Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
|
Departamento: |
Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13725 |
Resumo: | Descreve-se aqui a formação da Imagem Pública de Luis Inácio Lula da Silva através do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, nas quatro eleições presidenciais que marcaram o período de democratização do País: 1989, 1994, 1998 e 2002. O fato de um candidato contrário às elites, três vezes derrotado em eleições anteriores, conseguir convencer através da mídia a elegê-lo eleitores que votavam antes em seus adversários, demonstra que a democracia representativa brasileira é institucionalmente compatível com regime de informação imposto pelos meios de comunicação de massa na sociedade atual? Além de comprovar a preponderância da Imagem Pública em processos eleitorais em que o Cenário de Representação da Política se caracteriza pela imprevisibilidade, a pesquisa constatou ainda que a atual luta política, mais que uma luta meramente pela visibilidade imposta pela TV e pelos meios de comunicação em geral ainda é uma disputa política. E que a mídia enquadra a política, mas também é por ela agendada, principalmente em momentos de grande incerteza política e/ou pouca previsibilidade eleitoral |
id |
UFRN_b52b33fbef49ee0548b3df2edd0fa1c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/13725 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Marcelo Bolshawhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792219T9Oliveira, João Emanuel Evangelista dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jspMiguel, Luis Felipehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727328Z4Silva, Dacier de Barros ehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783746A2Germano, José Willingtonalineguimaraes@hotmail.comReis, Francisco de Assis Brandão doshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795690H9Souza, Lincoln Moraes dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937H2Lindozo, José Antonio Spinelli2014-12-17T14:20:15Z2014-12-092014-12-17T14:20:15Z2006-04-20GOMES, Marcelo Bolshaw. Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais. 2006. 212 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13725application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRNBRDesenvolvimento Regional; Cultura e RepresentaçõesEleiçõesMídia e PolíticaElectionMedia and PoliticsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASQuatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDescreve-se aqui a formação da Imagem Pública de Luis Inácio Lula da Silva através do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, nas quatro eleições presidenciais que marcaram o período de democratização do País: 1989, 1994, 1998 e 2002. O fato de um candidato contrário às elites, três vezes derrotado em eleições anteriores, conseguir convencer através da mídia a elegê-lo eleitores que votavam antes em seus adversários, demonstra que a democracia representativa brasileira é institucionalmente compatível com regime de informação imposto pelos meios de comunicação de massa na sociedade atual? Além de comprovar a preponderância da Imagem Pública em processos eleitorais em que o Cenário de Representação da Política se caracteriza pela imprevisibilidade, a pesquisa constatou ainda que a atual luta política, mais que uma luta meramente pela visibilidade imposta pela TV e pelos meios de comunicação em geral ainda é uma disputa política. E que a mídia enquadra a política, mas também é por ela agendada, principalmente em momentos de grande incerteza política e/ou pouca previsibilidade eleitoralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALQuatroVezesLula-lá_Gomes_2006.pdfapplication/pdf559405https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13725/1/QuatroVezesLula-l%c3%a1_Gomes_2006.pdf2ced3ec27cccc61ef4a68a88a64d90fbMD51TEXTMarceloBG.pdf.txtMarceloBG.pdf.txtExtracted texttext/plain368362https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13725/6/MarceloBG.pdf.txt1820a9bd76828490a55a3fad696209b1MD56QuatroVezesLula-lá_Gomes_2006.pdf.txtQuatroVezesLula-lá_Gomes_2006.pdf.txtExtracted texttext/plain368176https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13725/8/QuatroVezesLula-l%c3%a1_Gomes_2006.pdf.txt0a76343b76e5c9022f3c7a780fc77927MD58THUMBNAILMarceloBG.pdf.jpgMarceloBG.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1664https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13725/7/MarceloBG.pdf.jpg38a31b9c5f89f9abc31bd0f2adc817e3MD57QuatroVezesLula-lá_Gomes_2006.pdf.jpgQuatroVezesLula-lá_Gomes_2006.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13725/9/QuatroVezesLula-l%c3%a1_Gomes_2006.pdf.jpg08276b944adbd765044901523adf19a9MD59123456789/137252019-05-26 02:28:41.93oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/13725Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:28:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais |
title |
Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais |
spellingShingle |
Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais Gomes, Marcelo Bolshaw Eleições Mídia e Política Election Media and Politics CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais |
title_full |
Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais |
title_fullStr |
Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais |
title_full_unstemmed |
Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais |
title_sort |
Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais |
author |
Gomes, Marcelo Bolshaw |
author_facet |
Gomes, Marcelo Bolshaw |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792219T9 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor-co1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Miguel, Luis Felipe |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727328Z4 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Silva, Dacier de Barros e |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783746A2 |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Germano, José Willington |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
alineguimaraes@hotmail.com |
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv |
Reis, Francisco de Assis Brandão dos |
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795690H9 |
dc.contributor.referees5.pt_BR.fl_str_mv |
Souza, Lincoln Moraes de |
dc.contributor.referees5ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees5Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937H2 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Marcelo Bolshaw |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Oliveira, João Emanuel Evangelista de |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lindozo, José Antonio Spinelli |
contributor_str_mv |
Oliveira, João Emanuel Evangelista de Lindozo, José Antonio Spinelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eleições Mídia e Política |
topic |
Eleições Mídia e Política Election Media and Politics CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Election Media and Politics |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Descreve-se aqui a formação da Imagem Pública de Luis Inácio Lula da Silva através do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, nas quatro eleições presidenciais que marcaram o período de democratização do País: 1989, 1994, 1998 e 2002. O fato de um candidato contrário às elites, três vezes derrotado em eleições anteriores, conseguir convencer através da mídia a elegê-lo eleitores que votavam antes em seus adversários, demonstra que a democracia representativa brasileira é institucionalmente compatível com regime de informação imposto pelos meios de comunicação de massa na sociedade atual? Além de comprovar a preponderância da Imagem Pública em processos eleitorais em que o Cenário de Representação da Política se caracteriza pela imprevisibilidade, a pesquisa constatou ainda que a atual luta política, mais que uma luta meramente pela visibilidade imposta pela TV e pelos meios de comunicação em geral ainda é uma disputa política. E que a mídia enquadra a política, mas também é por ela agendada, principalmente em momentos de grande incerteza política e/ou pouca previsibilidade eleitoral |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-04-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:20:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-12-09 2014-12-17T14:20:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GOMES, Marcelo Bolshaw. Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais. 2006. 212 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13725 |
identifier_str_mv |
GOMES, Marcelo Bolshaw. Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais. 2006. 212 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13725/1/QuatroVezesLula-l%c3%a1_Gomes_2006.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13725/6/MarceloBG.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13725/8/QuatroVezesLula-l%c3%a1_Gomes_2006.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13725/7/MarceloBG.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13725/9/QuatroVezesLula-l%c3%a1_Gomes_2006.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2ced3ec27cccc61ef4a68a88a64d90fb 1820a9bd76828490a55a3fad696209b1 0a76343b76e5c9022f3c7a780fc77927 38a31b9c5f89f9abc31bd0f2adc817e3 08276b944adbd765044901523adf19a9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1796766982677200896 |