Qualidade em serviços de saúde: uma contribuição à definição de um modelo paramétrico e padrão de qualidade do tempo agendado para consulta ambulatorial

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Bezerra, Paulo Ricardo Cosme
Orientador(a): Ramos, Rubens Eugênio Barreto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Departamento: Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15081
Resumo: This work presents a study in quality of health care, with focus on consulting appointment. The main purpose is to define a statistical model and propose a quality grade of the consulting appointment time. The time considered is that from the day the patient get the appointment done to the day the consulting is realized. It is used reliability techniques and functions that has as main characteristic the analysis of data regarding the time of occurrence certain event. It is gathered a random sample of 1743 patients in the appointment system of a University Hospital - the Hospital Universitário Onofre Lopes - of the Federal University of Rio Grande do Norte, Brazil. The sample is randomly stratified in terms on clinical specialty. The data were analyzed against the parametric methods of the reliability statistics and the adjustment of the regression model resulted in the Weibull distribution being best fit to data. The quality grade proposed is based in the PAHO criteria for a consulting appointment and result that no clinic got the PAHO quality grade. The quality grade proposed could be used to define priority for improvement and as criteria to quality control
id UFRN_a185d57f93d3ea842cca40aa34169966
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/15081
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Bezerra, Paulo Ricardo Cosmehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6Sena Júnior, Manoel Raimundo dehttp://lattes.cnpq.br/9470116724875874Ramos, Paulo César Formigahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020E4Ramos, Rubens Eugênio Barreto2014-12-17T14:53:18Z2014-12-102014-12-17T14:53:18Z2003BEZERRA, Paulo Ricardo Cosme. Quality of health care: a contribution to a parametric model and quality grade of consulting appointment. 2003. 108 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15081This work presents a study in quality of health care, with focus on consulting appointment. The main purpose is to define a statistical model and propose a quality grade of the consulting appointment time. The time considered is that from the day the patient get the appointment done to the day the consulting is realized. It is used reliability techniques and functions that has as main characteristic the analysis of data regarding the time of occurrence certain event. It is gathered a random sample of 1743 patients in the appointment system of a University Hospital - the Hospital Universitário Onofre Lopes - of the Federal University of Rio Grande do Norte, Brazil. The sample is randomly stratified in terms on clinical specialty. The data were analyzed against the parametric methods of the reliability statistics and the adjustment of the regression model resulted in the Weibull distribution being best fit to data. The quality grade proposed is based in the PAHO criteria for a consulting appointment and result that no clinic got the PAHO quality grade. The quality grade proposed could be used to define priority for improvement and as criteria to quality controlEste trabalho apresenta um estudo sobre qualidade em serviços de saúde, com enfoque para o atendimento ambulatorial. Determinar o melhor modelo estatístico e a proposição de um padrão de qualidade para o tempo agendado para consulta ambulatorial, é o objetivo do presente estudo. Para isso, foram utilizadas as técnicas de confiabilidade que tem como principal característica a análise de dados referente ao tempo de ocorrência de determinado evento. Observou-se dados de 1.743 pacientes que agendaram consulta no Hospital Universitário Onofre Lopes - Natal/RN, onde coletou-se informações referentes ao tipo de tratamento, especialidade, tipo de marcação e o tempo até o atendimento ambulatoria1. Os dados foram analisados segundo os métodos não paramétricos da estatística de confiabilidade e através do ajuste do modelo de regressão. Concluiu-se que as covariáveis que influenciam o tempo até o atendimento ambulatorial é o tipo de marcação e a especialidade, o modelo que melhor se adequa aos dados é o Weibull e 20,83% das especialidades enquadram-se no padrão B de qualidade, sendo este o melhor padrão obtidoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUFRNBREstratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e OperaçõesQualidadeServiços de saúdeMétodos estatísticosConfiabilidadeQualityHealth careStatistical modelConfiabilityCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOQualidade em serviços de saúde: uma contribuição à definição de um modelo paramétrico e padrão de qualidade do tempo agendado para consulta ambulatorialQuality of health care: a contribution to a parametric model and quality grade of consulting appointmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPauloRCB.pdfapplication/pdf649782https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15081/1/PauloRCB.pdf7b869bb155abf3578ea09e633db4f807MD51TEXTPauloRCB.pdf.txtPauloRCB.pdf.txtExtracted texttext/plain219687https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15081/6/PauloRCB.pdf.txt879c4798364862e9b9c3b7c896e4fa12MD56THUMBNAILPauloRCB.pdf.jpgPauloRCB.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5619https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15081/7/PauloRCB.pdf.jpg4df8d9257551df311efd70c958216f45MD57123456789/150812020-12-04 11:40:04.474oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/15081Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-12-04T14:40:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Qualidade em serviços de saúde: uma contribuição à definição de um modelo paramétrico e padrão de qualidade do tempo agendado para consulta ambulatorial
