Origami arquitetônico como recurso pedagógico para a compreensão da geometria espacial de moléculas
Ano de defesa: | 2019 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL
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Departamento: |
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27707 |
Resumo: | Nesta pesquisa, foram elaboradas e construídas pranchetas de origami arquitetônico aplicáveis como recurso didático, tendo o objetivo adicional avaliar sua potencialidade de ferramenta educacional no ensino de Geometria Molecular. A pesquisa fundamentou-se em alguns referenciais teóricos: a Teoria Sócio-interacionista de Vygotsky, Teoria Geral dos Signos de Charles Peirce e nas contribuições de pesquisadores da Educação Química. Optou-se metodologicamente por uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Os dados foram recolhidos a partir do acompanhando da proposta pedagógica, que incluiu a aplicação de questionários, inicial e final, a toda a turma, a observação de atividades propostas nas pranchetas, realização de atividade experimental com origami, notas de campo, questionário de satisfação do material e um teste realizado duas semanas depois, para verificação da memória de longo prazo. Os resultados mostraram que, ao se aplicar uma metodologia com este material didático em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Morada Nova – CE, foi possível verificar a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, que estes avançaram em sua aprendizagem. A maioria deles assimilaram de forma consistente as informações sobre o tema, desenvolvendo habilidades espaciais, tais como, rotacionar mentalmente uma molécula no espaço, transpor ou traduzir uma representação de moléculas 2D para 3D e vice-versa, além de perceber algumas relações entre propriedades e geometria molecular. Os alunos participaram com entusiasmo das atividades e apresentaram boa cooperação ao trabalhar em grupo, compartilhando dúvidas e experiências com seus pares. A presença do professor como mediador nesse processo, foi de fundamental importância para a adequada utilização do material didático e aprofundamento do tema desenvolvido. |
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Maia, Nilton CláudioQueiroz, Zilvanir Fernandes DeOliveira, Ótom Anselmo dePontes, Daniel de Lima2019-09-10T23:47:36Z2019-09-10T23:47:36Z2019-06-27MAIA, Nilton Cláudio. Origami arquitetônico como recurso pedagógico para a compreensão da geometria espacial de moléculas. 2019. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química - Profqui) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27707Nesta pesquisa, foram elaboradas e construídas pranchetas de origami arquitetônico aplicáveis como recurso didático, tendo o objetivo adicional avaliar sua potencialidade de ferramenta educacional no ensino de Geometria Molecular. A pesquisa fundamentou-se em alguns referenciais teóricos: a Teoria Sócio-interacionista de Vygotsky, Teoria Geral dos Signos de Charles Peirce e nas contribuições de pesquisadores da Educação Química. Optou-se metodologicamente por uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Os dados foram recolhidos a partir do acompanhando da proposta pedagógica, que incluiu a aplicação de questionários, inicial e final, a toda a turma, a observação de atividades propostas nas pranchetas, realização de atividade experimental com origami, notas de campo, questionário de satisfação do material e um teste realizado duas semanas depois, para verificação da memória de longo prazo. Os resultados mostraram que, ao se aplicar uma metodologia com este material didático em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Morada Nova – CE, foi possível verificar a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, que estes avançaram em sua aprendizagem. A maioria deles assimilaram de forma consistente as informações sobre o tema, desenvolvendo habilidades espaciais, tais como, rotacionar mentalmente uma molécula no espaço, transpor ou traduzir uma representação de moléculas 2D para 3D e vice-versa, além de perceber algumas relações entre propriedades e geometria molecular. Os alunos participaram com entusiasmo das atividades e apresentaram boa cooperação ao trabalhar em grupo, compartilhando dúvidas e experiências com seus pares. A presença do professor como mediador nesse processo, foi de fundamental importância para a adequada utilização do material didático e aprofundamento do tema desenvolvido.In this research, architectural origami clipboards were elaborated and constructed as a didactic resource, with the objective of evaluating its potential as an educational tool in the teaching of Molecular Geometry. The research was based on some theoretical references: