A disputa pela memória histórica em sala de aula sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985): os impactos dos revisionismos e negacionismos históricos na educação escolar (ensino médio público do RN, 2020-2022)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Santos, Herbert Alexandre Vieira dos
Orientador(a): Carvalho, Haroldo Loguercio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50011
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo observar nos estudantes da Educação Básica o impacto do revisionismo e do negacionismo histórico em sala de aula sobre o tema da ditadura civilmilitar brasileira (1964-1985). O estudo se baseia na análise de obras escritas e de audiovisual de caráter negacionistas que têm circulado pela Internet; essas produções apresentaram nesta virada de terceira década alta audiência entre os jovens. Através de debates e aplicação de questionário com alunos(as) da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado – Natal/RN, durante os anos de 2021 e 2022, apresentaremos uma reflexão abordando as perspectivas e opiniões que esses educandos têm em relação a temas sensíveis e polêmicos que envolvem esse período, como: a luta armada, a censura, a tortura, o desaparecimento e morte de opositores políticos do regime e as graves violações dos Direitos Humanos. Tentaremos constatar como esses (novos) revisionismos/negacionismos popularmente divulgados, entre os jovens e a população em geral, pelas redes sociais (YouTube, WhatsApp, Instagram, Telegram etc.), assim como o fenômeno das fake news influenciam a visão dos estudantes sobre o passado histórico recente brasileiro e acirram os debates em sala de aula, dada a politização maniqueísta da História. Ao final do trabalho, apresentamos uma sequência didático-pedagógica, como produto educacional da dissertação, intitulada Jogo do “FAKE OU FATO: desmistificando os principais negacionismos sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985)”.
id UFRN_f415e4492a6c2ef836c35e450a5c059f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50011
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Herbert Alexandre Vieira doshttp://lattes.cnpq.br/9136455420217977https://orcid.org/0000-0003-2418-7212http://lattes.cnpq.br/9190627462162920Pereira, Nilton MulletVargas Netto, Sebastião Leal Ferreirahttps://orcid.org/0000-0003-0778-4031http://lattes.cnpq.br/9840632250442779Carvalho, Haroldo Loguercio2022-12-07T20:21:39Z2022-12-07T20:21:39Z2022-09-29SANTOS, Herbert Alexandre Vieira dos. A disputa pela memória histórica em sala de aula sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985): os impactos dos revisionismos e negacionismos históricos na educação escolar (ensino médio público do RN, 2020-2022). Orientador: Haroldo Loguercio Carvalho. 2022. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50011O presente trabalho tem como objetivo observar nos estudantes da Educação Básica o impacto do revisionismo e do negacionismo histórico em sala de aula sobre o tema da ditadura civilmilitar brasileira (1964-1985). O estudo se baseia na análise de obras escritas e de audiovisual de caráter negacionistas que têm circulado pela Internet; essas produções apresentaram nesta virada de terceira década alta audiência entre os jovens. Através de debates e aplicação de questionário com alunos(as) da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado – Natal/RN, durante os anos de 2021 e 2022, apresentaremos uma reflexão abordando as perspectivas e opiniões que esses educandos têm em relação a temas sensíveis e polêmicos que envolvem esse período, como: a luta armada, a censura, a tortura, o desaparecimento e morte de opositores políticos do regime e as graves violações dos Direitos Humanos. Tentaremos constatar como esses (novos) revisionismos/negacionismos popularmente divulgados, entre os jovens e a população em geral, pelas redes sociais (YouTube, WhatsApp, Instagram, Telegram etc.), assim como o fenômeno das fake news influenciam a visão dos estudantes sobre o passado histórico recente brasileiro e acirram os debates em sala de aula, dada a politização maniqueísta da História. Ao final do trabalho, apresentamos uma sequência didático-pedagógica, como produto educacional da dissertação, intitulada Jogo do “FAKE OU FATO: desmistificando os principais negacionismos sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985)”.The present work aims to observe in students of basic education, the impact of historical revisionism and negationism in the classroom on the theme of the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1985). The study is based on the analysis of written and audiovisual works of a denialist nature that have been circulating on the Internet; these productions presented a high audience among young people at the turn of the third decade. Through debates with 3rd grade high school students from the Escola Estadual Professor José Fernandes Machado - Natal/RN, we will present a reflection approaching the perspectives and opinions that these students have in relation to sensitive and polemic themes that involve this period, such as: the armed struggle, censorship, torture, the disappearance and death of political opponents of the regime and the serious violations of human rights. We will try to verify how these (new) revisionisms/negationisms popularly disseminated, among young people and the population in general, by social networks (YouTube, WhatsApp, Instagram, Telegram, etc.), influence students' views on Brazil's recent historical past and sharpen the debates in the classroom, given the petty/manichean politicization of history. At the end of the paper we present a didacticpedagogical sequence, as an educational product of the dissertation, entitled: Game of "FAKE OR FACT: Demystifying the main denialisms about the Brazilian Civil-Military Dictatorship (1964-1985)".Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistória escolar e ensino de história recenteRevisionismos e negacionismos históricosDitadura civil-militar brasileiraJogos históricosA disputa pela memória histórica em sala de aula sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985): os impactos dos revisionismos e negacionismos históricos na educação escolar (ensino médio público do RN, 2020-2022)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDisputamemoriahistorica_Santos_2022.pdfapplication/pdf2672057https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50011/1/Disputamemoriahistorica_Santos_2022.pdf8a7a6741f2e399fe63d8e9bab7acb462MD51123456789/500112022-12-07 17:22:20.459oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50011Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-07T20:22:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A disputa pela memória histórica em sala de aula sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985): os impactos dos revisionismos e negacionismos históricos na educação escolar (ensino médio público do RN, 2020-2022)
