Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Santos, Gilberto Cardoso dos
Orientador(a): Dias, Valdenides Cabral de Araújo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22653
Resumo: Este trabalho de intervenção visa apresentar uma proposta de leitura que se contraponha ao processo de homogeneização cultural próprio da globalização, a partir da valorização das diferenças linguísticas e culturais no espaço escolar. Defende que a escola deve incentivar a preservação das manifestações literárias do lugar onde os alunos vivem. Para este fim, analisamos textos de dois poetas potiguares cujas produções revelam comprometimento com suas raízes regionais: Hélio Crisanto, poeta popular, e Jorge Fernandes, poeta erudito. A pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) foi utilizada como estratégia levada a efeito numa turma de 9º ano do ensino fundamental, para estimular neles a compreensão de que a nossa Língua Portuguesa apresenta variações em seu sistema de fala e escrita e, desse modo, podemos compreender como se dá essas variações a partir do texto literário. Neste trabalho, seguimos rumos teóricos delineados por ARAÚJO (1991, 1997, 2008), AVERBUCK (1998), BAGNO (2007), CANDIDO (2013), FREYRE (1996), GURGEL (2001), GEBARA (2016), MOISÉS (2007), PENNAC (1992), PINHEIRO (1995), COSSON (2014), LAJOLO (1994), VALERIUS (2010), (ZILBERMAN (2004) entre outros para desenvolver as sequências didáticas pretendidas para o alcance dos objetivos, os quais giram em torno do reconhecimento e valorização das diversas formas de linguagem. Os resultados obtidos resultaram numa cartilha produzida pelos alunos, fruto de uma viagem de estudo ao Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra, de Santa Cruz (RN), contendo verbetes e fotografias de peças regionais.
id UFRN_f232c187afcd233faef4cce734f9bb40
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22653
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Gilberto Cardoso doshttp://lattes.cnpq.br/6326705206570766http://lattes.cnpq.br/9467435917159475Rabelo, Sebastião Augustohttp://lattes.cnpq.br/9053383753430184Rodrigues, Manoel Freirehttp://lattes.cnpq.br/9924056309219258Dias, Valdenides Cabral de Araújo2017-04-12T22:23:18Z2017-04-12T22:23:18Z2016-11-18SANTOS, Gilberto Cardoso dos. Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético. 2016. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22653Este trabalho de intervenção visa apresentar uma proposta de leitura que se contraponha ao processo de homogeneização cultural próprio da globalização, a partir da valorização das diferenças linguísticas e culturais no espaço escolar. Defende que a escola deve incentivar a preservação das manifestações literárias do lugar onde os alunos vivem. Para este fim, analisamos textos de dois poetas potiguares cujas produções revelam comprometimento com suas raízes regionais: Hélio Crisanto, poeta popular, e Jorge Fernandes, poeta erudito. A pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) foi utilizada como estratégia levada a efeito numa turma de 9º ano do ensino fundamental, para estimular neles a compreensão de que a nossa Língua Portuguesa apresenta variações em seu sistema de fala e escrita e, desse modo, podemos compreender como se dá essas variações a partir do texto literário. Neste trabalho, seguimos rumos teóricos delineados por ARAÚJO (1991, 1997, 2008), AVERBUCK (1998), BAGNO (2007), CANDIDO (2013), FREYRE (1996), GURGEL (2001), GEBARA (2016), MOISÉS (2007), PENNAC (1992), PINHEIRO (1995), COSSON (2014), LAJOLO (1994), VALERIUS (2010), (ZILBERMAN (2004) entre outros para desenvolver as sequências didáticas pretendidas para o alcance dos objetivos, os quais giram em torno do reconhecimento e valorização das diversas formas de linguagem. Os resultados obtidos resultaram numa cartilha produzida pelos alunos, fruto de uma viagem de estudo ao Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra, de Santa Cruz (RN), contendo verbetes e fotografias de peças regionais.This intervention paper aims to present a reading proposal that set against the cultural homogenization process of globalization, from the enhancement of linguistic and cultural differences in the school environment. It defends that the school should encourage the maintenance of the literary expressions from the place where students live in. For this purpose, we have analyzed texts from two potiguares poets whose productions reveal they are deeply rooted with their region: Hélio Crisanto a popular poet and Jorge Fernandes an erudite one. The action research (THIOLLENT, 2011) has been used as a strategy carried out in a 9th grade classroom from the elementary school in order to motivate them to understand that our native language (Portuguese) varies in its speech and written system and thus, we can understand how variations occur from the literary text. For this paper, we have followed theoretical directions outlined by ARAÚJO (1991,1997,2008), AVERBUCK (1998), BAGNO (2007), CANDIDO (2013), FREYRE (1996), GURGEL (2001), GEBARA(2016), MOISÉS (2007), PENNAC (1992), PINHEIRO (1995), COSSON (2014), LAJOLO(1994), (1994), VALERIUS (2010), (ZILBERMAN (2004) among others to develop the required didactic sequences for achieving our goals. which go round of the acknowledgment and appreciation of different ways of language. The results obtained after the successful intervention came out in a booklet produced by students because of a study trip to Auta Bezerra Pinheiro Rural Museum of Santa Cruz – RN, containing entries and photographs of regional parts.