Vygotsky's Socio-Interactionist Theory, General Theory of Signs of Charles Peirce and the contributions of researchers of Chemical Education. It was chosen methodologically by a qualitative and participative research. The data were collected from the accompanying pedagogical proposal, which included the application of questionnaires, initial and final, to the whole class, observation of proposed activities in the drawing boards, realization of experimental activity with origami, field notes, satisfaction questionnaire of the material and a test performed two weeks later for long term memory verification. The results showed that, when applying a methodology with this didactic material in a 3rd year high school class of a state public school in the municipality of Morada Nova - CE, it was possible to verify from the previous knowledge of the students that they advanced in their learning. Most of them have consistently assimilated information about the subject, developing spatial abilities such as mentally rotating a molecule in space, transposing or translating a representation of 2D to 3D molecules, and vice versa, in addition to perceiving some relationships between properties and molecular geometry. The students enthusiastically participated in the activities and presented good cooperation when working in groups, sharing doubts and experiences with their peers. The presence of the teacher as mediator in this process was of fundamental importance for the adequate use of didactic material and deepening of the theme developed.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAGeometria molecularOrigami arquitetônicoRecurso didáticoEducação QuímicaOrigami arquitetônico como recurso pedagógico para a compreensão da geometria espacial de moléculasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTOrigamiarquitetônicorecurso_Maia_2019.pdf.txtOrigamiarquitetônicorecurso_Maia_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain254011https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27707/2/Origamiarquitet%c3%b4nicorecurso_Maia_2019.pdf.txt62f2636146d41a8d1adb519c42805a58MD52THUMBNAILOrigamiarquitetônicorecurso_Maia_2019.pdf.jpgOrigamiarquitetônicorecurso_Maia_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1326https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27707/3/Origamiarquitet%c3%b4nicorecurso_Maia_2019.pdf.jpg4d9b2ea54cbf1ef8b4aadd59b7ff78f4MD53ORIGINALOrigamiarquitetônicorecurso_Maia_2019.pdfapplication/pdf5517747https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27707/1/Origamiarquitet%c3%b4nicorecurso_Maia_2019.pdff1ea1b26d1eaee3154645ef9320b0b64MD51123456789/277072019-09-15 02:24:20.06oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27707Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-09-15T05:24:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Nesta pesquisa, foram elaboradas e construídas pranchetas de origami arquitetônico aplicáveis como recurso didático, tendo o objetivo adicional avaliar sua potencialidade de ferramenta educacional no ensino de Geometria Molecular. A pesquisa fundamentou-se em alguns referenciais teóricos: a Teoria Sócio-interacionista de Vygotsky, Teoria Geral dos Signos de Charles Peirce e nas contribuições de pesquisadores da Educação Química. Optou-se metodologicamente por uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Os dados foram recolhidos a partir do acompanhando da proposta pedagógica, que incluiu a aplicação de questionários, inicial e final, a toda a turma, a observação de atividades propostas nas pranchetas, realização de atividade experimental com origami, notas de campo, questionário de satisfação do material e um teste realizado duas semanas depois, para verificação da memória de longo prazo. Os resultados mostraram que, ao se aplicar uma metodologia com este material didático em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Morada Nova – CE, foi possível verificar a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, que estes avançaram em sua aprendizagem. A maioria deles assimilaram de forma consistente as informações sobre o tema, desenvolvendo habilidades espaciais, tais como, rotacionar mentalmente uma molécula no espaço, transpor ou traduzir uma representação de moléculas 2D para 3D e vice-versa, além de perceber algumas relações entre propriedades e geometria molecular. Os alunos participaram com entusiasmo das atividades e apresentaram boa cooperação ao trabalhar em grupo, compartilhando dúvidas e experiências com seus pares. A presença do professor como mediador nesse processo, foi de fundamental importância para a adequada utilização do material didático e aprofundamento do tema desenvolvido. |
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