Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): uma estratégia de cooperação solidária ou consolidação da internacionalização mercantil?

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Silva, Josielle Soares da
Orientador(a): Castro, Alda Maria Duarte Araújo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31012
Resumo: Esta tese tem por objetivo analisar o processo de internacionalização da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab). Parte-se do pressuposto de que, com a Unilab, o Brasil procura ser projetado regional e internacionalmente como um importante parceiro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP a partir de uma política externa do governo Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010), que buscou uma maior inserção internacional do Brasil. Assim, entende-se que a Unilab faz parte de uma estratégia de desenvolvimento de relações políticas e econômicas, com a finalidade de consolidar o Brasil como uma potência emergente no cenário internacional. Para a realização desse trabalho, o caminho metodológico escolhido foi a abordagem histórico-dialética, comprometida com uma visão crítica e transformadora. Como procedimentos técnicos, foram utilizadas a revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com gestores, docentes e discentes da Unilab. A revisão bibliográfica possibilitou a compreensão dos conceitos fundamentais que norteiam a análise dos dados levantados, como a cooperação internacional de forma geral e de forma mais particular no Brasil e entre ele e os membros da CPLP, cooperação Sul-Sul e internacionalização da educação superior. As entrevistas foram realizadas com os segmentos que fazem parte da realidade institucional da universidade e teve como eixos: a organização e visão da internacionalização por parte dos gestores e professores e discentes, a atuação docente no contexto de uma instituição internacional e a vivência acadêmica de discentes brasileiros e estrangeiros. Quanto à visão de internacionalização da Unilab, sob o ponto de vista dos gestores, constata-se que não há um entendimento institucional definido do que seja a internacionalização, o que leva a uma visão bastante limitada e reducionista acerca do tema. A partir das entrevistas com os professores, foi possível constatar que existe a falta de compreensão da comunidade acadêmica dos objetivos de internacionalização e integração a que a instituição se propõe, o que dificulta as relações no âmbito acadêmico, mas há, entre os docentes entrevistados, clareza da importância e contribuição da instituição no compartilhamento do conhecimento no contexto da cooperação solidária. As entrevistas com os discentes revelaram dificuldades na integração entre estrangeiros e brasileiros, tendo em vista obstáculos com a língua, além de problemas com a discriminação racial. A pesquisa indica que o Brasil, a partir do governo de Luís Inácio Lula da Silva, desenhou um papel mais ativo no cenário internacional como uma potência geopolítica regional. No âmbito da internacionalização, a Unilab apresenta em seus documentos uma atuação voltada para a cooperação solidária, porém as relações com os países parceiros podem possuir teor comercial no âmbito da Rede de Instituições Públicas de Educação Superior-RIPES.
id UFRN_e6a7f9509f9e0d0d0be31fd6a704f5b1
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31012
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Josielle Soares dahttp://lattes.cnpq.br/4181467804480223http://lattes.cnpq.br/1267050454995209Souza, Allan Solanohttp://lattes.cnpq.br/3065102801690294Cabral Neto, Antôniohttp://lattes.cnpq.br/2272273005907974Araújo, Edineide Jezini MesquitaGuedes, Gilmar Barbosahttp://lattes.cnpq.br/2027157262023382Barbalho, Maria Goretti Cabralhttp://lattes.cnpq.br/9999709754863111Chaves, Vera Lúcia Jacobhttp://lattes.cnpq.br/3533444052532463Castro, Alda Maria Duarte Araújo2020-12-15T22:44:40Z2020-12-15T22:44:40Z2019-12-12SILVA, Josielle Soares da. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): uma estratégia de cooperação solidária ou consolidação da internacionalização mercantil?. 2019. 243f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31012Esta tese tem por objetivo analisar o processo de internacionalização da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab). Parte-se do pressuposto de que, com a Unilab, o Brasil procura ser projetado regional e internacionalmente como um importante parceiro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP a partir de uma política externa do governo Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010), que buscou uma maior inserção internacional do Brasil. Assim, entende-se que a Unilab faz parte de uma estratégia de desenvolvimento de relações políticas e econômicas, com a finalidade de consolidar o Brasil como uma potência emergente no cenário internacional. Para a realização desse trabalho, o caminho metodológico escolhido foi a abordagem histórico-dialética, comprometida com uma visão crítica e transformadora. Como procedimentos técnicos, foram utilizadas a revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com gestores, docentes e discentes da Unilab. A revisão bibliográfica possibilitou a compreensão dos conceitos fundamentais que norteiam a análise dos dados levantados, como a cooperação internacional de forma geral e de forma mais particular no Brasil e entre ele e os membros da CPLP, cooperação Sul-Sul e internacionalização da educação superior. As entrevistas foram realizadas com os segmentos que fazem parte da realidade institucional da universidade e teve como eixos: a organização e visão da internacionalização por parte dos gestores e professores e discentes, a atuação docente no contexto de uma instituição internacional e a vivência acadêmica de discentes brasileiros e estrangeiros. Quanto à visão de internacionalização da Unilab, sob o ponto de vista dos gestores, constata-se que não há um entendimento institucional definido do