A tanatopoética de Sarah Kane: escritos para a morte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Araújo, Rummenigge Medeiros de
Orientador(a): Cavalcante, Alex Beigui de Paiva
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22679
Resumo: Esta pesquisa é o resultado de uma reflexão teórico-analítica sobre a obra dramatúrgica da escritora inglesa Sarah Kane. Na maneira como ela estrutura e articula um incessante diálogo, em sua escritura, com os mortos (a tradição dramatúrgica), sobre os mortos (as diferentes ideias e noções de morte na vida urbana) e para os que vão morrer, nesse caso, a sua própria pessoa em forma de registro autobiográfico. O trabalho se detém, especificamente, na análise dos seus três últimos trabalhos: Cleansed (Purificados, 1998), Crave (Ânsia, 1998) e 4.48 Psychosis (Psicose 4:48, 2000). Levando em consideração o desenvolvimento dos elementos e noções que constroem o conceito de Tanatopoética. Dessa maneira, são de interesse particular para esse trabalho as noções de escritura e escrita performática para análise e contextualização da obra da dramaturga na história teatral, uma vez que essas noções permitem compreender e abordar a obra a partir do viés performativo. Este trabalho identifica, constrói e investe ainda, na noção de personagem golem como um dispositivo de duplo ou sombra para discutir e inscrever questões do universo íntimo de sua autora. Para a discussão dessas noções foram fundamentais as ideias de Gilles Deleuze, Jacques Derrida, Roland Barthes, Alex Beigui, Diana Klinger e Gershom Scholem. O estudo sobre a morte e a fenomenologia tanatológica foi conduzido a partir da análise das escrituras, na sua abordagem direta ao tema, ou por meio das referências, citações e metáforas utilizadas pela autora para elaborar a sua poética da morte, ou tanatopoética. Para isso levaram-se em consideração as ideias de Edgar Morin, Emmanuel Levinas, Martin Heidegger, Arthur Schopenhauer, Heiner Müller, Vladimir Safatle, entre outros. Kane aparece neste trabalho como autora que se mostra tributária à linhagem histórica do Teatro do Absurdo, sem reconhecer ou assumir oficialmente sua filiação, mas transcendendo a ela na superação daquele que foi o seu maior intento; a recusa ao nome, a aniquilação e a fuga da linguagem teatral.
id UFRN_e16cedc6c97fa29e49eea69ff584e26e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22679
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Rummenigge Medeiros dehttp://lattes.cnpq.br/7945050864628295http://lattes.cnpq.br/9638277622683373Canan, Ana Graçahttp://lattes.cnpq.br/1212672321267679Stewart, Brucehttp://lattes.cnpq.br/1466009119254150Silva, Lígia Mychelle de Melohttp://lattes.cnpq.br/7883805524522748Marques, Moama Lorena de Lacerdahttp://lattes.cnpq.br/8240431568301681Cavalcante, Alex Beigui de Paiva2017-04-18T20:01:05Z2017-04-18T20:01:05Z2016-08-26ARAÚJO, Rummenigge Medeiros de. A tanatopoética de Sarah Kane: escritos para a morte. 2016. 298f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22679Esta pesquisa é o resultado de uma reflexão teórico-analítica sobre a obra dramatúrgica da escritora inglesa Sarah Kane. Na maneira como ela estrutura e articula um incessante diálogo, em sua escritura, com os mortos (a tradição dramatúrgica), sobre os mortos (as diferentes ideias e noções de morte na vida urbana) e para os que vão morrer, nesse caso, a sua própria pessoa em forma de registro autobiográfico. O trabalho se detém, especificamente, na análise dos seus três últimos trabalhos: Cleansed (Purificados, 1998), Crave (Ânsia, 1998) e 4.48 Psychosis (Psicose 4:48, 2000). Levando em consideração o desenvolvimento dos elementos e noções que constroem o conceito de Tanatopoética. Dessa maneira, são de interesse particular para esse trabalho as noções de escritura e escrita performática para análise e contextualização da obra da dramaturga na história teatral, uma vez que essas noções permitem compreender e abordar a obra a partir do viés performativo. Este trabalho identifica, constrói e investe ainda, na noção de personagem golem como um dispositivo de duplo ou sombra para discutir e inscrever questões do universo íntimo de sua autora. Para a discussão dessas noções foram fundamentais as ideias de Gilles Deleuze, Jacques Derrida, Roland Barthes, Alex Beigui, Diana Klinger e Gershom Scholem. O estudo sobre a morte e a fenomenologia