Oralidade e ensino de língua portuguesa: o gênero seminário em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Silva, Francisco Aparecido de Almeida
Orientador(a): Galvão, Marise Adriana Mamede
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS – PROFLETRAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26349
Resumo: A abordagem dos gêneros orais em sala de aula possibilita que os alunos desenvolvam habilidades que lhes serão úteis em eventos reais, em diferentes situações de interação. Assim sendo, essa abordagem exige planejamento e elaboração de atividades pedagógicas voltadas para os mais diferentes gêneros. Neste trabalho, objetivamos investigar como os alunos do 9º ano utilizam o gênero oral seminário, haja vista termos observado alguns problemas na realização do referido gênero em atividades de sala de aula. Como meio de proporcionar condições para que os discentes superassem suas dificuldades de aprendizagem da língua materna, especialmente na modalidade oral, propusemos uma intervenção pedagógica planejada e executada a partir de uma sequência didática. Nessa direção, fundamentamo-nos em estudos que seguem perspectivas sociointeracionais, com o foco nos gêneros orais e no ensino desses gêneros. Baseamo-nos, para tanto, nos estudos de Dolz, Schneuwly e Noverraz (2011), Marcuschi (2005, 2015, 2016), Melo e Cavalcante (2006), Travaglia (2007, 2013), entre outros. Seguimos uma abordagem de investigação qualitativa (BOGDAN e BIKLEN, 1994) e, com relação ao tipo, adotamos a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011). Realizamos um trabalho, pedagogicamente orientado pela Sequência Didática (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY), a fim de acompanhar o desenvolvimento dos alunos no tocante à prática do gênero seminário. O corpus analisado constituído pelos seminários produzidos, possibilitou constatar que os alunos apresentaram avanços no uso do gênero em estudo, em diferentes aspectos, comparando-se as produções iniciais e finais. Consideramos, com esse resultado, que os problemas demonstrados inicialmente pelos alunos puderam ser minimizados pela adoção de uma abordagem de ensino sistemática, envolvendo o ensino do gênero oral formal em sala de aula.
id UFRN_acfa15ac52a0750d13157253c809e81c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26349
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Francisco Aparecido de AlmeidaAzevedo, Josilete Alves Moreira deReinaldo, Maria Augusta Gonçalves de MacedoGalvão, Marise Adriana Mamede2018-12-13T00:19:51Z2018-12-13T00:19:51Z2018-06-27SILVA, Francisco Aparecido de Almeida. Oralidade e ensino de língua portuguesa: o gênero seminário em sala de aula. 2018. 190f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26349A abordagem dos gêneros orais em sala de aula possibilita que os alunos desenvolvam habilidades que lhes serão úteis em eventos reais, em diferentes situações de interação. Assim sendo, essa abordagem exige planejamento e elaboração de atividades pedagógicas voltadas para os mais diferentes gêneros. Neste trabalho, objetivamos investigar como os alunos do 9º ano utilizam o gênero oral seminário, haja vista termos observado alguns problemas na realização do referido gênero em atividades de sala de aula. Como meio de proporcionar condições para que os discentes superassem suas dificuldades de aprendizagem da língua materna, especialmente na modalidade oral, propusemos uma intervenção pedagógica planejada e executada a partir de uma sequência didática. Nessa direção, fundamentamo-nos em estudos que seguem perspectivas sociointeracionais, com o foco nos gêneros orais e no ensino desses gêneros. Baseamo-nos, para tanto, nos estudos de Dolz, Schneuwly e Noverraz (2011), Marcuschi (2005, 2015, 2016), Melo e Cavalcante (2006), Travaglia (2007, 2013), entre outros. Seguimos uma abordagem de investigação qualitativa (BOGDAN e BIKLEN, 1994) e, com relação ao tipo, adotamos a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011). Realizamos um trabalho, pedagogicamente orientado pela Sequência Didática (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY), a fim de acompanhar o desenvolvimento dos alunos no tocante à prática do gênero seminário. O corpus analisado constituído pelos seminários produzidos, possibilitou constatar que os alunos apresentaram