Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
|
Departamento: |
Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13824 |
Resumo: | This work aims give evidence of that The hope principle, the philosophical system devised by the German philosopher Ernst Bloch, in which hope assumes an ontological character, offers cognitive support that allows overcoming the void imposed by nihilism today, especially in the field of education. But while it offers cognitive support, it also presents a need that is fulfilled by an educational proposal based on a not-yet-conscious being. An education based on hope has four essential pillars: learning to know, learning to do, learning to be, learning to live together and, most of all, immerging into in the seas of uncertainty. In times when school is a promoter of certainties at the expense of uncertainties, education must not forsake the notion of the unpredictable and immeasurable, nor the need to find ways to enable better understanding of aspect related to the not-yet-be. The employed theoretical and methodological elements in this work paint a corpus through an interactive process in which layers of additional texts are subjected to analysis |
id |
UFRN_d4630ac5fff83b9e8ee2e3cde8eb13e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/13824 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Antônio Andréhttp://lattes.cnpq.br/8263951184042849http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0Silva, Gustavo de Castro dahttp://lattes.cnpq.br/8544052996023384Germano, José Willingtonalineguimaraes@hotmail.comLopes Júnior, Orivaldo Pimentelhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0Tavares, Otávio Augusto de AraújoDantas, Alexsandro Galeno Araújo2014-12-17T14:20:29Z2014-02-062014-12-17T14:20:29Z2013-09-26ALVES, Antônio André. Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo. 2013. 234 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13824This work aims give evidence of that The hope principle, the philosophical system devised by the German philosopher Ernst Bloch, in which hope assumes an ontological character, offers cognitive support that allows overcoming the void imposed by nihilism today, especially in the field of education. But while it offers cognitive support, it also presents a need that is fulfilled by an educational proposal based on a not-yet-conscious being. An education based on hope has four essential pillars: learning to know, learning to do, learning to be, learning to live together and, most of all, immerging into in the seas of uncertainty. In times when school is a promoter of certainties at the expense of uncertainties, education must not forsake the notion of the unpredictable and immeasurable, nor the need to find ways to enable better understanding of aspect related to the not-yet-be. The employed theoretical and methodological elements in this work paint a corpus through an interactive process in which layers of additional texts are subjected to analysisEste trabalho objetiva demonstrar que o Princípio esperança, sistema filosófico arquitetado pelo pensador alemão Ernst Bloch, no qual a esperança assume caráter ontológico, oferece suporte cognitivo que possibilita a superação do vazio imposto pelo niilismo na atualidade, principalmente no campo da educação. Mas, enquanto oferece suporte cognitivo, por sua vez também não deixa de apresentar uma carência suprida por uma proposta educacional que se alicerça em um ainda-não-ser consciente. Uma educação voltada para a esperança tem como imprescindíveis esses quatro pilares: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a ser; aprender a viver juntos e, sobretudo, a se arrojar nos mares da incerteza. Em tempos nos quais a escola é uma transmissora de certezas, em detrimento das incertezas, a educação não pode ver sepultada a noção do imprevisível e do imensurável, tampouco da necessidade de buscar meios que possibilitam melhor entendimento dos aspectos relacionados ao ainda-não-ser. Os elementos teórico-metodológicos utilizados traçam um corpus através de um processo interativo no qual camadas adicionais de textos são submetidas à análiseapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRNBRDesenvolvimento Regional; Cultura e RepresentaçõesEsperançaNiilismoSociologia da esperançaUtopiaHopeNihilismSociology of hopeUtopiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASErnst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALErnstBlochEsperança_Alves_2013.pdfapplication/pdf2099086https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13824/1/ErnstBlochEsperan%c3%a7a_Alves_2013.pdf5da07cbbcf81386d3c653d540db13250MD51TEXTAntonioAA_TESE.pdf.txtAntonioAA_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain575806https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13824/6/AntonioAA_TESE.pdf.txt8fa62888fcb8491c8a86ac1bb79108c9MD56ErnstBlochEsperança_Alves_2013.pdf.txtErnstBlochEsperança_Alves_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain574213https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13824/8/ErnstBlochEsperan%c3%a7a_Alves_2013.pdf.txt55e4581ab078ece007739cec09f49b17MD58THUMBNAILAntonioAA_TESE.pdf.jpgAntonioAA_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg14619https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13824/7/AntonioAA_TESE.pdf.jpgdd1f1f16cff5628a552f2671480ee9a6MD57ErnstBlochEsperança_Alves_2013.pdf.jpgErnstBlochEsperança_Alves_2013.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2413https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13824/9/ErnstBlochEsperan%c3%a7a_Alves_2013.pdf.jpg1457c322d80575271a5624efe69f58c3MD59123456789/138242019-05-26 02:29:13.079oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/13824Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:29:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo |
title |
Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo |
spellingShingle |
Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo Alves, Antônio André Esperança Niilismo Sociologia da esperança Utopia Hope Nihilism Sociology of hope Utopia CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo |
title_full |
Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo |
title_fullStr |
Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo |
title_full_unstemmed |
Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo |
title_sort |
Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo |
author |
Alves, Antônio André |
author_facet |
Alves, Antônio André |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8263951184042849 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Silva, Gustavo de Castro da |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8544052996023384 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Germano, José Willington |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
alineguimaraes@hotmail.com |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767289H0 |
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv |
Tavares, Otávio Augusto de Araújo |
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Antônio André |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dantas, Alexsandro Galeno Araújo |
contributor_str_mv |
Dantas, Alexsandro Galeno Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esperança Niilismo Sociologia da esperança Utopia |
topic |
Esperança Niilismo Sociologia da esperança Utopia Hope Nihilism Sociology of hope Utopia CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Hope Nihilism Sociology of hope Utopia |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
This work aims give evidence of that The hope principle, the philosophical system devised by the German philosopher Ernst Bloch, in which hope assumes an ontological character, offers cognitive support that allows overcoming the void imposed by nihilism today, especially in the field of education. But while it offers cognitive support, it also presents a need that is fulfilled by an educational proposal based on a not-yet-conscious being. An education based on hope has four essential pillars: learning to know, learning to do, learning to be, learning to live together and, most of all, immerging into in the seas of uncertainty. In times when school is a promoter of certainties at the expense of uncertainties, education must not forsake the notion of the unpredictable and immeasurable, nor the need to find ways to enable better understanding of aspect related to the not-yet-be. The employed theoretical and methodological elements in this work paint a corpus through an interactive process in which layers of additional texts are subjected to analysis |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-09-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:20:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-02-06 2014-12-17T14:20:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ALVES, Antônio André. Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo. 2013. 234 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13824 |
identifier_str_mv |
ALVES, Antônio André. Ernst Bloch: esperança e educação em tempos de niilismo. 2013. 234 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13824 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13824/1/ErnstBlochEsperan%c3%a7a_Alves_2013.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13824/6/AntonioAA_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13824/8/ErnstBlochEsperan%c3%a7a_Alves_2013.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13824/7/AntonioAA_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13824/9/ErnstBlochEsperan%c3%a7a_Alves_2013.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5da07cbbcf81386d3c653d540db13250 8fa62888fcb8491c8a86ac1bb79108c9 55e4581ab078ece007739cec09f49b17 dd1f1f16cff5628a552f2671480ee9a6 1457c322d80575271a5624efe69f58c3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1796766993367433216 |