Barroco, emblemática e matemática: Sor Juan Inés de la cruz e Neptuno Alegórico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Tabosa, Leila Maria de Araújo
Orientador(a): Silva, Francisco Ivan da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20544
Resumo: A realidade científica do século XVII, na Nueva España, é uma seta que aponta para o vislumbre da obra de arte barroca produzida no México dos seiscentos. Nessa cena cultural, circulam livros não religiosos, ideias, teses, tratados e estudos de homens de ciência como Nicolau Copérnico (1473-1543), Johannes Kepler (1574-1630), Atanasius Kircher (1601-1680), Juan Caramuel (1606-1682) e Sebastián Izquierdo (1601-1681). O barroco seiscentista, na América, assimila essa realidade científica e reverbera suas variadas formas de expressão artística por meio de monumentos luxuosos em forma de poesia experimental. A poética de Sor Juana Inés de la Cruz (1648-1695) é realizada dentro desse contexto festivo de descobertas, expansões e experimentações científicas. Neptuno Alegórico - o arco laudatório arquitetônico, a prosa, a descrição emblemática, a poética, o espelho de príncipe - é afinado com esse discurso científico-cultural novohispano que ultrapassa fronteiras utilitárias, geográficas e temporais. Para uma leitura da obra Neptuno Alegórico, esta pesquisa funda-se em três linhas teóricas de investigação que observam a obra em suas variadas formas de escrita e de estética. A primeira linha investigativa aborda o barroco e suas teorias desde as mais antigas, como a de Heinrich Wölfflin (1888), às mais contemporâneas, como as de José Antonio Maravall (1997), Severo Sarduy (1989), Eugênio d’Ors (1990), Gilles Deleuze (1991), Lezama Lima (1988), Walter Benjamin (1984) e Fernando Rodríguez de la Flor (2002), para aproximá-las do fazer poético barroco experimental-científico da monja erudita na América do Século de Ouro. A segunda linha teórica de estudo visa a perceber a emblemática em Neptuno Alegórico a partir das ideias teóricas de Andrea Alciato (1531) e de sua revisitação teórica na contemporaneidade por meio dos estudos de Mário Praz (1963) e Fernando Rodríguez de la Flor (1995), buscando, com essa proposta analítica, uma leitura emblemática das descrições artísticas para telas-quadros-lienzos elaborados por Sor Juana Inés de la Cruz. Por fim, um terceiro caminho de investigação aponta para a busca do entendimento da obra Neptuno Alegórico em aproximação com a análise combinatória matemática de Sebastián Izquierdo (1659), relacionando-a com outros estudos contemporâneos dedicados a aproximar arte e ciência.
id UFRN_a715c70b39a1015580577ef26d6b8b79
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20544
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Tabosa, Leila Maria de Araújohttp://lattes.cnpq.br/8137656322322185http://lattes.cnpq.br/9835038564106860Barbosa, Márcio Veníciohttp://lattes.cnpq.br/5996363930384781Lima, Samuel Anderson de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4097533367851915Silva, Francisco Ivan da2016-05-31T21:46:49Z2016-05-31T21:46:49Z2014-11-03https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20544A realidade científica do século XVII, na Nueva España, é uma seta que aponta para o vislumbre da obra de arte barroca produzida no México dos seiscentos. Nessa cena cultural, circulam livros não religiosos, ideias, teses, tratados e estudos de homens de ciência como Nicolau Copérnico (1473-1543), Johannes Kepler (1574-1630), Atanasius Kircher (1601-1680), Juan Caramuel (1606-1682) e Sebastián Izquierdo (1601-1681). O barroco seiscentista, na América, assimila essa realidade científica e reverbera suas variadas formas de expressão artística por meio de monumentos luxuosos em forma de poesia experimental. A poética de Sor Juana Inés de la Cruz (1648-1695) é realizada dentro desse contexto festivo de descobertas, expansões e experimentações científicas. Neptuno Alegórico - o arco laudatório arquitetônico, a prosa, a descrição emblemática, a poética, o espelho de príncipe - é afinado com esse discurso científico-cultural novohispano que ultrapassa fronteiras utilitárias, geográficas e temporais. Para uma leitura da obra Neptuno Alegórico, esta pesquisa funda-se em três linhas teóricas de investigação que observam a obra em suas variadas formas de escrita e de estética. A primeira linha investigativa aborda o barroco e suas teorias desde as mais antigas, como a de Heinrich Wölfflin (1888), às mais contemporâneas, como as de José Antonio Maravall (1997), Severo Sarduy (1989), Eugênio d’Ors (1990), Gilles Deleuze (1991), Lezama