Avaliação dos indicadores de desempenho de instituições federais de educação tecnológica doBrasil na abordagem do balanced scorecard

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Silveira, Rogério Castelo Branco da
Orientador(a): Ramos, Rubens Eugênio Barreto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Departamento: Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14935
Resumo: This Master of Science Thesis deals with a study on applying the BSC Balanced Scorecard to assess the performance of Federal Institution for Technological Education Institution in Brazil, a government organizations non for profit. It s accomplished a literature review in order to understand the BSC and its application to non for profit organizations and as a main result it is proposed a BSC conceptual model with an inversion of the main BSC perspective from financial to customer/society. It is used the annual management report of thirteen Institutions and applied a Pearson correlation analysis in order to verify a cause-effect situation between indicators. The main findings suggest that the model teachers qualification in terms of degree earned, quantity of teachers in full time job, and rate of students by teacher in full time job having good pearson correlation with the results expected of quality, throughput, social and demand response. However, the student unit cost use as the sole financial indicator did not get any reasonable correlation with the results, as so the quality and quantity of books in the libraries. Although it suggests a need for improvement in the model, the general model adopted appears to be satisfactory as a starting point to a BSC-like performance measuring system to this kind of Institutions
id UFRN_c5cb3e814a4e0c272d227ae49516a5d9
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14935
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silveira, Rogério Castelo Branco dahttp://lattes.cnpq.br/7272852120391520http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6Ramos, Anatália Saraiva Martinshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2Araújo, Renato Samuel Barbosa dehttp://lattes.cnpq.br/8844681795357306Ramos, Rubens Eugênio Barreto2014-12-17T14:52:47Z2010-05-052014-12-17T14:52:47Z2009-08-31SILVEIRA, Rogério Castelo Branco da. A balanced scorecard bases assessement of performance indicators of brazilian federal institutions for technological education. 2009. 64 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14935This Master of Science Thesis deals with a study on applying the BSC Balanced Scorecard to assess the performance of Federal Institution for Technological Education Institution in Brazil, a government organizations non for profit. It s accomplished a literature review in order to understand the BSC and its application to non for profit organizations and as a main result it is proposed a BSC conceptual model with an inversion of the main BSC perspective from financial to customer/society. It is used the annual management report of thirteen Institutions and applied a Pearson correlation analysis in order to verify a cause-effect situation between indicators. The main findings suggest that the model teachers qualification in terms of degree earned, quantity of teachers in full time job, and rate of students by teacher in full time job having good pearson correlation with the results expected of quality, throughput, social and demand response. However, the student unit cost use as the sole financial indicator did not get any reasonable correlation with the results, as so the quality and quantity of books in the libraries. Although it suggests a need for improvement in the model, the general model adopted appears to be satisfactory as a starting point to a BSC-like performance measuring system to this kind of InstitutionsEsta Tese realiza um estudo de aplicação do modelo de Balanced Scorecard (BSC) para avaliar o desempenho de Instituições Federais de Educação Tecnológica no Brasil, organizações estas de governo e sem fins lucrativos. É feita uma revisão da teoria sobre BSC e sua aplicação a organizações sem fins lucrativos. Como principal resultado da revisão teórica é proposto um modelo conceitual de BSC para as Instituições em estudo com uma inversão da perspectiva principal do BSC da financeira para a perspectiva cliente/sociedade. Utiliza-se os dados de relatórios de gestão de treze instituições e aplicase uma análise de correlação de Pearson para verificar as relações de causa-efeito entre os indicadores usados na pesquisa. Os principais resultados sugerem que a titulação dos professores, a quantidade de professores em tempo integral, e a relação alunos/docente são boas explicadoras (causa-efeito) dos indicadores de resultados finais utilizados (qualidade do ensino, taxa de sucesso em conclusão, resposta à demanda, proporção de concluintes por alunos totais. Entretanto, o indicador custo-aluno, único indicador financeiro, não apresentou uma correlação razoável com qualquer dos indicadores finais, assim como a quantidade e qualidade dos livros existentes na instituição. Embora isso sugira uma necessidade de melhoria do modelo, o modelo geral adotado parece ser um ponto de partida satisfatório para um sistema de medição do desempenho baseado em BSC para o tipo de instituição pesquisadaapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUFRNBREstratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e OperaçõesAvaliação de desempenhoBalanced scorecardEducaçãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOAvaliação dos indicadores de desempenho de instituições federais de educação tecnológica doBrasil na abordagem do balanced scorecardA balanced scorecard bases assessement of performance indicators of brazilian federal institutions for technological educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRogerioCB.pdfapplication/pdf1637243https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14935/1/RogerioCB.pdf1f60592307e2dbe7585677419f36e74fMD51TEXTRogerioCB.pdf.txtRogerioCB.pdf.txtExtracted texttext/plain98142https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14935/6/RogerioCB.pdf.txt69a77c3afeafd55093096b3e6745c911MD56THUMBNAILRogerioCB.pdf.jpgRogerioCB.