Valor de marca para instituições de ensino superior de natureza privada com base no consumidor

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Feitor, Carlos David Cequeira
Orientador(a): Ramos, Anatalia Saraiva Martins
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21940
Resumo: O estudo desenvolveu um modelo de valor da marca para Instituições de Ensino Superior (IES) de natureza privada na perspectiva do consumidor. Além disso, por meio da literatura, definiu o conjunto de dimensões, antecedentes e consequentes do valor de marca da IES, e procurou explicitar as formas de operacionalização desses fatores constituintes do modelo proposto. Por último, analisou o modelo relacional entre os fatores da Experiência Universitária, Comunicação Controlada, Boca a Boca Eletrônico (e-WOM), Co-Criação, Consciência da Marca, Associações à Marca e Valor de Marca Total, bem como almejou validar o modelo teórico desenvolvido nesta tese. Para tanto, em termos de lógica, este estudo é classificado como hipotético-dedutivo, e a pesquisa foi organizada do ponto de vista metodológico por três etapas, a saber: exploratória, descritiva e analítica. A pesquisa exploratória permitiu esclarecer os conceitos da temática, definir o problema de pesquisa, elaborar o modelo teórico, e desenvolver o instrumento de coleta dos dados. Na etapa descritiva foi realizado o pré-teste do questionário, os ajustes nas escalas, a definição da amostra e a descrição dos procedimentos de coleta dos dados. O tipo de amostragem foi não probabilístico, por julgamento ou intencional, no qual os indivíduos foram selecionados por critérios estabelecidos pelo pesquisador. A amostra do estudo foi composta por 1156 estudantes do curso de graduação em administração, e os dados foram coletados em centros universitários e universidades de categoria administrativa privada, localizadas no estado do Rio Grande do Norte e Pará, com Índice Geral de Cursos (IGC – FAIXA) a partir de 3. A análise dos dados foi desenvolvida por uma abordagem quantitativa multivariada, incluindo a análise fatorial exploratória e confirmatória e modelagem de equações estruturais. A partir das análises dos dados foi possível verificar que o conteúdo das escalas é representativo do objeto que se pretende mensurar, e demonstraram tanto validade de conteúdo quanto estatístico. Vale destacar a confirmação da hipótese de relacionamento positivo entre eWOM e as Associações à Marca, e da Co-criação e Consciência da Marca. Conclui-se também, por meio da modelagem empírica, a validade do modelo de mensuração do Valor de Marca da IES com base no consumidor.
id UFRN_9246198e0577d7c7c51a638d6dcc7cc4
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21940
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Feitor, Carlos David Cequeirahttp://lattes.cnpq.br/4301362043167312http://lattes.cnpq.br/1151025937054810Gurgel, André Moraishttp://lattes.cnpq.br/7215356171529987Mendes Filho, Luiz Augusto Machadohttp://lattes.cnpq.br/7785924812425468Chagas, Márcio Marreiro dashttp://lattes.cnpq.br/7927840772466317Gosling, Marlusahttp://lattes.cnpq.br/9503365193492380Ramos, Anatalia Saraiva Martins2017-02-10T17:22:30Z2017-02-10T17:22:30Z2016-08-24FEITOR, Carlos David Cequeira. Valor de marca para instituições de ensino superior de natureza privada com base no consumidor. 2016. 334f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21940O estudo desenvolveu um modelo de valor da marca para Instituições de Ensino Superior (IES) de natureza privada na perspectiva do consumidor. Além disso, por meio da literatura, definiu o conjunto de dimensões, antecedentes e consequentes do valor de marca da IES, e procurou explicitar as formas de operacionalização desses fatores constituintes do modelo proposto. Por último, analisou o modelo relacional entre os fatores da Experiência Universitária, Comunicação Controlada, Boca a Boca Eletrônico (e-WOM), Co-Criação, Consciência da Marca, Associações à Marca e Valor de Marca Total, bem como almejou validar o modelo teórico desenvolvido nesta tese. Para tanto, em termos de lógica, este estudo é classificado como hipotético-dedutivo, e a pesquisa foi organizada do ponto de vista metodológico por três etapas, a saber: exploratória, descritiva e analítica. A pesquisa exploratória permitiu esclarecer os conceitos da temática, definir o problema de pesquisa, elaborar o modelo teórico, e desenvolver o instrumento de coleta dos dados. Na etapa descritiva foi realizado o pré-teste do questionário, os ajustes nas escalas, a definição da amostra e a descrição dos procedimentos de coleta dos dados. O tipo de amostragem foi não probabilístico, por julgamento ou intencional, no qual os indivíduos foram selecionados por critérios estabelecidos pelo pesquisador. A amostra do estudo foi composta por 1156 estudantes do curso de graduação em administração, e os dados foram coletados em centros universitários e universidades de categoria administrativa privada, localizadas no estado do Rio Grande do Norte e Pará, com Índice Geral de Cursos (IGC – FAIXA) a partir de 3. A análise dos dados foi desenvolvida por uma abordagem quantitativa multivariada, incluindo a análise fatorial exploratória e confirmatória e modelagem