A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Souza, Jayane do Nascimento
Orientador(a): Medeiros, Maria Assunção Silva
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20536
Resumo: Esse trabalho apresenta uma reflexão sobre a língua escrita, uma prática social que cada vez mais se fortalece no cotidiano das pessoas. Desvelar sua natureza, organização e função deve ser o primeiro passo para os professores mudarem de postura diante do ensino dessa modalidade linguística, ajudando os alunos a utilizá-la de forma mais eficaz e segura. Considerando esses princípios, a presente dissertação busca compreender, à luz de teorias linguísticas contemporâneas, os fatores que influenciam os desvios de escrita encontrados nas produções textuais de alunos do 8° ano do Ensino Fundamental II, matriculados numa Escola Pública do Rio Grande do Norte, considerando que esses desvios revelam o início da aprendizagem dessa ferramenta de comunicação, representando as primeiras hipóteses levantadas pelos para dominá-la. Para a análise dos dados utilizamos os trabalhos desenvolvidos por Lemle (1995), Cagliari (2009), Carraher (1985), Zorzi (1998), Guimarães (2005), Monteiro (2008), Veçossi (2010), entre outros, a partir dos quais, a produção científica sobre aprendizagem da leitura e da escrita vem se desenvolvendo. Os resultados dessa análise mostraram que os desvios de escrita, presentes nos textos dos alunos, são motivados, não só por desconhecimento da norma ortográfica da Língua Portuguesa, mas, também, decorrem de fatores fonéticos, fonológicos e gramaticais. Assim, buscamos apresentar novas estratégias de ensino-aprendizagem da escrita que possam levar os discentes a refletir sobre o uso da mesma, desenvolvendo essa habilidade de forma mais crítica e criativa. Acreditamos que as atividades apresentadas possam minimizar a escrita com desvios ortográficos ou variação linguística, praticada pelos alunos.
id UFRN_949f460fc07cccead86ca82c71625954
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20536
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Jayane do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/1749303941365399http://lattes.cnpq.br/8599075451316548Gomes, João Bosco Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/7975659088185082Dias, Valdenides Cabral de Araújohttp://lattes.cnpq.br/9467435917159475Medeiros, Maria Assunção Silva2016-05-20T19:43:59Z2016-05-20T19:43:59Z2015-07-10SOUZA, Jayane do Nascimento. A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20536Esse trabalho apresenta uma reflexão sobre a língua escrita, uma prática social que cada vez mais se fortalece no cotidiano das pessoas. Desvelar sua natureza, organização e função deve ser o primeiro passo para os professores mudarem de postura diante do ensino dessa modalidade linguística, ajudando os alunos a utilizá-la de forma mais eficaz e segura. Considerando esses princípios, a presente dissertação busca compreender, à luz de teorias linguísticas contemporâneas, os fatores que influenciam os desvios de escrita encontrados nas produções textuais de alunos do 8° ano do Ensino Fundamental II, matriculados numa Escola Pública do Rio Grande do Norte, considerando que esses desvios revelam o início da aprendizagem dessa ferramenta de comunicação, representando as primeiras hipóteses levantadas pelos para dominá-la. Para a análise dos dados utilizamos os trabalhos desenvolvidos por Lemle (1995), Cagliari (2009), Carraher (1985), Zorzi (1998), Guimarães (2005), Monteiro (2008), Veçossi (2010), entre outros, a partir dos quais, a produção científica sobre aprendizagem da leitura e da escrita vem se desenvolvendo. Os resultados dessa análise mostraram que os desvios de escrita, presentes nos textos dos alunos, são motivados, não só por desconhecimento da norma ortográfica da Língua Portuguesa, mas, também, decorrem de fatores fonéticos, fonológicos e gramaticais. Assim, buscamos apresentar novas estratégias de ensino-aprendizagem da escrita que possam levar os discentes a refletir sobre o uso da mesma, desenvolvendo essa habilidade de forma mais crítica e criativa. Acreditamos que as atividades apresentadas possam minimizar a escrita com desvios ortográficos ou variação linguística, praticada pelos alunos.This paper presents a reflection on the written language, a social practice that is increasingly strengthened in everyday life. Unveiling its nature, organization and function must be the first step for teachers to change their posture towards the teaching of this linguistic mode, helping students use it more effectively and securely. Considering these principles, this dissertation seeks to understand on the light of contemporary linguistic theories, the factors that influence the writing deviations were found in the text production of students of the 8th grade of elementary school II, enrolled in a public school in Rio Grande do Norte, whereas those deviations reveal the beginning of learning of this communication tool, representing the first hypotheses raised by students to dominate it. To analyze the data we used the works done by Lemle (1995), Cagliari (2009), Carraher (1985), Zorzi (1998), Guimarães (2005), Miller (2008), Veçossi (2010), among others, starting from of which, the scientific production on reading and writing learning come developing. The results of this analysis showed that the writing deviations present in the texts of the students are motivated not only by lack of knowledge of standard orthographic of the Portuguese language, but, also, stem from phonetic, phonological and grammatical factors. Thus, we seek to present new teaching and