Fracasso escolar em matemática no ensino superior: um estudo exploratório à luz da psicologia histórico-cultural
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29415 |
Resumo: | As relações de ensino e aprendizagem estão inseridas direta ou indiretamente em contextos internacionais de uma nova economia globalizada, de maneira que estas relações são permeadas por decisões político-econômicas internacionais; investimentos de países com forte economia e abdicações dos países de economia mais frágil. Quando nos referimos a cursos da área tecnológica, área esta muito visualizada pelo mercado internacional, não podemos deixar de lado o contexto em que foram criados, para qual fim e as questões que envolvem o ensino da matemática. Quando é visualizada a área de criação de tecnologias como potencial de crescimento econômico dos países, são pensadas, principalmente, estratégias de formação de mão de obra qualificada, e são deixados em segundo plano, os processos educacionais ali envolvidos, necessários para o pleno desenvolvimento de seus alunos, o que se expressa no fenômeno do fracasso escolar nesses cursos. Esse estudo teve por objetivo analisar determinantes do fracasso escolar em matemática no Ensino Superior tecnológico, na disciplina de Pré-Cálculo do Bacharelado em Ciência e Tecnologia em Natal/RN, a partir do olhar da Psicologia Histórico-Cultural. Na sessão dos capítulos teóricos discutimos, primeiramente, a constituição das políticas educacionais no Ensino Superior e o contexto de criação dos Bacharelados Interdisciplinares, para que seja possível a visualização do contexto político internacional em que estão inseridos esses cursos. Em seguida, articulamos a discussão acerca do histórico da matemática enquanto área de conhecimento historicamente permeada de divergências e como esse histórico contribui para o fenômeno do fracasso escolar em matemática no contexto Ensino Superior; e, por fim, discutimos a função social da escola (nessa pesquisa, da universidade), sua importância na apropriação dos conceitos científicos pelos alunos para os Processos Psicológicos Superiores e os danos ocasionados quando dessa não apropriação. A segunda parte será composta pelos dados da pesquisa realizada na disciplina de Pré-Cálculo do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, disciplina essa que é composta de conteúdos básicos de matemática; é introdutória ao curso e apresenta os maiores índices de insucesso entre os alunos da ECT. Essa pesquisa lança um olhar para o fenômeno do fracasso escolar em matemática no Ensino Superior, a partir do olhar teórico da Psicologia Histórico-Cultural, pensando o modelo de formação desses estudantes e o seu desenvolvimento. Os resultados apontam principalmente para processos de mediação pedagógica pouco qualificados; distanciamento das relações entre docentes, discentes e outros colaboradores e uma urgente necessidade de investimento em ações colaborativas que envolvam os diversos atores da instituição. |
id |
UFRN_d2bc05b7194824a29447cef30fa0d315 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29415 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Aléxia Thamy Gomes deBarreto, Maria da ApresentaçãoCury, Fernando GuedesFalcão, Jorge Tarcísio da RochaFacci, Marilda Gonçalves DiasCampos, Herculano Ricardo2020-07-03T13:06:16Z2020-07-03T13:06:16Z2020-02-28OLIVEIRA, Aléxia Thamy Gomes de. Fracasso escolar em matemática no ensino superior: um estudo exploratório à luz da psicologia histórico-cultural. 2020. 148f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29415As relações de ensino e aprendizagem estão inseridas direta ou indiretamente em contextos internacionais de uma nova economia globalizada, de maneira que estas relações são permeadas por decisões político-econômicas internacionais; investimentos de países com forte economia e abdicações dos países de economia mais frágil. Quando nos referimos a cursos da área tecnológica, área esta muito visualizada pelo mercado internacional, não podemos deixar de lado o contexto em que foram criados, para qual fim e as questões que envolvem o ensino da matemática. Quando é visualizada a área de criação de tecnologias como potencial de crescimento econômico dos países, são pensadas, principalmente, estratégias de formação de mão de obra qualificada, e são deixados em segundo plano, os processos educacionais ali envolvidos, necessários para o pleno desenvolvimento de seus alunos, o que se expressa no fenômeno do fracasso escolar nesses cursos. Esse estudo teve por objetivo analisar determinantes do fracasso escolar em matemática no Ensino Superior tecnológico, na disciplina de Pré-Cálculo do Bacharelado em Ciência e Tecnologia em Natal/RN, a partir do olhar da Psicologia Histórico-Cultural. Na sessão dos capítulos teóricos discutimos, primeiramente, a constituição das políticas educacionais no Ensino Superior e o contexto de criação dos Bacharelados Interdisciplinares, para que seja possível a visualização do contexto político internacional em que estão inseridos esses cursos. Em seguida, articulamos a discussão acerca do histórico da matemática enquanto área de conhecimento historicamente permeada de divergências e como esse histórico contribui para o fenômeno do fracasso escolar em matemática no contexto Ensino Superior; e, por fim, discutimos a função social da escola (nessa pesquisa, da universidade), sua importância na apropriação dos conceitos científicos pelos alunos para os Processos Psicológicos Superiores