Política e Internet: o uso das mídias pós-massivas nas campanhas eleitorais online para prefeito de Natal/RN em 2012

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Silva, Maria Aparecida Ramos da
Orientador(a): Oliveira, Joao Emanuel Evangelista de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22762
Resumo: A pesquisa POLÍTICA E INTERNET: O USO DAS MÍDIAS PÓS-MASSIVAS NAS CAMPANHAS ELEITORAIS ONLINE PARA PREFEITO DE NATAL/RN EM 2012 teve como objetivo geral analisar o padrão de uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, em especial os websites das campanhas online, pelos candidatos a prefeito de Natal/RN, nas eleições de 2012. O percurso metodológico compreendeu a realização da revisão bibliográfica sobre os temas gerais da política, Internet e campanhas online; bem como a observação não-participante, baseada na netnografia, com a descrição das práticas online durante o primeiro turno das eleições, entre os meses de julho e outubro de 2012; em seguida foi realizada a análise quali-quantitativa dos websites por meio das categorias navegabilidade, informações, mídia, accountability e interatividade, totalizando 56 indicadores. Os resultados da pesquisa confirmaram o argumento central deste trabalho, de que as novas tecnologias são utilizadas nas campanhas eleitorais como uma ferramenta adicional da comunicação política tradicional, sem propiciar, até o presente momento, um incremento da participação política, com a interação dos eleitores na definição das plataformas políticas ou no funcionamento dos pleitos. Nos websites pesquisados, verificou-se que as candidaturas privilegiaram as funcionalidades informativas dos websites, em detrimento das funções interativas, além de enfatizarem a personalidade individual dos candidatos. Tais questões apontam para a necessidade das modernas campanhas eleitorais passarem a assimilar as novas mídias pós-massivas sem a lógica unidirecional dos meios de comunicação de massa, aproveitando o potencial dessas tecnologias para a interatividade e o fomento à democracia digital.
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O percurso metodológico compreendeu a realização da revisão bibliográfica sobre os temas gerais da política, Internet e campanhas online; bem como a observação não-participante, baseada na netnografia, com a descrição das práticas online durante o primeiro turno das eleições, entre os meses de julho e outubro de 2012; em seguida foi realizada a análise quali-quantitativa dos websites por meio das categorias navegabilidade, informações, mídia, accountability e interatividade, totalizando 56 indicadores. Os resultados da pesquisa confirmaram o argumento central deste trabalho, de que as novas tecnologias são utilizadas nas campanhas eleitorais como uma ferramenta adicional da comunicação política tradicional, sem propiciar, até o presente momento, um incremento da participação política, com a interação dos eleitores na definição das plataformas políticas ou no funcionamento dos pleitos. Nos websites pesquisados, verificou-se que as candidaturas privilegiaram as funcionalidades informativas dos websites, em detrimento das funções interativas, além de enfatizarem a personalidade individual dos candidatos. Tais questões apontam para a necessidade das modernas campanhas eleitorais passarem a assimilar as novas mídias pós-massivas sem a lógica unidirecional dos meios de comunicação de massa, aproveitando o potencial dessas tecnologias para a interatividade e o fomento à democracia digital.A pesquisa POLÍTICA E INTERNET: O USO DAS MÍDIAS PÓS-MASSIVAS NAS CAMPANHAS ELEITORAIS ONLINE PARA PREFEITO DE NATAL/RN EM 2012 teve como objetivo geral analisar o padrão de uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, em especial os websites das campanhas online, pelos candidatos a prefeito de Natal/RN, nas eleições de 2012. O percurso metodológico compreendeu a realização da revisão bibliográfica sobre os temas gerais da política, Internet e campanhas online; bem como a observação não-participante, baseada na netnografia, com a descrição das práticas online durante o primeiro turno das eleições, entre os meses de julho e outubro de 2012; em seguida foi realizada a análise quali-quantitativa dos websites por meio das categorias navegabilidade, informações, mídia, accountability e interatividade, totalizando 56 indicadores. Os resultados da pesquisa confirmaram o argumento central deste trabalho, de que as novas tecnologias são utilizadas nas campanhas eleitorais como uma ferramenta adicional da comunicação política tradicional, sem propiciar, até o presente momento, um incremento da participação política, com a interação dos eleitores na definição das plataformas políticas ou no funcionamento dos pleitos. 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Tais questões apontam para a necessidade das modernas campanhas eleitorais passarem a assimilar as novas mídias pós-massivas sem a lógica unidirecional dos meios de comunicação de massa, aproveitando o potencial dessas tecnologias para a interatividade e o fomento à democracia digital.porCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISPolíticaInternetEleiçõesCampanhas Eleitorais OnlineWebsitesPolítica e Internet: o uso das mídias pós-massivas nas campanhas eleitorais online para prefeito de Natal/RN em 2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPolíticaInternetUso_Silva_2015.pdfPolíticaInternetUso_Silva_2015.pdfapplication/pdf8915751https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22762/1/Pol%c3%adticaInternetUso_Silva_2015.pdfb2a1fc323e041b2ee26daaa1f8c2e50cMD51TEXTMariaAparecidaRamosDaSilva_TESE.pdf.txtMariaAparecidaRamosDaSilva_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain529142https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22762/4/MariaAparecidaRamosDaSilva_TESE.pdf.txt3da18e2775e0688bd08d775ccb09c20dMD54PolíticaInternetUso_Silva_2015.pdf.txtPolíticaInternetUso_Silva_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain529034https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22762/6/Pol%c3%adticaInternetUso_Silva_2015.pdf.txtc19db25a959f5669fd63a56f6678e61cMD56THUMBNAILMariaAparecidaRamosDaSilva_TESE.pdf.jpgMariaAparecidaRamosDaSilva_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg9274https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22762/5/MariaAparecidaRamosDaSilva_TESE.pdf.jpgd9a274a49078575a589dab54037c889bMD55PolíticaInternetUso_Silva_2015.pdf.jpgPolíticaInternetUso_Silva_2015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2035https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22762/7/Pol%c3%adticaInternetUso_Silva_2015.pdf.jpg703136d78ece0be5bde02926867b4174MD57123456789/227622019-05-26 02:51:50.789oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22762Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:51:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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