Os conselhos escolares no contexto do PAR (2007-2011): um estudo no município de Riachuelo/RN

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Santos, Gerlane da Silva Avelino
Orientador(a): Castro, Alda Maria Duarte Araújo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24852
Resumo: Este estudo é um recorte da pesquisa nacional intitulada “Avaliação do Plano de Ações Articuladas: um estudo nos municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais, no período de 2007 a 2012” e analisa a implantação dos Conselhos Escolares no município de Riachuelo/RN tomando como referência as ações e estratégias previstas em seu Plano de Ações Articuladas (PAR), no período de 2007 a 2011. Parte do pressuposto que a viabilização da gestão democrática da educação é dificultada, entre outros motivos, pela ambiguidade existente entre os fundamentos da gestão praticada pelos órgãos formuladores da política educacional e as suas proposições para a sistematização das redes públicas de ensino de estados e municípios. O PAR, como instrumento de planejamento, procurou sistematizar: a gestão educacional; a formação de professores e de profissionais de serviço e apoio escolar; as práticas pedagógicas e avaliação; e a infraestrutura física e os recursos pedagógicos. Este trabalho destaca a área da gestão da educação, mais especificamente, a da gestão democrática da educação tomando como eixo norteador a análise da implantação dos Conselhos Escolares no município de Riachuelo/RN a partir do indicador “Existência e funcionamento de Conselhos Escolares”. Para a realização da pesquisa, toma por base o referencial teórico histórico dialético e utiliza a abordagem de pesquisa qualitativa. O trabalho evidencia que houve uma evolução na situação do município no que se refere à implantação dos Conselhos Escolares quando se compara o período estudado de 2007-2011 com o PAR (2011-2014). Evidencia uma ação indutiva da equipe da Secretaria de Educação, no sentido de mobilização das escolas para implantação de Conselhos Escolares, porém, de forma muito tímida. Esse fato, aliado à cultura de centralidade decisória por parte do gestor municipal, dificulta, no município, a implementação dos Conselhos Escolares como mecanismos de fortalecimento de participação e decisão coletiva, que possibilitam a democratização do processo educativo.
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Parte do pressuposto que a viabilização da gestão democrática da educação é dificultada, entre outros motivos, pela ambiguidade existente entre os fundamentos da gestão praticada pelos órgãos formuladores da política educacional e as suas proposições para a sistematização das redes públicas de ensino de estados e municípios. O PAR, como instrumento de planejamento, procurou sistematizar: a gestão educacional; a formação de professores e de profissionais de serviço e apoio escolar; as práticas pedagógicas e avaliação; e a infraestrutura física e os recursos pedagógicos. Este trabalho destaca a área da gestão da educação, mais especificamente, a da gestão democrática da educação tomando como eixo norteador a análise da implantação dos Conselhos Escolares no município de Riachuelo/RN a partir do indicador “Existência e funcionamento de Conselhos Escolares”. Para a realização da pesquisa, toma por base o referencial teórico histórico dialético e utiliza a abordagem de pesquisa qualitativa. O trabalho evidencia que houve uma evolução na situação do município no que se refere à implantação dos Conselhos Escolares quando se compara o período estudado de 2007-2011 com o PAR (2011-2014). Evidencia uma ação indutiva da equipe da Secretaria de Educação, no sentido de mobilização das escolas para implantação de Conselhos Escolares, porém, de forma muito tímida. Esse fato, aliado à cultura de centralidade decisória por parte do gestor municipal, dificulta, no município, a implementação dos Conselhos Escolares como mecanismos de fortalecimento de participação e decisão coletiva, que possibilitam a democratização do processo educativo.This study analyzes creation of School Council in the Riachuelo/RN city referring to the actions and strategies presented in the Articulated Actions Plan (PAR), from 2007 to 2011. It considers democratic management flux becomes more difficult, among other reasons, by the ambiguity between management basements that is a practice to the formulators of educational politic institutions and their proposals to the systematization public chain in the states and cities. Par, as a planning tool, aims systematizes: educational management; teachers and scholar support professionals training; pedagogical practices and evaluation; physical structure and pedagogical resources. This research detaches education management, specifically, educational democratic management in Riachuelo/RN city focusing on indicator “Existence and operation of School Councils”. To realize this research, the theoretical base is dialectical historical and uses qualitative approach. This work detaches an evolution referring to the creation of Scholar Councils in this city when compares 2007-2001 period to Par (2011-2014). It shows an inductive action by Education Secretary staff to stimulates schools in the creation of School Councils, but in a subtle way. In addition to the municipal manager culture of centrality decision, this fact hampers creation of Scholar Councils in the city as a mechanism to reinforce collective participation and decision, important to realize democratization of educative process.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOGestão educacionalPlano de ações articuladasGestão democráticaConselhos escolaresOs conselhos escolares no contexto do PAR (2007-2011): um estudo no município de Riachuelo/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTGerlaneDaSilvaAvelinoSantos_DISSERT.pdf.txtGerlaneDaSilvaAvelinoSantos_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain399594https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24852/2/GerlaneDaSilvaAvelinoSantos_DISSERT.pdf.txtdb88e1a5bd666c940e7fe37681b2ee92MD52THUMBNAILGerlaneDaSilvaAvelinoSantos_DISSERT.pdf.jpgGerlaneDaSilvaAvelinoSantos_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2150https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24852/3/GerlaneDaSilvaAvelinoSantos_DISSERT.pdf.jpgb612f815349b0ce20883c341ae1f31faMD53TEXTGerlaneDaSilvaAvelinoSantos_DISSERT.pdf.txtGerlaneDaSilvaAvelinoSantos_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain399594https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24852/2/GerlaneDaSilvaAvelinoSantos_DISSERT.pdf.txtdb88e1a5bd666c940e7fe37681b2ee92MD52THUMBNAILGerlaneDaSilvaAvelinoSantos_DISSERT.pdf.jpgGerlaneDaSilvaAvelinoSantos_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2150https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24852/3/GerlaneDaSilvaAvelinoSantos_DISSERT.pdf.jpgb612f815349b0ce20883c341ae1f31faMD53ORIGINALGerlaneDaSilvaAvelinoSantos_DISSERT.pdfGerlaneDaSilvaAvelinoSantos_DISSERT.pdfapplication/pdf2656224https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24852/1/GerlaneDaSilvaAvelinoSantos_DISSERT.pdf0c8099b16d02d503c3171895dad9a376MD51123456789/248522019-01-30 16:03:06.801oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24852Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T19:03:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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