Lima (1988), Walter Benjamin (1984) e Fernando Rodríguez de la Flor (2002), para aproximá-las do fazer poético barroco experimental-científico da monja erudita na América do Século de Ouro. A segunda linha teórica de estudo visa a perceber a emblemática em Neptuno Alegórico a partir das ideias teóricas de Andrea Alciato (1531) e de sua revisitação teórica na contemporaneidade por meio dos estudos de Mário Praz (1963) e Fernando Rodríguez de la Flor (1995), buscando, com essa proposta analítica, uma leitura emblemática das descrições artísticas para telas-quadros-lienzos elaborados por Sor Juana Inés de la Cruz. Por fim, um terceiro caminho de investigação aponta para a busca do entendimento da obra Neptuno Alegórico em aproximação com a análise combinatória matemática de Sebastián Izquierdo (1659), relacionando-a com outros estudos contemporâneos dedicados a aproximar arte e ciência.The scientific reality of the 17th century in Nueva España is an arrow targeting the glimmer of the Baroque art produced in Mexico in the 1600s. In this cultural scene non religious books circulate as well as the ideas/theses/treatises of the men of science such as Nicolau Copérnico (1473-1543), Johannes Kepler (1574-1630), Atanasius Kircher (1601-1680), Juan Caramuel (1606 - 1682) and Sebastián Izquierdo (1601-1681).The 17th century’s baroque in America assimilates this scientific reality and reverberates its various forms of artistic representation by means of luxurious monuments in the form of experimental poetry. Neptuno Alegórico – the architectural laudatory, the prose, the emblematic description, the poetry, the prince’s mirror – is tuned into this neo-hispanic scientific-cultural discourse that overcomes utilitarian, geographical and temporal frontiers. In order to offer a reading of Neptuno Alegórico, this research is founded upon three investigative theoretical frameworks that observe the work in its varied forms of writing and aesthetics.The first of these grasps the baroque and its theories/researches from the earliest ones like in Heirich Wölfflin (1888) to the most contemporary like in José Antonio Maravall (1997), Severo Sarduy (1989), Eugênio d’Ors (1990), Gilles Deleuze (1991), Lezama Lima (1988), Walter Benjamin (1984) and Fernando Rodríguez de la Flor (2002) in order to locate them near the experimental-scientific baroque poetics of the erudite nun in the America of the Golden Century; the second line of theory aims at perceiving the emblematics in Neptuno Alegórico stemming from the ideas of Andrea Alciato (1531) and his contemporary revisiting by means of the studies by Mário Praz (1963) and again by Fernando Rodríguez de la Flor (1995), so as to achieve an emblematic reading of the artistic descriptions in the canvases/paintings/lienzos elaborated by Sor Juana Inés de la Cruz; last but not least a third framework that points to understanding the work Neptuno Alegórico as it nears the mathematical combinatory investigation of Sebastián Izquierdo (1659) inserting it in other contemporary scholarly works that deal with art and science.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICABarrocoEmblemáticaMatemáticaSor Juana Inés de la CruzNeptuno AlegóricoBarroco, emblemática e matemática: Sor Juan Inés de la cruz e Neptuno Alegóricoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLeilaMariaDeAraujoTabosa_TESE.pdfLeilaMariaDeAraujoTabosa_TESE.pdfapplication/pdf15785969https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20544/1/LeilaMariaDeAraujoTabosa_TESE.pdff85e7b0957ae32ed2b50edbb54fe7511MD51TEXTLeilaMariaDeAraujoTabosa_TESE.pdf.txtLeilaMariaDeAraujoTabosa_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain631417https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20544/6/LeilaMariaDeAraujoTabosa_TESE.pdf.txt0f27f7c9e1c02e538daeace0182bb1ddMD56THUMBNAILLeilaMariaDeAraujoTabosa_TESE.pdf.jpgLeilaMariaDeAraujoTabosa_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2195https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20544/7/LeilaMariaDeAraujoTabosa_TESE.pdf.jpg67b9cb7d8d3fc4df2fd5bdb478c0d6d8MD57123456789/205442017-11-02 17:01:01.242oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20544Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T20:01:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Barroco, emblemática e matemática: Sor Juan Inés de la cruz e Neptuno Alegórico
title Barroco, emblemática e matemática: Sor Juan Inés de la cruz e Neptuno Alegórico
spellingShingle Barroco, emblemática e matemática: Sor Juan Inés de la cruz e Neptuno Alegórico