learning strategies of writing that might lead students to reflect on the use of the same, developing this ability more critically and creatively. We believe that the activities presented can minimize writing with orthographic deviations or linguistic variation practiced by students. Keywords: Variances writing, spelling, teaching strategies and studentsporUniversidade Federal do Rio Grande do NorteMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASDesvios de escritaOrtografiaEstratégias de ensinoAlunosA escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdfJayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdfapplication/pdf13772024https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20536/1/JayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdfca5a5b5030c15012699b96fb29805c62MD51TEXTJayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdf.txtJayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain209749https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20536/6/JayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdf.txt89dd2e1c7bb8ea187c14b8acbadf99c8MD56THUMBNAILJayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdf.jpgJayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3614https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20536/7/JayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdf.jpg946b99c6ec756990abc022ec41445cafMD57123456789/205362017-11-01 16:50:22.842oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20536Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-01T19:50:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção
title A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção
spellingShingle A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção
Souza, Jayane do Nascimento
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Desvios de escrita
Ortografia
Estratégias de ensino
Alunos
title_short A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção
title_full A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção
title_fullStr A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção
title_full_unstemmed A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção
title_sort A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção
author Souza, Jayane do Nascimento
author_facet Souza, Jayane do Nascimento
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1749303941365399
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8599075451316548
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gomes, João Bosco Figueiredo
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7975659088185082
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Dias, Valdenides Cabral de Araújo
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9467435917159475
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Jayane do Nascimento
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Maria Assunção Silva
contributor_str_mv Medeiros, Maria Assunção Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Desvios de escrita
Ortografia
Estratégias de ensino
Alunos
dc.subject.por.fl_str_mv Desvios de escrita
Ortografia
Estratégias de ensino
Alunos
description Esse trabalho apresenta uma reflexão sobre a língua escrita, uma prática social que cada vez mais se fortalece no cotidiano das pessoas. Desvelar sua natureza, organização e função deve ser o primeiro passo para os professores mudarem de postura diante do ensino dessa modalidade linguística, ajudando os alunos a utilizá-la de forma mais eficaz e segura. Considerando esses princípios, a presente dissertação busca compreender, à luz de teorias linguísticas contemporâneas, os fatores que influenciam os desvios de escrita encontrados nas produções textuais de alunos do 8° ano do Ensino Fundamental II, matriculados numa Escola Pública do Rio Grande do Norte, considerando que esses desvios revelam o início da aprendizagem dessa ferramenta de comunicação, representando as primeiras hipóteses levantadas pelos para dominá-la. Para a análise dos dados utilizamos os trabalhos desenvolvidos por Lemle (1995), Cagliari (2009), Carraher (1985), Zorzi (1998), Guimarães (2005), Monteiro (2008), Veçossi (2010), entre outros, a partir dos quais, a produção científica sobre aprendizagem da leitura e da escrita vem se desenvolvendo. Os resultados dessa análise mostraram que os desvios de escrita, presentes nos textos dos alunos, são motivados, não só por desconhecimento da norma ortográfica da Língua Portuguesa, mas, também, decorrem de fatores fonéticos, fonológicos e gramaticais. Assim, buscamos apresentar novas estratégias de ensino-aprendizagem da escrita que possam levar os discentes a refletir sobre o uso da mesma, desenvolvendo essa habilidade de forma mais crítica e criativa. Acreditamos que as atividades apresentadas possam minimizar a escrita com desvios ortográficos ou variação linguística, praticada pelos alunos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T19:43:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-05-20T19:43:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Jayane do Nascimento. A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20536
identifier_str_mv SOUZA, Jayane do Nascimento. A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20536/1/JayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20536/6/JayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20536/7/JayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ca5a5b5030c15012699b96fb29805c62
89dd2e1c7bb8ea187c14b8acbadf99c8
946b99c6ec756990abc022ec41445caf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767074529312768