Relações entre motivações para escolhas alimentares e o consumo de grupos de alimentos: um estudo transversal prospectivo com trabalhadores da indústria de transformação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Souza, Anissa Melo de
Orientador(a): Oliveira, Antônio Manuel Gouveia de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31355
Resumo: A alimentação é um complexo sistema que envolve determinantes, fatores e dimensões que irão definir as escolhas alimentares diárias dos indivíduos. Essa dissertação teve como objetivo analisar os determinantes das escolhas alimentares e associa-los ao consumo de alimentos em trabalhadores da indústria de transformação. Para isso, realizado um estudo observacional, transversal, com coleta prospectiva de dados, com base em amostragem probabilística estratificada proporcional e multiestágios com 921 trabalhadores das indústrias do setor de transformação de pequeno, médio e grande porte do estado do Rio Grande do Norte. Os determinantes das escolhas alimentares foram identificados com a aplicação do Food Choice Questionnaire (FCQ) na sua versão traduzida e validada para o português. As informações sobre o consumo alimentar foram obtidas por meio da aplicação de um Recordatório de 24h (R24h) e todos os alimentos referidos foram agrupadas em duas diferentes categorias: de acordo com a NOVA classificação (4 grupos); e de acordo com o valor nutricional e a origem dos alimentos (44 grupos). Para investigar a associação de cada dimensão do FCQ com os grupos alimentares, foi utilizada uma regressão linear de efeitos mistos em multinível. Os resultados indicaram que as motivações consideradas mais importantes foram apelo sensorial (3,71; 95%IC: 3,65-3,77), preço (2,90; 95%IC: 2,82-2,99) e conveniência (2,67; 95%IC: 2,57-2,76), ao passo que preocupação ética (1,56; 95%IC: 1,46-1,66) foi a motivação menos importante. Além disso, apelo sensorial apresentou correlação positiva com o consumo de condimentos industrializados (0,09%, p=0,022), preço apresentou correlação negativa com o consumo de óleos vegetais (-0,31%, p=0,022), preocupação ética demonstrou correlação positiva com o consumo de carne branca (1,83%, p=0,065) e correlação negativa com o consumo de massas (-0,73, p=<0,001). Em relação aos 4 grupos da NOVA classificação, as correlações observadas foram em relação a saúde com o aumento do consumo de alimentos in natura ou minimamente processados (3,07%, p=0,017); e em relação ao controle de peso e a diminuição do consumo de ingredientes processados de uso culinário (-0,34%, p=0,057). Nossos resultados concluem que diferentes motivações e os diferentes graus de importância atribuído a elas está associado ao consumo seletivo de certos grupos de alimentos, e é o conhecimento sobre essas associações que pode ajudar nutricionistas, profissionais de saúde e educadores a modelar intervenções de políticas públicas e ações de promoção da saúde envolvendo os comportamentos de escolha alimentar.
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Essa dissertação teve como objetivo analisar os determinantes das escolhas alimentares e associa-los ao consumo de alimentos em trabalhadores da indústria de transformação. Para isso, realizado um estudo observacional, transversal, com coleta prospectiva de dados, com base em amostragem probabilística estratificada proporcional e multiestágios com 921 trabalhadores das indústrias do setor de transformação de pequeno, médio e grande porte do estado do Rio Grande do Norte. Os determinantes das escolhas alimentares foram identificados com a aplicação do Food Choice Questionnaire (FCQ) na sua versão traduzida e validada para o português. As informações sobre o consumo alimentar foram obtidas por meio da aplicação de um Recordatório de 24h (R24h) e todos os alimentos referidos foram agrupadas em duas diferentes categorias: de acordo com a NOVA classificação (4 grupos); e de acordo com o valor nutricional e a origem dos alimentos (44 grupos). Para investigar a associação de cada dimensão do FCQ com os grupos alimentares, foi utilizada uma regressão linear de efeitos mistos em multinível. Os resultados indicaram que as motivações consideradas mais importantes foram apelo sensorial (3,71; 95%IC: 3,65-3,77), preço (2,90; 95%IC: 2,82-2,99) e conveniência (2,67; 95%IC: 2,57-2,76), ao passo que preocupação ética (1,56; 95%IC: 1,46-1,66) foi a motivação menos importante. Além disso, apelo sensorial apresentou correlação positiva com o consumo de condimentos industrializados (0,09%, p=0,022), preço apresentou correlação negativa