Filme publicitário e(m) dialogização: processos de refração no projeto de dizer de um gênero híbrido

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Vieira, Tacicleide Dantas
Orientador(a): Alves, Maria da Penha Casado
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28875
Resumo: Esta pesquisa interroga a esfera discursiva responsável por criar e publicar os enunciados que suscitam o consumo mercadológico. Seu objetivo capital é compreender a atual configuração do projeto de dizer do gênero filme publicitário, considerando, especificamente, seus exemplares produzidos para o Dia das Mães e o Natal na contemporaneidade. Ademais, empenha-se em construir inteligibilidade sobre o alinhamento do(s) discurso(s) publicitário(s) com o(s) de seus (supra)destinatários. Para tanto, aborda enunciados de quatro grandes marcas no Brasil, a saber, Johnson & Johnson, Natura, Renner e O Boticário, e tece uma rede teórico-metodológica cuja linha mestra corresponde aos postulados do Círculo de Bakhtin, nomeadamente os que discorrem sobre linguagem, relações dialógicas, signo ideológico, gênero do discurso, enunciado concreto, projeto de dizer e forças centrípetas e centrífugas. Tais noções são articuladas a discussões advindas de pensadores dos Estudos Culturais e a concepções importadas da área da Comunicação. Situado na Linguística Aplicada, em seu caráter trans ou indisciplinar para abordar as práticas discursivas/sociais concretas, este estudo adota o paradigma interpretativista, em cooperação com o método indiciário, assumindo uma orientação sócio-histórico-dialógica. As interações com os filmes publicitários constituintes do corpus possibilitaram conhecer e sistematizar elementos e embates dialógicos e ideológicos que atravessam e caracterizam a (re)configuração comunicativa desses enunciados verbivocovisuais tão difusos na contemporaneidade. Arquitetados por um projeto híbrido, tais filmes são tensionados por valores estabelecidos ao longo de uma tradição e por sua reivindicada reavaliação no tempo presente, abrindo-se, engenhosamente, à diversidade não apenas na sua composição, ou seja, nos formatos e nas materialidades em que se expressam, mas na sua configuração, isto é, nas suas matrizes intencionais e nos meios de organização da sua arquitetônica. A análise dos dados propiciou a compreensão de que o projeto de dizer publicitário, delineado para vender, a finalidade imorredoura da archaica do gênero, pode apresentar (con)fusão, predominante ou parcial, com discurso não comercial; (sub)limação do discurso comercial; ou justaposição com discurso não comercial. Em todos esses casos, seu propósito discursivo primo se (re)vela ao se alinhar a avaliações sociais contemporâneas, responsivas a seus (supra)destinatários. Nesse quadro, marcas e produtos podem atuar como termos complementares, essenciais, acessórios ou independentes no todo enunciativo, mediante a unidade de seu projeto de dizer, definido axiologicamente no primeiro instante de sua criação e implicado em cada mo(vi)mento de sua configuração discursiva. Em suma, vinculados a datas extremamente consolidadas na cultura, esses enunciados emocionam, entretêm, persuadem, enquanto refletem e refratam valores sociais e mercadológicos para se consagrar em um fundo dialógico, por vezes, conservador e estereotipado.
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spelling Vieira, Tacicleide DantasArchanjo, RenataBezerra, Josenildo SoaresPaula, Luciane deNeder, Marco Antônio VillartaAlves, Maria da Penha Casado2020-05-04T18:16:30Z2020-05-04T18:16:30Z2019-12-13VIEIRA, Tacicleide Dantas. Filme publicitário e(m) dialogização: processos de refração no projeto de dizer de um gênero híbrido. 2019. 233f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28875Esta pesquisa interroga a esfera discursiva responsável por criar e publicar os enunciados que suscitam o consumo mercadológico. Seu objetivo capital é compreender a atual configuração do projeto de dizer do gênero filme publicitário, considerando, especificamente, seus exemplares produzidos para o Dia das Mães e o Natal na contemporaneidade. Ademais, empenha-se em construir inteligibilidade sobre o alinhamento do(s) discurso(s) publicitário(s) com o(s) de seus (supra)destinatários. Para tanto, aborda enunciados de quatro grandes marcas no Brasil, a saber, Johnson & Johnson, Natura, Renner e O Boticário, e tece uma rede teórico-metodológica cuja linha mestra corresponde aos postulados do Círculo de Bakhtin, nomeadamente os que discorrem sobre linguagem, relações dialógicas, signo ideológico, gênero do discurso, enunciado concreto, projeto de dizer e forças centrípetas e centrífugas. Tais noções são articuladas a discussões advindas de pensadores dos Estudos Culturais e a concepções importadas da área da Comunicação. Situado na Linguística Aplicada, em seu caráter trans ou indisciplinar para abordar as práticas discursivas/sociais concretas, este estudo adota o paradigma interpretativista, em cooperação com o método indiciário, assumindo uma orientação sócio-histórico-dialógica. As interações com os filmes publicitários constituintes do corpus possibilitaram conhecer e sistematizar elementos e embates dialógicos e ideológicos que atravessam e caracterizam a (re)configuração comunicativa desses enunciados verbivocovisuais