que seja a internacionalização, o que leva a uma visão bastante limitada e reducionista acerca do tema. A partir das entrevistas com os professores, foi possível constatar que existe a falta de compreensão da comunidade acadêmica dos objetivos de internacionalização e integração a que a instituição se propõe, o que dificulta as relações no âmbito acadêmico, mas há, entre os docentes entrevistados, clareza da importância e contribuição da instituição no compartilhamento do conhecimento no contexto da cooperação solidária. As entrevistas com os discentes revelaram dificuldades na integração entre estrangeiros e brasileiros, tendo em vista obstáculos com a língua, além de problemas com a discriminação racial. A pesquisa indica que o Brasil, a partir do governo de Luís Inácio Lula da Silva, desenhou um papel mais ativo no cenário internacional como uma potência geopolítica regional. No âmbito da internacionalização, a Unilab apresenta em seus documentos uma atuação voltada para a cooperação solidária, porém as relações com os países parceiros podem possuir teor comercial no âmbito da Rede de Instituições Públicas de Educação Superior-RIPES.This thesis aims to analyze the internationalization process of the University of the Integration of Afro-Brazilian Lusophony (Unilab). It is based on the assumption that, with Unilab, Brazil seeks to be projected regionally and internationally as an important partner of the Community of Portuguese Speaking Countries - CPLP based on a foreign policy of the government Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010 ), which sought greater international insertion in Brazil. Thus, it is understood that Unilab is part of a strategy for the development of political and economic relations, with the purpose to consolidating Brazil as an emerging power on the international stage. To carry out this work, the methodological path chosen was the historicaldialectical approach, committed to a critical and transforming vision. As technical procedures, the bibliographic review and semi-structured interviews with Unilab's managers, teachers and students were used. The bibliographic review made it possible to understand the fundamental concepts that guide the analysis of the data collected, such as international cooperation in general and more particularly in Brazil and between him and the members of the CPLP, South-South cooperation and the internationalization of the higher education. The interviews were conducted with the segments that are part of the institutional reality of the university and had as axes: the organization and vision of internationalization on the part of managers and teachers and students, the teaching performance in the context of an international institution and the academic experience of students Brazilians and foreigners. As for Unilab's view of internationalization, under the point of view of managers, it appears that there is no defined institutional understanding of what internationalization is, which leads to a very limited and reductionist view on the subject. From the interviews with the professors, it was possible to verify that there is a lack of understanding by the academic community of the internationalization and integration objectives that the institution proposes, which makes relations in the academic sphere difficult, but there are, among the interviewed professors, clarity of the institution's importance and contribution to knowledge sharing in the context of partnership for development. The interviews with the students revealed difficulties in the integration between foreigners and Brazilians, considering obstacles with the language, in addition to problems with racial discrimination. The research indicates that Brazil, under the government of Luís Inácio Lula da Silva, drew a more active role on the international stage as a regional geopolitical power. In the scope of internationalization, Unilab presents in its documents a performance focused on solidarity cooperation, however relations with partner countries may have commercial content within the scope of the Network of Public Institutions of Higher Education - RIPES.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilPolítica educacionalEducação SuperiorInternacionalizaçãoCooperação internacionalUniversidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): uma estratégia de cooperação solidária ou consolidação da internacionalização mercantil?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTUniversidadeIntegracaoInternacional_Silva_2019.pdf.txtUniversidadeIntegracaoInternacional_Silva_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain663116https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31012/2/UniversidadeIntegracaoInternacional_Silva_2019.pdf.txte421eec3d19978af117bdb7e3a601b9fMD52THUMBNAILUniversidadeIntegracaoInternacional_Silva_2019.pdf.jpgUniversidadeIntegracaoInternacional_Silva_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1269https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31012/3/UniversidadeIntegracaoInternacional_Silva_2019.pdf.jpgc670211e933ac7cdd75bf0f0af360984MD53ORIGINALUniversidadeIntegracaoInternacional_Silva_2019.pdfapplication/pdf9184551https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31012/1/UniversidadeIntegracaoInternacional_Silva_2019.pdfec777f1642648aac6f2e846bb7b69b95MD51123456789/310122020-12-20 05:00:20.316oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31012Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-12-20T08:00:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): uma estratégia de cooperação solidária ou consolidação da internacionalização mercantil?
title Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): uma estratégia de cooperação solidária ou consolidação da internacionalização mercantil?
spellingShingle Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): uma estratégia de cooperação solidária ou consolidação da internacionalização mercantil?
