Metodologias de ensino para o desenvolvimento de competências do turismólogo: uma percepção do docente do curso de turismo da UFRN

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Seixas, Eugênia Patrícia de Almeida
Orientador(a): Araújo, Maria Valeria Pereira de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21596
Resumo: As Metodologias de ensino podem ser definidas como elementos básicos de discussão da ação docente, no ato de ensinar e apresentar o conteúdo. Existem metodologias de ensino mais tradicionais com seus princípios mais voltados para decorar e o repetir, como também, metodologias ativas alicerçadas no principio da autonomia, e no desenvolvimento de competências. O objetivo do estudo é compreender a percepção dos docentes em relação à adoção das metodologias de ensino para o desenvolvimento de competências do turismólogo no curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para alcançar essa finalidade foi realizado um estudo de caso de natureza exploratória, com a aplicação de um roteiro de entrevista semi-estruturado com 29 docentes do curso, selecionados por meio de uma amostra intencional, adotando-se a abordagem de análise qualitativa. Os resultados do trabalho apontaram que os docentes adotam mais um pluralismo metodológico, onde a escolha dessa metodologia é proveniente do perfil da turma e do conteúdo a ser ministrado em sala. Identificou-se ainda que as metodologias consideradas como sendo as mais apropriadas para a aplicação no curso de turismo, foram as metodologias ativas . Em relação às principais dificuldades e desafios das estratégias pedagógicas adotadas pelos docentes em sala de aula, evidenciou-se a desmotivação do discente, além da sua falta de compreensão em relação a importância de uma base teórica e de leitura consiste para entender e desenvolver as práticas de turismo, além de permitir a sua aplicação prática, contribuindo assim no desenvolvimento das competências. Por fim, os dados demonstraram que as metodologias de ensino, devem valorizar uma associação entre a teoria e a prática, permitindo uma visão crítica do discente, contribuindo com o desenvolvimento de competências, principalmente com as habilidades necessárias para a atuação do turismólogo.
id UFRN_e29426326697b5483eba34c5f543a228
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21596
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Seixas, Eugênia Patrícia de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/7694782985226065http://lattes.cnpq.br/9227834040889428Oliveira, Patricia Whebber Souza dehttp://lattes.cnpq.br/1136821214776632Pereira, Sandra Leandrohttp://lattes.cnpq.br/8632130703212529Araújo, Maria Valeria Pereira de2017-01-09T14:37:11Z2017-01-09T14:37:11Z2015-08-31SEIXAS, Eugênia Patrícia de Almeida. Metodologias de ensino para o desenvolvimento de competências do turismólogo: uma percepção do docente do curso de turismo da UFRN. 2015. 205f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21596As Metodologias de ensino podem ser definidas como elementos básicos de discussão da ação docente, no ato de ensinar e apresentar o conteúdo. Existem metodologias de ensino mais tradicionais com seus princípios mais voltados para decorar e o repetir, como também, metodologias ativas alicerçadas no principio da autonomia, e no desenvolvimento de competências. O objetivo do estudo é compreender a percepção dos docentes em relação à adoção das metodologias de ensino para o desenvolvimento de competências do turismólogo no curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para alcançar essa finalidade foi realizado um estudo de caso de natureza exploratória, com a aplicação de um roteiro de entrevista semi-estruturado com 29 docentes do curso, selecionados por meio de uma amostra intencional, adotando-se a abordagem de análise qualitativa. Os resultados do trabalho apontaram que os docentes adotam mais um pluralismo metodológico, onde a escolha dessa metodologia é proveniente do perfil da turma e do conteúdo a ser ministrado em sala. Identificou-se ainda que as metodologias consideradas como sendo as mais apropriadas para a aplicação no curso de turismo, foram as metodologias ativas . Em relação às principais dificuldades e desafios das estratégias pedagógicas adotadas pelos docentes em sala de aula, evidenciou-se a desmotivação do discente, além da sua falta de compreensão em relação a importância de uma base teórica e de leitura consiste para entender e desenvolver as práticas de turismo, além de permitir a sua aplicação prática, contribuindo assim no desenvolvimento das competências. Por fim, os dados demonstraram que as metodologias de ensino, devem valorizar uma associação entre a teoria e a prática, permitindo uma visão crítica do discente, contribuindo com o desenvolvimento de competências, principalmente com as habilidades necessárias para a atuação do turismólogo.Teaching methodologies can be defined as basic elements of discussion through teaching activities, and the act of teaching and presenting content.There are more traditional teaching methods with its more focused principles to decorate and repeat, but also active methodologies grounded on the principle of autonomy and skill development can be used. The aim of the study is to understand the perceptions of teachers in relation to the adoption of teaching methodologies for the development of the tourism specialist skills in the course of Tourism of the Federal University of Rio Grande do Norte. To achieve this purpose a case study is conducted in an exploratory nature, with the application of a semi-structured interview with 29 teachers in the course. They are selected through an intentional sample, adopting a qualitative analysis approach. Our results showed that the professors adopt more a methodological pluralism, where the choice of this method comes from the class profile and the content to be taught within the classroom.It is also identified that the methodologies considered are the most suitable for the application in the tourism course;the active methodologies. Also, regarding the main difficulties and challenges of pedagogical strategic that was adopted by teachers in the classroom, he presented the motivation of the student, in addition to their lack of understanding in relation the importance of a theoretical base and reading is to understand and develop practices through tourism, in addition to allow its practical application, thereby contributing to the development of skills.Finally, the data showed that the teaching methodologies, should value an association between theory and practice, allowing a critical view of students, contributing to the development of skills, particularly with the skills necessary for the performance of tourism specialist.