avanços no uso do gênero em estudo, em diferentes aspectos, comparando-se as produções iniciais e finais. Consideramos, com esse resultado, que os problemas demonstrados inicialmente pelos alunos puderam ser minimizados pela adoção de uma abordagem de ensino sistemática, envolvendo o ensino do gênero oral formal em sala de aula.The classroom approach to oral genres enables students to develop skills that will be useful to them in real events in different interaction situations. Therefore, this approach requires planning and elaboration of pedagogical activities aimed at the most different genres. In this work, we aim to investigate how the students of the 9th grade use the oral genre seminar, since we have observed some problems in the accomplishment of this genre in classroom activities. As a means of providing conditions for the students to overcome their difficulties in learning the mother tongue, especially in the oral modality, we proposed a pedagogical intervention planned and executed from a didactic sequence. In this direction, we are based on studies that follow sociointerational perspectives, focusing on oral genres and the teaching of these genres. Based on the studies of Dolz, Schneuwly and Noverraz (2011), Marcuschi (2005, 2015, 2016), Melo and Cavalcante (2006), Travaglia (2007, 2013), among others. We followed a qualitative research approach (BOGDAN and BIKLEN, 1994) and, with regard to type, we adopted action research (THIOLLENT, 2011). We did a work, pedagogically guided by the Didactic Sequence (DOLZ, NOVERRAZ and SCHNEUWLY), in order to follow the development of the students regarding the practice of the seminar genre. The corpus analyzed consisted of the seminars produced, making it possible to verify that the students presented advances in the use of the study genre in different aspects, comparing the initial and final productions. With this result, we consider that the problems initially demonstrated by the students could be minimized by adopting a systematic teaching approach, involving the teaching of the oral genre in the classroom.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASOralidadeEnsinoGêneros oraisSeminárioPesquisa açãoOralidade e ensino de língua portuguesa: o gênero seminário em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS – PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTOralidadeensinolíngua_Silva_2018.pdf.txtOralidadeensinolíngua_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain415721https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26349/2/Oralidadeensinol%c3%adngua_Silva_2018.pdf.txt5f2110a00133cde5295602366b3671ffMD52THUMBNAILOralidadeensinolíngua_Silva_2018.pdf.jpgOralidadeensinolíngua_Silva_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2793https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26349/3/Oralidadeensinol%c3%adngua_Silva_2018.pdf.jpgd4b189045e2a6a49de4e5d3a5d37a370MD53TEXTOralidadeensinolíngua_Silva_2018.pdf.txtOralidadeensinolíngua_Silva_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain415721https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26349/2/Oralidadeensinol%c3%adngua_Silva_2018.pdf.txt5f2110a00133cde5295602366b3671ffMD52THUMBNAILOralidadeensinolíngua_Silva_2018.pdf.jpgOralidadeensinolíngua_Silva_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2793https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26349/3/Oralidadeensinol%c3%adngua_Silva_2018.pdf.jpgd4b189045e2a6a49de4e5d3a5d37a370MD53ORIGINALOralidadeensinolíngua_Silva_2018.pdfapplication/pdf5081746https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26349/1/Oralidadeensinol%c3%adngua_Silva_2018.pdfeaf978cb848bf0933217b4571b4bec17MD51123456789/263492019-01-30 13:10:17.986oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26349Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T16:10:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Oralidade e ensino de língua portuguesa: o gênero seminário em sala de aula
title Oralidade e ensino de língua portuguesa: o gênero seminário em sala de aula
spellingShingle Oralidade e ensino de língua portuguesa: o gênero seminário em sala de aula
Silva, Francisco Aparecido de Almeida
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Oralidade
Ensino
Gêneros orais
Seminário
Pesquisa ação
