Realismos maravilhoso, fantástico e transculturação na composição literária de Cem anos de solidão

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Jesus, Sheila Cristiane de
Orientador(a): Lima, Samuel Anderson de Oliveira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32047
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de análise o romance Cem Anos de Solidão a partir dos precedentes narrativos oriundos dos Realismos imaginários que inspiraram a sua escrita, perpassando pelo contato de culturas distintas que possibilitaram o fenômeno da transculturação presente na sua unidade narrativa em seus três níveis: o linguístico, o composicional e o da cosmovisão do autor. Destacamos o nível transculturador da composição literária do enredo e personagens para estabelecer a análise de corpus do próprio romance e sua pertinência com os elementos regionais e modernos que originam o fenômeno transculturador. O objetivo é analisar a obra sob a perspectiva transcultural proposto por Rama e seus elementos dos realismos imaginários somados à cultura universalista adquirida do elemento externo. Estabelecemos os critérios de análise no nível da composição literária, já que dela deriva os outros dois níveis, ou seja, o linguístico e da cosmovisão do autor. A análise se pauta pelo método teórico-metodológico de pesquisa qualitativa e análise crítica, se propõe a destacar as regulares aparições de elementos dos realismos imaginários, elemento interno e a simbiose com elementos das culturas ocidentais externas e a recorrência mítica no romance escolhido, para constatar a utilização desses elementos na estrutura textual e o fenômeno transculturante. Para isso, tomamos por base os postulados teóricos de Becerra (2008), Peña Gutiérrez (1987), Vax (1965), Todorov (1981) e Roas (2001) sobre os realismos mágico-mítico, maravilhoso e fantástico; Mielietinsky (1987) e Eliade (1972), sobre as características do mito; Calvino (1990) sobre imagem e leveza; Benjamin (1984) imagem e alegoria. Também temos Lezama Lima (1979), sobre a imagem da América latina e suas culturas múltiplas, Ángel Rama (1987; 2001) sobre o fenômeno transcultural e Greimas (2013) sobre os elementos de interpretação da narrativa mítica. Os resultados indicam que todo o romance foi configurado de maneira que a transculturação estivesse articulada com os elementos dos realismos mágico, maravilhoso e fantástico, inscrevendo a composição original como fruto da somatória de elementos míticos das diferentes etnias e elementos culturais prefiguradas nas personagens e suas ações na fábula construída.
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Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32047Esta dissertação tem como objeto de análise o romance Cem Anos de Solidão a partir dos precedentes narrativos oriundos dos Realismos imaginários que inspiraram a sua escrita, perpassando pelo contato de culturas distintas que possibilitaram o fenômeno da transculturação presente na sua unidade narrativa em seus três níveis: o linguístico, o composicional e o da cosmovisão do autor. Destacamos o nível transculturador da composição literária do enredo e personagens para estabelecer a análise de corpus do próprio romance e sua pertinência com os elementos regionais e modernos que originam o fenômeno transculturador. O objetivo é analisar a obra sob a perspectiva transcultural proposto por Rama e seus elementos dos realismos imaginários somados à cultura universalista adquirida do elemento externo. Estabelecemos os critérios de análise no nível da composição literária, já que dela deriva os outros dois níveis, ou seja, o linguístico e da cosmovisão do autor. A análise se pauta pelo método teórico-metodológico de pesquisa qualitativa e análise crítica, se propõe a destacar as regulares aparições de elementos dos realismos imaginários, elemento interno e a simbiose com elementos das culturas ocidentais externas e a recorrência mítica no romance escolhido, para constatar a utilização desses elementos na estrutura textual e o fenômeno transculturante. Para isso, tomamos por base os postulados teóricos de Becerra (2008), Peña Gutiérrez (1987), Vax (1965), Todorov (1981) e Roas (2001) sobre os realismos mágico-mítico, maravilhoso e fantástico; Mielietinsky (1987) e Eliade (1972), sobre as características do mito; Calvino (1990) sobre imagem e leveza; Benjamin (1984) imagem e alegoria. Também temos Lezama Lima (1979), sobre a imagem da América latina e suas culturas múltiplas, Ángel Rama (1987; 2001) sobre o fenômeno transcultural e Greimas (2013) sobre os elementos de interpretação da narrativa mítica. Os resultados indicam que todo o romance foi configurado de maneira que a transculturação estivesse articulada com os elementos dos realismos mágico, maravilhoso e fantástico, inscrevendo a composição original como fruto da somatória de elementos míticos das diferentes etnias e elementos culturais prefiguradas nas personagens e suas ações na fábula construída.Esta disertación tiene como objeto de análisis la novela Cien años de soledad desde los precedentes narrativos originarios de los Realismos imaginarios que inspiraron su escritura, pasando por el contacto de diferentes culturas que hicieron posible el fenómeno de la transculturación presente en su unidad narrativa en sus tres niveles: el lingüístico, la composición y la cosmovisión del autor. Destacamos el nivel transculturador de la composición literaria de la trama y personajes para establecer el análisis de corpus de la propia novela y su pertinencia con los elementos regionales y modernos que originan el fenómeno transculturador. El objetivo es analizar la novela bajo la perspectiva transcultural propuesta por Rama y sus elementos de los realismos imaginarios añadidos a la cultura universalista adquirida del elemento externo. Establecimos los criterios de análisis en el nivel de la composición literaria, pues que de ella deriva los otros dos niveles, o sea, lo lingüístico y la cosmovisión del autor. El análisis se basa en investigación teórico-metodológica y análisis crítica, se propone a destacar las regulares apariciones de los elementos de los realismos imaginarios, elemento interno y la simbiosis con los elementos de las culturas occidentales externas y la recurrencia mítica en la novela elegida, para constatar la utilización de eses elementos en la estructura textual y el fenómeno transculturante. Para ello, nos basamos en los postulados teóricos de Becerra (2008), Peña Gutiérrez (1987), Vax (1965), Todorov (1981), Roas (2001) sobre tres realismos mencionados; Mielietinsky (1987) y Eliade (1972), sobre las características del mito; Calvino (1990) sobre imagen y blandura; de Benjamin (1984) imagen y alegoría. También tenemos Lezama Lima (1979), sobre la imagen de América Latina y sus múltiples culturas, Rama (1987; 2001) y su visión sobre el fenómeno transcultural y Greimas (2013) sobre los elementos de interpretación de la narrativa mítica. Los resultados indican que toda la novela se configuró de tal manera que la transculturación se articuló con los elementos de los realismos imaginarios, inscribiendo la composición original resultante de la suma de elementos míticos de diferentes etnias y elementos culturales prefigurados en los personajes y sus acciones en la fábula construida.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilRealismo maravilhosoRealismo fantásticoTransculturaçãoComposição literáriaRealismos maravilhoso, fantástico e transculturação na composição literária de Cem anos de solidãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRealismosmaravilhosofantastico_Jesus_2020.pdfapplication/pdf750151https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32047/1/Realismosmaravilhosofantastico_Jesus_2020.pdf27178306d41abcc71efd1bc2732af372MD51TEXTRealismosmaravilhosofantastico_Jesus_2020.pdf.txtRealismosmaravilhosofantastico_Jesus_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain221248https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32047/2/Realismosmaravilhosofantastico_Jesus_2020.pdf.txt12f7c59812662351e2a4bb97af1b2f8fMD52THUMBNAILRealismosmaravilhosofantastico_Jesus_2020.pdf.jpgRealismosmaravilhosofantastico_Jesus_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1193https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32047/3/Realismosmaravilhosofantastico_Jesus_2020.pdf.jpgb5acab240d07375588e146079fc2e858MD53123456789/320472021-04-11 06:04:56.969oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32047Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-04-11T09:04:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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