A internacionalização do ensino superior e a formação inicial de professores: um estudo do Programa Licenciaturas Internacionais na UFRN (2010 - 2013)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Nascimento, Maria Emanuele Macêdo do
Orientador(a): Castro, Alda Maria Duarte Araújo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24569
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar o Programa Licenciaturas Internacionais (PLI) e a sua implementação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), evidenciando suas repercussões para a formação inicial de professores. Toma como referência o PLI, criado em 2009 pelo governo brasileiro a partir da proposta do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e se constituiu em uma estratégia para incentivar a permanência e a formação inicial de professores da educação básica em cursos de educação superior. O Programa conta com o financiamento da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem como objetivo incentivar a mobilidade estudantil em cursos de licenciaturas entre as universidades brasileiras, portuguesas e francesas em sete áreas de formação: Matemática, Português, Física, Química, Biologia, Estudos Artísticos e Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na revisão da literatura sobre a temática, na análise de documentos internacionais que tratam das diretrizes para a internacionalização do ensino superior, entre eles, documentos do Banco Mundial (BM), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Em nível nacional, a pesquisa ancorou-se em documentos oriundos do Ministério da Educação (MEC) e da CAPES que criam o Programa e estabelecem suas diretrizes, bem como o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN, e ainda dados disponibilizados pela Secretaria de Relações Internacionais da instituição. Foram construídas e analisadas séries estatísticas de dados da oferta do PLI na UFRN nos anos de 2010 a 2013; realizadas entrevistas semiestruturadas com um gestor da UFRN que atua diretamente com o PLI, coordenadores de cursos de licenciaturas participantes do Programa e questionários online com os estudantes que integraram o mesmo. O Programa contemplou, no período do estudo (2010-2013), as licenciaturas de Ciências Biológicas, Educação Física, Química, Matemática e Letras, com seis projetos aprovados pela CAPES. Conclui-se que, no contexto da internacionalização do ensino superior, o PLI tem sido utilizado como uma estratégia não só de expansão, como também de permanência dos alunos nos cursos de formação de professores. Apresenta pontos positivos ao permitir a mobilidade estudantil, o conhecimento de novas culturas, a dupla titulação e uma formação no exterior, o que representa uma maior valorização para os cursos de formação de professores da educação básica. No entanto, o Programa apresentou uma série de fragilidades e contradições, entre elas: dificuldades de equivalência de disciplinas cursadas pelos alunos no exterior, o que é evidenciado pela maioria dos coordenadores de projetos e pelos estudantes da UFRN que responderam ao questionário desta pesquisa; compatibilização de créditos das disciplinas cursadas nos países de destino, França ou Portugal, ambos participantes do Processo de Bolonha, que têm o sistema de acreditação baseado em ciclos, diferente do sistema adotado no Brasil; organização curricular diferente no que se refere ao bacharelado e às licenciaturas com prejuízos para a formação pedagógica do licenciado.
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Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24569A presente dissertação tem como objetivo analisar o Programa Licenciaturas Internacionais (PLI) e a sua implementação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), evidenciando suas repercussões para a formação inicial de professores. Toma como referência o PLI, criado em 2009 pelo governo brasileiro a partir da proposta do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e se constituiu em uma estratégia para incentivar a permanência e a formação inicial de professores da educação básica em cursos de educação superior. O Programa conta com o financiamento da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem como objetivo incentivar a mobilidade estudantil em cursos de licenciaturas entre as universidades brasileiras, portuguesas e francesas em sete áreas de formação: Matemática, Português, Física, Química, Biologia, Estudos Artísticos e Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada na revisão da literatura sobre a temática, na análise de documentos internacionais que tratam das diretrizes para a internacionalização do ensino superior, entre eles, documentos do Banco Mundial (BM), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Em nível nacional, a pesquisa ancorou-se em documentos oriundos do Ministério da Educação (MEC) e da CAPES que criam o Programa e estabelecem suas diretrizes, bem como o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN, e ainda dados disponibilizados pela Secretaria de Relações Internacionais da instituição. Foram construídas e analisadas séries estatísticas de dados da oferta do PLI na UFRN nos anos de 2010 a 2013; realizadas entrevistas semiestruturadas com um gestor da UFRN que atua diretamente com o PLI, coordenadores de cursos de licenciaturas participantes do Programa e questionários online com os estudantes que integraram o mesmo. O Programa contemplou, no período do estudo (2010-2013), as licenciaturas de Ciências Biológicas, Educação Física, Química, Matemática e Letras, com seis projetos aprovados pela CAPES. Conclui-se que, no contexto da internacionalização do ensino superior, o PLI tem sido utilizado como uma estratégia não só de expansão, como também de permanência dos alunos nos cursos de formação de professores. Apresenta pontos positivos ao permitir a mobilidade estudantil, o conhecimento de novas culturas, a dupla titulação