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Quality of health care: a contribution to a parametric model and quality grade of consulting appointment
title Qualidade em serviços de saúde: uma contribuição à definição de um modelo paramétrico e padrão de qualidade do tempo agendado para consulta ambulatorial
spellingShingle Qualidade em serviços de saúde: uma contribuição à definição de um modelo paramétrico e padrão de qualidade do tempo agendado para consulta ambulatorial
Bezerra, Paulo Ricardo Cosme
Qualidade
Serviços de saúde
Métodos estatísticos
Confiabilidade
Quality
Health care
Statistical model
Confiability
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short Qualidade em serviços de saúde: uma contribuição à definição de um modelo paramétrico e padrão de qualidade do tempo agendado para consulta ambulatorial
title_full Qualidade em serviços de saúde: uma contribuição à definição de um modelo paramétrico e padrão de qualidade do tempo agendado para consulta ambulatorial
title_fullStr Qualidade em serviços de saúde: uma contribuição à definição de um modelo paramétrico e padrão de qualidade do tempo agendado para consulta ambulatorial
title_full_unstemmed Qualidade em serviços de saúde: uma contribuição à definição de um modelo paramétrico e padrão de qualidade do tempo agendado para consulta ambulatorial
title_sort Qualidade em serviços de saúde: uma contribuição à definição de um modelo paramétrico e padrão de qualidade do tempo agendado para consulta ambulatorial
author Bezerra, Paulo Ricardo Cosme
author_facet Bezerra, Paulo Ricardo Cosme
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Sena Júnior, Manoel Raimundo de
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9470116724875874
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Ramos, Paulo César Formiga
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020E4
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Paulo Ricardo Cosme
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Rubens Eugênio Barreto
contributor_str_mv Ramos, Rubens Eugênio Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Serviços de saúde
Métodos estatísticos
Confiabilidade
topic Qualidade
Serviços de saúde
Métodos estatísticos
Confiabilidade
Quality
Health care
Statistical model
Confiability
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Quality
Health care
Statistical model
Confiability
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description This work presents a study in quality of health care, with focus on consulting appointment. The main purpose is to define a statistical model and propose a quality grade of the consulting appointment time. The time considered is that from the day the patient get the appointment done to the day the consulting is realized. It is used reliability techniques and functions that has as main characteristic the analysis of data regarding the time of occurrence certain event. It is gathered a random sample of 1743 patients in the appointment system of a University Hospital - the Hospital Universitário Onofre Lopes - of the Federal University of Rio Grande do Norte, Brazil. The sample is randomly stratified in terms on clinical specialty. The data were analyzed against the parametric methods of the reliability statistics and the adjustment of the regression model resulted in the Weibull distribution being best fit to data. The quality grade proposed is based in the PAHO criteria for a consulting appointment and result that no clinic got the PAHO quality grade. The quality grade proposed could be used to define priority for improvement and as criteria to quality control
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:53:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-10
2014-12-17T14:53:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BEZERRA, Paulo Ricardo Cosme. Quality of health care: a contribution to a parametric model and quality grade of consulting appointment. 2003. 108 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15081
identifier_str_mv BEZERRA, Paulo Ricardo Cosme. Quality of health care: a contribution to a parametric model and quality grade of consulting appointment. 2003. 108 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15081/1/PauloRCB.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15081/6/PauloRCB.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/15081/7/PauloRCB.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b869bb155abf3578ea09e633db4f807
879c4798364862e9b9c3b7c896e4fa12
4df8d9257551df311efd70c958216f45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767061454618624