Na escola da floresta: pedagogias Tentehar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria José
Orientador(a): Almeida, Maria da Conceição Xavier de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32239
Resumo: As monoculturas da mente vêm a cada dia destruindo a floresta e a sociobiodiversidade existente em muitas terras indígenas brasileiras. Vivendo em um estado de violência física e simbólica se encontram os Tentehar (Guajajara) da área indígena Arariboia no estado do Maranhão/Brasil. Um dos maiores desafios desse povo atualmente é manter o restante da floresta em pé. Ultrapassar a uniformidade do saber e poder instalados é fundamental para a diversidade biocultural da Arariboia continuar existindo. Por isso, neste estudo me propus a descrever sobre saberes, narrativas míticas e celebrações rituais do universo cultural Tentehar, sobre as memórias ancestrais vividas no quintal dos moradores da Aldeia Juçaral e/ou em narrativas dos heróis Maíra, dos rituais da menina-moça, do mel e dos rapazes. Em tais histórias identificamos pedagogias do bem viver, da resistência, do cuidado com a vida, da cura e da celebração da diversidade florestal. São pedagogias que nos ensinam a cuidar de todos os seres e agradecer pela diversidade existente. Hoje, conscientes que os seus saberes e educação ancestrais são fontes de riquezas e alternativas para as futuras gerações este povo mantêm o combate resistente contra a produção social da escassez e da pobreza instalada no seu território. Aprender com quem nos ensinou ancestralmente a viver em meio a biodiversidade é fundamental para ultrapassar monoculturas mentais instaladas pelo modo de vida capitalista.
id UFRN_a54650eac8c0674bdff3aa1ab9e9660f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32239
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Ribeiro, Maria Joséhttp://lattes.cnpq.br/9961862139964562Nascimento, Patricia Limaverdehttp://lattes.cnpq.br/1998288702434818Silva, Carlos Aldemir Farias dahttp://lattes.cnpq.br/7226908910873590Costa, Daniel Monteirohttp://lattes.cnpq.br/1346640850059252Dantas, Eugênia Mariahttp://lattes.cnpq.br/6296149707446296Oliveira, Josineide Silveira dehttp://lattes.cnpq.br/5439210347544379Barbosa Júnior, Walter Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/7532911538772143Almeida, Maria da Conceição Xavier de2021-04-16T14:25:51Z2021-04-16T14:25:51Z2021-02-23RIBEIRO, Maria José. Na escola da floresta: pedagogias Tentehar. 2021. 204f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32239As monoculturas da mente vêm a cada dia destruindo a floresta e a sociobiodiversidade existente em muitas terras indígenas brasileiras. Vivendo em um estado de violência física e simbólica se encontram os Tentehar (Guajajara) da área indígena Arariboia no estado do Maranhão/Brasil. Um dos maiores desafios desse povo atualmente é manter o restante da floresta em pé. Ultrapassar a uniformidade do saber e poder instalados é fundamental para a diversidade biocultural da Arariboia continuar existindo. Por isso, neste estudo me propus a descrever sobre saberes, narrativas míticas e celebrações rituais do universo cultural Tentehar, sobre as memórias ancestrais vividas no quintal dos moradores da Aldeia Juçaral e/ou em narrativas dos heróis Maíra, dos rituais da menina-moça, do mel e dos rapazes. Em tais histórias identificamos pedagogias do bem viver, da resistência, do cuidado com a vida, da cura e da celebração da diversidade florestal. São pedagogias que nos ensinam a cuidar de todos os seres e agradecer pela diversidade existente. Hoje, conscientes que os seus saberes e educação ancestrais são fontes de riquezas e alternativas para as futuras gerações este povo mantêm o combate resistente contra a produção social da escassez e da pobreza instalada no seu território. Aprender com quem nos ensinou ancestralmente a viver em meio a biodiversidade é fundamental para ultrapassar monoculturas mentais instaladas pelo modo de vida capitalista.Monocultures of the mind are destroying the forest and the existing sociobiodiversity in many Brazilian indigenous lands. Living in a state of physical and symbolic violence are the Tentehar (Guajajara) of the Arariboia indigenous area in the state of Maranhão/Brazil. One of the greatest challenges of these people today is to keep the rest of the forest standing. Overcoming the uniformity of knowledge and installed power is fundamental for the Arariboia's biocultural diversity to continue to exist. For this reason, in this study I proposed to describe about knowledge, mythical narratives and ritual celebrations of the cultural universe tentehar, about the ancestral memories lived in the backyard of the inhabitants of Juçaral Village and/or in narratives of the Maíra heroes, the rituals of the girl young woman, the honey and the boys. In these stories we identify pedagogies of good living, resistance, care for life, healing and the celebration of forest diversity. They are pedagogies that teach us to take care of all beings and to thank for the existing diversity. Today, aware that their ancestral knowledge and education are sources of wealth and alternatives for future generations, these people maintain the resistant fight against sources of scarcity and poverty installed in their territory. Learning from those who taught us ancestrally to live in the midst of biodiversity is fundamental to overcome mental monocultures installed by the capitalist way of life.