Antecedentes do comportamento de engajamento dos consumidores com o boca-a-boca eletrônico (eWOM) negativo em um ecossistema móvel

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Andrade, Adrianne Paula Vieira de
Orientador(a): Ramos, Anatalia Saraiva Martins
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22197
Resumo: A utilização de dispositivos móveis, dentre os quais se destacam os smartphones e tablets, tem crescido no mundo todo de forma exponencial. Como consequência, um novo modelo de negócio se desenvolve no ambiente das lojas de aplicativos móveis, impulsionado pelo avanço da utilização da internet e das redes sociais. No contexto da mobilidade, a prática do boca-a-boca eletrônico (eWOM) acontece através da avaliação ("reviews") dos aplicativos, da troca e propagação de informações. Alguns estudos de marketing eletrônico têm abordado o eWOM, mas há poucos trabalhos focando o engajamento dos consumidores no fornecimento de comentários negativos. O objetivo deste trabalho foi compreender os motivos que levam os consumidores a fazer comentários negativos em um ambiente de mercado de mobilidade. A literatura mostra uma maior influência do eWOM negativo sobre os potenciais consumidores quando comparado com o eWOM positivo. A Teoria do Comportamento Planejado juntamente com os motivadores identificados na literatura, tais quais altruísmo, emoções, desabafos de sentimentos negativos, vingança, busca por providências, reputação e reciprocidade, foram adotados como arcabouço teórico para compreensão do engajamento dos consumidores no ambiente das lojas de aplicativos móveis. A pesquisa, do tipo exploratória e descritiva, utilizou uma abordagem qualitativa e adotou o interacionismo simbólico como postura teórica, de modo a entender os significados atribuídos pelos indivíduos as suas experiências. Foram coletados dados verbais, através de entrevistas episódicas semiestruturadas realizadas e gravadas no ambiente online com consumidores que praticam o eWOM negativo. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo categorial com o auxílio do software QSR NVivo®. Na interpretação, foram feitas análises comparativas com uso de mapas de árvore, matriz estrutural e matriz de codificação. Como resultado, as razões mais evidentes para o uso de aplicativos foram a satisfação de necessidades, facilidade nas atividades, recomendação de amigos, mobilidade e uso atrelado a serviços. Quatro motivadores foram evidenciados pelos consumidores para a propagação de “reviews” negativos nas lojas de aplicativos móveis, são eles: o Altruísmo, ressaltando o desejo de alertar outros consumidores; a Busca por Providências, com ênfase na busca por melhorias dos aplicativos; Emoções negativas, destacando a frustração e raiva e a Reciprocidade, realçando o aspecto do companheirismo e o desejo de se sentir ajudado. Os consumidores mostraram que se engajam neste ecossistema móvel independentemente das pressões sociais e de influência de amigos. Os fatores ambientais, tais como o canal de avaliação e a Internet, são vistos como facilitadores, enquanto que a falta de interação e alguns incentivos utilizados pelos desenvolvedores, como a emissão de alertas, podem prejudicar o comportamento de engajamento com eWOM. Os resultados da pesquisa contribuem para explorar o campo de estudos sobre o eWOM negativo no contexto nacional, e também avança o conhecimento sobre os motivos para a propagação de comentários negativos e hábitos dos consumidores nas lojas de aplicativos móveis. Com base nas informações da pesquisa, os desenvolvedores e empresas poderão desenvolver estratégias de aperfeiçoamento de interação com os consumidores de aplicativos móveis.
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spelling Andrade, Adrianne Paula Vieira deAraújo, Afrânio Galdino deMendes Filho, Luiz Augusto MachadoGosling, MarlusaRamos, Anatalia Saraiva Martins2017-03-09T22:03:12Z2017-03-09T22:03:12Z2014-11-28ANDRADE, Adrianne Paula Vieira de. Antecedentes do comportamento de engajamento dos consumidores com o boca-a-boca eletrônico (eWOM) negativo em um ecossistema móvel. 2014. 179f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22197A utilização de dispositivos móveis, dentre os quais se destacam os smartphones e tablets, tem crescido no mundo todo de forma exponencial. Como consequência, um novo modelo de negócio se desenvolve no ambiente das lojas de aplicativos móveis, impulsionado pelo avanço da utilização da internet e das redes sociais. No contexto da mobilidade, a prática do boca-a-boca eletrônico (eWOM) acontece através da avaliação ("reviews") dos aplicativos, da troca e propagação de informações. Alguns estudos de marketing eletrônico têm abordado o eWOM, mas há poucos trabalhos focando o engajamento dos consumidores no fornecimento de comentários negativos. O objetivo deste trabalho foi compreender os motivos que levam os consumidores a fazer comentários negativos em um ambiente de mercado de mobilidade. A literatura mostra uma maior influência do eWOM negativo sobre os potenciais consumidores quando comparado com o eWOM positivo. A Teoria do Comportamento Planejado juntamente com os motivadores identificados na literatura, tais quais altruísmo, emoções, desabafos de sentimentos negativos, vingança, busca por providências, reputação e reciprocidade, foram adotados como arcabouço teórico para compreensão do engajamento dos consumidores no ambiente das lojas de aplicativos móveis. A pesquisa, do tipo exploratória e descritiva, utilizou uma abordagem qualitativa e adotou o interacionismo simbólico como postura teórica, de modo a entender os significados atribuídos pelos indivíduos as suas experiências. Foram coletados dados verbais, através de entrevistas episódicas semiestruturadas realizadas e gravadas no ambiente online com consumidores que praticam o eWOM negativo. