Construção, validação e avaliação de objeto virtual de aprendizagem para apoiar o ensino sobre a saúde das pessoas privadas de liberdade
Ano de defesa: | 2019 |
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Tipo de documento: | Tese |
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
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Departamento: |
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27582 |
Resumo: | Objetivou-se construir, validar e avaliar um Objeto Virtual de Aprendizagem para apoiar o ensino sobre a saúde das pessoas privadas de liberdade. Trata de um estudo metodológico, com abordagem quantitativa, desenvolvido no período de junho/2017 a março/2019, cujas etapas seguiram o modelo proposto por Pasquali: procedimentos teóricos, empíricos e analíticos e os conceitos do Design Instrucional (modelo ADDIE). Os procedimentos teóricos compreenderam a identificação dos conteúdos que compuseram o Objeto Virtual de Aprendizagem, a partir da realização de entrevistas com os profissionais de saúde das Equipes de Atenção Básica Prisional e de uma scoping review. Para a construção da hipermídia foi considerado o referencial de Pasquali para elaboração de conteúdo e a organização seguiu os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa. Nos procedimentos empíricos realizou-se as etapas de validação de conteúdo, com o emprego da Técnica de Delphi. Esta etapa foi realizada com experts através de formulário eletrônico (Google forms) e para a seleção dos juízes adotou-se os critérios adaptados de elegibilidade proposto por Fehring. Nos procedimentos analíticos, procederam-se as análises referentes à concordância e ao Coeficiente de Validade de Conteúdo. A avaliação de usabilidade foi realizada com o público-alvo do Objeto Virtual de Aprendizagem, e utilizou-se a escala System Usability Scale e, de forma complementar, o Suitability Assessment of Materials. As determinações éticas presentes na Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde foram respeitadas. A partir das entrevistas com os profissionais de saúde e dos resultados da revisão de escopo elucidou-se o conteúdo para composição do OVA, alinhando a realidade dos presídios e a literatura disponível com aspectos que favorecem a aprendizagem significativa, a saber: organização e ordenação não arbitrária do conteúdo, inclusão de materiais introdutórios e domínio dos conhecimentos atuais, para posterior introdução de nossos assuntos. A estruturação do Objeto Virtual de Aprendizagem procedeu-se em sete telas, a saber: apresentação, conceitos, aparatos legais, sistema penitenciário, processo de trabalho, publicações e disposições finais/créditos. Os itens que compuseram as telas continham informações sobre texto inicial com boas-vindas, instruções de navegação e botões de acesso às telas de conteúdo, título e apresentação da tela, texto interativo, proposta de exercício e dicas de leitura para aprofundamento, ressalta-se que a presença de tais itens variou de acordo com a necessidade da tela. Após a construção, sucedeu-se a validação de conteúdo, em que participaram na primeira e na segunda rodadas 11 e oito juízes, respectivamente. Após a primeira rodada de Delphi, o Objeto Virtual foi reformulado a partir das sugestões advindas dos experts, que contribuíram para aprofundamento do instrumento educacional. O Objeto Virtual de Aprendizagem foi submetido a Delphi 2, em que a concordância foi de 97,6% e Coeficiente de Validade de Conteúdo igual a 1. Posteriormente, procedeu-se a avaliação de usabilidade, esta foi realizada com 20 alunos de enfermagem, a System Usability Scale obteve média de 82,9 e a Suitability Assessment of Materials de 88,36%. O Objeto Virtual de Aprendizagem – Saúde penitenciária teve seu conteúdo validado e a avaliação de usabilidade foi satisfatória. Nesse sentindo, a futura disponibilização do material educacional poderá fomentar e contribuir para o ensino sobre a saúde das pessoas privadas de liberdade entre os alunos da área da saúde. |
