Produção de vídeos na plataforma do Youtube como estratégia para aprendizagem colaborativa sobre os elementos químicos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Oliveira, Paulo Darley Sá de
Orientador(a): Oliveira, Ótom Anselmo de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28178
Resumo: Neste trabalho foi realizado um estudo voltado para a elaboração de um produto educacional, a ser utilizado no ensino de Química, especificamente sobre o conteúdo “Elementos Químicos”, levando em considerações as dificuldades no ensino sobre elementos químicos, oriundos de metodologias que já não contemplam as demandas dos estudantes por um aprendizado dinâmico e interativo. O produto consiste em um relatório de atividades que utilizaram as Tecnologias de Informação e Comunicação, associadas à metodologia de Aprendizagem Colaborativa, em um contexto sociointeracionista. A abordagem foi desenvolvida a partir da pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos os alunos de uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública do Estado do Ceará. A intervenção pedagógica foi realizada em três etapas. A primeira foi destinada à sugestão para a criação de um canal de vídeos produzidos pelos próprios alunos, com a temática “elementos químicos e sua aplicabilidade”, seguida da realização de uma enquete prévia sobre as perspectivas de aprendizado e sobre as possibilidades do uso das TIC. Esta etapa incluiu um momento de sensibilização, com a exibição de alguns materiais análogos já existentes na internet. A segunda etapa foi voltada para a produção, correção e edição dos materiais já produzidos pelos alunos. Finalmente, o último momento foi voltado para a socialização e compartilhamentos de conhecimentos e experiências. Com a vivência de observação e acompanhamento, foram analisados os elementos suficientes para a concepção de um produto educacional efetivo que fosse significativo para os professores de Química planejarem atividades semelhantes.
id UFRN_9f04b75f4c40901e9e923d1e72bb44c1
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28178
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Paulo Darley Sá deBarroso, Márcia TeixeiraBezerra, Franciglauber SilvaOliveira, Ótom Anselmo de2019-12-09T17:59:55Z2019-12-09T17:59:55Z2019-09-13OLIVEIRA, Paulo Darley Sá de. Produção de vídeos na plataforma do Youtube como estratégia para aprendizagem colaborativa sobre os elementos químicos. 2019. 122f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química - Profqui) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28178Neste trabalho foi realizado um estudo voltado para a elaboração de um produto educacional, a ser utilizado no ensino de Química, especificamente sobre o conteúdo “Elementos Químicos”, levando em considerações as dificuldades no ensino sobre elementos químicos, oriundos de metodologias que já não contemplam as demandas dos estudantes por um aprendizado dinâmico e interativo. O produto consiste em um relatório de atividades que utilizaram as Tecnologias de Informação e Comunicação, associadas à metodologia de Aprendizagem Colaborativa, em um contexto sociointeracionista. A abordagem foi desenvolvida a partir da pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos os alunos de uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública do Estado do Ceará. A intervenção pedagógica foi realizada em três etapas. A primeira foi destinada à sugestão para a criação de um canal de vídeos produzidos pelos próprios alunos, com a temática “elementos químicos e sua aplicabilidade”, seguida da realização de uma enquete prévia sobre as perspectivas de aprendizado e sobre as possibilidades do uso das TIC. Esta etapa incluiu um momento de sensibilização, com a exibição de alguns materiais análogos já existentes na internet. A segunda etapa foi voltada para a produção, correção e edição dos materiais já produzidos pelos alunos. Finalmente, o último momento foi voltado para a socialização e compartilhamentos de conhecimentos e experiências. Com a vivência de observação e acompanhamento, foram analisados os elementos suficientes para a concepção de um produto educacional efetivo que fosse significativo para os professores de Química planejarem atividades semelhantes.In this paper, a study was carried out to develop an educational product, a method of teaching chemistry, on the content "Chemical Elements", taking into consideration the difficulties in teaching chemical elements, from methodologies that no longer contemplate the students’demands for dynamic and interactive learning. The product consists of activities report that used Information and Communication Technologies, associated with the Collaborative Learning methodology, in a social interactionist context. The approach was developed using a qualitative research, having as participants, students of a high school class of a public school in the state of Ceará. The pedagogical intervention was performed in three stages. The first was intended to suggest the creation of a channel of videos produced by the students themselves, with the theme “chemical elements and their applicability”, followed by a previous survey on learning perspectives and the possibilities of using ICTs. This stage included a moment of awareness, with the exhibition of some analogous materials already existing on the internet. The second stage was aimed to the production, correction and editing of materials already produced by the students. Finally, the last moment was focused on socialization, knowledge and experiences sharing. With the experience of observation and monitoring were analyzed sufficient elements to develop an effective and meaningful educational product intended for chemistry teachers to plan similar activities.CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAEnsino de QuímicaAprendizagem colaborativaTecnologias de Informação e ComunicaçãoElementos químicosProdução de vídeos na plataforma do Youtube como estratégia para aprendizagem colaborativa sobre os elementos químicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTProduçãovídeosplataforma_Oliveira_2019.pdf.txtProduçãovídeosplataforma_Oliveira_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain189470https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28178/2/Produ%c3%a7%c3%a3ov%c3%addeosplataforma_Oliveira_2019.pdf.txt1b8faae94700601d3692ec2fd7ca1cfeMD52THUMBNAILProduçãovídeosplataforma_Oliveira_2019.pdf.jpgProduçãovídeosplataforma_Oliveira_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1345https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28178/3/Produ%c3%a7%c3%a3ov%c3%addeosplataforma_Oliveira_2019.pdf.jpge1a4b4ac5c598920db391b2f157015bdMD53ORIGINALProduçãovídeosplataforma_Oliveira_2019.pdfapplication/pdf3290336https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28178/1/Produ%c3%a7%c3%a3ov%c3%addeosplataforma_Oliveira_2019.pdf78f036280f0683dba92e55cd6e3d9260MD51123456789/281782019-12-15 02:18:47.11oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28178Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-15T05:18:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produção de vídeos na plataforma do Youtube como estratégia para aprendizagem colaborativa sobre os elementos químicos
title Produção de vídeos na plataforma do Youtube como estratégia para aprendizagem colaborativa sobre os elementos químicos
spellingShingle Produção de vídeos na plataforma do Youtube como estratégia para aprendizagem colaborativa sobre os elementos químicos
Oliveira, Paulo Darley Sá de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Ensino de Química
Aprendizagem colaborativa
Tecnologias de Informação e Comunicação
Elementos químicos
title_short Produção de vídeos na plataforma do Youtube como estratégia para aprendizagem colaborativa sobre os elementos químicos
title_full Produção de vídeos na plataforma do Youtube como estratégia para aprendizagem colaborativa sobre os elementos químicos
title_fullStr Produção de vídeos na plataforma do Youtube como estratégia para aprendizagem colaborativa sobre os elementos químicos
title_full_unstemmed Produção de vídeos na plataforma do Youtube como estratégia para aprendizagem colaborativa sobre os elementos químicos
title_sort Produção de vídeos na plataforma do Youtube como estratégia para aprendizagem colaborativa sobre os elementos químicos
author Oliveira, Paulo Darley Sá de
author_facet Oliveira, Paulo Darley Sá de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Barroso, Márcia Teixeira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Bezerra, Franciglauber Silva
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Paulo Darley Sá de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Ótom Anselmo de
contributor_str_mv Oliveira, Ótom Anselmo de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Ensino de Química
Aprendizagem colaborativa
Tecnologias de Informação e Comunicação
Elementos químicos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Aprendizagem colaborativa
Tecnologias de Informação e Comunicação
Elementos químicos
description Neste trabalho foi realizado um estudo voltado para a elaboração de um produto educacional, a ser utilizado no ensino de Química, especificamente sobre o conteúdo “Elementos Químicos”, levando em considerações as dificuldades no ensino sobre elementos químicos, oriundos de metodologias que já não contemplam as demandas dos estudantes por um aprendizado dinâmico e interativo. O produto consiste em um relatório de atividades que utilizaram as Tecnologias de Informação e Comunicação, associadas à metodologia de Aprendizagem Colaborativa, em um contexto sociointeracionista. A abordagem foi desenvolvida a partir da pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos os alunos de uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública do Estado do Ceará. A intervenção pedagógica foi realizada em três etapas. A primeira foi destinada à sugestão para a criação de um canal de vídeos produzidos pelos próprios alunos, com a temática “elementos químicos e sua aplicabilidade”, seguida da realização de uma enquete prévia sobre as perspectivas de aprendizado e sobre as possibilidades do uso das TIC. Esta etapa incluiu um momento de sensibilização, com a exibição de alguns materiais análogos já existentes na internet. A segunda etapa foi voltada para a produção, correção e edição dos materiais já produzidos pelos alunos. Finalmente, o último momento foi voltado para a socialização e compartilhamentos de conhecimentos e experiências. Com a vivência de observação e acompanhamento, foram analisados os elementos suficientes para a concepção de um produto educacional efetivo que fosse significativo para os professores de Química planejarem atividades semelhantes.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-09T17:59:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-09T17:59:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-09-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Paulo Darley Sá de. Produção de vídeos na plataforma do Youtube como estratégia para aprendizagem colaborativa sobre os elementos químicos. 2019. 122f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química - Profqui) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28178
identifier_str_mv OLIVEIRA, Paulo Darley Sá de. Produção de vídeos na plataforma do Youtube como estratégia para aprendizagem colaborativa sobre os elementos químicos. 2019. 122f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química - Profqui) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28178/2/Produ%c3%a7%c3%a3ov%c3%addeosplataforma_Oliveira_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28178/3/Produ%c3%a7%c3%a3ov%c3%addeosplataforma_Oliveira_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28178/1/Produ%c3%a7%c3%a3ov%c3%addeosplataforma_Oliveira_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b8faae94700601d3692ec2fd7ca1cfe
e1a4b4ac5c598920db391b2f157015bd
78f036280f0683dba92e55cd6e3d9260
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767112736276480