Tecnologia educacional para o ensino a distância sobre o cuidado à pessoa com estomia intestinal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Sena, Julliana Fernandes de
Orientador(a): Costa, Isabelle Katherinne Fernandes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51304
Resumo: Os profissionais da saúde são importantes agentes de ações educacionais em saúde e essas são de grande relevância na vida dos pacientes, particularmente, em relação aos cuidados com a estomia, na qual o profissional deve orientar para o autocuidado, na adaptação e auxiliar na prevenção de complicações. Nesse contexto, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem vêm proporcionando significativos impactos no paradigma educacional tradicional e o uso da tecnologia tem permitido criar ambientes e pacientes virtuais, além de simular práticas para auxiliar no desenvolvimento de habilidades e na aquisição de conhecimentos para a assistência. Com isso, o presente estudo objetiva analisar as evidências de validade de uma tecnologia educacional na modalidade de ensino a distância sobre o cuidado às pessoas com estomias intestinais. Trata-se de um estudo metodológico, quantitativo, que teve como referencial teórico a teoria de Ausubel, Teoria psicométrica de Pasquali e do Design Instrucional de Filatro (2008). Foi desenvolvido em quatro etapas: Análise: Revisão da literatura e Scoping Review, Design: elaboração do projeto da tecnologia com mapeamento dos conteúdos; Desenvolvimento: Construção da tecnologia educacional na modalidade de educação a distância; e a Avaliação do conteúdo da tecnologia por juízes especialistas na área, tendo como aporte pedagógico as concepções da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Essa última etapa consistiu da avaliação de conteúdo e adequabilidade por 13 juízes especialistas. A análise dos dados teve relação com a avaliação prévia da tecnologia pelos juízes, por meio de estatística descritiva e inferencial, utilizando os programas Microsoft Excel e SPSS 20.0, com uso do índice Kappa (K) e do software R para mensuração do nível de concordância e consistência dos juízes em relação à permanência ou não dos itens nas unidades da tecnologia, levando em conta as indicações de “inadequado” ou “adequado” para os mesmos e o índice de validade de conteúdo (IVC), e considerando aceitáveis K ≥0,50 e IVC>0,75, respectivamente. O IVC geral dos objetivos foi de 0,87 e o K, de 0,51; estrutura e apresentação tiveram IVC de 0,85 e K de 0,46, e no quesito relevância o IVC foi 0,94 e o K, de 0,67. Após as sugestões feitas pelos juízes foram realizadas as adequações no protótipo da tecnologia educacional, incorporando as sugestões, a fim de atender às necessidades e expectativas a que se propõe. A tecnologia poderá ser de grande utilização como instrumento de cuidado nas orientações junto aos pacientes com estomia intestinal.
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Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51304Os profissionais da saúde são importantes agentes de ações educacionais em saúde e essas são de grande relevância na vida dos pacientes, particularmente, em relação aos cuidados com a estomia, na qual o profissional deve orientar para o autocuidado, na adaptação e auxiliar na prevenção de complicações. Nesse contexto, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem vêm proporcionando significativos impactos no paradigma educacional tradicional e o uso da tecnologia tem permitido criar ambientes e pacientes virtuais, além de simular práticas para auxiliar no desenvolvimento de habilidades e na aquisição de conhecimentos para a assistência. Com isso, o presente estudo objetiva analisar as evidências de validade de uma tecnologia educacional na modalidade de ensino a distância sobre o cuidado às pessoas com estomias intestinais. Trata-se de um estudo metodológico, quantitativo, que teve como referencial teórico a teoria de Ausubel, Teoria psicométrica de Pasquali e do Design Instrucional de Filatro (2008). Foi desenvolvido em quatro etapas: Análise: Revisão da literatura e Scoping Review, Design: elaboração do projeto da tecnologia com mapeamento dos conteúdos; Desenvolvimento: Construção da tecnologia educacional na modalidade de educação a distância; e a Avaliação do conteúdo da tecnologia por juízes especialistas na área, tendo como aporte pedagógico as concepções da teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Essa última etapa consistiu da avaliação de conteúdo e adequabilidade por 13 juízes especialistas. A análise dos dados teve relação com a avaliação prévia da tecnologia pelos juízes, por meio de estatística descritiva e inferencial, utilizando os programas Microsoft Excel e SPSS 20.0, com uso do índice Kappa (K) e do software R para mensuração do nível de concordância e consistência dos juízes em relação à permanência ou não dos itens nas unidades da tecnologia, levando em conta as indicações de “inadequado” ou “adequado” para os mesmos e o índice de validade de conteúdo (IVC), e considerando aceitáveis K ≥0,50 e IVC>0,75, respectivamente. O IVC geral dos objetivos foi de 0,87 e o K, de 0,51; estrutura e apresentação tiveram IVC de 0,85 e K de 0,46, e no quesito relevância o IVC foi 0,94 e o K, de 0,67. Após as sugestões feitas pelos juízes foram realizadas as adequações no protótipo da tecnologia educacional, incorporando as sugestões, a fim de atender às necessidades e expectativas a que se propõe. A tecnologia poderá ser de grande utilização como instrumento de cuidado nas orientações junto aos pacientes com estomia intestinal.Health professionals are important agents of educational actions in health and these are of great relevance in the lives of patients, particularly in relation to ostomy care, in which the professional must guide self-care, adaptation and help in the prevention of complications. In this context, Virtual Learning Environments have been providing significant impacts on the traditional educational paradigm and the use of technology has allowed the creation of virtual environments and patients, in addition to simulating practices to help develop skills and acquire knowledge for care. With this, the present study aims to analyze the evidence of validity of an educational technology in the form of distance learning on the care of people with intestinal stomas. This is a methodological, quantitative study that had Ausubel's theory, Pasquali's psychometric theory and Filatro's Instructional Design (2008) as a theoretical framework. It was developed in four stages: Analysis: Literature review and Scoping Review, Design: elaboration of the technology project with content mapping; Development: Construction of educational technology in the form of distance education, and the evaluation of technology content by judges who are specialists in the area, with a pedagogical contribution to the concepts of Ausubel's theory of Meaningful Learning.This last step consisted of content and suitability evaluation by 13 expert judges. Data analysis was in relation to the previous evaluation of the technology by the judges through descriptive and inferential statistics, using the programs Microsoft Excel and SPSS 20.0, using the Kappa index (K) and the R software to measure the level of agreement and consistency of the judges regarding the permanence or not of the items in the technology units, taking into account the indications of “inadequate” or “adequate” for them and the Content Validity Index (CVI), considered acceptable K ≥0.50 and CVI>0.75, respectively. The general CVI of the objectives was 0.87 and K 0.51; structure and presentation had a CVI of 0.85 and a K of 0.46 and in terms of relevance, the CVI was 0.94 and a K of 0.67. After the suggestions made by the judges, adjustments were made to the prototype of the educational technology, incorporating the suggestions, in order to meet the needs and expectations it proposes. The technology could be of great use as a care tool in the guidelines for patients with an intestinal ostomy.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMTecnologia educacionalEducação a distânciaEstomiaEducação em saúdeEstudos de validaçãoTecnologia educacional para o ensino a distância sobre o cuidado à pessoa com estomia intestinalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTecnologiaeducacionalensino_Sena_2022.pdfapplication/pdf5075800https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51304/1/Tecnologiaeducacionalensino_Sena_2022.pdf7cb03c96f218cbdde5541ece51c10134MD51123456789/513042023-02-15 18:06:09.129oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51304Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-15T21:06:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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