tanatológica foi conduzido a partir da análise das escrituras, na sua abordagem direta ao tema, ou por meio das referências, citações e metáforas utilizadas pela autora para elaborar a sua poética da morte, ou tanatopoética. Para isso levaram-se em consideração as ideias de Edgar Morin, Emmanuel Levinas, Martin Heidegger, Arthur Schopenhauer, Heiner Müller, Vladimir Safatle, entre outros. Kane aparece neste trabalho como autora que se mostra tributária à linhagem histórica do Teatro do Absurdo, sem reconhecer ou assumir oficialmente sua filiação, mas transcendendo a ela na superação daquele que foi o seu maior intento; a recusa ao nome, a aniquilação e a fuga da linguagem teatral.This research is the outcome of a theoretical-analytical consideration about the dramaturgical works of the british playwright Sarah Kane. About the way she structures and articulate an unceasing dialogue in her writings with the dead (the dramaturgical tradition); about the dead (the different ideas and notions about death in the urban life); and with the ones that are going to die, i.e. herself in autobiographical registers. The work focuses, specifically, at the analysis of her three last plays: Cleansed (1998), Crave (1998), and 4.48 Psychosis (2000), taking into consideration the development of the notions and elements that build the Thanatopoetic concept. The particular interests of this work are the notions of writing and performative writing applied to the analysis and contextualization of Kane’s work at the theatre history, since those notions allow the comprehension and approach of the plays through a performative bias. This work also identifies, develops and invests the notion of the ‘Golem’ character as a dual or shadow device, to discuss and enroll matters from the playwright’s intimate universe. For the discussion of these notions, the author uses ideas from Gilles Deleuze, Jacques Derrida, Roland Barthes, Alex Beigui, Diana Klinger and Gershom Scholem. The study about death and the thanatological phenomenology will be conducted with the analysis of the writings, in its direct theme approach, or through references, quotations and metaphors used by the playwright to elaborate her ‘Death poetic’, or Thanatopoetic. For that, the author takes into consideration the works of Edgar Morin, Emmanuel Levinas, Martin Heidegger, Arthur Schopenhauer, Heiner Müller, Vladimir Safatle, among others. This work also identifies in Kane an author that pays tribute to the historical lineage of the Absurd theatre, without officially recognizing or assuming such affiliation, but instead transcending it with the overcoming of what was her biggest intent; the annihilation of and escape from the theatrical language.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICASarah KaneEscrita performáticaPersonagem GolemTanatopoéticaA tanatopoética de Sarah Kane: escritos para a morteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRummeniggMedeirosAraujo_TESE.pdfRummeniggMedeirosAraujo_TESE.pdfapplication/pdf5504007https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22679/2/RummeniggMedeirosAraujo_TESE.pdf1a58d1b91d426f93cfc2243cf3e14562MD52TEXTRummeniggMedeirosAraujo_TESE.pdf.txtRummeniggMedeirosAraujo_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain775731https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22679/5/RummeniggMedeirosAraujo_TESE.pdf.txt036f18bd86d6abd493d29e0a8ea3faa7MD55THUMBNAILRummeniggMedeirosAraujo_TESE.pdf.jpgRummeniggMedeirosAraujo_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1605https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22679/6/RummeniggMedeirosAraujo_TESE.pdf.jpgbed968f8b4264280281ea73c648612a1MD56123456789/226792017-11-03 02:49:22.832oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22679Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T05:49:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A tanatopoética de Sarah Kane: escritos para a morte
title A tanatopoética de Sarah Kane: escritos para a morte
spellingShingle A tanatopoética de Sarah Kane: escritos para a morte
Araújo, Rummenigge Medeiros de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Sarah Kane
Escrita performática
Personagem Golem
Tanatopoética
title_short A tanatopoética de Sarah Kane: escritos para a morte
title_full A tanatopoética de Sarah Kane: escritos para a morte