de equações estruturais. A partir das análises dos dados foi possível verificar que o conteúdo das escalas é representativo do objeto que se pretende mensurar, e demonstraram tanto validade de conteúdo quanto estatístico. Vale destacar a confirmação da hipótese de relacionamento positivo entre eWOM e as Associações à Marca, e da Co-criação e Consciência da Marca. Conclui-se também, por meio da modelagem empírica, a validade do modelo de mensuração do Valor de Marca da IES com base no consumidor.The study developed a brand equity model for private higher education institutions from a consumer perspective. Furthermore, through theory, it defined the set of dimensions, history and consequences of higher education institutions brand equity, as well as sought to clarify the deployment of these factors in the proposed model. Finally, an analysis of the University Experience, Controlled Communication, e-WOM, Co-Creation, Brand Awareness, Brand Association and Overall Brand Equity relational model was conducted, aiming towards the validation of the theoretical model developed in this thesis. In order to achieve this, a deductive reasoning approach was applied, and the research, from a methodology standpoint, was divided into three phases: exploratory, descriptive and analytic. The exploratory phase focused on clarifying the topic´s concepts, defining the research problem, elaborating the theoretical model, and developing the instrument to be used for data collection. During the descriptive phase, a survey questionnaire pre-test was conducted, scales were adjusted, the sample size was defined and data collection procedures were detailed. The probability sampling process was not employed, either intentionally or by judgment, and individuals were selected using criteria established by the researcher. The sample size of 1156 Business Administration students was used, and data was collected from university institutes and privately run universities located in the Brazilian states of Rio Grande do Norte and Pará, ranked 3 or higher according to the country´s Course Ranking Index. Data analysis was conducted using a multivariate quantitative approach, including exploratory factor and confirmatory analysis, and structural equation modeling. Data analyses confirm that the variables scale is representative of the object to be measured, and demonstrate both content and statistical validity. It is worth highlighting confirmation of the hypothesis of positive correlation between eWOM and Brand Association, as well as Co-Creation and Brand Awareness. Empirical modeling also confirmed the validity of the higher education institutions brand equity measurement model, based on consumer perspective.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOValor de marca baseado no consumidorInstituições de ensino superiorLógica dominante dos serviçosValor de marca para instituições de ensino superior de natureza privada com base no consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALValorMarcaInstituições_Feitor_2016.pdfValorMarcaInstituições_Feitor_2016.pdfapplication/pdf4870341https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21940/1/ValorMarcaInstitui%c3%a7%c3%b5es_Feitor_2016.pdf2571a20bea2bef7341602319bd703a0bMD51TEXTCarlosDavidCequeiraFeitor_TESE.pdf.txtCarlosDavidCequeiraFeitor_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain782008https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21940/4/CarlosDavidCequeiraFeitor_TESE.pdf.txte8be1dc43ef0710c19894cbef2650d98MD54ValorMarcaInstituições_Feitor_2016.pdf.txtValorMarcaInstituições_Feitor_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain782008https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21940/6/ValorMarcaInstitui%c3%a7%c3%b5es_Feitor_2016.pdf.txte8be1dc43ef0710c19894cbef2650d98MD56THUMBNAILCarlosDavidCequeiraFeitor_TESE.pdf.jpgCarlosDavidCequeiraFeitor_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2014https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21940/5/CarlosDavidCequeiraFeitor_TESE.pdf.jpg5398ea03ad3fa317da2105933b6c0fb0MD55ValorMarcaInstituições_Feitor_2016.pdf.jpgValorMarcaInstituições_Feitor_2016.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2014https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21940/7/ValorMarcaInstitui%c3%a7%c3%b5es_Feitor_2016.pdf.jpg5398ea03ad3fa317da2105933b6c0fb0MD57123456789/219402019-01-29 21:06:09.335oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21940Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T00:06:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Valor de marca para instituições de ensino superior de natureza privada com base no consumidor
title Valor de marca para instituições de ensino superior de natureza privada com base no consumidor
spellingShingle Valor de marca para instituições de ensino superior de natureza privada com base no consumidor
Feitor, Carlos David Cequeira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Valor de marca baseado no consumidor
Instituições de ensino superior
Lógica dominante dos serviços
title_short Valor de marca para instituições de ensino superior de natureza privada com base no consumidor
