Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONAL
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24110 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é investigar como o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes estão presentes nas aulas de Geografia, aproximando as construções teóricas sobre o tema às experiências de alguns professores, que atuam nas escolas públicas estaduais de Natal (RN), de modo a desenvolver propostas metodológicas de ensino a partir dessa interação. Partiu-se do pressuposto de que o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais é um meio, uma possibilidade, que dá condições para a formação de estudantes mais competentes, condizentes com as demandas da sociedade atual, com os objetivos da educação nacional e do ensino de Geografia, postos nos documentos oficiais. Para o desenvolvimento desta proposta, a pesquisa empírica foi realizada em escolas estaduais de Natal, por meio da coleta de dados com a equipe gestora dessas escolas e professores de Geografia do Ensino Fundamental. Entre esses professores, alguns foram acompanhados durante suas práticas em sala de aula, na busca de encontrar em suas experiências possibilidades para a questão de como ensinar esses conteúdos. Nesse sentido, o texto apresenta um breve diagnóstico, que caracteriza o ensino de Geografia realizado em algumas escolas públicas estaduais de Natal (RN); na sequência compartilhou-se as experiências da prática dos professores e suas estratégias metodológicas que se relacionam com o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Por fim, sistematizou-se algumas propostas metodológicas, reelaboradas com base nas aulas que foram observadas, estabelecendo correlações entre o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes. |
id |
UFRN_fa3e8b9cfa48fa6ae5d6c2b82e59daa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24110 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Bragelone, Jane Cláudia CabralDantas, Eugenia MariaFernandez, Pablo Sebastian MoreiraMelo, Evaneide Maria deDozena, Alessandro2017-10-17T22:07:46Z2017-10-17T22:07:46Z2017-06-13BRAGELONE, Jane Cláudia Cabral. Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes. 2017. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24110O objetivo deste trabalho é investigar como o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes estão presentes nas aulas de Geografia, aproximando as construções teóricas sobre o tema às experiências de alguns professores, que atuam nas escolas públicas estaduais de Natal (RN), de modo a desenvolver propostas metodológicas de ensino a partir dessa interação. Partiu-se do pressuposto de que o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais é um meio, uma possibilidade, que dá condições para a formação de estudantes mais competentes, condizentes com as demandas da sociedade atual, com os objetivos da educação nacional e do ensino de Geografia, postos nos documentos oficiais. Para o desenvolvimento desta proposta, a pesquisa empírica foi realizada em escolas estaduais de Natal, por meio da coleta de dados com a equipe gestora dessas escolas e professores de Geografia do Ensino Fundamental. Entre esses professores, alguns foram acompanhados durante suas práticas em sala de aula, na busca de encontrar em suas experiências possibilidades para a questão de como ensinar esses conteúdos. Nesse sentido, o texto apresenta um breve diagnóstico, que caracteriza o ensino de Geografia realizado em algumas escolas públicas estaduais de Natal (RN); na sequência compartilhou-se as experiências da prática dos professores e suas estratégias metodológicas que se relacionam com o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Por fim, sistematizou-se algumas propostas metodológicas, reelaboradas com base nas aulas que foram observadas, estabelecendo correlações entre o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes.The objective of this work is to investigate how the teaching of concepts, procedures and attitudes is present in the classes of Geography, approaching the theoretical constructions on the subject to the experiences of some teachers, who work in the state public schools of Natal (RN), in order to Develop methodological proposals of teaching from this interaction. We assume that the teaching of conceptual, procedural and attitudinal contents is a means, a possibility, that gives conditions for the formation of more competent students, in keeping with the demands of the present society, with the objectives of the national education and the teaching of Geography, put in the official documents. For the development of this proposal, the empirical research was carried out in state schools of Natal, through the collection of data with the management team of these schools and teachers of Geography of Elementary School. Among these teachers, some were accompanied during their practices in the classroom, in the search to find in their experiences possibilities for the question of how to teach these contents. In this sense, the text presents a brief diagnosis, which characterizes the teaching of Geography carried out in some state public schools of Natal (RN); In the sequence we share the experiences of the teachers' practice, and their methodological strategies that are related to the teaching of conceptual, procedural and attitudinal contents. Finally, we systematized some methodological proposals, re-elaborated based on the classes that were observed, establishing correlations between the teaching of concepts, procedures and attitudes.