Acessibilidade da informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do consórcio W3C

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Silva, Alexsandra Santana da
Orientador(a): Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
W3C
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27465
Resumo: O presente estudo objetiva analisar a acessibilidade à informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do W3C. A metodologia de abordagem é quali-quanti, analítica, descritiva e exploratória. O campo empírico é constituído por dados secundários e primários, com base na pesquisa documental (amostral), com foco nas normas e diretrizes de acessibilidade à informação no setor aéreo. Quanto aos websites de e-commerce, delimitam-se cento e treze companhias aéreas, sendo sessenta e uma companhias participantes das alianças globais: Star Alliance, One World e Sky Team. A métrica de análise ocorreu através do Access Monitor, fundamentado nas Diretrizes de Acessibilidade ao Conteúdo da Web [WCAG 2.0] - World Wide Web Consortium International [W3C]. Verificam-se os requisitos de conformidade nos níveis de prioridade A (nível básico), AA (nível médio) e AAA (nível alto) nas páginas web individuais, e, em alguns casos, conjunto de páginas web. Na sequência, a análise de clusters realizada utilizou o método quantitativo de classificação hierárquica fundamentado na Distância Euclidiana - menor distância, que objetiva o agrupamento dos casos pelas semelhanças e dessemelhanças, buscando a homogeneidade. A metodologia usada foi longitudinal temporal espacial, com recorte transversal. A fase retrospectiva do estudo no contexto brasileiro ocorreu entre 2015 e 2016. A fase prospectiva abrangeu setenta e um países nos cinco continentes, e ocorreu entre janeiro e junho de 2018, e entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019. Como resultado, cento e duas companhias aéreas foram reprovadas quanto ao padrão de acessibilidade do Consórcio W3C. Apenas a Asiana Airlines (Star Alliance) e a Azores Airlines (fora das alianças globais) foram aprovadas. A análise dos clusters concluiu diferentes graus de inacessibilidade no setor aéreo, configurados com escassos pontos de convergência positiva para o consumidor. Dentre os padrões de erros analisáveis, algumas dispersões são maiores. Por outro lado, evidencia-se outro padrão de erro homogêneo e simultâneo, aumentando o grau de inacessibilidade para o nível AAA. Isto atribuído à variância desses erros e de outras tipologias não analisáveis agrava o grau de inacessibilidade, anulando os aspectos positivos da convergência anunciada. O padrão de erros demonstra que a homogeneidade, no nível micro das alianças, ocorre no nível AAA, e que as companhias também se interligam pelo processo inverso de dispersão frente à significante variância desses erros, no nível A, formando a heterogeneidade dos grupos. As implicações práticas deste trabalho refletem no direito de escolha entre as possibilidades tarifárias, compra do e-ticket e realização do web check-in e check-in. Deste modo, verifica-se que conforme limita-se a acessibilidade à informação, limita-se também o direito de escolha do consumidor.
id UFRN_968ebd17e60e960ed8840a51b1e970d1
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27465
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Alexsandra Santana daMarques Júnior, SérgioChagas, Marcio Marreiro dasAlexandre, Mauro Lemuel de OliveiraMendes Filho, Luiz Augusto Machado2019-08-08T21:22:57Z2019-03-29SILVA, Alexsandra Santana da. Acessibilidade da informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do consórcio W3C. 2019. 210f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27465O presente estudo objetiva analisar a acessibilidade à informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do W3C. A metodologia de abordagem é quali-quanti, analítica, descritiva e exploratória. O campo empírico é constituído por dados secundários e primários, com base na pesquisa documental (amostral), com foco nas normas e diretrizes de acessibilidade à informação no setor aéreo. Quanto aos websites de e-commerce, delimitam-se cento e treze companhias aéreas, sendo sessenta e uma companhias participantes das alianças globais: Star Alliance, One World e Sky Team. A métrica de análise ocorreu através do Access Monitor, fundamentado nas Diretrizes de Acessibilidade ao Conteúdo da Web [WCAG 2.0] - World Wide Web Consortium International [W3C]. Verificam-se os requisitos de conformidade nos níveis de prioridade A (nível básico), AA (nível médio) e AAA (nível alto) nas páginas web individuais, e, em alguns casos, conjunto de páginas web. Na sequência, a análise de clusters realizada utilizou o método quantitativo de classificação hierárquica fundamentado na Distância Euclidiana - menor distância, que objetiva o agrupamento dos casos pelas semelhanças e dessemelhanças, buscando a homogeneidade. A metodologia usada foi longitudinal temporal espacial, com recorte transversal. A fase retrospectiva do estudo no contexto brasileiro ocorreu entre 2015 e 2016. A fase prospectiva abrangeu setenta e um países nos cinco continentes, e ocorreu entre janeiro e junho de 2018, e entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019. Como resultado, cento e duas companhias aéreas foram reprovadas quanto ao padrão de acessibilidade do Consórcio W3C. Apenas a Asiana Airlines (Star Alliance) e a Azores Airlines (fora das alianças globais) foram aprovadas. A análise dos clusters concluiu diferentes graus de inacessibilidade no setor aéreo, configurados com escassos pontos de convergência positiva para o consumidor. Dentre os padrões de erros analisáveis, algumas dispersões são maiores. Por outro lado, evidencia-se outro padrão de erro homogêneo e simultâneo, aumentando o grau de inacessibilidade para o nível AAA. Isto atribuído à variância desses erros e de outras tipologias não analisáveis agrava o grau de inacessibilidade, anulando os aspectos positivos da convergência anunciada. O padrão de erros demonstra que a homogeneidade, no nível micro das alianças, ocorre no nível AAA, e que as companhias também se interligam pelo processo inverso de dispersão frente à significante variância desses erros, no nível A, formando a heterogeneidade dos grupos. As implicações práticas deste trabalho refletem no direito de escolha entre as possibilidades tarifárias, compra do e-ticket e realização do web check-in e check-in. Deste modo, verifica-se que conforme limita-se a acessibilidade à informação, limita-se também o direito de escolha do consumidor.The present study aims to analyze the accessibility to information on e-commerce in commercial aviation from the W3C perspective. The approach methodology is qualitative - quantitative, analytical, descriptive and exploratory. The empirical field consists of secondary and primary data, based on documentary (sample) research, focusing on standards and guidelines for accessibility to information in the airline industry. As for e-commerce websites, one hundred and thirteen airlines were delimited, with sixty-one companies participating in global alliances: Star Alliance, One World and Sky Team. The metrics were analyzed through Access Monitor, which is based on the WCAG 2.0 - World Wide Web Consortium International [W3C]. Compliance requirements are found at priority levels A (basic level), AA (medium level) and AAA (high level) in individual webpages, and in some cases, in webpage sets. Afterwards, the clusters analysis used the quantitative method of hierarchical classification based on the Euclidean Distance - shorter distance, which aims to group the cases by similarities and dissimilarities, seeking homogeneity. The methodology used was spatial temporal, with transversal cut. The retrospective phase of the study in the Brazilian context occurred between 2015 and 2016. The prospective phase covered seventy-one countries in five continents, and occurred between January and June 2018, and between December 2018 and February 2019. As a result, one hundred and two airlines failed the W3C Consortium accessibility standards. Only Asiana Airlines, a Star Alliance member, and Azores Airlines, outside global alliances, passed. Clusters’ analysis concluded different degrees of inaccessibility in the air sector, configured with scarce points of positive convergence for the consumer. Among the analyzable error patterns, some dispersions appear to be larger. On the other hand, another pattern of homogeneous and simultaneous error was revealed, increasing the degree of inaccessibility to the AAA level.This attributed to the variance of these errors and other unanalyzable typologies aggravates the degree of inaccessibility, nullifying the positive aspects of the announced convergence. The error pattern shows that the homogeneity at the micro level of the alliances occurs at the AAA level, and that the companies are also interconnected by the inverse process of dispersion against the significant variance of these errors at level A, thus, forming the heterogeneity of the groups. The practical implications of this work reflect in the right to choose between tariff possibilities, e-ticket purchase and web check-in and check-in. Thus, it is verified that as the accessibility to information is limited, the right of choice of the consumer is also limited.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)2020-05-31CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOAcessibilidade à informaçãoe-commerceAviação comercialDecisão de compraW3CAcessibilidade da informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do consórcio W3Cinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAcessibilidadeinformaçãoe-commerce_Silva_2019.pdf.txtAcessibilidadeinformaçãoe-commerce_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain482101https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27465/2/Acessibilidadeinforma%c3%a7%c3%a3oe-commerce_Silva_2019.pdf.txt89f4583f2f4107ddb97e4f3ad053d102MD52THUMBNAILAcessibilidadeinformaçãoe-commerce_Silva_2019.pdf.jpgAcessibilidadeinformaçãoe-commerce_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27465/3/Acessibilidadeinforma%c3%a7%c3%a3oe-commerce_Silva_2019.pdf.jpg5dd246a8992b9148300ac5c9c551feb8MD53ORIGINALAcessibilidadeinformaçãoe-commerce_Silva_2019.pdfapplication/pdf4987534https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27465/1/Acessibilidadeinforma%c3%a7%c3%a3oe-commerce_Silva_2019.pdf1213baca826b147bca7ec844f70989c2MD51123456789/274652024-03-19 01:07:33.129oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27465Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:07:33Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Acessibilidade da informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do consórcio W3C
title Acessibilidade da informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do consórcio W3C