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASCulturaRegionalismosLeiturasLiteraturaPoesiaPopularLeituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poéticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdfGilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdfapplication/pdf2495545https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22653/1/GilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdf240008d4ea881cbb7d6afc6a21767ae4MD51TEXTGilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdf.txtGilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain181861https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22653/4/GilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdf.txta4dcf07ec16f492b1eb8ae469154110fMD54THUMBNAILGilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdf.jpgGilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2694https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22653/5/GilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdf.jpga42b5d35ffb41d27ec2eb562da2353a3MD55123456789/226532017-11-04 20:09:20.653oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22653Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T23:09:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético
title Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético
spellingShingle Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético
Santos, Gilberto Cardoso dos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Cultura
Regionalismos
Leituras
Literatura
Poesia
Popular
title_short Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético
title_full Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético
title_fullStr Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético
title_full_unstemmed Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético
title_sort Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético
author Santos, Gilberto Cardoso dos
author_facet Santos, Gilberto Cardoso dos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6326705206570766
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9467435917159475
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Rabelo, Sebastião Augusto
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9053383753430184
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Rodrigues, Manoel Freire
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9924056309219258
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gilberto Cardoso dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Valdenides Cabral de Araújo
contributor_str_mv Dias, Valdenides Cabral de Araújo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Cultura
Regionalismos
Leituras
Literatura
Poesia
Popular
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Regionalismos
Leituras
Literatura
Poesia
Popular
description Este trabalho de intervenção visa apresentar uma proposta de leitura que se contraponha ao processo de homogeneização cultural próprio da globalização, a partir da valorização das diferenças linguísticas e culturais no espaço escolar. Defende que a escola deve incentivar a preservação das manifestações literárias do lugar onde os alunos vivem. Para este fim, analisamos textos de dois poetas potiguares cujas produções revelam comprometimento com suas raízes regionais: Hélio Crisanto, poeta popular, e Jorge Fernandes, poeta erudito. A pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) foi utilizada como estratégia levada a efeito numa turma de 9º ano do ensino fundamental, para estimular neles a compreensão de que a nossa Língua Portuguesa apresenta variações em seu sistema de fala e escrita e, desse modo, podemos compreender como se dá essas variações a partir do texto literário. Neste trabalho, seguimos rumos teóricos delineados por ARAÚJO (1991, 1997, 2008), AVERBUCK (1998), BAGNO (2007), CANDIDO (2013), FREYRE (1996), GURGEL (2001), GEBARA (2016), MOISÉS (2007), PENNAC (1992), PINHEIRO (1995), COSSON (2014), LAJOLO (1994), VALERIUS (2010), (ZILBERMAN (2004) entre outros para desenvolver as sequências didáticas pretendidas para o alcance dos objetivos, os quais giram em torno do reconhecimento e valorização das diversas formas de linguagem. Os resultados obtidos resultaram numa cartilha produzida pelos alunos, fruto de uma viagem de estudo ao Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra, de Santa Cruz (RN), contendo verbetes e fotografias de peças regionais.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-12T22:23:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-04-12T22:23:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Gilberto Cardoso dos. Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético. 2016. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22653
identifier_str_mv SANTOS, Gilberto Cardoso dos. Leituras do texto literário em sala de aula: uma análise do regionalismo poético. 2016. 119f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22653/1/GilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22653/4/GilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22653/5/GilbertoCardosoDosSantos_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 240008d4ea881cbb7d6afc6a21767ae4
a4dcf07ec16f492b1eb8ae469154110f
a42b5d35ffb41d27ec2eb562da2353a3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767091170213888