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEnsino de GeografiaTipologia dos conteúdosPráticas metodológicasGeografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdfJaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdfapplication/pdf3880783https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24110/1/JaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdfcbd6ec995ddd7cb70cfb44fec5761220MD51TEXTJaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdf.txtJaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain285377https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24110/4/JaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdf.txt0caae5df1b473e430845caa8d3e4c38aMD54THUMBNAILJaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdf.jpgJaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2060https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24110/5/JaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdf.jpg32e679b7b85524f915afa1301ddfb1aeMD55123456789/241102017-11-04 23:30:41.541oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24110Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-05T02:30:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes |
title |
Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes |
spellingShingle |
Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes Bragelone, Jane Cláudia Cabral CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Ensino de Geografia Tipologia dos conteúdos Práticas metodológicas |
title_short |
Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes |
title_full |
Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes |
title_fullStr |
Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes |
title_full_unstemmed |
Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes |
title_sort |
Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes |
author |
Bragelone, Jane Cláudia Cabral |
author_facet |
Bragelone, Jane Cláudia Cabral |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Fernandez, Pablo Sebastian Moreira |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Melo, Evaneide Maria de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bragelone, Jane Cláudia Cabral |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Dantas, Eugenia Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dozena, Alessandro |
contributor_str_mv |
Dantas, Eugenia Maria Dozena, Alessandro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Ensino de Geografia Tipologia dos conteúdos Práticas metodológicas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Tipologia dos conteúdos Práticas metodológicas |
description |
O objetivo deste trabalho é investigar como o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes estão presentes nas aulas de Geografia, aproximando as construções teóricas sobre o tema às experiências de alguns professores, que atuam nas escolas públicas estaduais de Natal (RN), de modo a desenvolver propostas metodológicas de ensino a partir dessa interação. Partiu-se do pressuposto de que o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais é um meio, uma possibilidade, que dá condições para a formação de estudantes mais competentes, condizentes com as demandas da sociedade atual, com os objetivos da educação nacional e do ensino de Geografia, postos nos documentos oficiais. Para o desenvolvimento desta proposta, a pesquisa empírica foi realizada em escolas estaduais de Natal, por meio da coleta de dados com a equipe gestora dessas escolas e professores de Geografia do Ensino Fundamental. Entre esses professores, alguns foram acompanhados durante suas práticas em sala de aula, na busca de encontrar em suas experiências possibilidades para a questão de como ensinar esses conteúdos. Nesse sentido, o texto apresenta um breve diagnóstico, que caracteriza o ensino de Geografia realizado em algumas escolas públicas estaduais de Natal (RN); na sequência compartilhou-se as experiências da prática dos professores e suas estratégias metodológicas que se relacionam com o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Por fim, sistematizou-se algumas propostas metodológicas, reelaboradas com base nas aulas que foram observadas, estabelecendo correlações entre o ensino de conceitos, procedimentos e atitudes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-17T22:07:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-10-17T22:07:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-06-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BRAGELONE, Jane Cláudia Cabral. Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes. 2017. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24110 |
identifier_str_mv |
BRAGELONE, Jane Cláudia Cabral. Geografia escolar: práticas de ensino de conceitos, procedimentos e atitudes. 2017. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24110/1/JaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24110/4/JaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24110/5/JaneClaudiaCabralBragelone_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cbd6ec995ddd7cb70cfb44fec5761220 0caae5df1b473e430845caa8d3e4c38a 32e679b7b85524f915afa1301ddfb1ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777763794419712 |