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Barbosa, Mayara LimaCogo, Ana Luisa PetersenCosta, Gabriela Maria CavalcantiFerreira Júnior, Marcos AntonioSalvador, Petala Tuani Cândido de OliveiraSantos, Viviane Euzebia Pereira2019-08-20T19:06:11Z2019-06-19BARBOSA, Mayara Lima. Construção, validação e avaliação de objeto virtual de aprendizagem para apoiar o ensino sobre a saúde das pessoas privadas de liberdade. 2019. 136f. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27582Objetivou-se construir, validar e avaliar um Objeto Virtual de Aprendizagem para apoiar o ensino sobre a saúde das pessoas privadas de liberdade. Trata de um estudo metodológico, com abordagem quantitativa, desenvolvido no período de junho/2017 a março/2019, cujas etapas seguiram o modelo proposto por Pasquali: procedimentos teóricos, empíricos e analíticos e os conceitos do Design Instrucional (modelo ADDIE). Os procedimentos teóricos compreenderam a identificação dos conteúdos que compuseram o Objeto Virtual de Aprendizagem, a partir da realização de entrevistas com os profissionais de saúde das Equipes de Atenção Básica Prisional e de uma scoping review. Para a construção da hipermídia foi considerado o referencial de Pasquali para elaboração de conteúdo e a organização seguiu os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa. Nos procedimentos empíricos realizou-se as etapas de validação de conteúdo, com o emprego da Técnica de Delphi. Esta etapa foi realizada com experts através de formulário eletrônico (Google forms) e para a seleção dos juízes adotou-se os critérios adaptados de elegibilidade proposto por Fehring. Nos procedimentos analíticos, procederam-se as análises referentes à concordância e ao Coeficiente de Validade de Conteúdo. A avaliação de usabilidade foi realizada com o público-alvo do Objeto Virtual de Aprendizagem, e utilizou-se a escala System Usability Scale e, de forma complementar, o Suitability Assessment of Materials. As determinações éticas presentes na Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde foram respeitadas. A partir das entrevistas com os profissionais de saúde e dos resultados da revisão de escopo elucidou-se o conteúdo para composição do OVA, alinhando a realidade dos presídios e a literatura disponível com aspectos que favorecem a aprendizagem significativa, a saber: organização e ordenação não arbitrária do conteúdo, inclusão de materiais introdutórios e domínio dos conhecimentos atuais, para posterior introdução de nossos assuntos. A estruturação do Objeto Virtual de Aprendizagem procedeu-se em sete telas, a saber: apresentação, conceitos, aparatos legais, sistema penitenciário, processo de trabalho, publicações e disposições finais/créditos. Os itens que compuseram as telas continham informações sobre texto inicial com boas-vindas, instruções de navegação e botões de acesso às telas de conteúdo, título e apresentação da tela, texto interativo, proposta de exercício e dicas de leitura para aprofundamento, ressalta-se que a presença de tais itens variou de acordo com a necessidade da tela. Após a construção, sucedeu-se a validação de conteúdo, em que participaram na primeira e na segunda rodadas 11 e oito juízes, respectivamente. Após a primeira rodada de Delphi, o Objeto Virtual foi reformulado a partir das sugestões advindas dos experts, que contribuíram para aprofundamento do instrumento educacional. O Objeto Virtual de Aprendizagem foi submetido a Delphi 2, em que a concordância foi de 97,6% e Coeficiente de Validade de Conteúdo igual a 1. Posteriormente, procedeu-se a avaliação de usabilidade, esta foi realizada com 20 alunos de enfermagem, a System Usability Scale obteve média de 82,9 e a Suitability Assessment of Materials de 88,36%. O Objeto Virtual de Aprendizagem – Saúde penitenciária teve seu conteúdo validado e a avaliação de usabilidade foi satisfatória. Nesse sentindo, a futura disponibilização do material educacional poderá fomentar e contribuir para o ensino sobre a saúde das pessoas privadas de liberdade entre os alunos da área da saúde.The objective was to develop, validate and evaluate a Virtual Learning Object to support prisoners’ health education. It is a methodological study, with a quantitative approach, developed between June/2017 and March/2019, which followed the steps proposed by Pasquali: theoretical, empirical and analytical procedures and the concepts of Instructional Design (ADDIE model). The theoretical procedures included the identification of the contents that composed the Virtual Learning Object from interviews with health professionals of the Prison Basic Attention Teams and a scoping