Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Bragelone, Jane Cláudia Cabral
Orientador(a): Dozena, Alessandro
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24110
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar como o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes estão presentes nas aulas de Geografia, aproximando as construções teóricas sobre o tema às experiências de alguns professores, que atuam nas escolas públicas estaduais de Natal (RN), de modo a desenvolver propostas metodológicas de ensino a partir dessa interação. Partiu-se do pressuposto de que o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais é um meio, uma possibilidade, que dá condições para a formação de estudantes mais competentes, condizentes com as demandas da sociedade atual, com os objetivos da educação nacional e do ensino de Geografia, postos nos documentos oficiais. Para o desenvolvimento desta proposta, a pesquisa empírica foi realizada em escolas estaduais de Natal, por meio da coleta de dados com a equipe gestora dessas escolas e professores de Geografia do Ensino Fundamental. Entre esses professores, alguns foram acompanhados durante suas práticas em sala de aula, na busca de encontrar em suas experiências possibilidades para a questão de como ensinar esses conteúdos. Nesse sentido, o texto apresenta um breve diagnóstico, que caracteriza o ensino de Geografia realizado em algumas escolas públicas estaduais de Natal (RN); na sequência compartilhou-se as experiências da prática dos professores e suas estratégias metodológicas que se relacionam com o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Por fim, sistematizou-se algumas propostas metodológicas, reelaboradas com base nas aulas que foram observadas, estabelecendo correlações entre o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes.
id UFRN_fa3e8b9cfa48fa6ae5d6c2b82e59daa4
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24110
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Bragelone, Jane Cláudia CabralDantas, Eugenia MariaFernandez, Pablo Sebastian MoreiraMelo, Evaneide Maria deDozena, Alessandro2017-10-17T22:07:46Z2017-10-17T22:07:46Z2017-06-13BRAGELONE, Jane Cláudia Cabral. Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes. 2017. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24110O objetivo deste trabalho é investigar como o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes estão presentes nas aulas de Geografia, aproximando as construções teóricas sobre o tema às experiências de alguns professores, que atuam nas escolas públicas estaduais de Natal (RN), de modo a desenvolver propostas metodológicas de ensino a partir dessa interação. Partiu-se do pressuposto de que o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais é um meio, uma possibilidade, que dá condições para a formação de estudantes mais competentes, condizentes com as demandas da sociedade atual, com os objetivos da educação nacional e do ensino de Geografia, postos nos documentos oficiais. Para o desenvolvimento desta proposta, a pesquisa empírica foi realizada em escolas estaduais de Natal, por meio da coleta de dados com a equipe gestora dessas escolas e professores de Geografia do Ensino Fundamental. Entre esses professores, alguns foram acompanhados durante suas práticas em sala de aula, na busca de encontrar em suas experiências possibilidades para a questão de como ensinar esses conteúdos. Nesse sentido, o texto apresenta um breve diagnóstico, que caracteriza o ensino de Geografia realizado em algumas escolas públicas estaduais de Natal (RN); na sequência compartilhou-se as experiências da prática dos professores e suas estratégias metodológicas que se relacionam com o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Por fim, sistematizou-se algumas propostas metodológicas, reelaboradas com base nas aulas que foram observadas, estabelecendo correlações entre o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes.The objective of this work is to investigate how the teaching of concepts, procedures and attitudes is present in the classes of Geography, approaching the theoretical constructions on the subject to the experiences of some teachers, who work in the state public schools of Natal (RN), in order to Develop methodological proposals of teaching from this interaction. We assume that the teaching of conceptual, procedural and attitudinal contents is a means, a possibility, that gives conditions for the formation of more competent students, in keeping with the demands of the present society, with the objectives of the national education and the teaching of Geography, put in the official documents. For the development of this proposal, the empirical research was carried out in state schools of Natal, through the collection of data with the management team of these schools and teachers of Geography of Elementary School. Among these teachers, some were accompanied during their practices in the classroom, in the search to find in their experiences possibilities for the question of how to teach these contents. In this sense, the text presents a brief diagnosis, which characterizes the teaching of Geography carried out in some state public schools of Natal (RN); In the sequence we share the experiences of the teachers' practice, and their methodological strategies that are related to the teaching of conceptual, procedural and attitudinal contents. Finally, we systematized some methodological proposals, re-elaborated based on the classes that were observed, establishing correlations between the teaching of concepts, procedures and attitudes.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEnsino de GeografiaTipologia dos conteúdosPráticas metodológicasGeografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdfJaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdfapplication/pdf3880783https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24110/1/JaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdfcbd6ec995ddd7cb70cfb44fec5761220MD51TEXTJaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdf.txtJaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain285377https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24110/4/JaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdf.txt0caae5df1b473e430845caa8d3e4c38aMD54THUMBNAILJaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdf.jpgJaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2060https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24110/5/JaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdf.jpg32e679b7b85524f915afa1301ddfb1aeMD55123456789/241102017-11-04 23:30:41.541oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24110Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-05T02:30:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes
title Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes
spellingShingle Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes
Bragelone, Jane Cláudia Cabral
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Ensino de Geografia
Tipologia dos conteúdos
Práticas metodológicas
title_short Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes
title_full Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes
title_fullStr Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes
title_full_unstemmed Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes
title_sort Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes
author Bragelone, Jane Cláudia Cabral
author_facet Bragelone, Jane Cláudia Cabral
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Melo, Evaneide Maria de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bragelone, Jane Cláudia Cabral
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Dantas, Eugenia Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dozena, Alessandro
contributor_str_mv Dantas, Eugenia Maria
Dozena, Alessandro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Ensino de Geografia
Tipologia dos conteúdos
Práticas metodológicas
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Tipologia dos conteúdos
Práticas metodológicas
description O objetivo deste trabalho é investigar como o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes estão presentes nas aulas de Geografia, aproximando as construções teóricas sobre o tema às experiências de alguns professores, que atuam nas escolas públicas estaduais de Natal (RN), de modo a desenvolver propostas metodológicas de ensino a partir dessa interação. Partiu-se do pressuposto de que o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais é um meio, uma possibilidade, que dá condições para a formação de estudantes mais competentes, condizentes com as demandas da sociedade atual, com os objetivos da educação nacional e do ensino de Geografia, postos nos documentos oficiais. Para o desenvolvimento desta proposta, a pesquisa empírica foi realizada em escolas estaduais de Natal, por meio da coleta de dados com a equipe gestora dessas escolas e professores de Geografia do Ensino Fundamental. Entre esses professores, alguns foram acompanhados durante suas práticas em sala de aula, na busca de encontrar em suas experiências possibilidades para a questão de como ensinar esses conteúdos. Nesse sentido, o texto apresenta um breve diagnóstico, que caracteriza o ensino de Geografia realizado em algumas escolas públicas estaduais de Natal (RN); na sequência compartilhou-se as experiências da prática dos professores e suas estratégias metodológicas que se relacionam com o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Por fim, sistematizou-se algumas propostas metodológicas, reelaboradas com base nas aulas que foram observadas, estabelecendo correlações entre o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-17T22:07:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-17T22:07:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRAGELONE, Jane Cláudia Cabral. Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes. 2017. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24110
identifier_str_mv BRAGELONE, Jane Cláudia Cabral. Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes. 2017. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24110/1/JaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24110/4/JaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24110/5/JaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cbd6ec995ddd7cb70cfb44fec5761220
0caae5df1b473e430845caa8d3e4c38a
32e679b7b85524f915afa1301ddfb1ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777763794419712