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilEducaçãoComplexidadeMemórias ancestraisPovo TenteharNa escola da floresta: pedagogias Tenteharinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTNaescolafloresta_Ribeiro_2021.pdf.txtNaescolafloresta_Ribeiro_2021.pdf.txtExtracted texttext/plain342535https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32239/2/Naescolafloresta_Ribeiro_2021.pdf.txt8caa952110c1ea3e2f19dcf87f62c83fMD52THUMBNAILNaescolafloresta_Ribeiro_2021.pdf.jpgNaescolafloresta_Ribeiro_2021.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1983https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32239/3/Naescolafloresta_Ribeiro_2021.pdf.jpg7372f5f1fe7031281b10a8560c642008MD53ORIGINALNaescolafloresta_Ribeiro_2021.pdfapplication/pdf13233203https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32239/1/Naescolafloresta_Ribeiro_2021.pdf2de0591728080c415425939cef5f63dfMD51123456789/322392021-04-18 06:07:21.869oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32239Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-04-18T09:07:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Na escola da floresta: pedagogias Tentehar
title Na escola da floresta: pedagogias Tentehar
spellingShingle Na escola da floresta: pedagogias Tentehar
Ribeiro, Maria José
Educação
Complexidade
Memórias ancestrais
Povo Tentehar
title_short Na escola da floresta: pedagogias Tentehar
title_full Na escola da floresta: pedagogias Tentehar
title_fullStr Na escola da floresta: pedagogias Tentehar
title_full_unstemmed Na escola da floresta: pedagogias Tentehar
title_sort Na escola da floresta: pedagogias Tentehar
author Ribeiro, Maria José
author_facet Ribeiro, Maria José
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9961862139964562
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nascimento, Patricia Limaverde
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1998288702434818
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Carlos Aldemir Farias da
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7226908910873590
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Costa, Daniel Monteiro
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1346640850059252
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Dantas, Eugênia Maria
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6296149707446296
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Oliveira, Josineide Silveira de
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5439210347544379
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Barbosa Júnior, Walter Pinheiro
dc.contributor.referees6Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7532911538772143
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria José
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Maria da Conceição Xavier de
contributor_str_mv Almeida, Maria da Conceição Xavier de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Complexidade
Memórias ancestrais
Povo Tentehar
topic Educação
Complexidade
Memórias ancestrais
Povo Tentehar
description As monoculturas da mente vêm a cada dia destruindo a floresta e a sociobiodiversidade existente em muitas terras indígenas brasileiras. Vivendo em um estado de violência física e simbólica se encontram os Tentehar (Guajajara) da área indígena Arariboia no estado do Maranhão/Brasil. Um dos maiores desafios desse povo atualmente é manter o restante da floresta em pé. Ultrapassar a uniformidade do saber e poder instalados é fundamental para a diversidade biocultural da Arariboia continuar existindo. Por isso, neste estudo me propus a descrever sobre saberes, narrativas míticas e celebrações rituais do universo cultural Tentehar, sobre as memórias ancestrais vividas no quintal dos moradores da Aldeia Juçaral e/ou em narrativas dos heróis Maíra, dos rituais da menina-moça, do mel e dos rapazes. Em tais histórias identificamos pedagogias do bem viver, da resistência, do cuidado com a vida, da cura e da celebração da diversidade florestal. São pedagogias que nos ensinam a cuidar de todos os seres e agradecer pela diversidade existente. Hoje, conscientes que os seus saberes e educação ancestrais são fontes de riquezas e alternativas para as futuras gerações este povo mantêm o combate resistente contra a produção social da escassez e da pobreza instalada no seu território. Aprender com quem nos ensinou ancestralmente a viver em meio a biodiversidade é fundamental para ultrapassar monoculturas mentais instaladas pelo modo de vida capitalista.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-16T14:25:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-16T14:25:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Maria José. Na escola da floresta: pedagogias Tentehar. 2021. 204f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32239
identifier_str_mv RIBEIRO, Maria José. Na escola da floresta: pedagogias Tentehar. 2021. 204f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32239/2/Naescolafloresta_Ribeiro_2021.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32239/3/Naescolafloresta_Ribeiro_2021.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32239/1/Naescolafloresta_Ribeiro_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8caa952110c1ea3e2f19dcf87f62c83f
7372f5f1fe7031281b10a8560c642008
2de0591728080c415425939cef5f63df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777716758446080