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo categorial com o auxílio do software QSR NVivo®. Na interpretação, foram feitas análises comparativas com uso de mapas de árvore, matriz estrutural e matriz de codificação. Como resultado, as razões mais evidentes para o uso de aplicativos foram a satisfação de necessidades, facilidade nas atividades, recomendação de amigos, mobilidade e uso atrelado a serviços. Quatro motivadores foram evidenciados pelos consumidores para a propagação de “reviews” negativos nas lojas de aplicativos móveis, são eles: o Altruísmo, ressaltando o desejo de alertar outros consumidores; a Busca por Providências, com ênfase na busca por melhorias dos aplicativos; Emoções negativas, destacando a frustração e raiva e a Reciprocidade, realçando o aspecto do companheirismo e o desejo de se sentir ajudado. Os consumidores mostraram que se engajam neste ecossistema móvel independentemente das pressões sociais e de influência de amigos. Os fatores ambientais, tais como o canal de avaliação e a Internet, são vistos como facilitadores, enquanto que a falta de interação e alguns incentivos utilizados pelos desenvolvedores, como a emissão de alertas, podem prejudicar o comportamento de engajamento com eWOM. Os resultados da pesquisa contribuem para explorar o campo de estudos sobre o eWOM negativo no contexto nacional, e também avança o conhecimento sobre os motivos para a propagação de comentários negativos e hábitos dos consumidores nas lojas de aplicativos móveis. Com base nas informações da pesquisa, os desenvolvedores e empresas poderão desenvolver estratégias de aperfeiçoamento de interação com os consumidores de aplicativos móveis.The usage of mobile devices, such as smartphones and tablets, by consumers has been growing exponentially around the world. As a result, a new business model emerged in mobile application stores’ environment, driven by the progress in the use of internet and social networks. In the context of mobility, the practice of electronic word-of-mouth (eWOM) happens through the evaluation ("reviews") of applications and the exchange and dissemination of information. Some studies have approached the electronic marketing eWOM, but there are few studies focusing on the consumers’ engagement in providing negative comments. The objective of this research is to understand the reasons that lead consumers to provide negative reviews in an environment of the mobile market. The literature shows that negative eWOM has a greater influence on potential customers when compared to the positive. The Theory of Planned Behavior (TPB) along with motivators identified in the literature, such as altruism, emotions, venting negative feelings, revenge, search for actions, reputation and reciprocity have been adopted as theoretical framework for understanding the consumers’engagement in the atmosphere of mobile application stores. The study is a descriptive and exploratory research using a qualitative approach and the symbolic interactionism as theoretical technique in order to understand the meanings assigned by their experiences. Verbal data were collected through episodic semi-structured interviews conducted and recorded in the online environment. The research sample was composed by consumers who practice negative eWOM. For data analysis, the categorical content analysis was used with the support of QSR NVivo® software. To interpret, comparative analyzes were made using tree maps, structural matrix and coding matrix. It was found that the most evident reasons for using applications were satisfaction of needs, ease in activities, friends recommendation, mobility and use coupled to services. Four drivers were evidenced by consumers to spread negative reviews in mobile application stores, they are: Altruism, emphasizing the desire to warn other consumers; Searching for Providences, with the emphasis on the search for improvements of applications; Negative emotions, especially anger, frustration, and; Reciprocity, enhancing the aspect of fellowship in the atmosphere of the mobile application store environment and the desire to feel helped. Consumers have shown that they engage in this mobile ecosystem indepent of social influences and pressures from friends. Environmental factors, such as channel evaluation and the internet, are seen as facilitators, while the lack of interaction and some incentives used by developers, such as issuing alerts, can disrupt behaviors of engagement with eWOM. The research findings contribute to explore the field of studies on the negative eWOM in the national context, and also advances knowledge about the reasons for the spread of negative reviews and consumer habits in mobile application stores. Based on survey information, developers and businesses can develop strategies to improve interaction with consumers of mobile applications.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOComportamento de consumidorBoca-a-boca eletrônicoReviews negativosMobilidadeLojas de aplicativos móveisAntecedentes do comportamento de engajamento dos consumidores com o boca-a-boca eletrônico (eWOM) negativo em um ecossistema móvelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAntecedentesComportamentoEngajamento_Andrade_2014.pdfAntecedentesComportamentoEngajamento_Andrade_2014.pdfapplication/pdf8802165https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22197/1/AntecedentesComportamentoEngajamento_Andrade_2014.pdf56a60539b6743ba723cd35fddda5adc9MD51TEXTAdriannePaulaVieiraDeAndrade_DISSERT.pdf.txtAdriannePaulaVieiraDeAndrade_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain417252https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22197/4/AdriannePaulaVieiraDeAndrade_DISSERT.pdf.txt98aacc7c7057a3289da2ffb5454ffe86MD54AntecedentesComportamentoEngajamento_Andrade_2014.pdf.txtAntecedentesComportamentoEngajamento_Andrade_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain417252https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22197/6/AntecedentesComportamentoEngajamento_Andrade_2014.pdf.txt98aacc7c7057a3289da2ffb5454ffe86MD56THUMBNAILAdriannePaulaVieiraDeAndrade_DISSERT.pdf.jpgAdriannePaulaVieiraDeAndrade_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1694https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22197/5/AdriannePaulaVieiraDeAndrade_DISSERT.pdf.jpg69ddbfce854f097dddfd0ff5de443271MD55AntecedentesComportamentoEngajamento_Andrade_2014.pdf.jpgAntecedentesComportamentoEngajamento_Andrade_2014.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1837https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22197/7/AntecedentesComportamentoEngajamento_Andrade_2014.pdf.jpg0fa5b10a7ebf91682c082a2b85e01c3aMD57123456789/221972019-01-30 01:00:15.416oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22197Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T04:00:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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