A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20536 |
Resumo: | Esse trabalho apresenta uma reflexão sobre a língua escrita, uma prática social que cada vez mais se fortalece no cotidiano das pessoas. Desvelar sua natureza, organização e função deve ser o primeiro passo para os professores mudarem de postura diante do ensino dessa modalidade linguística, ajudando os alunos a utilizá-la de forma mais eficaz e segura. Considerando esses princípios, a presente dissertação busca compreender, à luz de teorias linguísticas contemporâneas, os fatores que influenciam os desvios de escrita encontrados nas produções textuais de alunos do 8° ano do Ensino Fundamental II, matriculados numa Escola Pública do Rio Grande do Norte, considerando que esses desvios revelam o início da aprendizagem dessa ferramenta de comunicação, representando as primeiras hipóteses levantadas pelos para dominá-la. Para a análise dos dados utilizamos os trabalhos desenvolvidos por Lemle (1995), Cagliari (2009), Carraher (1985), Zorzi (1998), Guimarães (2005), Monteiro (2008), Veçossi (2010), entre outros, a partir dos quais, a produção científica sobre aprendizagem da leitura e da escrita vem se desenvolvendo. Os resultados dessa análise mostraram que os desvios de escrita, presentes nos textos dos alunos, são motivados, não só por desconhecimento da norma ortográfica da Língua Portuguesa, mas, também, decorrem de fatores fonéticos, fonológicos e gramaticais. Assim, buscamos apresentar novas estratégias de ensino-aprendizagem da escrita que possam levar os discentes a refletir sobre o uso da mesma, desenvolvendo essa habilidade de forma mais crítica e criativa. Acreditamos que as atividades apresentadas possam minimizar a escrita com desvios ortográficos ou variação linguística, praticada pelos alunos. |
id |
UFRN_949f460fc07cccead86ca82c71625954 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20536 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Jayane do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/1749303941365399http://lattes.cnpq.br/8599075451316548Gomes, João Bosco Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/7975659088185082Dias, Valdenides Cabral de Araújohttp://lattes.cnpq.br/9467435917159475Medeiros, Maria Assunção Silva2016-05-20T19:43:59Z2016-05-20T19:43:59Z2015-07-10SOUZA, Jayane do Nascimento. A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20536Esse trabalho apresenta uma reflexão sobre a língua escrita, uma prática social que cada vez mais se fortalece no cotidiano das pessoas. Desvelar sua natureza, organização e função deve ser o primeiro passo para os professores mudarem de postura diante do ensino dessa modalidade linguística, ajudando os alunos a utilizá-la de forma mais eficaz e segura. Considerando esses princípios, a presente dissertação busca compreender, à luz de teorias linguísticas contemporâneas, os fatores que influenciam os desvios de escrita encontrados nas produções textuais de alunos do 8° ano do Ensino Fundamental II, matriculados numa Escola Pública do Rio Grande do Norte, considerando que esses desvios revelam o início da aprendizagem dessa ferramenta de comunicação, representando as primeiras hipóteses levantadas pelos para dominá-la. Para a análise dos dados utilizamos os trabalhos desenvolvidos por Lemle (1995), Cagliari (2009), Carraher (1985), Zorzi (1998), Guimarães (2005), Monteiro (2008), Veçossi (2010), entre outros, a partir dos quais, a produção científica sobre aprendizagem da leitura e da escrita vem se desenvolvendo. Os resultados dessa análise mostraram que os desvios de escrita, presentes nos textos dos alunos, são motivados, não só por desconhecimento da norma ortográfica da Língua Portuguesa, mas, também, decorrem de fatores fonéticos, fonológicos e gramaticais. Assim, buscamos apresentar novas estratégias de ensino-aprendizagem da escrita que possam levar os discentes a refletir sobre o uso da mesma, desenvolvendo essa habilidade de forma mais crítica e criativa. Acreditamos que as atividades apresentadas possam minimizar a escrita com desvios ortográficos ou variação linguística, praticada pelos alunos.This paper presents a reflection on the written language, a social practice that is increasingly strengthened in everyday life. Unveiling its nature, organization and function must be the first step for teachers to change their posture towards the teaching of this linguistic mode, helping students use it more effectively and securely. Considering these principles, this dissertation seeks to understand on the light of contemporary linguistic theories, the factors that influence the writing deviations were found in the text production of students of the 8th grade of elementary school II, enrolled in a public school in Rio Grande do Norte, whereas those deviations reveal the beginning of learning of this communication tool, representing the first hypotheses raised by students to dominate it. To analyze the data we used the works done by Lemle (1995), Cagliari (2009), Carraher (1985), Zorzi (1998), Guimarães (2005), Miller (2008), Veçossi (2010), among others, starting from of which, the scientific production on reading and writing learning come developing. The results of this analysis showed that the writing deviations present in the texts of the students are motivated not only by lack of knowledge of standard orthographic of the Portuguese language, but, also, stem from phonetic, phonological and grammatical factors. Thus, we seek to present new teaching and learning strategies of writing that might lead students to reflect on the use of the same, developing this ability more critically and creatively. We believe that the activities presented can minimize writing