O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Vasconcelos, Cláudio Rocha
Orientador(a): Salles, Nara Graça
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE ARTES
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23242
Resumo: Esta dissertação apresenta uma descrição densa que tem como finalidade de realizar uma análise sobre a prática de ensino de teatro desenvolvida pelo Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro (CTO), em projetos de formação de agentes multiplicadores do método do Teatro do Oprimido (TO). Nele, foi dado um recorte específico, analisando o método utilizado pelo CTO para introduzir o conceito de cenografia e a função dela em um espetáculo de Teatro Fórum. Para tanto foi feita uma descrição do método de trabalho e uma análise das etapas de aplicação das técnicas em busca de constatações quanto a eficiência do método de trabalho proposto pelo CTO como uma colaboração ao ensino de teatro. O estudo toma como ponto de partida um jogo específico utilizado pelo CTO durante a realização de suas oficinas, “o grande jogo do poder”, e observa nele o potencial das técnicas propostas pelo como uma forma de desenvolver um trabalho pedagógico em arte de maneira dialógica, lúdica e eficiente.
id UFRN_8b7c76ee422a09dc4440d1c0b9730fab
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23242
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Vasconcelos, Cláudio Rochahttp://lattes.cnpq.br/3614837596500618http://lattes.cnpq.br/8841719783919052Lucena, Laurice Maria Maia dehttp://lattes.cnpq.br/2208818397552941Campos, Marineide Furtadohttp://lattes.cnpq.br/2363104313711193Silva, Sandro Souzahttp://lattes.cnpq.br/4727814914417261Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia dehttp://lattes.cnpq.br/2781619787919218Salles, Nara Graça2017-05-30T21:42:07Z2017-05-30T21:42:07Z2016-08-26VASCONCELOS, Cláudio Rocha. O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro. 2016. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23242Esta dissertação apresenta uma descrição densa que tem como finalidade de realizar uma análise sobre a prática de ensino de teatro desenvolvida pelo Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro (CTO), em projetos de formação de agentes multiplicadores do método do Teatro do Oprimido (TO). Nele, foi dado um recorte específico, analisando o método utilizado pelo CTO para introduzir o conceito de cenografia e a função dela em um espetáculo de Teatro Fórum. Para tanto foi feita uma descrição do método de trabalho e uma análise das etapas de aplicação das técnicas em busca de constatações quanto a eficiência do método de trabalho proposto pelo CTO como uma colaboração ao ensino de teatro. O estudo toma como ponto de partida um jogo específico utilizado pelo CTO durante a realização de suas oficinas, “o grande jogo do poder”, e observa nele o potencial das técnicas propostas pelo como uma forma de desenvolver um trabalho pedagógico em arte de maneira dialógica, lúdica e eficiente.This dissertation presents a dense description that aims to make an analysis of the practice of theater education developed by the Oppressed Theatre Center of Rio de Janeiro (CTO), in training projects multipliers method of Theatre of the Oppressed (TO ). It was given a specific focus, analyzing the method used by the CTO to introduce the concept of scenography and her role in a show of Forum Theatre. For both a description of the working method and an analysis of the steps of applying the techniques in search of findings as the efficiency of the working method proposed by the CTO as a collaboration to theater education was made. The study takes as its starting point a specific game used by CTO during the performance of their workshops, "the great power of the game", and it notes the potential of the techniques proposed by as a way to develop a teaching job in art dialogically , playful and efficient.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTESCenografiaTeatro do oprimidoImagem da cenaJogo do poderEnsino de teatroCentro de teatro do oprimidoO grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatroThe great power game: a methodological approach to theater educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE ARTESUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdfClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdfapplication/pdf2823510https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23242/1/ClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdf6bbf7bc62de624ed73a95b0973d5a6c1MD51TEXTClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdf.txtClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain145849https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23242/4/ClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdf.txtef99ea1c377093ffc5aa3bf115d81749MD54THUMBNAILClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdf.jpgClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2422https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23242/5/ClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdf.jpgd10dff77df7832c49a2a8607a1b4de49MD55123456789/232422017-11-03 19:05:30.073oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23242Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T22:05:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The great power game: a methodological approach to theater education
title O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro
spellingShingle O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro
Vasconcelos, Cláudio Rocha
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES
Cenografia
Teatro do oprimido
Imagem da cena
Jogo do poder
Ensino de teatro
Centro de teatro do oprimido
title_short O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro
title_full O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro
title_fullStr O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro
title_full_unstemmed O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro
title_sort O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro
author Vasconcelos, Cláudio Rocha
author_facet Vasconcelos, Cláudio Rocha
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3614837596500618
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8841719783919052
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lucena, Laurice Maria Maia de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2208818397552941
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Campos, Marineide Furtado
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2363104313711193
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Sandro Souza
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4727814914417261
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2781619787919218
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Cláudio Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salles, Nara Graça
contributor_str_mv Salles, Nara Graça
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES: ENSINO DE ARTES
Cenografia
Teatro do oprimido
Imagem da cena
Jogo do poder
Ensino de teatro
Centro de teatro do oprimido
dc.subject.por.fl_str_mv Cenografia
Teatro do oprimido
Imagem da cena
Jogo do poder
Ensino de teatro
Centro de teatro do oprimido
description Esta dissertação apresenta uma descrição densa que tem como finalidade de realizar uma análise sobre a prática de ensino de teatro desenvolvida pelo Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro (CTO), em projetos de formação de agentes multiplicadores do método do Teatro do Oprimido (TO). Nele, foi dado um recorte específico, analisando o método utilizado pelo CTO para introduzir o conceito de cenografia e a função dela em um espetáculo de Teatro Fórum. Para tanto foi feita uma descrição do método de trabalho e uma análise das etapas de aplicação das técnicas em busca de constatações quanto a eficiência do método de trabalho proposto pelo CTO como uma colaboração ao ensino de teatro. O estudo toma como ponto de partida um jogo específico utilizado pelo CTO durante a realização de suas oficinas, “o grande jogo do poder”, e observa nele o potencial das técnicas propostas pelo como uma forma de desenvolver um trabalho pedagógico em arte de maneira dialógica, lúdica e eficiente.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-30T21:42:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-30T21:42:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VASCONCELOS, Cláudio Rocha. O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro. 2016. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23242
identifier_str_mv VASCONCELOS, Cláudio Rocha. O grande jogo do poder: um caminho metodológico para o ensino do teatro. 2016. 81f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE ARTES
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23242/1/ClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23242/4/ClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23242/5/ClaudioRochaVasconcelos_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6bbf7bc62de624ed73a95b0973d5a6c1
ef99ea1c377093ffc5aa3bf115d81749
d10dff77df7832c49a2a8607a1b4de49
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777647954034688