Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Dias, Margareth Pereira
Orientador(a): Alves, Maria da Penha Casado
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23298
Resumo: Este trabalho é o registro de um produto caracterizado como um protótipo didático, desenvolvido junto à turma de 7º período da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Djalma Aranha Marinho, Natal/RN. Esse estudo objetiva sistematizar ações voltadas para um ensino de Língua Portuguesa a partir do trabalho com o gênero discursivo crônica. Para tanto, toma como embasamento autores como Bakhtin (2003, 2014, 2015, 2016), no que diz respeito à concepção de linguagem, de enunciado concreto e de gêneros discursivos; Geraldi (1999, 2003, 2015), Antunes (2003), Rojo e Moura (2012) e Rojo (2013, 2015), sobre questões e estratégias do ensino de Língua Portuguesa; além de Candido et al. (1992 e 1997) e de Sá (2005), com discussões acerca do gênero discursivo crônica. Quanto à metodologia, este estudo consiste em pesquisa-ação, com aplicação de questionário e utilização de estratégias e dinâmicas de leituras. Como resultado, aponta que a crônica é um gênero discursivo que propicia uma autorreflexão por se aproximar da realidade cotidiana, provocando nos sujeitos ampliação de repertórios de leitura e de conhecimentos diversos ao estabelecer relações entre leituras e senso crítico.
id UFRN_fd3d37fdf0f39c33dd5698229f006459
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23298
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Dias, Margareth Pereirahttp://lattes.cnpq.br/6338471635388658http://lattes.cnpq.br/7377731555637172Santos, Derivaldo doshttp://lattes.cnpq.br/8615666365895204Sousa, Henrique Eduardo dehttp://lattes.cnpq.br/5119880609311149Benevides, Araceli Sobreirahttp://lattes.cnpq.br/0001733569978457Alves, Maria da Penha Casado2017-05-31T19:11:48Z2017-05-31T19:11:48Z2016-12-22DIAS, Margareth Pereira. Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA. 2016. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23298Este trabalho é o registro de um produto caracterizado como um protótipo didático, desenvolvido junto à turma de 7º período da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Djalma Aranha Marinho, Natal/RN. Esse estudo objetiva sistematizar ações voltadas para um ensino de Língua Portuguesa a partir do trabalho com o gênero discursivo crônica. Para tanto, toma como embasamento autores como Bakhtin (2003, 2014, 2015, 2016), no que diz respeito à concepção de linguagem, de enunciado concreto e de gêneros discursivos; Geraldi (1999, 2003, 2015), Antunes (2003), Rojo e Moura (2012) e Rojo (2013, 2015), sobre questões e estratégias do ensino de Língua Portuguesa; além de Candido et al. (1992 e 1997) e de Sá (2005), com discussões acerca do gênero discursivo crônica. Quanto à metodologia, este estudo consiste em pesquisa-ação, com aplicação de questionário e utilização de estratégias e dinâmicas de leituras. Como resultado, aponta que a crônica é um gênero discursivo que propicia uma autorreflexão por se aproximar da realidade cotidiana, provocando nos sujeitos ampliação de repertórios de leitura e de conhecimentos diversos ao estabelecer relações entre leituras e senso crítico.This work is a register of a didactic prototype developed in a 7th level class from youth and adult education in State School Djalma Aranha Marinho, Natal/RN. This study aims to systematize some actions focused on Portuguese teaching using discursive genre chronicle. To this, it has base some authors like Bakhtin (2003, 2014, 2015, 2016), related to language conception, concrete utterance and discursive genre; Geraldi (1999, 2003, 2015), Antunes (2003), Rojo and Moura (2012) and Rojo (2013, 2015), about questions and strategies in the Portuguese teaching; besides Candido et al. (1992 e 1997) and Sá (2005) that writes about discursive genre chronicle. As methodology, this study is an action-research that applies a questionnaire and uses dynamics and strategies of reading. As a result, it shows that chronicle is a discursive genre that promotes self-reflection because it approaches to the reality, stimulating a large reading repertory and lots of knowledge to establish relations between reading and critic sense.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLíngua portuguesaGênero discursivoCrônicaProtótipo didáticoBorboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMargarethPereiraDias_DISSERT.pdfMargarethPereiraDias_DISSERT.pdfapplication/pdf2288182https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23298/1/MargarethPereiraDias_DISSERT.pdf7b7a10a77167262c66751f924d99dad8MD51TEXTMargarethPereiraDias_DISSERT.pdf.txtMargarethPereiraDias_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain170535https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23298/4/MargarethPereiraDias_DISSERT.pdf.txt3ad93e6c7bc2b5609e221d7f3b4c341eMD54THUMBNAILMargarethPereiraDias_DISSERT.pdf.jpgMargarethPereiraDias_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2171https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23298/5/MargarethPereiraDias_DISSERT.pdf.jpg709843c6684631b12621a1488806b5f7MD55123456789/232982017-11-04 19:51:41.25oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23298Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T22:51:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA
title Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA
spellingShingle Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA
Dias, Margareth Pereira
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Língua portuguesa
Gênero discursivo
Crônica
Protótipo didático
title_short Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA
title_full Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA
title_fullStr Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA
title_full_unstemmed Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA
title_sort Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA
author Dias, Margareth Pereira
author_facet Dias, Margareth Pereira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6338471635388658
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Derivaldo dos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8615666365895204
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Sousa, Henrique Eduardo de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5119880609311149
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Benevides, Araceli Sobreira
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0001733569978457
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Margareth Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
contributor_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Língua portuguesa
Gênero discursivo
Crônica
Protótipo didático
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Gênero discursivo
Crônica
Protótipo didático
description Este trabalho é o registro de um produto caracterizado como um protótipo didático, desenvolvido junto à turma de 7º período da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Djalma Aranha Marinho, Natal/RN. Esse estudo objetiva sistematizar ações voltadas para um ensino de Língua Portuguesa a partir do trabalho com o gênero discursivo crônica. Para tanto, toma como embasamento autores como Bakhtin (2003, 2014, 2015, 2016), no que diz respeito à concepção de linguagem, de enunciado concreto e de gêneros discursivos; Geraldi (1999, 2003, 2015), Antunes (2003), Rojo e Moura (2012) e Rojo (2013, 2015), sobre questões e estratégias do ensino de Língua Portuguesa; além de Candido et al. (1992 e 1997) e de Sá (2005), com discussões acerca do gênero discursivo crônica. Quanto à metodologia, este estudo consiste em pesquisa-ação, com aplicação de questionário e utilização de estratégias e dinâmicas de leituras. Como resultado, aponta que a crônica é um gênero discursivo que propicia uma autorreflexão por se aproximar da realidade cotidiana, provocando nos sujeitos ampliação de repertórios de leitura e de conhecimentos diversos ao estabelecer relações entre leituras e senso crítico.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-31T19:11:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-31T19:11:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIAS, Margareth Pereira. Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA. 2016. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23298
identifier_str_mv DIAS, Margareth Pereira. Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA. 2016. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23298/1/MargarethPereiraDias_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23298/4/MargarethPereiraDias_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23298/5/MargarethPereiraDias_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b7a10a77167262c66751f924d99dad8
3ad93e6c7bc2b5609e221d7f3b4c341e
709843c6684631b12621a1488806b5f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777739346870272