Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Gomes, Marcelo Bolshaw
Orientador(a): Lindozo, José Antonio Spinelli
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Departamento: Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13725
Resumo: Descreve-se aqui a formação da Imagem Pública de Luis Inácio Lula da Silva através do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, nas quatro eleições presidenciais que marcaram o período de democratização do País: 1989, 1994, 1998 e 2002. O fato de um candidato contrário às elites, três vezes derrotado em eleições anteriores, conseguir convencer através da mídia a elegê-lo eleitores que votavam antes em seus adversários, demonstra que a democracia representativa brasileira é institucionalmente compatível com regime de informação imposto pelos meios de comunicação de massa na sociedade atual? Além de comprovar a preponderância da Imagem Pública em processos eleitorais em que o Cenário de Representação da Política se caracteriza pela imprevisibilidade, a pesquisa constatou ainda que a atual luta política, mais que uma luta meramente pela visibilidade imposta pela TV e pelos meios de comunicação em geral ainda é uma disputa política. E que a mídia enquadra a política, mas também é por ela agendada, principalmente em momentos de grande incerteza política e/ou pouca previsibilidade eleitoral
id UFRN_b52b33fbef49ee0548b3df2edd0fa1c2
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/13725
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Gomes, Marcelo Bolshawhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792219T9Oliveira, João Emanuel Evangelista dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jspMiguel, Luis Felipehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727328Z4Silva, Dacier de Barros ehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783746A2Germano, José Willingtonalineguimaraes@hotmail.comReis, Francisco de Assis Brandão doshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795690H9Souza, Lincoln Moraes dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937H2Lindozo, José Antonio Spinelli2014-12-17T14:20:15Z2014-12-092014-12-17T14:20:15Z2006-04-20GOMES, Marcelo Bolshaw. Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais. 2006. 212 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13725application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRNBRDesenvolvimento Regional; Cultura e RepresentaçõesEleiçõesMídia e PolíticaElectionMedia and PoliticsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASQuatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDescreve-se aqui a formação da Imagem Pública de Luis Inácio Lula da Silva através do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, nas quatro eleições presidenciais que marcaram o período de democratização do País: 1989, 1994, 1998 e 2002. O fato de um candidato contrário às elites, três vezes derrotado em eleições anteriores, conseguir convencer através da mídia a elegê-lo eleitores que votavam antes em seus adversários, demonstra que a democracia representativa brasileira é institucionalmente compatível com regime de informação imposto pelos meios de comunicação de massa na sociedade atual? Além de comprovar a preponderância da Imagem Pública em processos eleitorais em que o Cenário de Representação da Política se caracteriza pela imprevisibilidade, a pesquisa constatou ainda que a atual luta política, mais que uma luta meramente pela visibilidade imposta pela TV e pelos meios de comunicação em geral ainda é uma disputa política. E que a mídia enquadra a política, mas também é por ela agendada, principalmente em momentos de grande incerteza política e/ou pouca previsibilidade eleitoralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALQuatroVezesLula-lá_Gomes_2006.pdfapplication/pdf559405https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13725/1/QuatroVezesLula-l%c3%a1_Gomes_2006.pdf2ced3ec27cccc61ef4a68a88a64d90fbMD51TEXTMarceloBG.pdf.txtMarceloBG.pdf.txtExtracted texttext/plain368362https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13725/6/MarceloBG.pdf.txt1820a9bd76828490a55a3fad696209b1MD56QuatroVezesLula-lá_Gomes_2006.pdf.txtQuatroVezesLula-lá_Gomes_2006.pdf.txtExtracted texttext/plain368176https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13725/8/QuatroVezesLula-l%c3%a1_Gomes_2006.pdf.txt0a76343b76e5c9022f3c7a780fc77927MD58THUMBNAILMarceloBG.pdf.jpgMarceloBG.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1664https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13725/7/MarceloBG.pdf.jpg38a31b9c5f89f9abc31bd0f2adc817e3MD57QuatroVezesLula-lá_Gomes_2006.pdf.jpgQuatroVezesLula-lá_Gomes_2006.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13725/9/QuatroVezesLula-l%c3%a1_Gomes_2006.pdf.jpg08276b944adbd765044901523adf19a9MD59123456789/137252019-05-26 02:28:41.93oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/13725Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:28:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais
title Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais
spellingShingle Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais
Gomes, Marcelo Bolshaw
Eleições
Mídia e Política
Election
Media and Politics
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais
title_full Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais
title_fullStr Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais
title_full_unstemmed Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais
title_sort Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais
author Gomes, Marcelo Bolshaw
author_facet Gomes, Marcelo Bolshaw
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792219T9
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Miguel, Luis Felipe
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727328Z4
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Silva, Dacier de Barros e
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783746A2
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Germano, José Willington
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv alineguimaraes@hotmail.com
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv Reis, Francisco de Assis Brandão dos
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795690H9
dc.contributor.referees5.pt_BR.fl_str_mv Souza, Lincoln Moraes de
dc.contributor.referees5ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees5Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937H2
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Marcelo Bolshaw
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Oliveira, João Emanuel Evangelista de
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lindozo, José Antonio Spinelli
contributor_str_mv Oliveira, João Emanuel Evangelista de
Lindozo, José Antonio Spinelli
dc.subject.por.fl_str_mv Eleições
Mídia e Política
topic Eleições
Mídia e Política
Election
Media and Politics
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Election
Media and Politics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Descreve-se aqui a formação da Imagem Pública de Luis Inácio Lula da Silva através do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, nas quatro eleições presidenciais que marcaram o período de democratização do País: 1989, 1994, 1998 e 2002. O fato de um candidato contrário às elites, três vezes derrotado em eleições anteriores, conseguir convencer através da mídia a elegê-lo eleitores que votavam antes em seus adversários, demonstra que a democracia representativa brasileira é institucionalmente compatível com regime de informação imposto pelos meios de comunicação de massa na sociedade atual? Além de comprovar a preponderância da Imagem Pública em processos eleitorais em que o Cenário de Representação da Política se caracteriza pela imprevisibilidade, a pesquisa constatou ainda que a atual luta política, mais que uma luta meramente pela visibilidade imposta pela TV e pelos meios de comunicação em geral ainda é uma disputa política. E que a mídia enquadra a política, mas também é por ela agendada, principalmente em momentos de grande incerteza política e/ou pouca previsibilidade eleitoral
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-04-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:20:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-09
2014-12-17T14:20:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOMES, Marcelo Bolshaw. Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais. 2006. 212 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13725
identifier_str_mv GOMES, Marcelo Bolshaw. Quatro vezes Lula-lá A imagem pública de Lula no horário eleitoral nas quatro campanhas presidenciais. 2006. 212 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13725/1/QuatroVezesLula-l%c3%a1_Gomes_2006.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13725/6/MarceloBG.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13725/8/QuatroVezesLula-l%c3%a1_Gomes_2006.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13725/7/MarceloBG.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13725/9/QuatroVezesLula-l%c3%a1_Gomes_2006.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ced3ec27cccc61ef4a68a88a64d90fb
1820a9bd76828490a55a3fad696209b1
0a76343b76e5c9022f3c7a780fc77927
38a31b9c5f89f9abc31bd0f2adc817e3
08276b944adbd765044901523adf19a9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796766982677200896