spellingShingle Acessibilidade da informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do consórcio W3C
Silva, Alexsandra Santana da
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Acessibilidade à informação
e-commerce
Aviação comercial
Decisão de compra
W3C
title_short Acessibilidade da informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do consórcio W3C
title_full Acessibilidade da informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do consórcio W3C
title_fullStr Acessibilidade da informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do consórcio W3C
title_full_unstemmed Acessibilidade da informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do consórcio W3C
title_sort Acessibilidade da informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do consórcio W3C
author Silva, Alexsandra Santana da
author_facet Silva, Alexsandra Santana da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Chagas, Marcio Marreiro das
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alexsandra Santana da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Marques Júnior, Sérgio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
contributor_str_mv Marques Júnior, Sérgio
Mendes Filho, Luiz Augusto Machado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Acessibilidade à informação
e-commerce
Aviação comercial
Decisão de compra
W3C
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade à informação
e-commerce
Aviação comercial
Decisão de compra
W3C
description O presente estudo objetiva analisar a acessibilidade à informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do W3C. A metodologia de abordagem é quali-quanti, analítica, descritiva e exploratória. O campo empírico é constituído por dados secundários e primários, com base na pesquisa documental (amostral), com foco nas normas e diretrizes de acessibilidade à informação no setor aéreo. Quanto aos websites de e-commerce, delimitam-se cento e treze companhias aéreas, sendo sessenta e uma companhias participantes das alianças globais: Star Alliance, One World e Sky Team. A métrica de análise ocorreu através do Access Monitor, fundamentado nas Diretrizes de Acessibilidade ao Conteúdo da Web [WCAG 2.0] - World Wide Web Consortium International [W3C]. Verificam-se os requisitos de conformidade nos níveis de prioridade A (nível básico), AA (nível médio) e AAA (nível alto) nas páginas web individuais, e, em alguns casos, conjunto de páginas web. Na sequência, a análise de clusters realizada utilizou o método quantitativo de classificação hierárquica fundamentado na Distância Euclidiana - menor distância, que objetiva o agrupamento dos casos pelas semelhanças e dessemelhanças, buscando a homogeneidade. A metodologia usada foi longitudinal temporal espacial, com recorte transversal. A fase retrospectiva do estudo no contexto brasileiro ocorreu entre 2015 e 2016. A fase prospectiva abrangeu setenta e um países nos cinco continentes, e ocorreu entre janeiro e junho de 2018, e entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019. Como resultado, cento e duas companhias aéreas foram reprovadas quanto ao padrão de acessibilidade do Consórcio W3C. Apenas a Asiana Airlines (Star Alliance) e a Azores Airlines (fora das alianças globais) foram aprovadas. A análise dos clusters concluiu diferentes graus de inacessibilidade no setor aéreo, configurados com escassos pontos de convergência positiva para o consumidor. Dentre os padrões de erros analisáveis, algumas dispersões são maiores. Por outro lado, evidencia-se outro padrão de erro homogêneo e simultâneo, aumentando o grau de inacessibilidade para o nível AAA. Isto atribuído à variância desses erros e de outras tipologias não analisáveis agrava o grau de inacessibilidade, anulando os aspectos positivos da convergência anunciada. O padrão de erros demonstra que a homogeneidade, no nível micro das alianças, ocorre no nível AAA, e que as companhias também se interligam pelo processo inverso de dispersão frente à significante variância desses erros, no nível A, formando a heterogeneidade dos grupos. As implicações práticas deste trabalho refletem no direito de escolha entre as possibilidades tarifárias, compra do e-ticket e realização do web check-in e check-in. Deste modo, verifica-se que conforme limita-se a acessibilidade à informação, limita-se também o direito de escolha do consumidor.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-08T21:22:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Alexsandra Santana da. Acessibilidade da informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do consórcio W3C. 2019. 210f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27465
identifier_str_mv SILVA, Alexsandra Santana da. Acessibilidade da informação no e-commerce na aviação comercial na perspectiva do consórcio W3C. 2019. 210f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27465/2/Acessibilidadeinforma%c3%a7%c3%a3oe-commerce_Silva_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27465/3/Acessibilidadeinforma%c3%a7%c3%a3oe-commerce_Silva_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27465/1/Acessibilidadeinforma%c3%a7%c3%a3oe-commerce_Silva_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 89f4583f2f4107ddb97e4f3ad053d102
5dd246a8992b9148300ac5c9c551feb8
1213baca826b147bca7ec844f70989c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777819621654528