title_fullStr A tanatopoética de Sarah Kane: escritos para a morte
title_full_unstemmed A tanatopoética de Sarah Kane: escritos para a morte
title_sort A tanatopoética de Sarah Kane: escritos para a morte
author Araújo, Rummenigge Medeiros de
author_facet Araújo, Rummenigge Medeiros de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7945050864628295
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9638277622683373
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Canan, Ana Graça
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1212672321267679
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Stewart, Bruce
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1466009119254150
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Lígia Mychelle de Melo
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7883805524522748
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Marques, Moama Lorena de Lacerda
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8240431568301681
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Rummenigge Medeiros de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavalcante, Alex Beigui de Paiva
contributor_str_mv Cavalcante, Alex Beigui de Paiva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Sarah Kane
Escrita performática
Personagem Golem
Tanatopoética
dc.subject.por.fl_str_mv Sarah Kane
Escrita performática
Personagem Golem
Tanatopoética
description Esta pesquisa é o resultado de uma reflexão teórico-analítica sobre a obra dramatúrgica da escritora inglesa Sarah Kane. Na maneira como ela estrutura e articula um incessante diálogo, em sua escritura, com os mortos (a tradição dramatúrgica), sobre os mortos (as diferentes ideias e noções de morte na vida urbana) e para os que vão morrer, nesse caso, a sua própria pessoa em forma de registro autobiográfico. O trabalho se detém, especificamente, na análise dos seus três últimos trabalhos: Cleansed (Purificados, 1998), Crave (Ânsia, 1998) e 4.48 Psychosis (Psicose 4:48, 2000). Levando em consideração o desenvolvimento dos elementos e noções que constroem o conceito de Tanatopoética. Dessa maneira, são de interesse particular para esse trabalho as noções de escritura e escrita performática para análise e contextualização da obra da dramaturga na história teatral, uma vez que essas noções permitem compreender e abordar a obra a partir do viés performativo. Este trabalho identifica, constrói e investe ainda, na noção de personagem golem como um dispositivo de duplo ou sombra para discutir e inscrever questões do universo íntimo de sua autora. Para a discussão dessas noções foram fundamentais as ideias de Gilles Deleuze, Jacques Derrida, Roland Barthes, Alex Beigui, Diana Klinger e Gershom Scholem. O estudo sobre a morte e a fenomenologia tanatológica foi conduzido a partir da análise das escrituras, na sua abordagem direta ao tema, ou por meio das referências, citações e metáforas utilizadas pela autora para elaborar a sua poética da morte, ou tanatopoética. Para isso levaram-se em consideração as ideias de Edgar Morin, Emmanuel Levinas, Martin Heidegger, Arthur Schopenhauer, Heiner Müller, Vladimir Safatle, entre outros. Kane aparece neste trabalho como autora que se mostra tributária à linhagem histórica do Teatro do Absurdo, sem reconhecer ou assumir oficialmente sua filiação, mas transcendendo a ela na superação daquele que foi o seu maior intento; a recusa ao nome, a aniquilação e a fuga da linguagem teatral.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-18T20:01:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-04-18T20:01:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Rummenigge Medeiros de. A tanatopoética de Sarah Kane: escritos para a morte. 2016. 298f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22679
identifier_str_mv ARAÚJO, Rummenigge Medeiros de. A tanatopoética de Sarah Kane: escritos para a morte. 2016. 298f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22679/2/RummeniggMedeirosAraujo_TESE.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22679/5/RummeniggMedeirosAraujo_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22679/6/RummeniggMedeirosAraujo_TESE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a58d1b91d426f93cfc2243cf3e14562
036f18bd86d6abd493d29e0a8ea3faa7
bed968f8b4264280281ea73c648612a1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777806588903424