O acontecimento e a influência dos circuitos comunicacionais: o caso da professora potiguar Amanda Gurge

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Medeiros, Riccelli De Araújo
Orientador(a): Pavan, Maria Angela
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Programa de pós-graduação em estudos da mídia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25667
Resumo: A pesquisa busca o entendimento dos circuitos comunicacionais na produção de sentidos a partir de um acontecimento envolvendo a imagem de uma professora da rede pública estadual do RN, chamada Amanda Gurgel, que protagonizou um fenômeno comunicacional por meio de uma narrativa durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em maio de 2011. No momento que ocorria um movimento paredista entre professores da rede estadual de ensino e o poder público, o relato da professora alcançou vários espaços a partir de um vídeo postado no Youtube. Com interesse de compreender o espalhamento de notícias, a pesquisa objetiva-se também entender de que maneira a identidade da personagem foi enquadrada no universo midiático. A proposta visa ao mesmo tempo identificar a representatividade da professora como fenômeno comunicacional, buscando embasamento nas discussões sobre acontecimento do filósofo francês Louis Quéré e da pesquisadora brasileira Vera Regina Veiga França; das proposições sobre os circuitos comunicacionais do pesquisador José Luiz Braga; nas teorias de representação e enquadramento de Erving Goffman e de identidade de Stuart Hall.
id UFRN_ed0ae47e9151d77ca59ed1739089a4ed
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25667
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Medeiros, Riccelli De Araújohttp://lattes.cnpq.br/2258546985285753Araujo, Allyson Carvalho Dehttp://lattes.cnpq.br/3443942683481696Neto, Jefferson Garrido De Araujohttp://lattes.cnpq.br/6514287319128957Pavan, Maria Angela2018-08-03T12:04:14Z2018-08-03T12:04:14Z2015-08-05MEDEIROS, Riccelli de Araújo.O acontecimento e a influência dos circuitos comunicacionais: o caso da professora potiguar Amanda Gurgel. 2015. 170f. Dissertação (Mestrado Em Estudos Da Mídia) - Centro De Ciências Humanas, Letras E Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25667A pesquisa busca o entendimento dos circuitos comunicacionais na produção de sentidos a partir de um acontecimento envolvendo a imagem de uma professora da rede pública estadual do RN, chamada Amanda Gurgel, que protagonizou um fenômeno comunicacional por meio de uma narrativa durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em maio de 2011. No momento que ocorria um movimento paredista entre professores da rede estadual de ensino e o poder público, o relato da professora alcançou vários espaços a partir de um vídeo postado no Youtube. Com interesse de compreender o espalhamento de notícias, a pesquisa objetiva-se também entender de que maneira a identidade da personagem foi enquadrada no universo midiático. A proposta visa ao mesmo tempo identificar a representatividade da professora como fenômeno comunicacional, buscando embasamento nas discussões sobre acontecimento do filósofo francês Louis Quéré e da pesquisadora brasileira Vera Regina Veiga França; das proposições sobre os circuitos comunicacionais do pesquisador José Luiz Braga; nas teorias de representação e enquadramento de Erving Goffman e de identidade de Stuart Hall.The present research seeks the understanding of communication circuits in the production of meaning from an event involving the image of Amanda Gurgel, teacher of a public school of Rio Grande do Norte. The teacher starred a communication event through a narrative at a public hearing happened in the Legislative Assembly of the RN on May 10th, 2011. At the time, it happened a striker movement among teachers of state schools and the government. The teacher's report reached several media spaces started from a video posted on Youtube as a live interview of the teacher on the news RNTV 1st Edition on May 19th of that year, broadcast by InterTV Cabugi, an affiliate of the Globo Television Network. She has also participated for 25 minutes live on “Domingão do Faustão” a Globo Television program broadcasted on 22nd May of that year. With interest to understand the circulation of news around this event, the research aims to check how the image of Amanda Gurgel was framed by local television news and also on entertainment programs with national coverage. The proposal aims to identify the representativeness of the teacher in communication circuits, seeking theoretical basis in discussions about events of the French philosopher Louis Quéré and Brazilian researcher Vera Regina Veiga France, the propositions on the communication circuits of the researcher José Luiz Braga, theories representation and framing of Canadian anthropologist and sociologist Erving Goffman, in studies of image from professor Adilson Citelli, and the contribution of Henry Jenkins and Clifford Geertz discussions.porAcontecimento RepresentaçãoIdentidadeCircuitos comunicacionaisAmanda GurgelEnquadramentoO acontecimento e a influência dos circuitos comunicacionais: o caso da professora potiguar Amanda Gurgeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPrograma de pós-graduação em estudos da mídiaUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALInfluenciaAmandaGurgel_Medeiros_2015.pdfInfluenciaAmandaGurgel_Medeiros_2015.pdfapplication/pdf3002427https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25667/2/InfluenciaAmandaGurgel_Medeiros_2015.pdf959996a4d70182c149c099a224ae3b57MD52TEXTInfluenciaAmandaGurgel_Medeiros_2015.pdf.txtInfluenciaAmandaGurgel_Medeiros_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain472382https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25667/3/InfluenciaAmandaGurgel_Medeiros_2015.pdf.txt93f9b822d9033b1931e0ab6cbdbfe33eMD53THUMBNAILInfluenciaAmandaGurgel_Medeiros_2015.pdf.jpgInfluenciaAmandaGurgel_Medeiros_2015.