title_short Oralidade e ensino de língua portuguesa: o gênero seminário em sala de aula
title_full Oralidade e ensino de língua portuguesa: o gênero seminário em sala de aula
title_fullStr Oralidade e ensino de língua portuguesa: o gênero seminário em sala de aula
title_full_unstemmed Oralidade e ensino de língua portuguesa: o gênero seminário em sala de aula
title_sort Oralidade e ensino de língua portuguesa: o gênero seminário em sala de aula
author Silva, Francisco Aparecido de Almeida
author_facet Silva, Francisco Aparecido de Almeida
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Azevedo, Josilete Alves Moreira de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Reinaldo, Maria Augusta Gonçalves de Macedo
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francisco Aparecido de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Galvão, Marise Adriana Mamede
contributor_str_mv Galvão, Marise Adriana Mamede
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Oralidade
Ensino
Gêneros orais
Seminário
Pesquisa ação
dc.subject.por.fl_str_mv Oralidade
Ensino
Gêneros orais
Seminário
Pesquisa ação
description A abordagem dos gêneros orais em sala de aula possibilita que os alunos desenvolvam habilidades que lhes serão úteis em eventos reais, em diferentes situações de interação. Assim sendo, essa abordagem exige planejamento e elaboração de atividades pedagógicas voltadas para os mais diferentes gêneros. Neste trabalho, objetivamos investigar como os alunos do 9º ano utilizam o gênero oral seminário, haja vista termos observado alguns problemas na realização do referido gênero em atividades de sala de aula. Como meio de proporcionar condições para que os discentes superassem suas dificuldades de aprendizagem da língua materna, especialmente na modalidade oral, propusemos uma intervenção pedagógica planejada e executada a partir de uma sequência didática. Nessa direção, fundamentamo-nos em estudos que seguem perspectivas sociointeracionais, com o foco nos gêneros orais e no ensino desses gêneros. Baseamo-nos, para tanto, nos estudos de Dolz, Schneuwly e Noverraz (2011), Marcuschi (2005, 2015, 2016), Melo e Cavalcante (2006), Travaglia (2007, 2013), entre outros. Seguimos uma abordagem de investigação qualitativa (BOGDAN e BIKLEN, 1994) e, com relação ao tipo, adotamos a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011). Realizamos um trabalho, pedagogicamente orientado pela Sequência Didática (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY), a fim de acompanhar o desenvolvimento dos alunos no tocante à prática do gênero seminário. O corpus analisado constituído pelos seminários produzidos, possibilitou constatar que os alunos apresentaram avanços no uso do gênero em estudo, em diferentes aspectos, comparando-se as produções iniciais e finais. Consideramos, com esse resultado, que os problemas demonstrados inicialmente pelos alunos puderam ser minimizados pela adoção de uma abordagem de ensino sistemática, envolvendo o ensino do gênero oral formal em sala de aula.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-13T00:19:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-13T00:19:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Francisco Aparecido de Almeida. Oralidade e ensino de língua portuguesa: o gênero seminário em sala de aula. 2018. 190f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26349
identifier_str_mv SILVA, Francisco Aparecido de Almeida. Oralidade e ensino de língua portuguesa: o gênero seminário em sala de aula. 2018. 190f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS – PROFLETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26349/2/Oralidadeensinol%c3%adngua_Silva_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26349/3/Oralidadeensinol%c3%adngua_Silva_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26349/2/Oralidadeensinol%c3%adngua_Silva_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26349/3/Oralidadeensinol%c3%adngua_Silva_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26349/1/Oralidadeensinol%c3%adngua_Silva_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f2110a00133cde5295602366b3671ff
d4b189045e2a6a49de4e5d3a5d37a370
5f2110a00133cde5295602366b3671ff
d4b189045e2a6a49de4e5d3a5d37a370
eaf978cb848bf0933217b4571b4bec17
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777652139950080