A leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de conhecimentos: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeu

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula Pereira do Nascimento
Orientador(a): Morey, Bernadete Barbosa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Departamento: Ensino de Ciências Naturais e Matemática
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16105
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFRN_b43b00b50ca627991441237196accf13
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16105
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Ana Paula Pereira do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/0780409450328273http://lattes.cnpq.br/7554818862651491Garnica, Antônio Vicente Marafiotihttp://lattes.cnpq.br/5089072868644414Sousa, Giselle Costa dehttp://lattes.cnpq.br/1300121866958282Morey, Bernadete Barbosa2014-12-17T15:05:02Z2014-04-082014-12-17T15:05:02Z2013-07-24SILVA, Ana Paula Pereira do Nascimento. A leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de conhecimentos: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeu. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16105Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEsta dissertação teve como objetivo discutir a importância do uso de fontes históricas em uma abordagem interdisciplinar para uso em sala de aula. Essa abordagem interdisciplinar de conhecimento que nos propomos fazer envolveu noções de trigonometria, astronomia básica e as histórias desses campos, a filosofia natural, a Educação Matemática e a leitura e análise de textos antigos. A fonte histórica trabalhada aqui foi o Almagesto, de Ptolomeu, especificamente os capítulos 10 e 11 do Livro I. Os capítulos referidos tratam da construção da tabela de cordas que será a base para o mapeamento dos céus feito por Ptolomeu nos 12 livros seguintes que compõem o Almagesto. Procurou-se compreender a construção da tabela de cordas, de Ptolomeu analisando não só a produção matemática em si, mas também o contexto histórico, filosófico e as principais características astronômicas presentes na obra. Ao final foi elaborado um caderno de atividades voltado para professores formados e/ou em formação, para que esses profissionais possam se sentir motivados a utilizar a História da Matemática como ferramenta pedagógica de ensino e aprendizagem matemáticaapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaHistória das ciências. Trigonometria. Astronomia. Abordagem históricaTrigonometry. Astronomy. Historical sources. Use of historical sources in classroomsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de conhecimentos: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaPPNS_DISSERT.pdfapplication/pdf1944801https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16105/1/AnaPPNS_DISSERT.pdff5fc6e6c19f0d79eea29adb6c0b36b1eMD51TEXTAnaPPNS_DISSERT.pdf.txtAnaPPNS_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain167821https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16105/6/AnaPPNS_DISSERT.pdf.txta730a7cb391dc2d41082d4fc5e4e1dbbMD56THUMBNAILAnaPPNS_DISSERT.pdf.jpgAnaPPNS_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2012https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16105/7/AnaPPNS_DISSERT.pdf.jpg03c5f71ef7eab21b225323a84cd33169MD57123456789/161052017-11-04 00:40:43.301oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16105Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T03:40:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv A leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de conhecimentos: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeu
title A leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de conhecimentos: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeu
spellingShingle A leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de conhecimentos: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeu
Silva, Ana Paula Pereira do Nascimento
História das ciências. Trigonometria. Astronomia. Abordagem histórica
Trigonometry. Astronomy. Historical sources. Use of historical sources in classrooms
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short A leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de conhecimentos: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeu
title_full A leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de conhecimentos: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeu
title_fullStr A leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de conhecimentos: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeu
title_full_unstemmed A leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de conhecimentos: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeu
title_sort A leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de conhecimentos: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeu
author Silva, Ana Paula Pereira do Nascimento
author_facet Silva, Ana Paula Pereira do Nascimento
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0780409450328273
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7554818862651491
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Garnica, Antônio Vicente Marafioti
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5089072868644414
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Sousa, Giselle Costa de
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1300121866958282
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Paula Pereira do Nascimento
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morey, Bernadete Barbosa
contributor_str_mv Morey, Bernadete Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv História das ciências. Trigonometria. Astronomia. Abordagem histórica
topic História das ciências. Trigonometria. Astronomia. Abordagem histórica
Trigonometry. Astronomy. Historical sources. Use of historical sources in classrooms
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Trigonometry. Astronomy. Historical sources. Use of historical sources in classrooms
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:05:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-04-08
2014-12-17T15:05:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Ana Paula Pereira do Nascimento. A leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de conhecimentos: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeu. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16105
identifier_str_mv SILVA, Ana Paula Pereira do Nascimento. A leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de conhecimentos: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeu. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ensino de Ciências Naturais e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16105/1/AnaPPNS_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16105/6/AnaPPNS_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16105/7/AnaPPNS_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f5fc6e6c19f0d79eea29adb6c0b36b1e
a730a7cb391dc2d41082d4fc5e4e1dbb
03c5f71ef7eab21b225323a84cd33169
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767137586479104