title A disputa pela memória histórica em sala de aula sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985): os impactos dos revisionismos e negacionismos históricos na educação escolar (ensino médio público do RN, 2020-2022)
spellingShingle A disputa pela memória histórica em sala de aula sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985): os impactos dos revisionismos e negacionismos históricos na educação escolar (ensino médio público do RN, 2020-2022)
Santos, Herbert Alexandre Vieira dos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História escolar e ensino de história recente
Revisionismos e negacionismos históricos
Ditadura civil-militar brasileira
Jogos históricos
title_short A disputa pela memória histórica em sala de aula sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985): os impactos dos revisionismos e negacionismos históricos na educação escolar (ensino médio público do RN, 2020-2022)
title_full A disputa pela memória histórica em sala de aula sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985): os impactos dos revisionismos e negacionismos históricos na educação escolar (ensino médio público do RN, 2020-2022)
title_fullStr A disputa pela memória histórica em sala de aula sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985): os impactos dos revisionismos e negacionismos históricos na educação escolar (ensino médio público do RN, 2020-2022)
title_full_unstemmed A disputa pela memória histórica em sala de aula sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985): os impactos dos revisionismos e negacionismos históricos na educação escolar (ensino médio público do RN, 2020-2022)
title_sort A disputa pela memória histórica em sala de aula sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985): os impactos dos revisionismos e negacionismos históricos na educação escolar (ensino médio público do RN, 2020-2022)
author Santos, Herbert Alexandre Vieira dos
author_facet Santos, Herbert Alexandre Vieira dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9136455420217977
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2418-7212
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9190627462162920
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pereira, Nilton Mullet
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Vargas Netto, Sebastião Leal Ferreira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0778-4031
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9840632250442779
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Herbert Alexandre Vieira dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Haroldo Loguercio
contributor_str_mv Carvalho, Haroldo Loguercio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
História escolar e ensino de história recente
Revisionismos e negacionismos históricos
Ditadura civil-militar brasileira
Jogos históricos
dc.subject.por.fl_str_mv História escolar e ensino de história recente
Revisionismos e negacionismos históricos
Ditadura civil-militar brasileira
Jogos históricos
description O presente trabalho tem como objetivo observar nos estudantes da Educação Básica o impacto do revisionismo e do negacionismo histórico em sala de aula sobre o tema da ditadura civilmilitar brasileira (1964-1985). O estudo se baseia na análise de obras escritas e de audiovisual de caráter negacionistas que têm circulado pela Internet; essas produções apresentaram nesta virada de terceira década alta audiência entre os jovens. Através de debates e aplicação de questionário com alunos(as) da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado – Natal/RN, durante os anos de 2021 e 2022, apresentaremos uma reflexão abordando as perspectivas e opiniões que esses educandos têm em relação a temas sensíveis e polêmicos que envolvem esse período, como: a luta armada, a censura, a tortura, o desaparecimento e morte de opositores políticos do regime e as graves violações dos Direitos Humanos. Tentaremos constatar como esses (novos) revisionismos/negacionismos popularmente divulgados, entre os jovens e a população em geral, pelas redes sociais (YouTube, WhatsApp, Instagram, Telegram etc.), assim como o fenômeno das fake news influenciam a visão dos estudantes sobre o passado histórico recente brasileiro e acirram os debates em sala de aula, dada a politização maniqueísta da História. Ao final do trabalho, apresentamos uma sequência didático-pedagógica, como produto educacional da dissertação, intitulada Jogo do “FAKE OU FATO: desmistificando os principais negacionismos sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985)”.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-07T20:21:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-07T20:21:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Herbert Alexandre Vieira dos. A disputa pela memória histórica em sala de aula sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985): os impactos dos revisionismos e negacionismos históricos na educação escolar (ensino médio público do RN, 2020-2022). Orientador: Haroldo Loguercio Carvalho. 2022. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50011
identifier_str_mv SANTOS, Herbert Alexandre Vieira dos. A disputa pela memória histórica em sala de aula sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985): os impactos dos revisionismos e negacionismos históricos na educação escolar (ensino médio público do RN, 2020-2022). Orientador: Haroldo Loguercio Carvalho. 2022. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50011/1/Disputamemoriahistorica_Santos_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a7a6741f2e399fe63d8e9bab7acb462
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777641683550208