A construção do corpo a partir das práticas corporais no contexto de um Centro de Atenção Psicossocial III

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Oliveira, Bérgson Nogueira de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29232
Resumo: Este trabalho aproximou as relações da construção do corpo a partir das práticas corporais em um Centro de Atenção Psicossocial III. Objetivou-se compreender a construção do corpo com vistas também à identificação de relações com o cuidado em saúde dos sujeitos. Buscou-se, ainda, mapear as práticas corporais desenvolvidas no CAPS III; identificar as contribuições das práticas corporais para a construção do corpo dos praticantes; e discutir essas contribuições da construção do corpo para o cuidado em saúde. Utilizou-se a entrevista semiestruturada com seis usuários praticantes seguindo um roteiro com dez questionamentos sobre corpo relacionado às práticas corporais, como: mudanças, sentimentos, percepções sobre si etc. Além disso, foram utilizadas fotos, vídeos e o uso do diário de campo, no período de maio a agosto de 2019. Os seis usuários são os considerados semi-intensivos, e participam de diferentes práticas corporais em seus cuidados sob a responsabilidade de profissionais diversos: Pedagogo, Enfermeiro, Assistente Social, Psicólogo, Educação Física e Terapeuta Ocupacional juntamente com Artesãos. Utilizamos a fenomenologia de Merleau-Ponty como abordagem metodológica. Os resultados apontaram para três unidades de significados: A construção do corpo medicamentado; A construção do corpo pelo prazer/divertimento; e a Construção do corpo participativo. A primeira consiste em abordar o medicamento em sua participação na construção do corpo do sujeito, bem como as suas implicações pelo uso. É interessante perceber em como os usuários notam essa medicação, compreendem suas importâncias para o cuidado e apontam influências nos corpos. Contudo, percebemos que há um “distúrbio do corpo” cujos medicamentos contribuem; o que dificulta o “saber quem sou” na questão do se situar enquanto “ser no mundo”. Os sujeitos apontam algumas implicações das práticas corporais para seus cuidados. Estas implicações se aproximam das implicações do uso do medicamento, no entanto, há diferenças consideráveis, pois as práticas corporais colaboram a partir da experiência pelo movimento do corpo em contato com o mundo. A segunda unidade enfatizou características do fenômeno da ludicidade e sua importância para o meio pesquisado, já que na maioria das práticas vistas, o lúdico se faz presente. Isso faz com que o corpo dos sujeitos “se desintensione” e facilite vínculos afetivos entre profissionais e usuários, familiares etc. Ou seja, ampliem suas comunicações com o mundo. Além disso, contribui na leitura dos profissionais a partir do que os corpos dos sujeitos podem elucidar a partir do movimento. A terceira unidade trabalhou as contribuições das práticas no sentido de que estas apoiam na participação dos usuários em seu meio, além de inferir possibilidades de participação em outros meios, como no próprio lar, por exemplo. Os apontamentos sugerem que o CAPS e suas práticas procuram proporcionar experiências aos corpos com objetivos de que os sujeitos se reconheçam a partir de seus modos de ser na realidade atual, contribuindo para a sua reinserção social. No entanto, alertamos para que tais práticas não venham a contribuir com o controle dos corpos na contramão dos preceitos da Reforma Psiquiátrica, pois isso seria um retrocesso ao idealismo proporcionado pela racionalidade da Psiquiatria Clássica, em tempos atrás.
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Buscou-se, ainda, mapear as práticas corporais desenvolvidas no CAPS III; identificar as contribuições das práticas corporais para a construção do corpo dos praticantes; e discutir essas contribuições da construção do corpo para o cuidado em saúde. Utilizou-se a entrevista semiestruturada com seis usuários praticantes seguindo um roteiro com dez questionamentos sobre corpo relacionado às práticas corporais, como: mudanças, sentimentos, percepções sobre si etc. Além disso, foram utilizadas fotos, vídeos e o uso do diário de campo, no período de maio a agosto de 2019. Os seis usuários são os considerados semi-intensivos, e participam de diferentes práticas corporais em seus cuidados sob a responsabilidade de profissionais diversos: Pedagogo, Enfermeiro, Assistente Social, Psicólogo, Educação Física e Terapeuta Ocupacional juntamente com Artesãos. Utilizamos a fenomenologia de Merleau-Ponty como abordagem metodológica. Os resultados apontaram para três unidades de significados: A construção do corpo medicamentado; A construção do corpo pelo prazer/divertimento; e a Construção do corpo participativo. A primeira consiste em abordar o medicamento em sua participação na construção do corpo do sujeito, bem como as suas implicações pelo uso. É interessante perceber em como os usuários notam essa medicação, compreendem suas importâncias para o cuidado e apontam influências nos corpos. Contudo, percebemos que há um “distúrbio do corpo” cujos medicamentos contribuem; o que dificulta o “saber quem sou” na questão do se situar enquanto “ser no mundo”. Os sujeitos apontam algumas implicações das práticas corporais para seus cuidados. Estas implicações se aproximam das implicações do uso do medicamento, no entanto, há diferenças consideráveis, pois as práticas corporais colaboram a partir da experiência pelo movimento do corpo em contato com o mundo. A segunda unidade enfatizou características do fenômeno da ludicidade e sua importância para o meio pesquisado, já que na maioria das práticas vistas, o lúdico se faz presente. Isso faz com que o corpo dos sujeitos “se desintensione” e