review. For the construction of the hypermedia was considered Pasquali's reference for content elaboration and the organization followed the principles of Significant Learning Theory. In the empirical procedures the content validation steps were carried out using the Delphi technique. This stage was carried out with experts through electronic form (Google forms) and eligibility criteria adapted from what is proposed by Fehring was adopted for the selection of the judges. In the analytical procedures the analyzes were carried out regarding the agreement and the Content Validity Coefficient. The usability assessment was carried out with the target audience of the Virtual Learning Object, using the System Usability Scale and, in a complementary way, the Suitability Assessment of Materials. The ethical determinations proposed in Resolution No. 466/2012 of the National Health Council were respected. From the interviews with the health professionals and the results of the scope review, the content for VLO composition was clarified, aligning the reality of prisons and the available literature with aspects that favor meaningful learning, namely: organization and ordering arbitrary content, inclusion of introductory materials and mastery of current knowledge, for further introduction of our subjects. The structure of the Virtual Learning Object was carried out in seven screens, that were: presentation, concepts, legal apparatus, penitentiary system, work process, publications and final provisions / credits. The items that composed the screens contained information about initial text with welcome, navigation instructions and access buttons to the screens of content, title and screen presentation, interactive text, proposed exercises and reading tips for deep learning, it is worth mentioning that the presence of such items varied according to what was needed in each screen. After the development, content validation followed, in which 11 and then 8 judges participated in the first and second rounds, respectively. After the first round of Delphi, the Virtual Object was reformulated based on suggestions from the experts, which contributed to improvement of the educational tool. The Virtual Learning Object was submitted to Delphi 2, that showed an agreement of 97.6% and Content Validity Coefficient equal to 1. Subsequently, the usability evaluation was carried out with 20 nursing students, the System Usability Scale obtained an average of 82.9% and the Suitability Assessment of Materials of 88.36%. The Virtual Learning Object - Prison Health had its content validated and the usability assessment was satisfactory. In view of this, future availability of this educational material may foster and contribute to health education of prisoners among health students.2020-01-26CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMPrisõesProfissionais de saúdeTecnologia educacionalHipermídiaEnfermagemEnsinoConstrução, validação e avaliação de objeto virtual de aprendizagem para apoiar o ensino sobre a saúde das pessoas privadas de liberdadeDevelopment, validation and evaluation of a virtual learning object to support prisoners' health educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTConstruçãovalidaçãoavaliação_Barbosa_2019.pdf.txtConstruçãovalidaçãoavaliação_Barbosa_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain264471https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27582/2/Constru%c3%a7%c3%a3ovalida%c3%a7%c3%a3oavalia%c3%a7%c3%a3o_Barbosa_2019.pdf.txte07d8d2816c009674c2a296b56fddafeMD52THUMBNAILConstruçãovalidaçãoavaliação_Barbosa_2019.pdf.jpgConstruçãovalidaçãoavaliação_Barbosa_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27582/3/Constru%c3%a7%c3%a3ovalida%c3%a7%c3%a3oavalia%c3%a7%c3%a3o_Barbosa_2019.pdf.jpg5dffa0de30314fb2c9a5962a9d95ce8aMD53ORIGINALConstruçãovalidaçãoavaliação_Barbosa_2019.pdfapplication/pdf2073854https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27582/1/Constru%c3%a7%c3%a3ovalida%c3%a7%c3%a3oavalia%c3%a7%c3%a3o_Barbosa_2019.pdfdeccf8c597e406f1916a4c7e9f6d1340MD51123456789/275822024-03-19 01:03:08.7oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27582Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:03:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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