Argumentação em assembleia de classe

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Cabral, Adriana Hanayá Ferreira
Orientador(a): Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56498
Resumo: A compreensão da assembleia de classe como evento de letramento implica entender como agentes sociais se unem em prol da resolução de um problema situado da comunidade escolar. Isso ocorre porque, vista como evento de letramento, a assembleia de classe se configura como um espaço profícuo para práticas de leitura, escrita, escuta e oralidade desenvolvidas como ações sociais que podem viabilizar a construção da argumentação como prática social emancipadora. Assim, esta tese tem o objetivo geral de investigar como a assembleia de classe favorece o desenvolvimento da argumentação como prática social emancipadora. Para tanto, postulam-se os seguintes objetivos específicos: (i) analisar se, em assembleias de classe, a rede de atividades e de gêneros discursivos instaurados viabiliza a argumentação como prática social emancipadora; (ii) identificar habilidades relacionadas à competência da argumentação previstas na BNCC desenvolvidas em assembleias de classe; (iii) compreender de que forma a aprendizagem de estratégias argumentativas, em assembleias de classe, viabiliza a produção de textos orais, escritos e multissemióticos convincentes. Do ponto de vista teórico-metodológico, trata-se de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, interpretativista, de vertente etnográfica e inserida na Linguística Aplicada. Fundamenta-se na perspectiva dialógica de língua(gem); na concepção de gêneros da nova retórica; nos estudos de letramento de vertente sociocultural e nas pesquisas de argumentação de base interacional. Os participantes desta investigação são alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública norte-rio-grandense e, no processo, pode-se contar com a colaboração da professora substituta, da equipe gestora, de professores, do porteiro e de um agente externo à instituição de ensino. Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram: observação participante e notas de campo; fotografias; textos escritos e reescritos de diferentes gêneros discursivos; vídeos produzidos com as ferramentas Animaker e Canva e questionários por meio da ferramenta Google Forms, para subsidiar a construção da caracterização dos discentes e docentes da escola. A partir da análise dos dados, destaca-se que práticas de leitura, escrita, escuta e oralidade, desenvolvidas em assembleias de classe, por meio de uma rede de atividades e de gêneros discursivos, mostram-se viabilizadoras da argumentação como prática social com vistas a mudanças sociais.
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Isso ocorre porque, vista como evento de letramento, a assembleia de classe se configura como um espaço profícuo para práticas de leitura, escrita, escuta e oralidade desenvolvidas como ações sociais que podem viabilizar a construção da argumentação como prática social emancipadora. Assim, esta tese tem o objetivo geral de investigar como a assembleia de classe favorece o desenvolvimento da argumentação como prática social emancipadora. Para tanto, postulam-se os seguintes objetivos específicos: (i) analisar se, em assembleias de classe, a rede de atividades e de gêneros discursivos instaurados viabiliza a argumentação como prática social emancipadora; (ii) identificar habilidades relacionadas à competência da argumentação previstas na BNCC desenvolvidas em assembleias de classe; (iii) compreender de que forma a aprendizagem de estratégias argumentativas, em assembleias de classe, viabiliza a produção de textos orais, escritos e multissemióticos convincentes. Do ponto de vista teórico-metodológico, trata-se de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, interpretativista, de vertente etnográfica e inserida na Linguística Aplicada. Fundamenta-se na perspectiva dialógica de língua(gem); na concepção de gêneros da nova retórica; nos estudos de letramento de vertente sociocultural e nas pesquisas de argumentação de base interacional. Os participantes desta investigação são alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública norte-rio-grandense e, no processo, pode-se contar com a colaboração da professora substituta, da equipe gestora, de professores, do porteiro e de um agente externo à instituição de ensino. Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram: observação participante e notas de campo; fotografias; textos escritos e reescritos de diferentes gêneros discursivos; vídeos produzidos com as ferramentas Animaker e Canva e questionários por meio da ferramenta Google Forms, para subsidiar a construção da caracterização dos discentes e docentes da escola. A partir da análise dos dados, destaca-se que práticas de leitura, escrita, escuta e oralidade, desenvolvidas em assembleias de classe, por meio de uma rede de atividades e de gêneros discursivos, mostram-se viabilizadoras da argumentação como prática social com vistas a mudanças sociais.Understanding the class assembly as a literacy event implies understanding how social agents come together to solve a problem in the school community. This is because, seen as a literacy event, the class assembly is configured as a fruitful space for reading, writing, listening and orality practices developed as social actions that can enable the construction of argumentation as an emancipating social practice. Thus, this thesis has the general objective of investigating how the class assembly favors the development of argumentation as an emancipatory social practice. To this end, the following specific objectives are postulated: (i) to analyze whether, in class assemblies, the network of established discursive activities/genres enables argumentation as a social practice; (ii) identify skills related to the competence of argumentation provided for in the BNCC negotiated at class assemblies; (iii) understand how the learning of argumentative strategies, in class assemblies, enables the production of convincing oral, written and multisemiotic texts. From a theoretical-methodological point of view, this is an action-research, with a qualitative, interpretive approach, with an ethnographic aspect and inserted in Applied Linguistics. It is based on the dialogic perspective of language(gem); in the conception of genres of the new rhetoric; in socio-cultural literacy studies and in argumentation research based on interaction. The participants of this investigation are 3rd grade high school students at a public school in Rio Grande do Norte and, in the process, the management team, teachers, concierge and an agent external to the educational institution collaborated. The instruments used for data generation were: participant observation and field notes; photographs; written and rewritten texts of different discursive genres; videos produced with the Animaker and Canva tools and questionnaires using the Google Forms tool, to support the construction of the characterization of the school's students and teachers. From the analysis of the data, it is highlighted that reading, writing, listening and orality practices, developed in class assemblies, through a network of activities and discursive genres, make argumentation viable as a social practice with a view to social changes.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAAssembleia de classeRede de atividades - gêneros discursivosPráticas de leitura - escrita - escuta e oralidadeLetramento - vertente socioculturalArgumentaçãoArgumentação em assembleia de classeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALArgumentacaoassembleiaclasse_Cabral_2023.pdfapplication/pdf4164197https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56498/1/Argumentacaoassembleiaclasse_Cabral_2023.pdf6db5afc8067f2e5d74f1ce9f214e00aaMD51123456789/564982023-12-20 15:55:02.73oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56498Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-20T18:55:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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