O avesso da ruína: invenção e reinvenção de Pasárgada na obra de Manuel Bandeira (1917-1954)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Cavalcanti, Felipe Alves Paulo
Orientador(a): Albuquerque Júnior, Durval Muniz de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22439
Resumo: No presente trabalho, analisamos a construção histórica de uma imagem já consolidada no imaginário brasileiro: o espaço de Pasárgada. Acreditando que as imagens se constroem por meio dos vários investimentos de desejo que lhe são destinados, que elas são alvo de elaborações e reelaborações, intentamos aqui mostrar o surgimento e as sucessivas reformulações do espaço de Pasárgada na obra de Manuel Bandeira. Assim, dividimos nossa investigação em quatro momentos: primeiramente, tratamos do declínio social da família Souza Bandeira, marcado pela transição entre um regime patriarcal idealizado e um novo tempo de relações urbanas e burguesas no Brasil. Em um segundo momento, traçamos um percurso pelas primeiras duas obras de Bandeira, A Cinza das Horas e Carnaval, compostas após seu adoecimento em 1904, apontando algumas das diretrizes poéticas aí presentes que futuramente seriam implicadas na criação do poema “Vou-me Embora Pra Pasárgada”. No terceiro capítulo, abordamos o desenvolvimento de novos recursos e procedimentos criativos na obra deste autor durante os anos 1920, ocorrido no contato com três frentes de renovação – a boemia intelectual carioca, o modernismo paulista e o regionalismo tradicionalista recifense –, cujas ideias tornaram possível a criação do espaço nomeado de Pasárgada. Por fim, no quarto e último capítulo, discutimos o sentido “biográfico” que Bandeira e outros autores passam a atribuir a este espaço após o lançamento de Libertinagem, em 1930, dando início a uma série de textos biográficos e autobiográficos que culmina na publicação da autobiografia de Manuel Bandeira, o Itinerário de Pasárgada, em 1954.
id UFRN_b5eccc2d520dddd9415f45c9454b6e02
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22439
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cavalcanti, Felipe Alves Paulohttp://lattes.cnpq.br/6902064913510545http://lattes.cnpq.br/7585947992338412Arrais, Raimundo Pereira Alencarhttp://lattes.cnpq.br/8252775667149757Coelho, Eduardo dos SantosAlbuquerque Júnior, Durval Muniz de2017-03-23T23:34:11Z2017-03-23T23:34:11Z2016-09-14CAVALCANTI, Felipe Alves Paulo. O avesso da ruína: invenção e reinvenção de Pasárgada na obra de Manuel Bandeira (1917-1954). 2016. 223f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22439No presente trabalho, analisamos a construção histórica de uma imagem já consolidada no imaginário brasileiro: o espaço de Pasárgada. Acreditando que as imagens se constroem por meio dos vários investimentos de desejo que lhe são destinados, que elas são alvo de elaborações e reelaborações, intentamos aqui mostrar o surgimento e as sucessivas reformulações do espaço de Pasárgada na obra de Manuel Bandeira. Assim, dividimos nossa investigação em quatro momentos: primeiramente, tratamos do declínio social da família Souza Bandeira, marcado pela transição entre um regime patriarcal idealizado e um novo tempo de relações urbanas e burguesas no Brasil. Em um segundo momento, traçamos um percurso pelas primeiras duas obras de Bandeira, A Cinza das Horas e Carnaval, compostas após seu adoecimento em 1904, apontando algumas das diretrizes poéticas aí presentes que futuramente seriam implicadas na criação do poema “Vou-me Embora Pra Pasárgada”. No terceiro capítulo, abordamos o desenvolvimento de novos recursos e procedimentos criativos na obra deste autor durante os anos 1920, ocorrido no contato com três frentes de renovação – a boemia intelectual carioca, o modernismo paulista e o regionalismo tradicionalista recifense –, cujas ideias tornaram possível a criação do espaço nomeado de Pasárgada. Por fim, no quarto e último capítulo, discutimos o sentido “biográfico” que Bandeira e outros autores passam a atribuir a este espaço após o lançamento de Libertinagem, em 1930, dando início a uma série de textos biográficos e autobiográficos que culmina na publicação da autobiografia de Manuel Bandeira, o Itinerário de Pasárgada, em 1954.In this work, we analyze the historical construction of a well-established image in the Brazilian imaginary: Pasárgada. Believing that images are made of the various investments of desire which incide upon them, that they are elaborated and reelaborated in the course of time, we aim to expose here the birth and the successive reformulations of Pasárgada in the work of Manuel Bandeira. Hence, we divided our investigation in four chapters: firstly, we approach the social decline of Manuel Bandeira’s family, marked by the transition of an idealized patriarchal regime and a new era of bourgeois and urban social relations in Brazil. In a second moment, we examine Bandeira’s first works, A Cinza das Horas and Carnaval, composed after the poet became ill in 1904, to expose some of the creative procedures that would persist in his later work, also being used in the creation of the poem “Vou-me Embora Pra Pasárgada”. In the third chapter, we investigate the development of new creative procedures and resources by Manuel Bandeira during the Brazilian “roaring 1920s”, acquired in the contact with three different artistic fronts: the bohemian scene, in Rio de Janeiro; the Brazilian modernist movement, in São Paulo; and the traditionalist regionalism, led by Gilberto Freyre in Recife, which provided Bandeira with the ideas and the poetical resources he would employ in the creation of the poetical space called “Pasárgada”. Lastly, in the fourth chapter, we discuss the “biographical” sense that Bandeira and other authors would associate to this poetical space after the publication of Libertinagem, in 1930, starting a series of biographical and autobiographical texts that culminate in the publishing of Manuel Bandeira’s autobiography, Itinerário de Pasárgada, in 1954.