Tabosa, Leila Maria de Araújo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Barroco
Emblemática
Matemática
Sor Juana Inés de la Cruz
Neptuno Alegórico
title_short Barroco, emblemática e matemática: Sor Juan Inés de la cruz e Neptuno Alegórico
title_full Barroco, emblemática e matemática: Sor Juan Inés de la cruz e Neptuno Alegórico
title_fullStr Barroco, emblemática e matemática: Sor Juan Inés de la cruz e Neptuno Alegórico
title_full_unstemmed Barroco, emblemática e matemática: Sor Juan Inés de la cruz e Neptuno Alegórico
title_sort Barroco, emblemática e matemática: Sor Juan Inés de la cruz e Neptuno Alegórico
author Tabosa, Leila Maria de Araújo
author_facet Tabosa, Leila Maria de Araújo
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8137656322322185
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9835038564106860
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Barbosa, Márcio Venício
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5996363930384781
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lima, Samuel Anderson de Oliveira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4097533367851915
dc.contributor.author.fl_str_mv Tabosa, Leila Maria de Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Francisco Ivan da
contributor_str_mv Silva, Francisco Ivan da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Barroco
Emblemática
Matemática
Sor Juana Inés de la Cruz
Neptuno Alegórico
dc.subject.por.fl_str_mv Barroco
Emblemática
Matemática
Sor Juana Inés de la Cruz
Neptuno Alegórico
description A realidade científica do século XVII, na Nueva España, é uma seta que aponta para o vislumbre da obra de arte barroca produzida no México dos seiscentos. Nessa cena cultural, circulam livros não religiosos, ideias, teses, tratados e estudos de homens de ciência como Nicolau Copérnico (1473-1543), Johannes Kepler (1574-1630), Atanasius Kircher (1601-1680), Juan Caramuel (1606-1682) e Sebastián Izquierdo (1601-1681). O barroco seiscentista, na América, assimila essa realidade científica e reverbera suas variadas formas de expressão artística por meio de monumentos luxuosos em forma de poesia experimental. A poética de Sor Juana Inés de la Cruz (1648-1695) é realizada dentro desse contexto festivo de descobertas, expansões e experimentações científicas. Neptuno Alegórico - o arco laudatório arquitetônico, a prosa, a descrição emblemática, a poética, o espelho de príncipe - é afinado com esse discurso científico-cultural novohispano que ultrapassa fronteiras utilitárias, geográficas e temporais. Para uma leitura da obra Neptuno Alegórico, esta pesquisa funda-se em três linhas teóricas de investigação que observam a obra em suas variadas formas de escrita e de estética. A primeira linha investigativa aborda o barroco e suas teorias desde as mais antigas, como a de Heinrich Wölfflin (1888), às mais contemporâneas, como as de José Antonio Maravall (1997), Severo Sarduy (1989), Eugênio d’Ors (1990), Gilles Deleuze (1991), Lezama Lima (1988), Walter Benjamin (1984) e Fernando Rodríguez de la Flor (2002), para aproximá-las do fazer poético barroco experimental-científico da monja erudita na América do Século de Ouro. A segunda linha teórica de estudo visa a perceber a emblemática em Neptuno Alegórico a partir das ideias teóricas de Andrea Alciato (1531) e de sua revisitação teórica na contemporaneidade por meio dos estudos de Mário Praz (1963) e Fernando Rodríguez de la Flor (1995), buscando, com essa proposta analítica, uma leitura emblemática das descrições artísticas para telas-quadros-lienzos elaborados por Sor Juana Inés de la Cruz. Por fim, um terceiro caminho de investigação aponta para a busca do entendimento da obra Neptuno Alegórico em aproximação com a análise combinatória matemática de Sebastián Izquierdo (1659), relacionando-a com outros estudos contemporâneos dedicados a aproximar arte e ciência.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-11-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-31T21:46:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-05-31T21:46:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20544
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20544/1/LeilaMariaDeAraujoTabosa_TESE.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20544/6/LeilaMariaDeAraujoTabosa_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20544/7/LeilaMariaDeAraujoTabosa_TESE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f85e7b0957ae32ed2b50edbb54fe7511
0f27f7c9e1c02e538daeace0182bb1dd
67b9cb7d8d3fc4df2fd5bdb478c0d6d8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796766992136404992