Estudo no setor de comunicação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte: uma proposta de intervenção
Ano de defesa: | 2019 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
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Departamento: |
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28169 |
Resumo: | Este projeto de intervenção trata da comunicação, a qual tem, cada vez mais, assumido relevância estratégica na gestão das organizações, fundamentalmente, nas instituições públicas. Tem como objetivo geral propor um modelo para a gestão do Setor de Comunicação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, que contemple os princípios da comunicação pública e as necessidades organizacionais. E como objetivos específicos pretende-se: descrever a estrutura organizacional e o modelo de gestão atual do setor de comunicação da ALRN; como também, investigar os limites e potencialidades do setor de comunicação e sua gestão, baseado nos quatro eixos da comunicação pública: transparência, acesso, interação e ouvidoria social; e ainda, identificar as necessidades comunicacionais da ALRN na percepção dos servidores e legisladores. O referencial teórico enfatiza a gestão pública, a comunicação nas organizações, seu enfoque como ferramenta estratégica, como também destaca as funções da comunicação, além da comunicação no setor público e, por fim, aborda o modelo de Duarte (2007). Metodologicamente, fez-se uso da pesquisa descritiva, tipo estudo de caso. Os dados foram coletados através de dois instrumentos: um questionário aplicado com 535 servidores da ALRN e uma entrevista semiestruturada feita com a gestora do Setor de Comunicação. Os dados foram analisados quantitativa (frequência) e qualitativamente (análise de conteúdo). Os resultados demonstram a necessidade de aprimoramento no Setor. Assim, estabeleceu-se as seguintes propostas: criação do Setor de Ouvidoria Social; criação do Organograma; relatório de atuação do Setor; criação de formulário de solicitação de serviço; integração da TV Assembleia ao Setor de Comunicação; e desenvolvimento de estratégias de marketing para divulgar o Setor. Com isto, conclui que todos os objetivos da pesquisa foram atingidos, que os resultados do trabalho poderão contribuir para melhoria do Setor e que o modelo de Duarte (2007) foi relevante, considerando as técnicas relacionadas à: transparência, acesso, interação e ouvidoria social, para elaborar as propostas. |
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Damasceno, Jean Valério GomesGuimarães, Francisco de Assis DuarteRocha Neto, Manoel Pereira daAlves Filho, Antonio2019-12-09T16:29:56Z2019-12-09T16:29:56Z2019-04-11DAMASCENO, Jean Valério Gomes. Estudo no setor de comunicação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte: uma proposta de intervenção. 2019. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28169Este projeto de intervenção trata da comunicação, a qual tem, cada vez mais, assumido relevância estratégica na gestão das organizações, fundamentalmente, nas instituições públicas. Tem como objetivo geral propor um modelo para a gestão do Setor de Comunicação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, que contemple os princípios da comunicação pública e as necessidades organizacionais. E como objetivos específicos pretende-se: descrever a estrutura organizacional e o modelo de gestão atual do setor de comunicação da ALRN; como também, investigar os limites e potencialidades do setor de comunicação e sua gestão, baseado nos quatro eixos da comunicação pública: transparência, acesso, interação e ouvidoria social; e ainda, identificar as necessidades comunicacionais da ALRN na percepção dos servidores e legisladores. O referencial teórico enfatiza a gestão pública, a comunicação nas organizações, seu enfoque como ferramenta estratégica, como também destaca as funções da comunicação, além da comunicação no setor público e, por fim, aborda o modelo de Duarte (2007). Metodologicamente, fez-se uso da pesquisa descritiva, tipo estudo de caso. Os dados foram coletados através de dois instrumentos: um questionário aplicado com 535 servidores da ALRN e uma entrevista semiestruturada feita com a gestora do Setor de Comunicação. Os dados foram analisados quantitativa (frequência) e qualitativamente (análise de conteúdo). Os resultados demonstram a necessidade de aprimoramento no Setor. Assim, estabeleceu-se as seguintes propostas: criação do Setor de Ouvidoria Social; criação do Organograma; relatório de atuação do Setor; criação de formulário de solicitação de serviço; integração da TV Assembleia ao Setor de Comunicação; e desenvolvimento de estratégias de marketing para divulgar o Setor. Com isto, conclui que todos os objetivos da pesquisa foram atingidos, que os resultados do trabalho poderão contribuir para melhoria do Setor e que o modelo de Duarte (2007) foi relevante, considerando as técnicas relacionadas à: transparência, acesso, interação e ouvidoria social, para elaborar as propostas.This intervention project deals with communication, which has increasingly assumed strategic relevance in the management of organizations, fundamentally in public institutions. Thus, its general objective is to propose a model for the management of the Communication Sector in the Legislative Assembly of the State of Rio Grande do Norte, which contemplates the principles of public communication and organizational needs. And as specific objectives aims: to describe the organizational structure and the current management model of the communication sector of the ALRN; as well as investigating the limits and potential of the communication sector and its management, based on the four axes of public communication: transparency, access, interaction and social ombudsman; and also to identify the communication needs of the ALRN in the perception of the servants and legislators. The theoretical framework emphasizes public management, communication in organizations, its focus as a strategic tool, as well as the functions of communication, in addition to communication in the public sector and, finally, one approaches the model of Duarte (2007). Methodologically made use of descriptive research, type of case study. The data were collected through two instruments: a questionnaire applied to 535 ALRN servers and a semi-structured interview with the Communication Sector manager. The data were analyzed quantitative (frequency) and qualitatively (content analysis). The results demonstrate the need for improvement in the sector. Thus, the following proposals were established: creation of the Social Ombudsman Sector; creation of the Organization Chart; Sector Performance Report; creation of service request form; expansion of the TV Assembly; and development of marketing strategies to promote the industry. With this, it concludes that all the objectives of the research were reached, that the results of the work could contribute to the improvement of the Sector and that the model of Duarte (2007) was relevant, considering the techniques related to: transparency, access, interaction and social ombudsman , to prepare the proposals.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASComunicação organizacionalComunicação públicaServiço públicoAssembleia LegislativaEstudo no setor de comunicação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte: uma proposta de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEstudosetorcomunicação_Damasceno_2019.pdf.txtEstudosetorcomunicação_Damasceno_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain184189https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28169/2/Estudosetorcomunica%c3%a7%c3%a3o_Damasceno_2019.pdf.txtadb21c203b7a6c89fc0026effd1a5d98MD52THUMBNAILEstudosetorcomunicação_Damasceno_2019.pdf.jpgEstudosetorcomunicação_Damasceno_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28169/3/Estudosetorcomunica%c3%a7%c3%a3o_Damasceno_2019.pdf.jpg7c74a189eb784a5c9b4135a89d5e9ecbMD53ORIGINALEstudosetorcomunicação_Damasceno_2019.pdfapplication/pdf1178634https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28169/1/Estudosetorcomunica%c3%a7%c3%a3o_Damasceno_2019.pdf07973764ebeac5f7907c02751029650eMD51123456789/281692019-12-15 02:18:20.051oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28169Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-15T05:18:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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