Práticas feministas em contextos educacionais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Manguinho, Julyana Vilar de França
Orientador(a): Schwade, Elisete
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25751
Resumo: As ideias e questionamentos sobre as diferenças de gênero estão sendo experienciadas e reivindicadas em amplas esferas sociais, seja nas redes virtuais, nas manifestações de rua ou em espaços educacionais, como escolas e universidades. É nesse contexto que se insere minha pesquisa etnográfica, onde busco por meio da minha inserção em contextos educacionais acessar as práticas feministas que estão sendo desenvolvidas nesses cenários, enfatizando as trajetórias, experiências femininas e construção dos discursos e narrativas. O objetivo é perceber quais as concepções de gênero que estão sendo representadas, que são mobilizadas por reflexões feministas, buscando abordar as estratégias de negociações que estão sendo construídas dentro do campo relacional e complexo, encontrando as possíveis tensões e contradições dentro desse universo. Assim o enfoque é dado na construção das agencialidades em campo, nos processos, dinâmicas e nas diversas dimensões conectadas com as pautas feministas contemporâneas. Com isso, pretendo dar voz as interlocutoras para que sejam evidenciadas questões sobre seus projetos, inquietações e “bandeiras”, dentro de uma perspectiva que interseccione noções sobre corpo, classe, raça e sexualidades, articulando com outros domínios, como os movimentos sociais feministas e o ativismo digital. Minha trajetória na pesquisa foi sendo estruturada nas redes educacionais, transitando por escolas, institutos federais e universidades. As análises e reflexões desencadeadas em campo sinalizam que é possível construir práticas de resistência as desigualdades de gênero nos espaços educacionais, apontando também que convenções sociais e discursos hegemônicos são reproduzidos e normatizados.
id UFRN_f6759c8189321305b7ad9f59e66368ba
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25751
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Manguinho, Julyana Vilar de FrançaNavia, Angela Mercedes FacundoQuadros, Marion TeodosioLopes, Paulo Victor LeitePorto, Rozeli MariaWelter, TâniaSchwade, Elisete2018-08-17T21:43:55Z2018-08-17T21:43:55Z2018-06-21MANGUINHO, Julyana Vilar de França. Práticas feministas em contextos educacionais. 2018. 207f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25751As ideias e questionamentos sobre as diferenças de gênero estão sendo experienciadas e reivindicadas em amplas esferas sociais, seja nas redes virtuais, nas manifestações de rua ou em espaços educacionais, como escolas e universidades. É nesse contexto que se insere minha pesquisa etnográfica, onde busco por meio da minha inserção em contextos educacionais acessar as práticas feministas que estão sendo desenvolvidas nesses cenários, enfatizando as trajetórias, experiências femininas e construção dos discursos e narrativas. O objetivo é perceber quais as concepções de gênero que estão sendo representadas, que são mobilizadas por reflexões feministas, buscando abordar as estratégias de negociações que estão sendo construídas dentro do campo relacional e complexo, encontrando as possíveis tensões e contradições dentro desse universo. Assim o enfoque é dado na construção das agencialidades em campo, nos processos, dinâmicas e nas diversas dimensões conectadas com as pautas feministas contemporâneas. Com isso, pretendo dar voz as interlocutoras para que sejam evidenciadas questões sobre seus projetos, inquietações e “bandeiras”, dentro de uma perspectiva que interseccione noções sobre corpo, classe, raça e sexualidades, articulando com outros domínios, como os movimentos sociais feministas e o ativismo digital. Minha trajetória na pesquisa foi sendo estruturada nas redes educacionais, transitando por escolas, institutos federais e universidades. As análises e reflexões desencadeadas em campo sinalizam que é possível construir práticas de resistência as desigualdades de gênero nos espaços educacionais, apontando também que convenções sociais e discursos hegemônicos são reproduzidos e normatizados.The ideas and questions about the genre differences are being experienced and claimed today in large social domains, as the social network, street demonstrations and education spaces, as schools and universities. This ethnographic research is inserted in this context in which it is tried to access the education feminine practices in course therein, and at the same time emphasizes the trajectories of these experiences and the construction of their discourses and narratives. The objective is to disclose the genre concepts resulting from these spaces which are animated by feminine reflections, trying to approach their negotiation strategies generated inside the complex and relational field, and facing the eventual tensions and contrasts present in these universes. Therefore, the emphasis is on the construction of the field agencies, on the processes, dynamics and several dimensions linked to the contemporary feminine claims. The objective is to empower the interlocutors to let them bring about questions concerning their projects, preoccupations and mottos, in a perspective mixing notions about body, class, race and sexualities in connection with domains, like the women social movements and the social activism. Our research trajectory began to gain force with the aid of the education networks from schools, federal institutes and universities. Analyses and reflections set in motion suggest that it is possible to construct resistance practices against genre inequalities in the education spaces, revealing also that social conventions and supremacist discourses are reproduced and standardized.