e uma formação no exterior, o que representa uma maior valorização para os cursos de formação de professores da educação básica. No entanto, o Programa apresentou uma série de fragilidades e contradições, entre elas: dificuldades de equivalência de disciplinas cursadas pelos alunos no exterior, o que é evidenciado pela maioria dos coordenadores de projetos e pelos estudantes da UFRN que responderam ao questionário desta pesquisa; compatibilização de créditos das disciplinas cursadas nos países de destino, França ou Portugal, ambos participantes do Processo de Bolonha, que têm o sistema de acreditação baseado em ciclos, diferente do sistema adotado no Brasil; organização curricular diferente no que se refere ao bacharelado e às licenciaturas com prejuízos para a formação pedagógica do licenciado.This dissertation aims to analyze the International Program for Teaching Degrees (PLI) and its application at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), showing its repercussions for initial teacher training. It is taken as a reference of PLI , created in 2009 by the Brazilian government based on the proposal of the Coimbra Group of Brazilian Universities (GCUB). The PLI was a strategy to encourage the continuation and initial training of teachers of basic education in higher education courses. The program is funded by the foundation Coordination of Improvement of Higher Level Education Personnel (CAPES) and aims to encourage student mobility in Undergraduate courses between Brazilian, Portuguese and French universities in seven areas of training: Mathematics, Portuguese, Physics, Chemistry, Biology, Art Studies and Physical Education. This is a qualitative research, an analysis of the literature on a thematic, an analysis of the documents that deal with the guidelines for an internationalization of higher education, among them the documents of the World Bank (WB), the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) and the Economic Commission for Latin America and the Caribbean (CEPAL). At the national level, research on documents from the Ministry of Education (MEC) and CAPES that create the Program and its guidelines, as well as the Institutional Development Plan of UFRN, and data provided by the International Relations Secretariat of the institution. Statistical series of PLI supply data were constructed and analyzed at the UFRN in the years 2010 to 2013; semistructured interviews with UFRN managers who work directly with the PLI, coordinators of the courses participating in the Program and online questionnaires with students who were part of the program. The Program has not included in the study period (2010-2013) as degree of Biological Sciences, Physical Education, Chemistry, Mathematics and Letters with six projects approved by CAPES. It is concluded that there is no context of internationalization of higher education, or PLI has been used as a non-expansion strategy, as well as the permanence of students in teacher training courses. It presents positive points to allow student mobility, knowledge of new cultures, a double degree and non-external training, which represents a greater appreciation for the training courses for primary education teachers. However, the Program presented a series of weaknesses and contradictions, among them, difficulties of equivalence of courses taken by students abroad, as evidenced by most of the project coordinators and students interviewed at UFRN; Compatibility of credits of the disciplines studied in the countries of destination, France or Portugal, both participants in the Bologna Process, which have the system of accreditation based on cycles, different from the system adopted in Brazil; different curricular organization with regard to the Bachelor and Degrees with courses for pedagogical training of the licensee.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOInternacionalização do ensino superiorCooperação internacionalMobilidade estudantilFormação inicial de professoresPrograma de licenciaturas internacionaisA internacionalização do ensino superior e a formação inicial de professores: um estudo do Programa Licenciaturas Internacionais na UFRN (2010 - 2013)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMariaEmanueleMacedoDoNascimento_DISSERT.pdf.txtMariaEmanueleMacedoDoNascimento_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain488653https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24569/2/MariaEmanueleMacedoDoNascimento_DISSERT.pdf.txt38c6eff03cdf484b7263e1f1b9ae9832MD52THUMBNAILMariaEmanueleMacedoDoNascimento_DISSERT.pdf.jpgMariaEmanueleMacedoDoNascimento_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2483https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24569/3/MariaEmanueleMacedoDoNascimento_DISSERT.pdf.jpg682244a8ad06b39f387a6e180c461918MD53TEXTMariaEmanueleMacedoDoNascimento_DISSERT.pdf.txtMariaEmanueleMacedoDoNascimento_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain488653https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24569/2/MariaEmanueleMacedoDoNascimento_DISSERT.pdf.txt38c6eff03cdf484b7263e1f1b9ae9832MD52THUMBNAILMariaEmanueleMacedoDoNascimento_DISSERT.pdf.jpgMariaEmanueleMacedoDoNascimento_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2483https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24569/3/MariaEmanueleMacedoDoNascimento_DISSERT.pdf.jpg682244a8ad06b39f387a6e180c461918MD53ORIGINALMariaEmanueleMacedoDoNascimento_DISSERT.pdfMariaEmanueleMacedoDoNascimento_DISSERT.pdfapplication/pdf1779399https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24569/1/MariaEmanueleMacedoDoNascimento_DISSERT.pdf2274e7e05b4205466a19b000ce11407eMD51123456789/245692022-05-25 18:29:42.72oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24569Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-25T21:29:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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