Educação física escolar inclusiva: olhares e saberes de um grupo de professores do ensino público do Natal/RN
Ano de defesa: | 2020 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
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Departamento: |
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29173 |
Resumo: | A Educação Física como componente curricular vem sendo discutida nas formações continuadas dos professores da disciplina da rede municipal de Natal, focando os princípios de inclusão desde 2014. Todavia, embora o tema assuma um lugar importante em tais encontros, ainda é descrito como desafio para muitos docentes, aparecendo nas avaliações anuais como sugestão de tema para formações dos anos seguintes. Na tentativa de compreender quais são as demandas mais urgentes do grupo supracitado, este trabalho se propõe a analisar as percepções de inclusão dos professores de Educação Física que frequentaram, em 2018, a formação continuada oferecida pela referida rede de ensino. É utilizada como método investigativo a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa a partir da aplicação de um questionário que emergiu de olhares, saberes, ideias e impressões, dificuldades e possibilidades da Educação Física Escolar Inclusiva. Nessa perspectiva, percebe-se que é um grande desafio para os professores compreender conceitualmente as especificidades da Educação Física frente à inclusão, bem como elaborar estratégias metodológicas que atendam aos múltiplos corpos e suas necessidades diante das problemáticas postas pelo processo inclusivo, encontradas também nas unidades temáticas. Entende-se, assim, que este trabalho vem possibilitar um conhecimento mais aprofundado sobre a Educação Física Inclusiva na rede pública de ensino do Natal, oferecendo subsídios a fim de se pensar em uma formação continuada mais alinhada com as reais necessidades da docência. Compreende-se que a Educação Física como parte integrante do projeto político pedagógico da escola precisa revelar a clareza de suas especificidades, podendo utilizar-se da cultura de movimento na promoção da prática de inclusão de todos os alunos. Todavia, é preciso que a inclusão seja encarada não apenas do ponto de vista da boa vontade do professor em aprender técnicas metodológicas adequadas para aplicar em suas aulas, mas principalmente como um ato educativo eminentemente político potencialmente influenciador no combate ou na permanência das injustiças sociais e desigualdades presentes na escola. |
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Silveira, Ana Aparecida Tavares daMartins, Lúcia de Araújo RamosSurdi, Aguinaldo CésarRodrigues, Graciele MassoliFonseca, Michele Pereira de Souza daDias, Maria Aparecida2020-06-08T18:45:06Z2020-06-08T18:45:06Z2020-02-19SILVEIRA, Ana Aparecida Tavares da. Educação física escolar inclusiva: olhares e saberes de um grupo de professores do ensino público do Natal/RN. 2020. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29173A Educação Física como componente curricular vem sendo discutida nas formações continuadas dos professores da disciplina da rede municipal de Natal, focando os princípios de inclusão desde 2014. Todavia, embora o tema assuma um lugar importante em tais encontros, ainda é descrito como desafio para muitos docentes, aparecendo nas avaliações anuais como sugestão de tema para formações dos anos seguintes. Na tentativa de compreender quais são as demandas mais urgentes do grupo supracitado, este trabalho se propõe a analisar as percepções de inclusão dos professores de Educação Física que frequentaram, em 2018, a formação continuada oferecida pela referida rede de ensino. É utilizada como método investigativo a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa a partir da aplicação de um questionário que emergiu de olhares, saberes, ideias e impressões, dificuldades e possibilidades da Educação Física Escolar Inclusiva. Nessa perspectiva, percebe-se que é um grande desafio para os professores compreender conceitualmente as especificidades da Educação Física frente à inclusão, bem como elaborar estratégias metodológicas que atendam aos múltiplos corpos e suas necessidades diante das problemáticas postas pelo processo inclusivo, encontradas também nas unidades temáticas. Entende-se, assim, que este trabalho vem possibilitar um conhecimento mais aprofundado sobre a Educação Física Inclusiva na rede pública de ensino do Natal, oferecendo subsídios a fim de se pensar em uma formação continuada mais alinhada com as reais necessidades da docência. Compreende-se que a Educação Física como parte integrante do projeto político pedagógico da escola precisa revelar a clareza de suas especificidades, podendo utilizar-se da cultura de movimento na promoção da prática de inclusão de todos os alunos. Todavia, é preciso que a inclusão seja encarada não apenas do ponto de vista da boa vontade do professor em aprender técnicas metodológicas adequadas para aplicar em suas aulas, mas principalmente como um ato educativo eminentemente político potencialmente influenciador no combate ou na permanência das injustiças sociais e desigualdades presentes na escola.Physical Education as a curricular component has been discussed in the continuous training of teachers of the discipline of the municipal network of Natal, focusing on the principles of inclusion since 