Dificuldades na construção de gráficos de funções

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco Canindé de
Orientador(a): Morey, Bernadete Barbosa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Departamento: Ensino de Ciências Naturais e Matemática
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16119
Resumo: This study describes about graduation s students difficulties of to draw functions graph. Specifically, we intend to observe their abilities evolution, as well as their difficulties during Calculus I subject in engineering course. For that, we show them publications about the elaboration of graphs and its difficulties in obstacle terms and some researches witch contain this subject and that it was done during postgraduate studies in mathematical education. It shows by research methodology aspects related to French didatic s mathematic and some theories of cognitive psychology considering the high value between theoretical-methodological relation that was evidenced in both theoretical conceptions about ways to understand and teach mathematic. This methodology is based on didactic engineering purpose, that consist in preliminaries analysis, conception and didactic sequence analysis prior, trials by application followed analysis up and conclusion. We had also used pedagogicals actions and analysis of results achieved, to classify types of errors made by the 2005 s students during second semester, from conceptions related to the episthemologic and didactics obstacles
id UFRN_d1f42dc10f485e4b7bfe5b33431fee26
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16119
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Francisco Canindé dehttp://lattes.cnpq.br/7554818862651491Pontes, Maria Gilvanise de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/2910183324330182Mendes, Iran Abreuhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8Morey, Bernadete Barbosa2014-12-17T15:05:06Z2007-12-142014-12-17T15:05:06Z2007-06-12OLIVEIRA, Francisco Canindé de. Dificuldades na construção de gráficos de funções. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16119This study describes about graduation s students difficulties of to draw functions graph. Specifically, we intend to observe their abilities evolution, as well as their difficulties during Calculus I subject in engineering course. For that, we show them publications about the elaboration of graphs and its difficulties in obstacle terms and some researches witch contain this subject and that it was done during postgraduate studies in mathematical education. It shows by research methodology aspects related to French didatic s mathematic and some theories of cognitive psychology considering the high value between theoretical-methodological relation that was evidenced in both theoretical conceptions about ways to understand and teach mathematic. This methodology is based on didactic engineering purpose, that consist in preliminaries analysis, conception and didactic sequence analysis prior, trials by application followed analysis up and conclusion. We had also used pedagogicals actions and analysis of results achieved, to classify types of errors made by the 2005 s students during second semester, from conceptions related to the episthemologic and didactics obstaclesNeste estudo descrevemos as dificuldades de um grupo de alunos de graduação no que diz respeito ao ato de traçar gráficos de funções. Especificamente, investigamos a evolução das suas habilidades, assim como suas dificuldades no decorrer da disciplina Cálculo I, no curso de Engenharia. Para tanto, analisamos publicações sobre elaboração de gráficos e suas dificuldades em termos de obstáculo, bem como abordamos alguns relatórios de pesquisa relacionados ao tema em questão e que foram realizadas no âmbito dos estudos da pós-graduação em Educação Matemática. Mostramos que através dos aspectos relacionados à linha francesa da Didática da Matemática e de algumas teorias da Psicologia Cognitiva, é possível estabelecer uma importante conexão teórico-metodológica entre ambas as concepções teóricas acerca dos modos de compreender e ensinar matemática. Esta metodologia fundamenta-se na proposta da Engenharia Didática, que consiste em análises preliminares, concepção e análise a priori da seqüência didática, experimentação através de sua aplicação seguida da análise a posteriori e conclusão. Houve, também, a necessidade de recorremos a Intervenção Pedagógica e Análise dos Resultados Obtidos, para classificarmos e analisarmos os vários tipos de erros apresentados pelos alunos durante o segundo semestre de 2005, a partir das concepções referentes aos obstáculos epistemológicos e didáticosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaGráfico de funçõesengenharia didáticadidática da matemáticaFunctions graphDidactic engineeringDidactic s mathematicsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICADificuldades na construção de gráficos de funçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFranciscoCO.pdfapplication/pdf1310311https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16119/1/FranciscoCO.pdff0b9fd0c2c5ee62f1c8154cb767565b0MD51TEXTFranciscoCO.pdf.txtFranciscoCO.pdf.txtExtracted texttext/plain124521https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16119/6/FranciscoCO.pdf.txt2175431fe10acb97e1e4dac440eba1b1MD56THUMBNAILFranciscoCO.pdf.jpgFranciscoCO.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1872https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16119/7/FranciscoCO.pdf.jpge36313e7c0d1c9d2c0e4cd3ab37922c4MD57123456789/161192017-11-04 00:24:32.657oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16119Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T03:24:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Dificuldades na construção de gráficos de funções
title Dificuldades na construção de gráficos de funções
spellingShingle Dificuldades na construção de gráficos de funções
Oliveira, Francisco Canindé de
Gráfico de funções
engenharia didática
didática da matemática
Functions graph
Didactic engineering
Didactic s mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Dificuldades na construção de gráficos de funções
title_full Dificuldades na construção de gráficos de funções
title_fullStr Dificuldades na construção de gráficos de funções
title_full_unstemmed Dificuldades na construção de gráficos de funções
title_sort Dificuldades na construção de gráficos de funções
author Oliveira, Francisco Canindé de
author_facet Oliveira, Francisco Canindé de
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7554818862651491
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2910183324330182
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francisco Canindé de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morey, Bernadete Barbosa
contributor_str_mv Morey, Bernadete Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Gráfico de funções
engenharia didática
didática da matemática
topic Gráfico de funções
engenharia didática
didática da matemática
Functions graph
Didactic engineering
Didactic s mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Functions graph
Didactic engineering
Didactic s mathematics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This study describes about graduation s students difficulties of to draw functions graph. Specifically, we intend to observe their abilities evolution, as well as their difficulties during Calculus I subject in engineering course. For that, we show them publications about the elaboration of graphs and its difficulties in obstacle terms and some researches witch contain this subject and that it was done during postgraduate studies in mathematical education. It shows by research methodology aspects related to French didatic s mathematic and some theories of cognitive psychology considering the high value between theoretical-methodological relation that was evidenced in both theoretical conceptions about ways to understand and teach mathematic. This methodology is based on didactic engineering purpose, that consist in preliminaries analysis, conception and didactic sequence analysis prior, trials by application followed analysis up and conclusion. We had also used pedagogicals actions and analysis of results achieved, to classify types of errors made by the 2005 s students during second semester, from conceptions related to the episthemologic and didactics obstacles
publishDate 2007
dc.date.available.fl_str_mv 2007-12-14
2014-12-17T15:05:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-06-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:05:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Francisco Canindé de. Dificuldades na construção de gráficos de funções. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16119
identifier_str_mv OLIVEIRA, Francisco Canindé de. Dificuldades na construção de gráficos de funções. 2007. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ensino de Ciências Naturais e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16119/1/FranciscoCO.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16119/6/FranciscoCO.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16119/7/FranciscoCO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f0b9fd0c2c5ee62f1c8154cb767565b0
2175431fe10acb97e1e4dac440eba1b1
e36313e7c0d1c9d2c0e4cd3ab37922c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767129118179328