticas pedagógicas no 6º ano do ensino fundamental II, município de São Paulo do Potengi/RN. 2018. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA MESTRADO PROFISSIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26612/2/Paisagemensinogeografia_AdvinculaJunior_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26612/3/Paisagemensinogeografia_AdvinculaJunior_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26612/1/Paisagemensinogeografia_AdvinculaJunior_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e42f77ae13426fa55a1a9a7c4e9ef234
77835c639dd59caec084a2ce8403abe6
647d356d60a187a228ce09b96f93df57
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777699453796352