2014. However, although the topic assumes an important place in such meetings, it is still described as a challenge for many teachers, appearing in the annual evaluations as a theme suggestion for training in the following years. In an attempt to understand what are the most urgent demands of the aforementioned group, this paper proposes to analyze the perceptions of inclusion of Physical Education teachers who attended, in 2018, the continuing education offered by said education network. Descriptive research with a qualitative approach is used as an investigative method from the application of a questionnaire that emerged from views, knowledge, ideas and impressions, difficulties and possibilities of Inclusive School Physical Education. From this perspective, it is perceived that it is a great challenge for teachers to conceptually understand the specificities of Physical Education in the face of inclusion, as well as to develop methodological strategies that meet the multiple bodies and their needs in the face of the problems posed by the inclusive process, also found in the units thematic. It is understood, therefore, that this work allows for a deeper knowledge about Inclusive Physical Education in the public school system in Natal, offering subsidies in order to think about continuing education more aligned with the real needs of teaching. It is understood that Physical Education as an integral part of the political pedagogical project of the school needs to reveal the clarity of its specificities, being able to use the culture of movement in promoting the practice of inclusion of all students. However, inclusion must be seen not only from the point of view of the teacher's willingness to learn appropriate methodological techniques to apply in their classes, but mainly as an eminently political educational act potentially influencing the fight or the permanence of social injustices and inequalities present at school.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação física escolarInclusãoFormação continuadaEducação física escolar inclusiva: olhares e saberes de um grupo de professores do ensino público do Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducacaofisicaescolar_Silveira_2020.pdfapplication/pdf1716079https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29173/1/Educacaofisicaescolar_Silveira_2020.pdf846756700094b380d5da93f1d59a8c84MD51TEXTEducacaofisicaescolar_Silveira_2020.pdf.txtEducacaofisicaescolar_Silveira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain312177https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29173/2/Educacaofisicaescolar_Silveira_2020.pdf.txtf43cfbc444c05ad46cf653e3380f6b22MD52THUMBNAILEducacaofisicaescolar_Silveira_2020.pdf.jpgEducacaofisicaescolar_Silveira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29173/3/Educacaofisicaescolar_Silveira_2020.pdf.jpg8611e08357f798e5f0d8faecf4e8c5bfMD53123456789/291732020-06-14 04:38:18.997oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29173Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-06-14T07:38:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A Educação Física como componente curricular vem sendo discutida nas formações continuadas dos professores da disciplina da rede municipal de Natal, focando os princípios de inclusão desde 2014. Todavia, embora o tema assuma um lugar importante em tais encontros, ainda é descrito como desafio para muitos docentes, aparecendo nas avaliações anuais como sugestão de tema para formações dos anos seguintes. Na tentativa de compreender quais são as demandas mais urgentes do grupo supracitado, este trabalho se propõe a analisar as percepções de inclusão dos professores de Educação Física que frequentaram, em 2018, a formação continuada oferecida pela referida rede de ensino. É utilizada como método investigativo a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa a partir da aplicação de um questionário que emergiu de olhares, saberes, ideias e impressões, dificuldades e possibilidades da Educação Física Escolar Inclusiva. Nessa perspectiva, percebe-se que é um grande desafio para os professores compreender conceitualmente as especificidades da Educação Física frente à inclusão, bem como elaborar estratégias metodológicas que atendam aos múltiplos corpos e suas necessidades diante das problemáticas postas pelo processo inclusivo, encontradas também nas unidades temáticas. Entende-se, assim, que este trabalho vem possibilitar um conhecimento mais aprofundado sobre a Educação Física Inclusiva na rede pública de ensino do Natal, oferecendo subsídios a fim de se pensar em uma formação continuada mais alinhada com as reais necessidades da docência. Compreende-se que a Educação Física como parte integrante do projeto político pedagógico da escola precisa revelar a clareza de suas especificidades, podendo utilizar-se da cultura de movimento na promoção da prática de inclusão de todos os alunos. Todavia, é preciso que a inclusão seja encarada não apenas do ponto de vista da boa vontade do professor em aprender técnicas metodológicas adequadas para aplicar em suas aulas, mas principalmente como um ato educativo eminentemente político potencialmente influenciador no combate ou na permanência das injustiças sociais e desigualdades presentes na escola. |
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