tão difusos na contemporaneidade. Arquitetados por um projeto híbrido, tais filmes são tensionados por valores estabelecidos ao longo de uma tradição e por sua reivindicada reavaliação no tempo presente, abrindo-se, engenhosamente, à diversidade não apenas na sua composição, ou seja, nos formatos e nas materialidades em que se expressam, mas na sua configuração, isto é, nas suas matrizes intencionais e nos meios de organização da sua arquitetônica. A análise dos dados propiciou a compreensão de que o projeto de dizer publicitário, delineado para vender, a finalidade imorredoura da archaica do gênero, pode apresentar (con)fusão, predominante ou parcial, com discurso não comercial; (sub)limação do discurso comercial; ou justaposição com discurso não comercial. Em todos esses casos, seu propósito discursivo primo se (re)vela ao se alinhar a avaliações sociais contemporâneas, responsivas a seus (supra)destinatários. Nesse quadro, marcas e produtos podem atuar como termos complementares, essenciais, acessórios ou independentes no todo enunciativo, mediante a unidade de seu projeto de dizer, definido axiologicamente no primeiro instante de sua criação e implicado em cada mo(vi)mento de sua configuração discursiva. Em suma, vinculados a datas extremamente consolidadas na cultura, esses enunciados emocionam, entretêm, persuadem, enquanto refletem e refratam valores sociais e mercadológicos para se consagrar em um fundo dialógico, por vezes, conservador e estereotipado.This research questions the discursive sphere responsible for creating and publishing the utterances which arouse the market‟s consumption. Its chief goal is to comprehend the current configuration of the utterance project about the advertising films genre, specifically taking into account material produced contemporarily for Mother‟s Day and Christmas. Furthermore, it pledges to build intelligibility on the advertising speeches alignment to their (supra)addressees. To reach that, utterances of four major brands in Brazil are approached: Johnson & Johnson, Natura, Renner and O Boticário. It weaves a theoretical-methodological web whose master thread corresponds to Bakhtin‟s Circle‟s postulates, explicitly the ones talking about language, dialogical relations, ideological sign, discourse genre, concrete utterance, utterance project, and centripetal and centrifugal forces. Such notions are articulated as discussions coming from Social Studies thinkers and conceptions imported from the Communication area. Belonging to the Applied Linguistics field, in its trans or interdisciplinary character to approach concrete discursive/social practices, the study adopts an interpretativist paradigm, in cooperation with the indicial method, taking a socialhistorical-dialogical orientation. The interaction with the advertising films constituting the corpus made it possible to know and systematize elements and dialogical, ideological clashes which go through and characterize the communicative (re)configuration of these verbivocovisual utterances so widespread nowadays. Thought up as a hybrid project, such films are stretched by long established traditional values and by their claimed reevaluation in modern times, opening up ingeniously to diversity not only in its composition, that is, in the format and materiality in which the films are expressed, but also in their configuration, which means, in their intentional matrices and the means to their architectonics accomplishment. The analysis of these films provided the understanding that the advertising utterance project, designed to sell, the undying purpose of the genre archaica, may present (con)fusion, predominant or partial, with a non-commercial discourse; sublimation of the commercial discourse; or a juxtaposition with a non-commercial discourse. In all these cases, its primal discursive intent (dis)closed by aligning the contemporary social evaluations, responsive to its (supra)addressees. In this scenario, brands and products may act as complementary terms, essential, accessories or independent in the whole expression before the unity of its utterance project, defined axiologically at the first instant of their creation and implied in each mo(ve)ment of their discursive configuration. In sum, linked to dates extremely consolidated in the culture, not only these universal utterances thrill, entertain and persuade, but also reflect and refract social and market values to get consecrated on a dialogical, sometimes, conservative and stereotyped background.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICASigno ideológicoRelações dialógicasGênero híbridoFilme publicitárioProjeto de dizerFilme publicitário e(m) dialogização: processos de refração no projeto de dizer de um gênero híbridoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFilmepublicitariodialogizacao_Vieira_2019.pdfapplication/pdf9455363https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28875/1/Filmepublicitariodialogizacao_Vieira_2019.pdf041f1381af54a3de0eecc267f812d5adMD51123456789/288752020-05-04 15:17:21.039oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28875Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-05-04T18:17:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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