com o consumo de óleos vegetais (-0,31%, p=0,022), preocupação ética demonstrou correlação positiva com o consumo de carne branca (1,83%, p=0,065) e correlação negativa com o consumo de massas (-0,73, p=<0,001). Em relação aos 4 grupos da NOVA classificação, as correlações observadas foram em relação a saúde com o aumento do consumo de alimentos in natura ou minimamente processados (3,07%, p=0,017); e em relação ao controle de peso e a diminuição do consumo de ingredientes processados de uso culinário (-0,34%, p=0,057). Nossos resultados concluem que diferentes motivações e os diferentes graus de importância atribuído a elas está associado ao consumo seletivo de certos grupos de alimentos, e é o conhecimento sobre essas associações que pode ajudar nutricionistas, profissionais de saúde e educadores a modelar intervenções de políticas públicas e ações de promoção da saúde envolvendo os comportamentos de escolha alimentar.The feeding ia a complex system that involves determinants, factors and dimensions that will define the individual's daily food choices. This dissertation aimed to analyze the determinants of food choices and associate them with food consumption in workers in the manufacturing workers. For this, na observational, prospective, cross-sectional survey based on a probability sample of 921 workers from small, medium and large manufacturing industries in the state of Rio Grande do Norte. Food choice motivation were measured with a validated Portugueses translation and transcultural adaptation to Brazil of the Food Choice Questionnaire (FCQ). Data on food intake were colleted base in one 24HDR and all the foods, preparation and beverages reported were categorized according to NOVA classification (4 groups); and to the nutritional value and food origin (44 groups). To investigate the association of each dimension of the FCQ with the food groups, a multilevel mixed-effects linear regression was used. The results showed that sensory appeal (3.71; 95%IC: 3.65-3.77), price (2.90; 95%IC: 2,82-2,99) and convenience (2.67; 95%IC: 2.57-2.76) were the most important motivations for food choices, while ethical concern (1.56; 95%IC: 1.46-1.66) was less important. Sensory appeal was positively associated with consumption of industrialized condiments (0.09%, p=0.022), price showed a negative correlation with consumption of plant oils (-0.31%, p=0.022), ethical concern showed positive correlation within consumption white meat (1.83%, p=0.065) and negative correlation within pasta dishes (-0.73%, p<0.001). Regarding the four groups of NOVA classification, health correlated with an increase in consumption of unprocessed foods (3.07%, p=0.017) and weight control with a decrease in consumption of processed culinary ingredients (-0.34%, p=0.057). Our results conclude that different motivations and the different degrees of importance attributed to them are associated with the selective consumption of certain food groups and it’s the knowledge about these associations that can help nutritionists, health professionals and educators to model public policy interventions and health promotion actions involving food choice behaviors.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDEUFRNBrasilEscolhas alimentaresConsumo de alimentosPreferências alimentaresIngestão de alimentosRelações entre motivações para escolhas alimentares e o consumo de grupos de alimentos: um estudo transversal prospectivo com trabalhadores da indústria de transformação no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRelacoesentremotivacoes_Souza_2020.pdfapplication/pdf7865799https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31355/1/Relacoesentremotivacoes_Souza_2020.pdf571723f01e1e9a0f67d0a5e497180badMD51TEXTRelacoesentremotivacoes_Souza_2020.pdf.txtRelacoesentremotivacoes_Souza_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain86341https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31355/2/Relacoesentremotivacoes_Souza_2020.pdf.txtb10bcac4e8a868edcafeab0f94f2f621MD52THUMBNAILRelacoesentremotivacoes_Souza_2020.pdf.jpgRelacoesentremotivacoes_Souza_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1264https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31355/3/Relacoesentremotivacoes_Souza_2020.pdf.jpg30de04657002068cbed69cd208c8f6c0MD53123456789/313552021-02-07 05:26:16.772oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31355Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-02-07T08:26:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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