Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Alves, Antônio André
Orientador(a): Dantas, Alexsandro Galeno Araújo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Departamento: Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13824
Resumo: This work aims give evidence of that The hope principle, the philosophical system devised by the German philosopher Ernst Bloch, in which hope assumes an ontological character, offers cognitive support that allows overcoming the void imposed by nihilism today, especially in the field of education. But while it offers cognitive support, it also presents a need that is fulfilled by an educational proposal based on a not-yet-conscious being. An education based on hope has four essential pillars: learning to know, learning to do, learning to be, learning to live together and, most of all, immerging into in the seas of uncertainty. In times when school is a promoter of certainties at the expense of uncertainties, education must not forsake the notion of the unpredictable and immeasurable, nor the need to find ways to enable better understanding of aspect related to the not-yet-be. The employed theoretical and methodological elements in this work paint a corpus through an interactive process in which layers of additional texts are subjected to analysis
id UFRN_d4630ac5fff83b9e8ee2e3cde8eb13e4
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/13824
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Alves, Antônio Andréhttp://lattes.cnpq.br/8263951184042849http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0Silva, Gustavo de Castro dahttp://lattes.cnpq.br/8544052996023384Germano, José Willingtonalineguimaraes@hotmail.comLopes Júnior, Orivaldo Pimentelhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0Tavares, Otávio Augusto de AraújoDantas, Alexsandro Galeno Araújo2014-12-17T14:20:29Z2014-02-062014-12-17T14:20:29Z2013-09-26ALVES, Antônio André. Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo. 2013. 234 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13824This work aims give evidence of that The hope principle, the philosophical system devised by the German philosopher Ernst Bloch, in which hope assumes an ontological character, offers cognitive support that allows overcoming the void imposed by nihilism today, especially in the field of education. But while it offers cognitive support, it also presents a need that is fulfilled by an educational proposal based on a not-yet-conscious being. An education based on hope has four essential pillars: learning to know, learning to do, learning to be, learning to live together and, most of all, immerging into in the seas of uncertainty. In times when school is a promoter of certainties at the expense of uncertainties, education must not forsake the notion of the unpredictable and immeasurable, nor the need to find ways to enable better understanding of aspect related to the not-yet-be. The employed theoretical and methodological elements in this work paint a corpus through an interactive process in which layers of additional texts are subjected to analysisEste trabalho objetiva demonstrar que o Princípio esperança, sistema filosófico arquitetado pelo pensador alemão Ernst Bloch, no qual a esperança assume caráter ontológico, oferece suporte cognitivo que possibilita a superação do vazio imposto pelo niilismo na atualidade, principalmente no campo da educação. Mas, enquanto oferece suporte cognitivo, por sua vez também não deixa de apresentar uma carência suprida por uma proposta educacional que se alicerça em um ainda-não-ser consciente. Uma educação voltada para a esperança tem como imprescindíveis esses quatro pilares: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a ser; aprender a viver juntos e, sobretudo, a se arrojar nos mares da incerteza. Em tempos nos quais a escola é uma transmissora de certezas, em detrimento das incertezas, a educação não pode ver sepultada a noção do imprevisível e do imensurável, tampouco da necessidade de buscar meios que possibilitam melhor entendimento dos aspectos relacionados ao ainda-não-ser. Os elementos teórico-metodológicos utilizados traçam um corpus através de um processo interativo no qual camadas adicionais de textos são submetidas à análiseapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRNBRDesenvolvimento Regional; Cultura e RepresentaçõesEsperançaNiilismoSociologia da esperançaUtopiaHopeNihilismSociology of hopeUtopiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASErnst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALErnstBlochEsperança_Alves_2013.pdfapplication/pdf2099086https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13824/1/ErnstBlochEsperan%c3%a7a_Alves_2013.pdf5da07cbbcf81386d3c653d540db13250MD51TEXTAntonioAA_TESE.pdf.txtAntonioAA_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain575806https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13824/6/AntonioAA_TESE.pdf.txt8fa62888fcb8491c8a86ac1bb79108c9MD56ErnstBlochEsperança_Alves_2013.pdf.txtErnstBlochEsperança_Alves_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain574213https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13824/8/ErnstBlochEsperan%c3%a7a_Alves_2013.pdf.txt55e4581ab078ece007739cec09f49b17MD58THUMBNAILAntonioAA_TESE.pdf.jpgAntonioAA_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg14619https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13824/7/AntonioAA_TESE.pdf.jpgdd1f1f16cff5628a552f2671480ee9a6MD57ErnstBlochEsperança_Alves_2013.pdf.jpgErnstBlochEsperança_Alves_2013.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2413https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13824/9/ErnstBlochEsperan%c3%a7a_Alves_2013.pdf.jpg1457c322d80575271a5624efe69f58c3MD59123456789/138242019-05-26 02:29:13.079oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/13824Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:29:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo
title Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo
spellingShingle Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo
Alves, Antônio André
Esperança
Niilismo
Sociologia da esperança
Utopia
Hope
Nihilism
Sociology of hope
Utopia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo
title_full Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo
title_fullStr Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo
title_full_unstemmed Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo
title_sort Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo
author Alves, Antônio André
author_facet Alves, Antônio André
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8263951184042849
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Silva, Gustavo de Castro da
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8544052996023384
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Germano, José Willington
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv alineguimaraes@hotmail.com
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv Tavares, Otávio Augusto de Araújo
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Antônio André
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Alexsandro Galeno Araújo
contributor_str_mv Dantas, Alexsandro Galeno Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Esperança
Niilismo
Sociologia da esperança
Utopia
topic Esperança
Niilismo
Sociologia da esperança
Utopia
Hope
Nihilism
Sociology of hope
Utopia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Hope
Nihilism
Sociology of hope
Utopia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description This work aims give evidence of that The hope principle, the philosophical system devised by the German philosopher Ernst Bloch, in which hope assumes an ontological character, offers cognitive support that allows overcoming the void imposed by nihilism today, especially in the field of education. But while it offers cognitive support, it also presents a need that is fulfilled by an educational proposal based on a not-yet-conscious being. An education based on hope has four essential pillars: learning to know, learning to do, learning to be, learning to live together and, most of all, immerging into in the seas of uncertainty. In times when school is a promoter of certainties at the expense of uncertainties, education must not forsake the notion of the unpredictable and immeasurable, nor the need to find ways to enable better understanding of aspect related to the not-yet-be. The employed theoretical and methodological elements in this work paint a corpus through an interactive process in which layers of additional texts are subjected to analysis
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:20:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-02-06
2014-12-17T14:20:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALVES, Antônio André. Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo. 2013. 234 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13824
identifier_str_mv ALVES, Antônio André. Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo. 2013. 234 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13824/1/ErnstBlochEsperan%c3%a7a_Alves_2013.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13824/6/AntonioAA_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13824/8/ErnstBlochEsperan%c3%a7a_Alves_2013.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13824/7/AntonioAA_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13824/9/ErnstBlochEsperan%c3%a7a_Alves_2013.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5da07cbbcf81386d3c653d540db13250
8fa62888fcb8491c8a86ac1bb79108c9
55e4581ab078ece007739cec09f49b17
dd1f1f16cff5628a552f2671480ee9a6
1457c322d80575271a5624efe69f58c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796766993367433216