e os danos ocasionados quando dessa não apropriação. A segunda parte será composta pelos dados da pesquisa realizada na disciplina de Pré-Cálculo do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, disciplina essa que é composta de conteúdos básicos de matemática; é introdutória ao curso e apresenta os maiores índices de insucesso entre os alunos da ECT. Essa pesquisa lança um olhar para o fenômeno do fracasso escolar em matemática no Ensino Superior, a partir do olhar teórico da Psicologia Histórico-Cultural, pensando o modelo de formação desses estudantes e o seu desenvolvimento. Os resultados apontam principalmente para processos de mediação pedagógica pouco qualificados; distanciamento das relações entre docentes, discentes e outros colaboradores e uma urgente necessidade de investimento em ações colaborativas que envolvam os diversos atores da instituição.Teaching and learning relationships are inserted directly or indirectly in international contexts of a new globalized economy, so that these relationships are permeated by international political-economic decisions; investments from countries with a strong economy and abdications from countries with a weaker economy. When we refer to courses in the technological area, an area that is very much viewed by the international market, we cannot ignore the context in which they were created, for what purpose and the issues involving the teaching of mathematics. technologies as a potential for economic growth in the countries, strategies for training qualified labor are thought of, and the educational processes involved, necessary for the full development of their students, are left in second place, which is expressed in the phenomenon of school failure in these courses. This research aimed to analyze determinants of school failure in mathematics in technological higher education, in the discipline of Pre-Calculation of Bachelor of Science and Technology in Natal / RN, from the perspective of Historical-Cultural Psychology. In the section on theoretical chapters, we first discussed the constitution of educational policies in Higher Education and the context for the creation of Interdisciplinary Bachelor's degrees, so that it is possible to visualize the international political context in which these courses are inserted. Then, we articulate the discussion about the history of mathematics as an area of knowledge historically permeated with divergences and how this history contributes to the phenomenon of school failure in mathematics in the context of Higher Education; and, finally, we discuss the social function of the school (in this research, of the university), its importance in the appropriation of scientific concepts by students for Higher Psychological Processes and the damages caused when this non-appropriation. The second part will consist of data from the research carried out in the Pre-Calculation discipline of the Bachelor of Science and Technology course, which is composed of basic mathematical content; it is introductory to the course and has the highest failure rates among students. This research takes a look at the phenomenon of school failure in mathematics in Higher Education, from the theoretical point of view of Historical-Cultural Psychology, thinking about the training model of these students and their development. The results point mainly to poorly qualified pedagogical mediation processes; distancing relations between teachers, students and other collaborators and an urgent need for investment in collaborative actions involving the various actors of the institution.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAPsicologia histórico-culturalMediação pedagógicaFracasso escolarEnsino superiorMatemáticaFracasso escolar em matemática no ensino superior: um estudo exploratório à luz da psicologia histórico-culturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFracassoescolarmatematica_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf1446465https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29415/1/Fracassoescolarmatematica_Oliveira_2020.pdf396352e6e45982e29bd9f63e5897e367MD51TEXTFracassoescolarmatematica_Oliveira_2020.pdf.txtFracassoescolarmatematica_Oliveira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain393234https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29415/2/Fracassoescolarmatematica_Oliveira_2020.pdf.txt1a2cf1164802c2878c2feca17c59a9daMD52THUMBNAILFracassoescolarmatematica_Oliveira_2020.pdf.jpgFracassoescolarmatematica_Oliveira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1261https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29415/3/Fracassoescolarmatematica_Oliveira_2020.pdf.jpg9f95377acfebb3d39d04768ddec857beMD53123456789/294152020-07-05 04:47:29.637oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29415Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-05T07:47:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fracasso escolar em matemática no ensino superior: um estudo exploratório à luz da psicologia histórico-cultural |
title |
Fracasso escolar em matemática no ensino superior: um estudo exploratório à luz da psicologia histórico-cultural |
spellingShingle |
Fracasso escolar em matemática no ensino superior: um estudo exploratório à luz da psicologia histórico-cultural Oliveira, Aléxia Thamy Gomes de CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Psicologia histórico-cultural Mediação pedagógica Fracasso escolar Ensino superior Matemática |
