O conto policial de Conan Doyle na aula de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Patriota, Luís Ferdinando da Silva
Orientador(a): Canan, Ana Graça
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25879
Resumo: Esta pesquisa busca propiciar o desenvolvimento da competência comunicativointercultural dos alunos do Ensino Médio da rede pública, por meio da utilização do texto literário, especificamente, quatro contos policiais originais de Conan Doyle. Partimos da premissa de que o texto literário pode trazer muitos benefícios ao processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa, como, por exemplo, o enriquecimento linguísticocultural, o envolvimento pessoal, o desenvolvimento das habilidades interpretativas dos alunos (KRAMSCH, 2015; CORBETT, 2010; COLLIE; SLATER, 1987; LAZAR, 2005; DUFF; MALLEY, 2003). Nosso trabalho tem características de uma pesquisa qualitativa, como também de uma pesquisa documental, uma vez que aplicamos um questionário com questões abertas aos participantes da pesquisa, alunos do Ensino Médio do IFRN - Campus Zona Norte, a fim de investigar como eles compreendiam a relação entre língua e cultura da língua-alvo e se era possível melhorar seu conhecimento de inglês pela leitura de quatro contos policiais. O resultado da nossa pesquisa demonstrou que os alunos em questão ainda possuem uma visão estruturalista, uma vez que acreditam que o estudo de uma língua se limita à aquisição de léxico. Por fim, elaboramos e propomos oito atividades de cunho intercultural, para serem utilizadas em salas de aula de língua inglesa, sobre os aspectos da língua e cultura presentes nos contos policiais selecionados, objetivando corroborar os benefícios do texto literário na aprendizagem da língua inglesa.
id UFRN_d1abb37d6a6e259297e78c0b6f678eaf
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25879
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Patriota, Luís Ferdinando da SilvaCavalcante, Alex Beigui de PaivaAmorim, Marcelo da SilvaCunha, Eva Carolina daPereira, Maria Teresa GonçalvesCanan, Ana Graça2018-09-19T20:15:02Z2018-09-19T20:15:02Z2018-06-18PATRIOTA, Luís Ferdinando da Silva. O conto policial de Conan Doyle na aula de língua inglesa. 2018. 158f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25879Esta pesquisa busca propiciar o desenvolvimento da competência comunicativointercultural dos alunos do Ensino Médio da rede pública, por meio da utilização do texto literário, especificamente, quatro contos policiais originais de Conan Doyle. Partimos da premissa de que o texto literário pode trazer muitos benefícios ao processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa, como, por exemplo, o enriquecimento linguísticocultural, o envolvimento pessoal, o desenvolvimento das habilidades interpretativas dos alunos (KRAMSCH, 2015; CORBETT, 2010; COLLIE; SLATER, 1987; LAZAR, 2005; DUFF; MALLEY, 2003). Nosso trabalho tem características de uma pesquisa qualitativa, como também de uma pesquisa documental, uma vez que aplicamos um questionário com questões abertas aos participantes da pesquisa, alunos do Ensino Médio do IFRN - Campus Zona Norte, a fim de investigar como eles compreendiam a relação entre língua e cultura da língua-alvo e se era possível melhorar seu conhecimento de inglês pela leitura de quatro contos policiais. O resultado da nossa pesquisa demonstrou que os alunos em questão ainda possuem uma visão estruturalista, uma vez que acreditam que o estudo de uma língua se limita à aquisição de léxico. Por fim, elaboramos e propomos oito atividades de cunho intercultural, para serem utilizadas em salas de aula de língua inglesa, sobre os aspectos da língua e cultura presentes nos contos policiais selecionados, objetivando corroborar os benefícios do texto literário na aprendizagem da língua inglesa.The purpose of this research is to seek the development of the high school students’ intercultural and communicative competence from public school, through the literary text, specifically four unabridged detective stories by Conan Doyle. We have come from the point that the literary text can bring out many benefits to the teaching and learning process of English, such as, cultural and linguistic enrichment, personal involvement, development of the students’ interpretive abilities (KRAMSCH, 2015; CORBETT, 2010; COLLIE; SLATER, 1987; LAZAR, 2005; DUFF; MALLEY, 2003). Our work has characteristics of a qualitative research as well as a document study, because we have presented one questionnaire with open questions for the participants, high school students from IFRN-Campus Natal Zona Norte, in order to investigate how they understand the relationship between language and culture and if it is possible to improve their knowledge of English by the reading of four detective stories. The result of our research showed that the interviewed students still have a structuralist view, because they believe the study of a foreign language is restricted to lexis acquisition. Hence, we proposed eight intercultural activities to be used in the English classrooms on the aspects of language and culture, presented in the selected detective stories, aiming to corroborate the benefits of the literary text in the English learning process.