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAGêneroContextos educacionaisPráticas feministasPráticas feministas em contextos educacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPráticasFeministasContextos_Manguinho_2018.pdfapplication/pdf4222592https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25751/1/Pr%c3%a1ticasFeministasContextos_Manguinho_2018.pdf6b5c3346753d46df0bbd1f7c7e4abae9MD51TEXTPráticasFeministasContextos_Manguinho_2018.pdf.txtPráticasFeministasContextos_Manguinho_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain559947https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25751/2/Pr%c3%a1ticasFeministasContextos_Manguinho_2018.pdf.txt9e3b9d086d6c1b2693af72468cf2349eMD52THUMBNAILPráticasFeministasContextos_Manguinho_2018.pdf.jpgPráticasFeministasContextos_Manguinho_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6486https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25751/3/Pr%c3%a1ticasFeministasContextos_Manguinho_2018.pdf.jpgbf5ed7c086e0792a740b1e31a87c5cb7MD53123456789/257512019-01-29 21:12:32.249oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25751Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T00:12:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas feministas em contextos educacionais
title Práticas feministas em contextos educacionais
spellingShingle Práticas feministas em contextos educacionais
Manguinho, Julyana Vilar de França
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Gênero
Contextos educacionais
Práticas feministas
title_short Práticas feministas em contextos educacionais
title_full Práticas feministas em contextos educacionais
title_fullStr Práticas feministas em contextos educacionais
title_full_unstemmed Práticas feministas em contextos educacionais
title_sort Práticas feministas em contextos educacionais
author Manguinho, Julyana Vilar de França
author_facet Manguinho, Julyana Vilar de França
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Navia, Angela Mercedes Facundo
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Quadros, Marion Teodosio
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Lopes, Paulo Victor Leite
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Porto, Rozeli Maria
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Welter, Tânia
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Manguinho, Julyana Vilar de França
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schwade, Elisete
contributor_str_mv Schwade, Elisete
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Gênero
Contextos educacionais
Práticas feministas
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Contextos educacionais
Práticas feministas
description As ideias e questionamentos sobre as diferenças de gênero estão sendo experienciadas e reivindicadas em amplas esferas sociais, seja nas redes virtuais, nas manifestações de rua ou em espaços educacionais, como escolas e universidades. É nesse contexto que se insere minha pesquisa etnográfica, onde busco por meio da minha inserção em contextos educacionais acessar as práticas feministas que estão sendo desenvolvidas nesses cenários, enfatizando as trajetórias, experiências femininas e construção dos discursos e narrativas. O objetivo é perceber quais as concepções de gênero que estão sendo representadas, que são mobilizadas por reflexões feministas, buscando abordar as estratégias de negociações que estão sendo construídas dentro do campo relacional e complexo, encontrando as possíveis tensões e contradições dentro desse universo. Assim o enfoque é dado na construção das agencialidades em campo, nos processos, dinâmicas e nas diversas dimensões conectadas com as pautas feministas contemporâneas. Com isso, pretendo dar voz as interlocutoras para que sejam evidenciadas questões sobre seus projetos, inquietações e “bandeiras”, dentro de uma perspectiva que interseccione noções sobre corpo, classe, raça e sexualidades, articulando com outros domínios, como os movimentos sociais feministas e o ativismo digital. Minha trajetória na pesquisa foi sendo estruturada nas redes educacionais, transitando por escolas, institutos federais e universidades. As análises e reflexões desencadeadas em campo sinalizam que é possível construir práticas de resistência as desigualdades de gênero nos espaços educacionais, apontando também que convenções sociais e discursos hegemônicos são reproduzidos e normatizados.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-17T21:43:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-17T21:43:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MANGUINHO, Julyana Vilar de França. Práticas feministas em contextos educacionais. 2018. 207f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25751
identifier_str_mv MANGUINHO, Julyana Vilar de França. Práticas feministas em contextos educacionais. 2018. 207f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25751/1/Pr%c3%a1ticasFeministasContextos_Manguinho_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25751/2/Pr%c3%a1ticasFeministasContextos_Manguinho_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25751/3/Pr%c3%a1ticasFeministasContextos_Manguinho_2018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b5c3346753d46df0bbd1f7c7e4abae9
9e3b9d086d6c1b2693af72468cf2349e
bf5ed7c086e0792a740b1e31a87c5cb7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777815386456064