Dificuldades na construção de gráficos de funções
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
|
Departamento: |
Ensino de Ciências Naturais e Matemática
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16119 |
Resumo: | This study describes about graduation s students difficulties of to draw functions graph. Specifically, we intend to observe their abilities evolution, as well as their difficulties during Calculus I subject in engineering course. For that, we show them publications about the elaboration of graphs and its difficulties in obstacle terms and some researches witch contain this subject and that it was done during postgraduate studies in mathematical education. It shows by research methodology aspects related to French didatic s mathematic and some theories of cognitive psychology considering the high value between theoretical-methodological relation that was evidenced in both theoretical conceptions about ways to understand and teach mathematic. This methodology is based on didactic engineering purpose, that consist in preliminaries analysis, conception and didactic sequence analysis prior, trials by application followed analysis up and conclusion. We had also used pedagogicals actions and analysis of results achieved, to classify types of errors made by the 2005 s students during second semester, from conceptions related to the episthemologic and didactics obstacles |
id |
UFRN_d1f42dc10f485e4b7bfe5b33431fee26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16119 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Francisco Canindé dehttp://lattes.cnpq.br/7554818862651491Pontes, Maria Gilvanise de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2910183324330182Mendes, Iran Abreuhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8Morey, Bernadete Barbosa2014-12-17T15:05:06Z2007-12-142014-12-17T15:05:06Z2007-06-12OLIVEIRA, Francisco Canindé de. Dificuldades na construção de gráficos de funções. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16119This study describes about graduation s students difficulties of to draw functions graph. Specifically, we intend to observe their abilities evolution, as well as their difficulties during Calculus I subject in engineering course. For that, we show them publications about the elaboration of graphs and its difficulties in obstacle terms and some researches witch contain this subject and that it was done during postgraduate studies in mathematical education. It shows by research methodology aspects related to French didatic s mathematic and some theories of cognitive psychology considering the high value between theoretical-methodological relation that was evidenced in both theoretical conceptions about ways to understand and teach mathematic. This methodology is based on didactic engineering purpose, that consist in preliminaries analysis, conception and didactic sequence analysis prior, trials by application followed analysis up and conclusion. We had also used pedagogicals actions and analysis of results achieved, to classify types of errors made by the 2005 s students during second semester, from conceptions related to the episthemologic and didactics obstaclesNeste estudo descrevemos as dificuldades de um grupo de alunos de graduação no que diz respeito ao ato de traçar gráficos de funções. Especificamente, investigamos a evolução das suas habilidades, assim como suas dificuldades no decorrer da disciplina Cálculo I, no curso de Engenharia. Para tanto, analisamos publicações sobre elaboração de gráficos e suas dificuldades em termos de obstáculo, bem como abordamos alguns relatórios de pesquisa relacionados ao tema em questão e que foram realizadas no âmbito dos estudos da pós-graduação em Educação Matemática. Mostramos que através dos aspectos relacionados à linha francesa da Didática da Matemática e de algumas teorias da Psicologia Cognitiva, é possível estabelecer uma importante conexão teórico-metodológica entre ambas as concepções teóricas acerca dos modos de compreender e ensinar matemática. Esta metodologia fundamenta-se na proposta da Engenharia Didática, que consiste em análises preliminares, concepção e análise a priori da seqüência didática, experimentação através de sua aplicação seguida da análise a posteriori e conclusão. Houve, também, a necessidade de recorremos a Intervenção Pedagógica e Análise dos Resultados Obtidos, para classificarmos e analisarmos os vários tipos de erros apresentados pelos alunos durante o segundo semestre de 2005, a partir das concepções referentes aos obstáculos epistemológicos e didáticosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaGráfico de funçõesengenharia didáticadidática da matemáticaFunctions graphDidactic engineeringDidactic s mathematicsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICADificuldades na construção de gráficos de funçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFranciscoCO.pdfapplication/pdf1310311https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16119/1/FranciscoCO.pdff0b9fd0c2c5ee62f1c8154cb767565b0MD51TEXTFranciscoCO.pdf.txtFranciscoCO.pdf.txtExtracted texttext/plain124521https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16119/6/FranciscoCO.pdf.txt2175431fe10acb97e1e4dac440eba1b1MD56THUMBNAILFranciscoCO.pdf.jpgFranciscoCO.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1872https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16119/7/FranciscoCO.pdf.jpge36313e7c0d1c9d2c0e4cd3ab37922c4MD57123456789/161192017-11-04 00:24:32.657oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16119Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T03:24:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Dificuldades na construção de gráficos de funções |
title |
Dificuldades na construção de gráficos de funções |
spellingShingle |
Dificuldades na construção de gráficos de funções Oliveira, Francisco Canindé de Gráfico de funções engenharia didática didática da matemática Functions graph Didactic engineering Didactic s mathematics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Dificuldades na construção de gráficos de funções |
title_full |
Dificuldades na construção de gráficos de funções |
title_fullStr |
Dificuldades na construção de gráficos de funções |
title_full_unstemmed |
Dificuldades na construção de gráficos de funções |
title_sort |
Dificuldades na construção de gráficos de funções |
author |
Oliveira, Francisco Canindé de |
author_facet |
Oliveira, Francisco Canindé de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7554818862651491 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2910183324330182 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Mendes, Iran Abreu |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Francisco Canindé de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morey, Bernadete Barbosa |
contributor_str_mv |
Morey, Bernadete Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gráfico de funções engenharia didática didática da matemática |
topic |
Gráfico de funções engenharia didática didática da matemática Functions graph Didactic engineering Didactic s mathematics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Functions graph Didactic engineering Didactic s mathematics |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This study describes about graduation s students difficulties of to draw functions graph. Specifically, we intend to observe their abilities evolution, as well as their difficulties during Calculus I subject in engineering course. For that, we show them publications about the elaboration of graphs and its difficulties in obstacle terms and some researches witch contain this subject and that it was done during postgraduate studies in mathematical education. It shows by research methodology aspects related to French didatic s mathematic and some theories of cognitive psychology considering the high value between theoretical-methodological relation that was evidenced in both theoretical conceptions about ways to understand and teach mathematic. This methodology is based on didactic engineering purpose, that consist in preliminaries analysis, conception and didactic sequence analysis prior, trials by application followed analysis up and conclusion. We had also used pedagogicals actions and analysis of results achieved, to classify types of errors made by the 2005 s students during second semester, from conceptions related to the episthemologic and didactics obstacles |
publishDate |
2007 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-12-14 2014-12-17T15:05:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-06-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T15:05:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Francisco Canindé de. Dificuldades na construção de gráficos de funções. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16119 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Francisco Canindé de. Dificuldades na construção de gráficos de funções. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16119/1/FranciscoCO.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16119/6/FranciscoCO.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16119/7/FranciscoCO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f0b9fd0c2c5ee62f1c8154cb767565b0 2175431fe10acb97e1e4dac440eba1b1 e36313e7c0d1c9d2c0e4cd3ab37922c4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1796767129118179328 |