title_short |
Fracasso escolar em matemática no ensino superior: um estudo exploratório à luz da psicologia histórico-cultural |
title_full |
Fracasso escolar em matemática no ensino superior: um estudo exploratório à luz da psicologia histórico-cultural |
title_fullStr |
Fracasso escolar em matemática no ensino superior: um estudo exploratório à luz da psicologia histórico-cultural |
title_full_unstemmed |
Fracasso escolar em matemática no ensino superior: um estudo exploratório à luz da psicologia histórico-cultural |
title_sort |
Fracasso escolar em matemática no ensino superior: um estudo exploratório à luz da psicologia histórico-cultural |
author |
Oliveira, Aléxia Thamy Gomes de |
author_facet |
Oliveira, Aléxia Thamy Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Cury, Fernando Guedes |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Falcão, Jorge Tarcísio da Rocha |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Facci, Marilda Gonçalves Dias |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Aléxia Thamy Gomes de |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Barreto, Maria da Apresentação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, Herculano Ricardo |
contributor_str_mv |
Barreto, Maria da Apresentação Campos, Herculano Ricardo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA Psicologia histórico-cultural Mediação pedagógica Fracasso escolar Ensino superior Matemática |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia histórico-cultural Mediação pedagógica Fracasso escolar Ensino superior Matemática |
description |
As relações de ensino e aprendizagem estão inseridas direta ou indiretamente em contextos internacionais de uma nova economia globalizada, de maneira que estas relações são permeadas por decisões político-econômicas internacionais; investimentos de países com forte economia e abdicações dos países de economia mais frágil. Quando nos referimos a cursos da área tecnológica, área esta muito visualizada pelo mercado internacional, não podemos deixar de lado o contexto em que foram criados, para qual fim e as questões que envolvem o ensino da matemática. Quando é visualizada a área de criação de tecnologias como potencial de crescimento econômico dos países, são pensadas, principalmente, estratégias de formação de mão de obra qualificada, e são deixados em segundo plano, os processos educacionais ali envolvidos, necessários para o pleno desenvolvimento de seus alunos, o que se expressa no fenômeno do fracasso escolar nesses cursos. Esse estudo teve por objetivo analisar determinantes do fracasso escolar em matemática no Ensino Superior tecnológico, na disciplina de Pré-Cálculo do Bacharelado em Ciência e Tecnologia em Natal/RN, a partir do olhar da Psicologia Histórico-Cultural. Na sessão dos capítulos teóricos discutimos, primeiramente, a constituição das políticas educacionais no Ensino Superior e o contexto de criação dos Bacharelados Interdisciplinares, para que seja possível a visualização do contexto político internacional em que estão inseridos esses cursos. Em seguida, articulamos a discussão acerca do histórico da matemática enquanto área de conhecimento historicamente permeada de divergências e como esse histórico contribui para o fenômeno do fracasso escolar em matemática no contexto Ensino Superior; e, por fim, discutimos a função social da escola (nessa pesquisa, da universidade), sua importância na apropriação dos conceitos científicos pelos alunos para os Processos Psicológicos Superiores e os danos ocasionados quando dessa não apropriação. A segunda parte será composta pelos dados da pesquisa realizada na disciplina de Pré-Cálculo do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, disciplina essa que é composta de conteúdos básicos de matemática; é introdutória ao curso e apresenta os maiores índices de insucesso entre os alunos da ECT. Essa pesquisa lança um olhar para o fenômeno do fracasso escolar em matemática no Ensino Superior, a partir do olhar teórico da Psicologia Histórico-Cultural, pensando o modelo de formação desses estudantes e o seu desenvolvimento. Os resultados apontam principalmente para processos de mediação pedagógica pouco qualificados; distanciamento das relações entre docentes, discentes e outros colaboradores e uma urgente necessidade de investimento em ações colaborativas que envolvam os diversos atores da instituição. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-03T13:06:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-03T13:06:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Aléxia Thamy Gomes de. Fracasso escolar em matemática no ensino superior: um estudo exploratório à luz da psicologia histórico-cultural. 2020. 148f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29415 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Aléxia Thamy Gomes de. Fracasso escolar em matemática no ensino superior: um estudo exploratório à luz da psicologia histórico-cultural. 2020. 148f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29415/1/Fracassoescolarmatematica_Oliveira_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29415/2/Fracassoescolarmatematica_Oliveira_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29415/3/Fracassoescolarmatematica_Oliveira_2020.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
396352e6e45982e29bd9f63e5897e367 1a2cf1164802c2878c2feca17c59a9da 9f95377acfebb3d39d04768ddec857be |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1796767120274489344 |