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICATexto literárioCulturaConto policialEnsino e aprendizagem de língua inglesaO conto policial de Conan Doyle na aula de língua inglesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALContopolicialConan_Patriota_2018.pdfapplication/pdf1933611https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25879/1/ContopolicialConan_Patriota_2018.pdfade727deca20c02637db6eb0db6b0051MD51TEXTContopolicialConan_Patriota_2018.pdf.txtContopolicialConan_Patriota_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain316027https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25879/2/ContopolicialConan_Patriota_2018.pdf.txt74e9d33481366ed991c23b8c6e26febeMD52THUMBNAILContopolicialConan_Patriota_2018.pdf.jpgContopolicialConan_Patriota_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1904https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25879/3/ContopolicialConan_Patriota_2018.pdf.jpg61a1fb53ce3ae79ca43a70bf06de6b42MD53123456789/258792019-01-30 02:06:43.77oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25879Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T05:06:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conto policial de Conan Doyle na aula de língua inglesa
title O conto policial de Conan Doyle na aula de língua inglesa
spellingShingle O conto policial de Conan Doyle na aula de língua inglesa
Patriota, Luís Ferdinando da Silva
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Texto literário
Cultura
Conto policial
Ensino e aprendizagem de língua inglesa
title_short O conto policial de Conan Doyle na aula de língua inglesa
title_full O conto policial de Conan Doyle na aula de língua inglesa
title_fullStr O conto policial de Conan Doyle na aula de língua inglesa
title_full_unstemmed O conto policial de Conan Doyle na aula de língua inglesa
title_sort O conto policial de Conan Doyle na aula de língua inglesa
author Patriota, Luís Ferdinando da Silva
author_facet Patriota, Luís Ferdinando da Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Cavalcante, Alex Beigui de Paiva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Amorim, Marcelo da Silva
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Cunha, Eva Carolina da
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Pereira, Maria Teresa Gonçalves
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Patriota, Luís Ferdinando da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Canan, Ana Graça
contributor_str_mv Canan, Ana Graça
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Texto literário
Cultura
Conto policial
Ensino e aprendizagem de língua inglesa
dc.subject.por.fl_str_mv Texto literário
Cultura
Conto policial
Ensino e aprendizagem de língua inglesa
description Esta pesquisa busca propiciar o desenvolvimento da competência comunicativointercultural dos alunos do Ensino Médio da rede pública, por meio da utilização do texto literário, especificamente, quatro contos policiais originais de Conan Doyle. Partimos da premissa de que o texto literário pode trazer muitos benefícios ao processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa, como, por exemplo, o enriquecimento linguísticocultural, o envolvimento pessoal, o desenvolvimento das habilidades interpretativas dos alunos (KRAMSCH, 2015; CORBETT, 2010; COLLIE; SLATER, 1987; LAZAR, 2005; DUFF; MALLEY, 2003). Nosso trabalho tem características de uma pesquisa qualitativa, como também de uma pesquisa documental, uma vez que aplicamos um questionário com questões abertas aos participantes da pesquisa, alunos do Ensino Médio do IFRN - Campus Zona Norte, a fim de investigar como eles compreendiam a relação entre língua e cultura da língua-alvo e se era possível melhorar seu conhecimento de inglês pela leitura de quatro contos policiais. O resultado da nossa pesquisa demonstrou que os alunos em questão ainda possuem uma visão estruturalista, uma vez que acreditam que o estudo de uma língua se limita à aquisição de léxico. Por fim, elaboramos e propomos oito atividades de cunho intercultural, para serem utilizadas em salas de aula de língua inglesa, sobre os aspectos da língua e cultura presentes nos contos policiais selecionados, objetivando corroborar os benefícios do texto literário na aprendizagem da língua inglesa.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-19T20:15:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-19T20:15:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PATRIOTA, Luís Ferdinando da Silva. O conto policial de Conan Doyle na aula de língua inglesa. 2018. 158f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25879
identifier_str_mv PATRIOTA, Luís Ferdinando da Silva. O conto policial de Conan Doyle na aula de língua inglesa. 2018. 158f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25879/1/ContopolicialConan_Patriota_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25879/2/ContopolicialConan_Patriota_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25879/3/ContopolicialConan_Patriota_2018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ade727deca20c02637db6eb0db6b0051
74e9d33481366ed991c23b8c6e26febe
61a1fb53ce3ae79ca43a70bf06de6b42
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777727997083648