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAPasárgadaImagemManuel BandeiraLiteratura brasileiraHistóriaEspaçosO avesso da ruína: invenção e reinvenção de Pasárgada na obra de Manuel Bandeira (1917-1954)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFelipeAlvesPauloCavalcanti_DISSERT.pdfFelipeAlvesPauloCavalcanti_DISSERT.pdfapplication/pdf3251447https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22439/1/FelipeAlvesPauloCavalcanti_DISSERT.pdfdcb9c29f9fc4d50007ddcb4ec8c5c157MD51TEXTFelipeAlvesPauloCavalcanti_DISSERT.pdf.txtFelipeAlvesPauloCavalcanti_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain640877https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22439/4/FelipeAlvesPauloCavalcanti_DISSERT.pdf.txtca424cb09661e95331283f6eb54ab36bMD54THUMBNAILFelipeAlvesPauloCavalcanti_DISSERT.pdf.jpgFelipeAlvesPauloCavalcanti_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1804https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22439/5/FelipeAlvesPauloCavalcanti_DISSERT.pdf.jpgdafbe7d22f897051e658c83222aa9a83MD55123456789/224392017-11-04 07:23:26.583oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22439Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T10:23:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O avesso da ruína: invenção e reinvenção de Pasárgada na obra de Manuel Bandeira (1917-1954)
title O avesso da ruína: invenção e reinvenção de Pasárgada na obra de Manuel Bandeira (1917-1954)
spellingShingle O avesso da ruína: invenção e reinvenção de Pasárgada na obra de Manuel Bandeira (1917-1954)
Cavalcanti, Felipe Alves Paulo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Pasárgada
Imagem
Manuel Bandeira
Literatura brasileira
História
Espaços
title_short O avesso da ruína: invenção e reinvenção de Pasárgada na obra de Manuel Bandeira (1917-1954)
title_full O avesso da ruína: invenção e reinvenção de Pasárgada na obra de Manuel Bandeira (1917-1954)
title_fullStr O avesso da ruína: invenção e reinvenção de Pasárgada na obra de Manuel Bandeira (1917-1954)
title_full_unstemmed O avesso da ruína: invenção e reinvenção de Pasárgada na obra de Manuel Bandeira (1917-1954)
title_sort O avesso da ruína: invenção e reinvenção de Pasárgada na obra de Manuel Bandeira (1917-1954)
author Cavalcanti, Felipe Alves Paulo
author_facet Cavalcanti, Felipe Alves Paulo
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6902064913510545
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7585947992338412
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Arrais, Raimundo Pereira Alencar
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8252775667149757
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Coelho, Eduardo dos Santos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Felipe Alves Paulo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque Júnior, Durval Muniz de
contributor_str_mv Albuquerque Júnior, Durval Muniz de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Pasárgada
Imagem
Manuel Bandeira
Literatura brasileira
História
Espaços
dc.subject.por.fl_str_mv Pasárgada
Imagem
Manuel Bandeira
Literatura brasileira
História
Espaços
description No presente trabalho, analisamos a construção histórica de uma imagem já consolidada no imaginário brasileiro: o espaço de Pasárgada. Acreditando que as imagens se constroem por meio dos vários investimentos de desejo que lhe são destinados, que elas são alvo de elaborações e reelaborações, intentamos aqui mostrar o surgimento e as sucessivas reformulações do espaço de Pasárgada na obra de Manuel Bandeira. Assim, dividimos nossa investigação em quatro momentos: primeiramente, tratamos do declínio social da família Souza Bandeira, marcado pela transição entre um regime patriarcal idealizado e um novo tempo de relações urbanas e burguesas no Brasil. Em um segundo momento, traçamos um percurso pelas primeiras duas obras de Bandeira, A Cinza das Horas e Carnaval, compostas após seu adoecimento em 1904, apontando algumas das diretrizes poéticas aí presentes que futuramente seriam implicadas na criação do poema “Vou-me Embora Pra Pasárgada”. No terceiro capítulo, abordamos o desenvolvimento de novos recursos e procedimentos criativos na obra deste autor durante os anos 1920, ocorrido no contato com três frentes de renovação – a boemia intelectual carioca, o modernismo paulista e o regionalismo tradicionalista recifense –, cujas ideias tornaram possível a criação do espaço nomeado de Pasárgada. Por fim, no quarto e último capítulo, discutimos o sentido “biográfico” que Bandeira e outros autores passam a atribuir a este espaço após o lançamento de Libertinagem, em 1930, dando início a uma série de textos biográficos e autobiográficos que culmina na publicação da autobiografia de Manuel Bandeira, o Itinerário de Pasárgada, em 1954.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-09-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-23T23:34:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-23T23:34:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAVALCANTI, Felipe Alves Paulo. O avesso da ruína: invenção e reinvenção de Pasárgada na obra de Manuel Bandeira (1917-1954). 2016. 223f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22439
identifier_str_mv CAVALCANTI, Felipe Alves Paulo. O avesso da ruína: invenção e reinvenção de Pasárgada na obra de Manuel Bandeira (1917-1954). 2016. 223f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22439/1/FelipeAlvesPauloCavalcanti_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22439/4/FelipeAlvesPauloCavalcanti_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22439/5/FelipeAlvesPauloCavalcanti_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dcb9c29f9fc4d50007ddcb4ec8c5c157
ca424cb09661e95331283f6eb54ab36b
dafbe7d22f897051e658c83222aa9a83
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777779383599104