with orthographic deviations or linguistic variation practiced by students. Keywords: Variances writing, spelling, teaching strategies and studentsporUniversidade Federal do Rio Grande do NorteMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASDesvios de escritaOrtografiaEstratégias de ensinoAlunosA escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdfJayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdfapplication/pdf13772024https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20536/1/JayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdfca5a5b5030c15012699b96fb29805c62MD51TEXTJayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdf.txtJayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain209749https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20536/6/JayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdf.txt89dd2e1c7bb8ea187c14b8acbadf99c8MD56THUMBNAILJayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdf.jpgJayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3614https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20536/7/JayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdf.jpg946b99c6ec756990abc022ec41445cafMD57123456789/205362017-11-01 16:50:22.842oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20536Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-01T19:50:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção |
title |
A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção |
spellingShingle |
A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção Souza, Jayane do Nascimento CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Desvios de escrita Ortografia Estratégias de ensino Alunos |
title_short |
A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção |
title_full |
A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção |
title_fullStr |
A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção |
title_full_unstemmed |
A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção |
title_sort |
A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção |
author |
Souza, Jayane do Nascimento |
author_facet |
Souza, Jayane do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1749303941365399 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8599075451316548 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Gomes, João Bosco Figueiredo |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7975659088185082 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Dias, Valdenides Cabral de Araújo |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9467435917159475 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Jayane do Nascimento |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medeiros, Maria Assunção Silva |
contributor_str_mv |
Medeiros, Maria Assunção Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Desvios de escrita Ortografia Estratégias de ensino Alunos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desvios de escrita Ortografia Estratégias de ensino Alunos |
description |
Esse trabalho apresenta uma reflexão sobre a língua escrita, uma prática social que cada vez mais se fortalece no cotidiano das pessoas. Desvelar sua natureza, organização e função deve ser o primeiro passo para os professores mudarem de postura diante do ensino dessa modalidade linguística, ajudando os alunos a utilizá-la de forma mais eficaz e segura. Considerando esses princípios, a presente dissertação busca compreender, à luz de teorias linguísticas contemporâneas, os fatores que influenciam os desvios de escrita encontrados nas produções textuais de alunos do 8° ano do Ensino Fundamental II, matriculados numa Escola Pública do Rio Grande do Norte, considerando que esses desvios revelam o início da aprendizagem dessa ferramenta de comunicação, representando as primeiras hipóteses levantadas pelos para dominá-la. Para a análise dos dados utilizamos os trabalhos desenvolvidos por Lemle (1995), Cagliari (2009), Carraher (1985), Zorzi (1998), Guimarães (2005), Monteiro (2008), Veçossi (2010), entre outros, a partir dos quais, a produção científica sobre aprendizagem da leitura e da escrita vem se desenvolvendo. Os resultados dessa análise mostraram que os desvios de escrita, presentes nos textos dos alunos, são motivados, não só por desconhecimento da norma ortográfica da Língua Portuguesa, mas, também, decorrem de fatores fonéticos, fonológicos e gramaticais. Assim, buscamos apresentar novas estratégias de ensino-aprendizagem da escrita que possam levar os discentes a refletir sobre o uso da mesma, desenvolvendo essa habilidade de forma mais crítica e criativa. Acreditamos que as atividades apresentadas possam minimizar a escrita com desvios ortográficos ou variação linguística, praticada pelos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-07-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T19:43:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-05-20T19:43:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Jayane do Nascimento. A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20536 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Jayane do Nascimento. A escrita no Ensino Fundamental II: uma análise dos desvios ortográficos e sugestões de estratégias de intervenção. 2015. 160 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20536/1/JayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20536/6/JayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20536/7/JayaneDoNascimentoSouza_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ca5a5b5030c15012699b96fb29805c62 89dd2e1c7bb8ea187c14b8acbadf99c8 946b99c6ec756990abc022ec41445caf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1796767074529312768 |