title_full Valor de marca para instituições de ensino superior de natureza privada com base no consumidor
title_fullStr Valor de marca para instituições de ensino superior de natureza privada com base no consumidor
title_full_unstemmed Valor de marca para instituições de ensino superior de natureza privada com base no consumidor
title_sort Valor de marca para instituições de ensino superior de natureza privada com base no consumidor
author Feitor, Carlos David Cequeira
author_facet Feitor, Carlos David Cequeira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4301362043167312
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1151025937054810
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gurgel, André Morais
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7215356171529987
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7785924812425468
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Chagas, Márcio Marreiro das
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7927840772466317
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Gosling, Marlusa
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9503365193492380
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitor, Carlos David Cequeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Anatalia Saraiva Martins
contributor_str_mv Ramos, Anatalia Saraiva Martins
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Valor de marca baseado no consumidor
Instituições de ensino superior
Lógica dominante dos serviços
dc.subject.por.fl_str_mv Valor de marca baseado no consumidor
Instituições de ensino superior
Lógica dominante dos serviços
description O estudo desenvolveu um modelo de valor da marca para Instituições de Ensino Superior (IES) de natureza privada na perspectiva do consumidor. Além disso, por meio da literatura, definiu o conjunto de dimensões, antecedentes e consequentes do valor de marca da IES, e procurou explicitar as formas de operacionalização desses fatores constituintes do modelo proposto. Por último, analisou o modelo relacional entre os fatores da Experiência Universitária, Comunicação Controlada, Boca a Boca Eletrônico (e-WOM), Co-Criação, Consciência da Marca, Associações à Marca e Valor de Marca Total, bem como almejou validar o modelo teórico desenvolvido nesta tese. Para tanto, em termos de lógica, este estudo é classificado como hipotético-dedutivo, e a pesquisa foi organizada do ponto de vista metodológico por três etapas, a saber: exploratória, descritiva e analítica. A pesquisa exploratória permitiu esclarecer os conceitos da temática, definir o problema de pesquisa, elaborar o modelo teórico, e desenvolver o instrumento de coleta dos dados. Na etapa descritiva foi realizado o pré-teste do questionário, os ajustes nas escalas, a definição da amostra e a descrição dos procedimentos de coleta dos dados. O tipo de amostragem foi não probabilístico, por julgamento ou intencional, no qual os indivíduos foram selecionados por critérios estabelecidos pelo pesquisador. A amostra do estudo foi composta por 1156 estudantes do curso de graduação em administração, e os dados foram coletados em centros universitários e universidades de categoria administrativa privada, localizadas no estado do Rio Grande do Norte e Pará, com Índice Geral de Cursos (IGC – FAIXA) a partir de 3. A análise dos dados foi desenvolvida por uma abordagem quantitativa multivariada, incluindo a análise fatorial exploratória e confirmatória e modelagem de equações estruturais. A partir das análises dos dados foi possível verificar que o conteúdo das escalas é representativo do objeto que se pretende mensurar, e demonstraram tanto validade de conteúdo quanto estatístico. Vale destacar a confirmação da hipótese de relacionamento positivo entre eWOM e as Associações à Marca, e da Co-criação e Consciência da Marca. Conclui-se também, por meio da modelagem empírica, a validade do modelo de mensuração do Valor de Marca da IES com base no consumidor.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-10T17:22:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-10T17:22:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FEITOR, Carlos David Cequeira. Valor de marca para instituições de ensino superior de natureza privada com base no consumidor. 2016. 334f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21940
identifier_str_mv FEITOR, Carlos David Cequeira. Valor de marca para instituições de ensino superior de natureza privada com base no consumidor. 2016. 334f. Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21940/1/ValorMarcaInstitui%c3%a7%c3%b5es_Feitor_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21940/4/CarlosDavidCequeiraFeitor_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21940/6/ValorMarcaInstitui%c3%a7%c3%b5es_Feitor_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21940/5/CarlosDavidCequeiraFeitor_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21940/7/ValorMarcaInstitui%c3%a7%c3%b5es_Feitor_2016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2571a20bea2bef7341602319bd703a0b
e8be1dc43ef0710c19894cbef2650d98
e8be1dc43ef0710c19894cbef2650d98
5398ea03ad3fa317da2105933b6c0fb0
5398ea03ad3fa317da2105933b6c0fb0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777657992052736