A contextualização e a interdisplinaridade no ensino de Química: uma analise de livros didáticos ACIDO-BASE e das propostas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Rocha, Hoziam Hudson Xavier
Orientador(a): Farias, Robson Fernandes de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Química
Departamento: Físico-Química; Química
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17724
Resumo: Nowadays, chemistry contents taught in high school continue to be presented in a fragmented and decontextualized manner by the teachers and the textbooks. Even though it is known that contextualization and interdisciplinary exchange play an important role in the process of Chemistry teaching/learning. Therefore, the present study aims at enlightening the importance of these methodological foundations in the learning of chemistry. The data acquisition about the subject Contextualization and Interdisciplinary Exchange involved in Chemistry Teaching was developed through bibliographical researches on chemistry textbooks, which focused on the analysis of the topics acid and base , since it is a theme studied throughout all three years of high school. The present study also developed questionnaires which were applied to analyze to what extent chemistry teachers are working in a contextualized and interdisciplinary manner throughout the process of Chemistry teaching/learning. The results obtained in the researches show that a contextualized and interdisciplinary teaching contributes to a more meaningful acquisition of chemistry knowledge, in a dynamic and interactive way, but there are still many roadblocks towards the achievement of this kind of Chemistry teaching/learning process
id UFRN_b05fd6586a6faf054001ef7fa0d4b731
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/17724
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Rocha, Hoziam Hudson Xavierhttp://lattes.cnpq.br/9773777202956818http://lattes.cnpq.br/6868773742105583Franco, Carlos Ramonhttp://lattes.cnpq.br/6851892564121875Dantas, Deyse de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3229830569545582Marinho, George Santoshttp://lattes.cnpq.br/0490476694313938Pereira, José Everaldohttp://lattes.cnpq.br/4514178993300219Farias, Robson Fernandes de2014-12-17T15:42:08Z2014-04-082014-12-17T15:42:08Z2013-07-29ROCHA, Hoziam Hudson Xavier. A contextualização e a interdisplinaridade no ensino de Química: uma analise de livros didáticos ACIDO-BASE e das propostas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática. 2013. 77 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17724Nowadays, chemistry contents taught in high school continue to be presented in a fragmented and decontextualized manner by the teachers and the textbooks. Even though it is known that contextualization and interdisciplinary exchange play an important role in the process of Chemistry teaching/learning. Therefore, the present study aims at enlightening the importance of these methodological foundations in the learning of chemistry. The data acquisition about the subject Contextualization and Interdisciplinary Exchange involved in Chemistry Teaching was developed through bibliographical researches on chemistry textbooks, which focused on the analysis of the topics acid and base , since it is a theme studied throughout all three years of high school. The present study also developed questionnaires which were applied to analyze to what extent chemistry teachers are working in a contextualized and interdisciplinary manner throughout the process of Chemistry teaching/learning. The results obtained in the researches show that a contextualized and interdisciplinary teaching contributes to a more meaningful acquisition of chemistry knowledge, in a dynamic and interactive way, but there are still many roadblocks towards the achievement of this kind of Chemistry teaching/learning processOs conteúdos de química ministrados no ensino médio, ainda hoje, têm sido trabalhados de forma fragmentada e descontextualizada em sala de aula e pelos livros didáticos. Mesmo sabendo que a contextualização e a interdisciplinaridade exercem uma importante função no contexto de ensino aprendizagem de Química. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo esclarecer a importância destas bases metodológicas para a aprendizagem significativa dos conhecimentos químicos. A coleta de dados sobre a temática Contextualização e Interdisciplinaridade no Ensino de Química foi desenvolvida através de pesquisa bibliográfica de livros didáticos de química, que teve como foco na análise desses livros o assunto ácido e base, sendo um tema que se trabalha nas três séries do ensino médio. O presente trabalho também desenvolveu em sua pesquisa questionários aplicativo que foram realizados para analisar até que ponto os professores de química do ensino médio estão trabalhando a contextualização e a interdisciplinaridade em suas práticas de ensino-aprendizagem. Os resultados obtidos nessas pesquisas mostram que um ensino contextualizado e interdisciplinar contribui para a aprendizagem significativa dos conhecimentos químicos, de forma dinâmica e interativa no ensino de química, mas que ainda encontram-se várias barreiras para se realizar essa prática de ensino-aprendizagemapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em QuímicaUFRNBRFísico-Química; QuímicaEnsino. Química. Contextualização. Interdisciplinaridade. Conteúdos de química. Ensino aprendizagemContextualization. Inter-discipline. Chemistry contents. Teaching/learning processCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAA contextualização e a interdisplinaridade no ensino de Química: uma analise de livros didáticos ACIDO-BASE e das propostas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALHoziamHXR_DISSERT.pdfapplication/pdf2145403https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17724/1/HoziamHXR_DISSERT.pdf39b838759523e8be9997df97ffa89d26MD51TEXTHoziamHXR_DISSERT.pdf.txtHoziamHXR_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain122618https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17724/6/HoziamHXR_DISSERT.pdf.txt10029e15cd75363776b0a747c0c3db0bMD56THUMBNAILHoziamHXR_DISSERT.pdf.jpgHoziamHXR_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5618https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17724/7/HoziamHXR_DISSERT.pdf.jpg3fea7ee403978e864b05559672b0be4eMD57123456789/177242017-11-04 14:28:24.984oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/17724Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T17:28:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv A contextualização e a interdisplinaridade no ensino de Química: uma analise de livros didáticos ACIDO-BASE e das propostas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática
title A contextualização e a interdisplinaridade no ensino de Química: uma analise de livros didáticos ACIDO-BASE e das propostas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática
spellingShingle A contextualização e a interdisplinaridade no ensino de Química: uma analise de livros didáticos ACIDO-BASE e das propostas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática
Rocha, Hoziam Hudson Xavier
Ensino. Química. Contextualização. Interdisciplinaridade. Conteúdos de química. Ensino aprendizagem
Contextualization. Inter-discipline. Chemistry contents. Teaching/learning process
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
title_short A contextualização e a interdisplinaridade no ensino de Química: uma analise de livros didáticos ACIDO-BASE e das propostas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática
title_full A contextualização e a interdisplinaridade no ensino de Química: uma analise de livros didáticos ACIDO-BASE e das propostas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática
title_fullStr A contextualização e a interdisplinaridade no ensino de Química: uma analise de livros didáticos ACIDO-BASE e das propostas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática
title_full_unstemmed A contextualização e a interdisplinaridade no ensino de Química: uma analise de livros didáticos ACIDO-BASE e das propostas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática
title_sort A contextualização e a interdisplinaridade no ensino de Química: uma analise de livros didáticos ACIDO-BASE e das propostas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática
author Rocha, Hoziam Hudson Xavier
author_facet Rocha, Hoziam Hudson Xavier
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9773777202956818
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6868773742105583
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Franco, Carlos Ramon
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6851892564121875
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Dantas, Deyse de Souza
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3229830569545582
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Marinho, George Santos
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0490476694313938
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv Pereira, José Everaldo
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4514178993300219
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Hoziam Hudson Xavier
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Farias, Robson Fernandes de
contributor_str_mv Farias, Robson Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. Química. Contextualização. Interdisciplinaridade. Conteúdos de química. Ensino aprendizagem
topic Ensino. Química. Contextualização. Interdisciplinaridade. Conteúdos de química. Ensino aprendizagem
Contextualization. Inter-discipline. Chemistry contents. Teaching/learning process
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Contextualization. Inter-discipline. Chemistry contents. Teaching/learning process
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description Nowadays, chemistry contents taught in high school continue to be presented in a fragmented and decontextualized manner by the teachers and the textbooks. Even though it is known that contextualization and interdisciplinary exchange play an important role in the process of Chemistry teaching/learning. Therefore, the present study aims at enlightening the importance of these methodological foundations in the learning of chemistry. The data acquisition about the subject Contextualization and Interdisciplinary Exchange involved in Chemistry Teaching was developed through bibliographical researches on chemistry textbooks, which focused on the analysis of the topics acid and base , since it is a theme studied throughout all three years of high school. The present study also developed questionnaires which were applied to analyze to what extent chemistry teachers are working in a contextualized and interdisciplinary manner throughout the process of Chemistry teaching/learning. The results obtained in the researches show that a contextualized and interdisciplinary teaching contributes to a more meaningful acquisition of chemistry knowledge, in a dynamic and interactive way, but there are still many roadblocks towards the achievement of this kind of Chemistry teaching/learning process
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:42:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-04-08
2014-12-17T15:42:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROCHA, Hoziam Hudson Xavier. A contextualização e a interdisplinaridade no ensino de Química: uma analise de livros didáticos ACIDO-BASE e das propostas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática. 2013. 77 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17724
identifier_str_mv ROCHA, Hoziam Hudson Xavier. A contextualização e a interdisplinaridade no ensino de Química: uma analise de livros didáticos ACIDO-BASE e das propostas pedagógicas realizadas pelos docentes diante da temática. 2013. 77 f. Dissertação (Mestrado em Físico-Química; Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Química
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Físico-Química; Química
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17724/1/HoziamHXR_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17724/6/HoziamHXR_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17724/7/HoziamHXR_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 39b838759523e8be9997df97ffa89d26
10029e15cd75363776b0a747c0c3db0b
3fea7ee403978e864b05559672b0be4e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777735026737152