Silva, Josielle Soares da
Política educacional
Educação Superior
Internacionalização
Cooperação internacional
title_short Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): uma estratégia de cooperação solidária ou consolidação da internacionalização mercantil?
title_full Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): uma estratégia de cooperação solidária ou consolidação da internacionalização mercantil?
title_fullStr Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): uma estratégia de cooperação solidária ou consolidação da internacionalização mercantil?
title_full_unstemmed Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): uma estratégia de cooperação solidária ou consolidação da internacionalização mercantil?
title_sort Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): uma estratégia de cooperação solidária ou consolidação da internacionalização mercantil?
author Silva, Josielle Soares da
author_facet Silva, Josielle Soares da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4181467804480223
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1267050454995209
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Souza, Allan Solano
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3065102801690294
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Cabral Neto, Antônio
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2272273005907974
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Araújo, Edineide Jezini Mesquita
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Guedes, Gilmar Barbosa
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2027157262023382
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Barbalho, Maria Goretti Cabral
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9999709754863111
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Chaves, Vera Lúcia Jacob
dc.contributor.referees6Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3533444052532463
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Josielle Soares da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Alda Maria Duarte Araújo
contributor_str_mv Castro, Alda Maria Duarte Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Educação Superior
Internacionalização
Cooperação internacional
topic Política educacional
Educação Superior
Internacionalização
Cooperação internacional
description Esta tese tem por objetivo analisar o processo de internacionalização da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab). Parte-se do pressuposto de que, com a Unilab, o Brasil procura ser projetado regional e internacionalmente como um importante parceiro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP a partir de uma política externa do governo Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010), que buscou uma maior inserção internacional do Brasil. Assim, entende-se que a Unilab faz parte de uma estratégia de desenvolvimento de relações políticas e econômicas, com a finalidade de consolidar o Brasil como uma potência emergente no cenário internacional. Para a realização desse trabalho, o caminho metodológico escolhido foi a abordagem histórico-dialética, comprometida com uma visão crítica e transformadora. Como procedimentos técnicos, foram utilizadas a revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com gestores, docentes e discentes da Unilab. A revisão bibliográfica possibilitou a compreensão dos conceitos fundamentais que norteiam a análise dos dados levantados, como a cooperação internacional de forma geral e de forma mais particular no Brasil e entre ele e os membros da CPLP, cooperação Sul-Sul e internacionalização da educação superior. As entrevistas foram realizadas com os segmentos que fazem parte da realidade institucional da universidade e teve como eixos: a organização e visão da internacionalização por parte dos gestores e professores e discentes, a atuação docente no contexto de uma instituição internacional e a vivência acadêmica de discentes brasileiros e estrangeiros. Quanto à visão de internacionalização da Unilab, sob o ponto de vista dos gestores, constata-se que não há um entendimento institucional definido do que seja a internacionalização, o que leva a uma visão bastante limitada e reducionista acerca do tema. A partir das entrevistas com os professores, foi possível constatar que existe a falta de compreensão da comunidade acadêmica dos objetivos de internacionalização e integração a que a instituição se propõe, o que dificulta as relações no âmbito acadêmico, mas há, entre os docentes entrevistados, clareza da importância e contribuição da instituição no compartilhamento do conhecimento no contexto da cooperação solidária. As entrevistas com os discentes revelaram dificuldades na integração entre estrangeiros e brasileiros, tendo em vista obstáculos com a língua, além de problemas com a discriminação racial. A pesquisa indica que o Brasil, a partir do governo de Luís Inácio Lula da Silva, desenhou um papel mais ativo no cenário internacional como uma potência geopolítica regional. No âmbito da internacionalização, a Unilab apresenta em seus documentos uma atuação voltada para a cooperação solidária, porém as relações com os países parceiros podem possuir teor comercial no âmbito da Rede de Instituições Públicas de Educação Superior-RIPES.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-15T22:44:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-15T22:44:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Josielle Soares da. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): uma estratégia de cooperação solidária ou consolidação da internacionalização mercantil?. 2019. 243f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31012
identifier_str_mv SILVA, Josielle Soares da. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB): uma estratégia de cooperação solidária ou consolidação da internacionalização mercantil?. 2019. 243f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31012/2/UniversidadeIntegracaoInternacional_Silva_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31012/3/UniversidadeIntegracaoInternacional_Silva_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31012/1/UniversidadeIntegracaoInternacional_Silva_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e421eec3d19978af117bdb7e3a601b9f
c670211e933ac7cdd75bf0f0af360984
ec777f1642648aac6f2e846bb7b69b95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777807514796032