Emulação de consumo no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Ferreira, Larice Simone de Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23852
Resumo: Essa dissertação teve como objetivo construir o conceito de emulação do consumo, explicitando o conceito de classes em contraposição ao de estratos de renda, dando ênfase à perspectiva de classes. Averiguou-se quais os países que possuem fortes características de “cultura de consumo” e “estilo de vida” e suas influências sobre o comportamento do consumidor brasileiro no que tange à emulação. Posteriormente, verificou-se quais são os mecanismos que disseminam a ideia de determinado estilo de vida e consumo. A base teórica foi construída a partir de Veblen (emulação de consumo), Nietzsche (objetividade e subjetividade, impulsos inseparáveis), Bauman (Pós-modernidade e consumo), Baudrillard (Signos e consumo), Celso Furtado (raízes da dependência), entre outros. Buscou-se um método que proporcionasse análises complexas das escolhas dos consumidores. Partindo-se da hipótese de que não há dualidade no processo de decisão (racionalidade e impulsos emocionais), ambos são imbricados, ou seja, ocorrem concomitantemente. O método mais oportuno foi a entrevista semi-estruturada, que favorece a compreensão dos fenômenos sociais. Após a aplicação do método, constatou-se que os fatores que mais influenciam na análise de compra dos consumidores entrevistados são: qualidade, preço, necessidade e alguns fatores subjetivos. Em relação à influência cultural estrangeira, os países mais citados segundo aqueles que se sentem influenciados pelo “estilo de vida e consumo” do exterior foram: Estados Unidos, Inglaterra e França. As vias que disseminam o estilo de vida e consumo de outros países ao consumidor brasileiro estão associadas aos meios de comunicações e às artes. Dos consumidores pesquisados, 86% afirmaram que, produtos que são mais consumidos por classes mais ricas proporcionam status, uma espécie de troféu, de vitória, sucesso e admiração de terceiros e que quando desejam consumir mesmo com a renda limitada, apenas 37% optam por formar poupança para adquirir o bem no futuro e 67% optam pelo uso do crédito, financiamento ou empréstimo para realizar a compra.
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Posteriormente, verificou-se quais são os mecanismos que disseminam a ideia de determinado estilo de vida e consumo. A base teórica foi construída a partir de Veblen (emulação de consumo), Nietzsche (objetividade e subjetividade, impulsos inseparáveis), Bauman (Pós-modernidade e consumo), Baudrillard (Signos e consumo), Celso Furtado (raízes da dependência), entre outros. Buscou-se um método que proporcionasse análises complexas das escolhas dos consumidores. Partindo-se da hipótese de que não há dualidade no processo de decisão (racionalidade e impulsos emocionais), ambos são imbricados, ou seja, ocorrem concomitantemente. O método mais oportuno foi a entrevista semi-estruturada, que favorece a compreensão dos fenômenos sociais. Após a aplicação do método, constatou-se que os fatores que mais influenciam na análise de compra dos consumidores entrevistados são: qualidade, preço, necessidade e alguns fatores subjetivos. Em relação à influência cultural estrangeira, os países mais citados segundo aqueles que se sentem influenciados pelo “estilo de vida e consumo” do exterior foram: Estados Unidos, Inglaterra e França. As vias que disseminam o estilo de vida e consumo de outros países ao consumidor brasileiro estão associadas aos meios de comunicações e às artes. Dos consumidores pesquisados, 86% afirmaram que, produtos que são mais consumidos por classes mais ricas proporcionam status, uma espécie de troféu, de vitória, sucesso e admiração de terceiros e que quando desejam consumir mesmo com a renda limitada, apenas 37% optam por formar poupança para adquirir o bem no futuro e 67% optam pelo uso do crédito, financiamento ou empréstimo para realizar a compra.This dissertation aimed to construct the concept of consumption emulation, explaining the concept of classes as opposed to that of income strata, emphasizing the class perspective. It was found out which countries have strong characteristics of "consumer culture" and "lifestyle" and their influences on Brazilian consumer behavior regarding emulation. Subsequently, it was verified which are the mechanisms that spread the idea of a certain lifestyle and consumption. The theoretical basis was constructed from Veblen (consumption emulation), Nietzsche (objectivity and subjectivity, inseparable impulses), Bauman (Postmodernity and consumption), Baudrillard (Signs and consumption), Celso Furtado (dependency roots), between others. We sought a method that would provide complex analyzes of consumer choices. Starting from the hypothesis that there is no duality in the decision process (rationality and emotional impulses), both are imbricated, that is, they occur concomitantly. The most opportune method was the semi-structured interview, which favors the understanding of social phenomena. After applying the method, it was verified that the factors that most influence the analysis of the consumers interviewed are quality, price, need and some subjective factors. In relation to foreign cultural influence, the countries most cited according to those who feel influenced by the "lifestyle and consumption" of the outside were United States, England and France. The ways that disseminate the lifestyle and consumption of other countries to the Brazilian consumer are associated with the media and the arts. Of the consumers surveyed, 86% stated that products that are more consumed by richer classes provide status, a kind of trophy, victory, success and admiration of others, and that when they wish to consume even with limited income, only 37% choose Form savings to acquire the good in the future and 67% opt for the use of credit, financing or loan to make the purchase.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAComportamento do consumidorEmulação do consumoCultura de consumoEstilo de vida e consumoEmulação de consumo no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEmulaçãoConsumoBrasil_Ferreira_2017.pdfEmulaçãoConsumoBrasil_Ferreira_2017.pdfapplication/pdf1272451https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23852/1/Emula%c3%a7%c3%a3oConsumoBrasil_Ferreira_2017.pdf165c8c0d67e552be2fb8a0c7a14a357fMD51TEXTLariceSimoneDeOliveiraFerreira_DISSERT.pdf.txtLariceSimoneDeOliveiraFerreira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain303619https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23852/4/LariceSimoneDeOliveiraFerreira_DISSERT.pdf.txtaab95e962a138ba8057d9de779a0baccMD54EmulaçãoConsumoBrasil_Ferreira_2017.pdf.txtEmulaçãoConsumoBrasil_Ferreira_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain303617https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23852/6/Emula%c3%a7%c3%a3oConsumoBrasil_Ferreira_2017.pdf.txtab364b80582f4661218c1ea909d2339fMD56THUMBNAILLariceSimoneDeOliveiraFerreira_DISSERT.pdf.jpgLariceSimoneDeOliveiraFerreira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2768https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23852/5/LariceSimoneDeOliveiraFerreira_DISSERT.pdf.jpgfe3c1be2233d821d47da7d1a3e0b4ddfMD55EmulaçãoConsumoBrasil_Ferreira_2017.pdf.jpgEmulaçãoConsumoBrasil_Ferreira_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23852/7/Emula%c3%a7%c3%a3oConsumoBrasil_Ferreira_2017.pdf.jpg6145746d43cd0467319538876ae0feafMD57123456789/238522019-06-09 02:23:30.942oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23852Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-09T05:23:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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