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOMetodologias de ensinoCompetênciasTurismoMetodologias de ensino para o desenvolvimento de competências do turismólogo: uma percepção do docente do curso de turismo da UFRNTeaching methods for the for the skills developmenttourism specialist: one perception teachers in UFRN tourism courseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEugeniaPatriciaDeAlmeidaSeixas_DISSERT.pdfEugeniaPatriciaDeAlmeidaSeixas_DISSERT.pdfapplication/pdf1746094https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21596/1/EugeniaPatriciaDeAlmeidaSeixas_DISSERT.pdf49f9fcc13eb023774c80254855b8c931MD51TEXTEugeniaPatriciaDeAlmeidaSeixas_DISSERT.pdf.txtEugeniaPatriciaDeAlmeidaSeixas_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain449112https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21596/4/EugeniaPatriciaDeAlmeidaSeixas_DISSERT.pdf.txtb5212416f0a8dfe8294d183ad19c9e57MD54THUMBNAILEugeniaPatriciaDeAlmeidaSeixas_DISSERT.pdf.jpgEugeniaPatriciaDeAlmeidaSeixas_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2601https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21596/5/EugeniaPatriciaDeAlmeidaSeixas_DISSERT.pdf.jpg5ea3459d6a11b29123fdae1a5b5acdc3MD55123456789/215962017-11-04 06:12:39.234oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21596Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T09:12:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologias de ensino para o desenvolvimento de competências do turismólogo: uma percepção do docente do curso de turismo da UFRN
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Teaching methods for the for the skills developmenttourism specialist: one perception teachers in UFRN tourism course
title Metodologias de ensino para o desenvolvimento de competências do turismólogo: uma percepção do docente do curso de turismo da UFRN
spellingShingle Metodologias de ensino para o desenvolvimento de competências do turismólogo: uma percepção do docente do curso de turismo da UFRN
Seixas, Eugênia Patrícia de Almeida
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Metodologias de ensino
Competências
Turismo
title_short Metodologias de ensino para o desenvolvimento de competências do turismólogo: uma percepção do docente do curso de turismo da UFRN
title_full Metodologias de ensino para o desenvolvimento de competências do turismólogo: uma percepção do docente do curso de turismo da UFRN
title_fullStr Metodologias de ensino para o desenvolvimento de competências do turismólogo: uma percepção do docente do curso de turismo da UFRN
title_full_unstemmed Metodologias de ensino para o desenvolvimento de competências do turismólogo: uma percepção do docente do curso de turismo da UFRN
title_sort Metodologias de ensino para o desenvolvimento de competências do turismólogo: uma percepção do docente do curso de turismo da UFRN
author Seixas, Eugênia Patrícia de Almeida
author_facet Seixas, Eugênia Patrícia de Almeida
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7694782985226065
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9227834040889428
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Patricia Whebber Souza de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1136821214776632
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pereira, Sandra Leandro
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8632130703212529
dc.contributor.author.fl_str_mv Seixas, Eugênia Patrícia de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Maria Valeria Pereira de
contributor_str_mv Araújo, Maria Valeria Pereira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Metodologias de ensino
Competências
Turismo
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias de ensino
Competências
Turismo
description As Metodologias de ensino podem ser definidas como elementos básicos de discussão da ação docente, no ato de ensinar e apresentar o conteúdo. Existem metodologias de ensino mais tradicionais com seus princípios mais voltados para decorar e o repetir, como também, metodologias ativas alicerçadas no principio da autonomia, e no desenvolvimento de competências. O objetivo do estudo é compreender a percepção dos docentes em relação à adoção das metodologias de ensino para o desenvolvimento de competências do turismólogo no curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para alcançar essa finalidade foi realizado um estudo de caso de natureza exploratória, com a aplicação de um roteiro de entrevista semi-estruturado com 29 docentes do curso, selecionados por meio de uma amostra intencional, adotando-se a abordagem de análise qualitativa. Os resultados do trabalho apontaram que os docentes adotam mais um pluralismo metodológico, onde a escolha dessa metodologia é proveniente do perfil da turma e do conteúdo a ser ministrado em sala. Identificou-se ainda que as metodologias consideradas como sendo as mais apropriadas para a aplicação no curso de turismo, foram as metodologias ativas . Em relação às principais dificuldades e desafios das estratégias pedagógicas adotadas pelos docentes em sala de aula, evidenciou-se a desmotivação do discente, além da sua falta de compreensão em relação a importância de uma base teórica e de leitura consiste para entender e desenvolver as práticas de turismo, além de permitir a sua aplicação prática, contribuindo assim no desenvolvimento das competências. Por fim, os dados demonstraram que as metodologias de ensino, devem valorizar uma associação entre a teoria e a prática, permitindo uma visão crítica do discente, contribuindo com o desenvolvimento de competências, principalmente com as habilidades necessárias para a atuação do turismólogo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-09T14:37:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-09T14:37:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SEIXAS, Eugênia Patrícia de Almeida. Metodologias de ensino para o desenvolvimento de competências do turismólogo: uma percepção do docente do curso de turismo da UFRN. 2015. 205f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21596
identifier_str_mv SEIXAS, Eugênia Patrícia de Almeida. Metodologias de ensino para o desenvolvimento de competências do turismólogo: uma percepção do docente do curso de turismo da UFRN. 2015. 205f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21596/1/EugeniaPatriciaDeAlmeidaSeixas_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21596/4/EugeniaPatriciaDeAlmeidaSeixas_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21596/5/EugeniaPatriciaDeAlmeidaSeixas_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 49f9fcc13eb023774c80254855b8c931
b5212416f0a8dfe8294d183ad19c9e57
5ea3459d6a11b29123fdae1a5b5acdc3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767093483372544