facilite vínculos afetivos entre profissionais e usuários, familiares etc. Ou seja, ampliem suas comunicações com o mundo. Além disso, contribui na leitura dos profissionais a partir do que os corpos dos sujeitos podem elucidar a partir do movimento. A terceira unidade trabalhou as contribuições das práticas no sentido de que estas apoiam na participação dos usuários em seu meio, além de inferir possibilidades de participação em outros meios, como no próprio lar, por exemplo. Os apontamentos sugerem que o CAPS e suas práticas procuram proporcionar experiências aos corpos com objetivos de que os sujeitos se reconheçam a partir de seus modos de ser na realidade atual, contribuindo para a sua reinserção social. No entanto, alertamos para que tais práticas não venham a contribuir com o controle dos corpos na contramão dos preceitos da Reforma Psiquiátrica, pois isso seria um retrocesso ao idealismo proporcionado pela racionalidade da Psiquiatria Clássica, em tempos atrás.This study narrowed the relations between body development and body practices in a Center of Psychosocial Attention (CAPS) III. For this reason, understanding body development in order to also identify the relations with the subjects’ health care is the aim of this research. Furthermore, the research sought to map body practices conducted at CAPS III, identify the contributions of body practices in the body development of practicing users and discuss these contributions in relation to health care. The chosen methodology was the semi-structured interview with six practicing users following a script with ten questions regarding the body related to body practices, such as: changes, feelings, self-perception, etc. In addition, photos, videos, and a field diary were used from May through August of 2019. The six users are considered the semiintensive ones at the job, and they engage in multiple body practices under their care, in which were monitored by several professionals, such as: pedagogues, nurses, social workers, psychologists, physical educators and occupational therapists together with craftsmen. We have adopted Merleau-Ponty’s phenomenology of perception as a methodological approach. The results presented three units of meaning: (i) the construction of the medicated body, (ii) body development for pleasure/fun and (iii) construction of the participatory body. The first one consists in approaching the medicine in its participation in the construction of the subject's body, as well as its implications by use. It is interesting to notice how users see this medication, understand its importance for care and note its influences on the bodies. However, we realized there is a "body disorder" due to the medicines, which hampers the "knowing who I am" while "being in the world". The subjects highlight some implications of body practices for their care. These implications are similar to the ones implied by using the medicines, although there are considerable differences, as body practices collaborate from experience by the body movement in contact with the world. The second unit emphasized the characteristics of the playful phenomena and its importance for the environment researched, since in most of the practices observed, recreational activities are present. This causes the subjects' bodies to relax and facilitates emotional bonds between professionals and users, family members, etc (i.e., expand their communications with the world). In addition, it contributes to the interpretation of the professionals based on what the bodies of the subjects can elucidate from the movement. The third unit addressed the contributions of practices in the sense that they support the participation of users in their environment, as well as implying possibilities of participation in other places, such as the home itself. The notes suggest that CAPS and its practices seek to provide experiences to the bodies that aim to enable the subjects to recognize themselves from their ways of being in the current reality, contributing to their social reintegration. However, we warned that such practices do not contribute to the control of bodies contrary to the precepts of the Psychiatric Reform, since this would be a setback to the idealism provided by the rationality of Classical Psychiatry in former times.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAPráticas corporaisCorpoAtenção psicossocialSaúdeA construção do corpo a partir das práticas corporais no contexto de um Centro de Atenção Psicossocial IIIBody development through body practices in the context of a Center of Psychosocial Attention IIIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConstrucaocorpopraticas_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf5158237https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29232/1/Construcaocorpopraticas_Oliveira_2020.pdf098821c28c9ff8a1b2898e9e6aa70e64MD51TEXTConstrucaocorpopraticas_Oliveira_2020.pdf.txtConstrucaocorpopraticas_Oliveira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain387586https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29232/2/Construcaocorpopraticas_Oliveira_2020.pdf.txt7ed0c22f5bb66f154c0e19a6dbed3b16MD52THUMBNAILConstrucaocorpopraticas_Oliveira_2020.pdf.jpgConstrucaocorpopraticas_Oliveira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2368https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29232/3/Construcaocorpopraticas_Oliveira_2020.pdf.jpgee332f1cc50bf386ed85114f6041aa67MD53123456789/292322020-06-14 04:39:05.409oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29232Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-06-14T07:39:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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