O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Cruz, Klêffiton Soares da
Orientador(a): Cury, Fernando Guedes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24231
Resumo: Este texto apresenta uma pesquisa sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e suas contribuições para a formação inicial e continuada de professores de Matemática. O PIBID é um programa centrado no Ministério de Educação (MEC), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e posto em prática por instituições de ensino superior cuja principal intenção é contribuir com a capacitação docente a partir da aproximação entre a escola básica pública e a universidade. Buscamos responder à questão norteadora “Como o PIBID da UFRN-Natal contribuiu para a formação inicial e continuada de professores de Matemática a partir das ações ali desenvolvidas?” e para respondê-lo, estudamos documentos disponibilizados pelos órgãos responsáveis do PIBID, ações desenvolvidas pelo subprojeto de Matemática da UFRN em Natal e narrativas – constituídas a partir de técnicas comuns a estudos em História Oral – de envolvidos com o Programa, coordenadores, supervisores e licenciandos. Para a nossa análise nos reportamos a Nóvoa (1992, 1999, e 2009), Shulman (1986, 1987) e Schön (1992 e 2000) que discutem a formação docente acontecendo dentro da própria profissão com articulações não dicotômicas entre teoria e prática. Além disso, como produto educacional, organizamos um caderno de atividades matemáticas diversas voltadas para a educação básica que foram aplicadas pelos participantes do Programa que estudamos.
id UFRN_8d151b2b9cfd216883b67c5f0f479e2a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24231
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cruz, Klêffiton Soares dahttp://lattes.cnpq.br/9775299147746333http://lattes.cnpq.br/6258771568808939Balvin, Fabian Arley Posadahttp://lattes.cnpq.br/5612306074421036Gutierre, Liliane dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/8693761992237347Assis, Márcia Maria Alves dehttp://lattes.cnpq.br/7521341931915313Cury, Fernando Guedes2017-11-08T23:46:03Z2017-11-08T23:46:03Z2017-07-25CRUZ, Klêffiton Soares da. O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal. 2017. 343f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24231Este texto apresenta uma pesquisa sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e suas contribuições para a formação inicial e continuada de professores de Matemática. O PIBID é um programa centrado no Ministério de Educação (MEC), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e posto em prática por instituições de ensino superior cuja principal intenção é contribuir com a capacitação docente a partir da aproximação entre a escola básica pública e a universidade. Buscamos responder à questão norteadora “Como o PIBID da UFRN-Natal contribuiu para a formação inicial e continuada de professores de Matemática a partir das ações ali desenvolvidas?” e para respondê-lo, estudamos documentos disponibilizados pelos órgãos responsáveis do PIBID, ações desenvolvidas pelo subprojeto de Matemática da UFRN em Natal e narrativas – constituídas a partir de técnicas comuns a estudos em História Oral – de envolvidos com o Programa, coordenadores, supervisores e licenciandos. Para a nossa análise nos reportamos a Nóvoa (1992, 1999, e 2009), Shulman (1986, 1987) e Schön (1992 e 2000) que discutem a formação docente acontecendo dentro da própria profissão com articulações não dicotômicas entre teoria e prática. Além disso, como produto educacional, organizamos um caderno de atividades matemáticas diversas voltadas para a educação básica que foram aplicadas pelos participantes do Programa que estudamos.This text presents a research on the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship (PIBID) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN/Brazil) and its contributions to the initial and continuing formation of Mathematics teachers. The PIBID is a program centered on the Ministry of Education (MEC), managed by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and put into practice by higher education institutions whose main intention is to contribute to teacher training considering the approximation between the public basic school and the university. This research was guided by the question guiding "How does the PIBID of UFRN-Natal in Mathematics contribute to the initial and continued formation of Mathematics teachers from the actions developed?" and to answer it we study documents available by the responsible institutions for PIBID, we analyzed actions developed by the PIBID’s Matematics subproject of UFRN in Natal and also studied the narratives people involved with it. For our analysis we refer to Nóvoa (1992, 1999, 2009), Shulman (1986, 1987)) and Schön (1992, 2000). In addition, we organized book with a several mathematical activities as educational product. This activities were applied by the participants of the Program that we studied.porAtividades de matemática desenvolvidas no PIBID de Matemática da UFRN/NatalCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAPIBIDMatemáticaFormação de professoresCaderno de atividadesO PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALKleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdfKleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdfapplication/pdf4103292https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/1/KleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdfa89ac0562d79e7cee77eb29eaa472678MD51ProdutoEducacional_Cruz_2017.pdfProdutoEducacional_Cruz_2017.pdfCaderno de