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5177https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14935/7/RogerioCB.pdf.jpgb37061bbd25ed263f3cdc76cf5226bd4MD57123456789/149352017-11-02 02:22:21.795oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14935Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T05:22:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Avaliação dos indicadores de desempenho de instituições federais de educação tecnológica doBrasil na abordagem do balanced scorecard
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv A balanced scorecard bases assessement of performance indicators of brazilian federal institutions for technological education
title Avaliação dos indicadores de desempenho de instituições federais de educação tecnológica doBrasil na abordagem do balanced scorecard
spellingShingle Avaliação dos indicadores de desempenho de instituições federais de educação tecnológica doBrasil na abordagem do balanced scorecard
Silveira, Rogério Castelo Branco da
Avaliação de desempenho
Balanced scorecard
Educação
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
title_short Avaliação dos indicadores de desempenho de instituições federais de educação tecnológica doBrasil na abordagem do balanced scorecard
title_full Avaliação dos indicadores de desempenho de instituições federais de educação tecnológica doBrasil na abordagem do balanced scorecard
title_fullStr Avaliação dos indicadores de desempenho de instituições federais de educação tecnológica doBrasil na abordagem do balanced scorecard
title_full_unstemmed Avaliação dos indicadores de desempenho de instituições federais de educação tecnológica doBrasil na abordagem do balanced scorecard
title_sort Avaliação dos indicadores de desempenho de instituições federais de educação tecnológica doBrasil na abordagem do balanced scorecard
author Silveira, Rogério Castelo Branco da
author_facet Silveira, Rogério Castelo Branco da
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7272852120391520
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Ramos, Anatália Saraiva Martins
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Araújo, Renato Samuel Barbosa de
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8844681795357306
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Rogério Castelo Branco da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramos, Rubens Eugênio Barreto
contributor_str_mv Ramos, Rubens Eugênio Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de desempenho
Balanced scorecard
Educação
topic Avaliação de desempenho
Balanced scorecard
Educação
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
description This Master of Science Thesis deals with a study on applying the BSC Balanced Scorecard to assess the performance of Federal Institution for Technological Education Institution in Brazil, a government organizations non for profit. It s accomplished a literature review in order to understand the BSC and its application to non for profit organizations and as a main result it is proposed a BSC conceptual model with an inversion of the main BSC perspective from financial to customer/society. It is used the annual management report of thirteen Institutions and applied a Pearson correlation analysis in order to verify a cause-effect situation between indicators. The main findings suggest that the model teachers qualification in terms of degree earned, quantity of teachers in full time job, and rate of students by teacher in full time job having good pearson correlation with the results expected of quality, throughput, social and demand response. However, the student unit cost use as the sole financial indicator did not get any reasonable correlation with the results, as so the quality and quantity of books in the libraries. Although it suggests a need for improvement in the model, the general model adopted appears to be satisfactory as a starting point to a BSC-like performance measuring system to this kind of Institutions
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-31
dc.date.available.fl_str_mv 2010-05-05
2014-12-17T14:52:47Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:52:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVEIRA, Rogério Castelo Branco da. A balanced scorecard bases assessement of performance indicators of brazilian federal institutions for technological education. 2009. 64 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14935
identifier_str_mv SILVEIRA, Rogério Castelo Branco da. A balanced scorecard bases assessement of performance indicators of brazilian federal institutions for technological education. 2009. 64 f. Dissertação (Mestrado em Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Estratégia; Qualidade; Gestão Ambiental; Gestão da Produção e Operações
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14935/1/RogerioCB.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14935/6/RogerioCB.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14935/7/RogerioCB.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f60592307e2dbe7585677419f36e74f
69a77c3afeafd55093096b3e6745c911
b37061bbd25ed263f3cdc76cf5226bd4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777792542179328