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2601https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25667/4/InfluenciaAmandaGurgel_Medeiros_2015.pdf.jpg704b64e98ebbec2334de30f334521489MD54TEXTInfluenciaAmandaGurgel_Medeiros_2015.pdf.txtInfluenciaAmandaGurgel_Medeiros_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain472382https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25667/3/InfluenciaAmandaGurgel_Medeiros_2015.pdf.txt93f9b822d9033b1931e0ab6cbdbfe33eMD53THUMBNAILInfluenciaAmandaGurgel_Medeiros_2015.pdf.jpgInfluenciaAmandaGurgel_Medeiros_2015.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2601https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25667/4/InfluenciaAmandaGurgel_Medeiros_2015.pdf.jpg704b64e98ebbec2334de30f334521489MD54123456789/256672019-01-30 06:43:55.984oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25667Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T09:43:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O acontecimento e a influência dos circuitos comunicacionais: o caso da professora potiguar Amanda Gurge
title O acontecimento e a influência dos circuitos comunicacionais: o caso da professora potiguar Amanda Gurge
spellingShingle O acontecimento e a influência dos circuitos comunicacionais: o caso da professora potiguar Amanda Gurge
Medeiros, Riccelli De Araújo
Acontecimento Representação
Identidade
Circuitos comunicacionais
Amanda Gurgel
Enquadramento
title_short O acontecimento e a influência dos circuitos comunicacionais: o caso da professora potiguar Amanda Gurge
title_full O acontecimento e a influência dos circuitos comunicacionais: o caso da professora potiguar Amanda Gurge
title_fullStr O acontecimento e a influência dos circuitos comunicacionais: o caso da professora potiguar Amanda Gurge
title_full_unstemmed O acontecimento e a influência dos circuitos comunicacionais: o caso da professora potiguar Amanda Gurge
title_sort O acontecimento e a influência dos circuitos comunicacionais: o caso da professora potiguar Amanda Gurge
author Medeiros, Riccelli De Araújo
author_facet Medeiros, Riccelli De Araújo
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2258546985285753
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Araujo, Allyson Carvalho De
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3443942683481696
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Neto, Jefferson Garrido De Araujo
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6514287319128957
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Riccelli De Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pavan, Maria Angela
contributor_str_mv Pavan, Maria Angela
dc.subject.por.fl_str_mv Acontecimento Representação
Identidade
Circuitos comunicacionais
Amanda Gurgel
Enquadramento
topic Acontecimento Representação
Identidade
Circuitos comunicacionais
Amanda Gurgel
Enquadramento
description A pesquisa busca o entendimento dos circuitos comunicacionais na produção de sentidos a partir de um acontecimento envolvendo a imagem de uma professora da rede pública estadual do RN, chamada Amanda Gurgel, que protagonizou um fenômeno comunicacional por meio de uma narrativa durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em maio de 2011. No momento que ocorria um movimento paredista entre professores da rede estadual de ensino e o poder público, o relato da professora alcançou vários espaços a partir de um vídeo postado no Youtube. Com interesse de compreender o espalhamento de notícias, a pesquisa objetiva-se também entender de que maneira a identidade da personagem foi enquadrada no universo midiático. A proposta visa ao mesmo tempo identificar a representatividade da professora como fenômeno comunicacional, buscando embasamento nas discussões sobre acontecimento do filósofo francês Louis Quéré e da pesquisadora brasileira Vera Regina Veiga França; das proposições sobre os circuitos comunicacionais do pesquisador José Luiz Braga; nas teorias de representação e enquadramento de Erving Goffman e de identidade de Stuart Hall.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-03T12:04:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-03T12:04:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Riccelli de Araújo.O acontecimento e a influência dos circuitos comunicacionais: o caso da professora potiguar Amanda Gurgel. 2015. 170f. Dissertação (Mestrado Em Estudos Da Mídia) - Centro De Ciências Humanas, Letras E Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25667
identifier_str_mv MEDEIROS, Riccelli de Araújo.O acontecimento e a influência dos circuitos comunicacionais: o caso da professora potiguar Amanda Gurgel. 2015. 170f. Dissertação (Mestrado Em Estudos Da Mídia) - Centro De Ciências Humanas, Letras E Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de pós-graduação em estudos da mídia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25667/2/InfluenciaAmandaGurgel_Medeiros_2015.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25667/3/InfluenciaAmandaGurgel_Medeiros_2015.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25667/4/InfluenciaAmandaGurgel_Medeiros_2015.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25667/3/InfluenciaAmandaGurgel_Medeiros_2015.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25667/4/InfluenciaAmandaGurgel_Medeiros_2015.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 959996a4d70182c149c099a224ae3b57
93f9b822d9033b1931e0ab6cbdbfe33e
704b64e98ebbec2334de30f334521489
93f9b822d9033b1931e0ab6cbdbfe33e
704b64e98ebbec2334de30f334521489
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777724577677312