atividadesapplication/pdf2101728https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/4/ProdutoEducacional_Cruz_2017.pdf2c2a0ff2700e50a7ca63f9218c7cb2cbMD54TEXTKleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdf.txtKleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain654333https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/2/KleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdf.txt7f8bb5cd81d9f88d64691c401de85e16MD52ProdutoEducacional_Cruz_2017.pdf.txtProdutoEducacional_Cruz_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain86614https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/5/ProdutoEducacional_Cruz_2017.pdf.txt3ace9aa058a35abea92bf16886381d6eMD55THUMBNAILKleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdf.jpgKleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2788https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/3/KleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdf.jpgde715c412dc3bf48fcf05159233cba4eMD53ProdutoEducacional_Cruz_2017.pdf.jpgProdutoEducacional_Cruz_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/6/ProdutoEducacional_Cruz_2017.pdf.jpg9b267bf16579e9cdb75f5fdfe9ac3481MD56123456789/242312022-04-19 18:52:49.434oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24231Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-19T21:52:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal
title O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal
spellingShingle O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal
Cruz, Klêffiton Soares da
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
PIBID
Matemática
Formação de professores
Caderno de atividades
title_short O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal
title_full O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal
title_fullStr O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal
title_full_unstemmed O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal
title_sort O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal
author Cruz, Klêffiton Soares da
author_facet Cruz, Klêffiton Soares da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9775299147746333
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6258771568808939
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gutierre, Liliane dos Santos
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8693761992237347
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Assis, Márcia Maria Alves de
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7521341931915313
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Klêffiton Soares da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Balvin, Fabian Arley Posada
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5612306074421036
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cury, Fernando Guedes
contributor_str_mv Balvin, Fabian Arley Posada
Cury, Fernando Guedes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
PIBID
Matemática
Formação de professores
Caderno de atividades
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
Matemática
Formação de professores
Caderno de atividades
description Este texto apresenta uma pesquisa sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e suas contribuições para a formação inicial e continuada de professores de Matemática. O PIBID é um programa centrado no Ministério de Educação (MEC), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e posto em prática por instituições de ensino superior cuja principal intenção é contribuir com a capacitação docente a partir da aproximação entre a escola básica pública e a universidade. Buscamos responder à questão norteadora “Como o PIBID da UFRN-Natal contribuiu para a formação inicial e continuada de professores de Matemática a partir das ações ali desenvolvidas?” e para respondê-lo, estudamos documentos disponibilizados pelos órgãos responsáveis do PIBID, ações desenvolvidas pelo subprojeto de Matemática da UFRN em Natal e narrativas – constituídas a partir de técnicas comuns a estudos em História Oral – de envolvidos com o Programa, coordenadores, supervisores e licenciandos. Para a nossa análise nos reportamos a Nóvoa (1992, 1999, e 2009), Shulman (1986, 1987) e Schön (1992 e 2000) que discutem a formação docente acontecendo dentro da própria profissão com articulações não dicotômicas entre teoria e prática. Além disso, como produto educacional, organizamos um caderno de atividades matemáticas diversas voltadas para a educação básica que foram aplicadas pelos participantes do Programa que estudamos.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-08T23:46:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-08T23:46:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CRUZ, Klêffiton Soares da. O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal. 2017. 343f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24231
identifier_str_mv CRUZ, Klêffiton Soares da. O PIBID de matemática como espaço de formação inicial e continuada na UFRN/Natal. 2017. 343f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Atividades de matemática desenvolvidas no PIBID de Matemática da UFRN/Natal
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/1/KleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/4/ProdutoEducacional_Cruz_2017.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/2/KleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/5/ProdutoEducacional_Cruz_2017.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/3/KleffitonSoaresDaCruz_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24231/6/ProdutoEducacional_Cruz_2017.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a89ac0562d79e7cee77eb29eaa472678
2c2a0ff2700e50a7ca63f9218c7cb2cb
7f8bb5cd81d9f88d64691c401de85e16
3ace9aa058a35abea92bf16886381d6e
de715c412dc3bf48fcf05159233cba4e
9b267bf16579e9cdb75f5fdfe9ac3481
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767055187279872