Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23298 |
Resumo: | Este trabalho é o registro de um produto caracterizado como um protótipo didático, desenvolvido junto à turma de 7º período da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Djalma Aranha Marinho, Natal/RN. Esse estudo objetiva sistematizar ações voltadas para um ensino de Língua Portuguesa a partir do trabalho com o gênero discursivo crônica. Para tanto, toma como embasamento autores como Bakhtin (2003, 2014, 2015, 2016), no que diz respeito à concepção de linguagem, de enunciado concreto e de gêneros discursivos; Geraldi (1999, 2003, 2015), Antunes (2003), Rojo e Moura (2012) e Rojo (2013, 2015), sobre questões e estratégias do ensino de Língua Portuguesa; além de Candido et al. (1992 e 1997) e de Sá (2005), com discussões acerca do gênero discursivo crônica. Quanto à metodologia, este estudo consiste em pesquisa-ação, com aplicação de questionário e utilização de estratégias e dinâmicas de leituras. Como resultado, aponta que a crônica é um gênero discursivo que propicia uma autorreflexão por se aproximar da realidade cotidiana, provocando nos sujeitos ampliação de repertórios de leitura e de conhecimentos diversos ao estabelecer relações entre leituras e senso crítico. |
id |
UFRN_fd3d37fdf0f39c33dd5698229f006459 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23298 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Dias, Margareth Pereirahttp://lattes.cnpq.br/6338471635388658http://lattes.cnpq.br/7377731555637172Santos, Derivaldo doshttp://lattes.cnpq.br/8615666365895204Sousa, Henrique Eduardo dehttp://lattes.cnpq.br/5119880609311149Benevides, Araceli Sobreirahttp://lattes.cnpq.br/0001733569978457Alves, Maria da Penha Casado2017-05-31T19:11:48Z2017-05-31T19:11:48Z2016-12-22DIAS, Margareth Pereira. Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA. 2016. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23298Este trabalho é o registro de um produto caracterizado como um protótipo didático, desenvolvido junto à turma de 7º período da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Djalma Aranha Marinho, Natal/RN. Esse estudo objetiva sistematizar ações voltadas para um ensino de Língua Portuguesa a partir do trabalho com o gênero discursivo crônica. Para tanto, toma como embasamento autores como Bakhtin (2003, 2014, 2015, 2016), no que diz respeito à concepção de linguagem, de enunciado concreto e de gêneros discursivos; Geraldi (1999, 2003, 2015), Antunes (2003), Rojo e Moura (2012) e Rojo (2013, 2015), sobre questões e estratégias do ensino de Língua Portuguesa; além de Candido et al. (1992 e 1997) e de Sá (2005), com discussões acerca do gênero discursivo crônica. Quanto à metodologia, este estudo consiste em pesquisa-ação, com aplicação de questionário e utilização de estratégias e dinâmicas de leituras. Como resultado, aponta que a crônica é um gênero discursivo que propicia uma autorreflexão por se aproximar da realidade cotidiana, provocando nos sujeitos ampliação de repertórios de leitura e de conhecimentos diversos ao estabelecer relações entre leituras e senso crítico.This work is a register of a didactic prototype developed in a 7th level class from youth and adult education in State School Djalma Aranha Marinho, Natal/RN. This study aims to systematize some actions focused on Portuguese teaching using discursive genre chronicle. To this, it has base some authors like Bakhtin (2003, 2014, 2015, 2016), related to language conception, concrete utterance and discursive genre; Geraldi (1999, 2003, 2015), Antunes (2003), Rojo and Moura (2012) and Rojo (2013, 2015), about questions and strategies in the Portuguese teaching; besides Candido et al. (1992 e 1997) and Sá (2005) that writes about discursive genre chronicle. As methodology, this study is an action-research that applies a questionnaire and uses dynamics and strategies of reading. As a result, it shows that chronicle is a discursive genre that promotes self-reflection because it approaches to the reality, stimulating a large reading repertory and lots of knowledge to establish relations between reading and critic sense.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLíngua portuguesaGênero discursivoCrônicaProtótipo didáticoBorboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMargarethPereiraDias_DISSERT.pdfMargarethPereiraDias_DISSERT.pdfapplication/pdf2288182https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23298/1/MargarethPereiraDias_DISSERT.pdf7b7a10a77167262c66751f924d99dad8MD51TEXTMargarethPereiraDias_DISSERT.pdf.txtMargarethPereiraDias_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain170535https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23298/4/MargarethPereiraDias_DISSERT.pdf.txt3ad93e6c7bc2b5609e221d7f3b4c341eMD54THUMBNAILMargarethPereiraDias_DISSERT.pdf.jpgMargarethPereiraDias_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2171https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23298/5/MargarethPereiraDias_DISSERT.pdf.jpg709843c6684631b12621a1488806b5f7MD55123456789/232982017-11-04 19:51:41.25oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23298Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T22:51:41Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA |
title |
Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA |
spellingShingle |
Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA Dias, Margareth Pereira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Língua portuguesa Gênero discursivo Crônica Protótipo didático |
title_short |
Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA |
title_full |
Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA |
title_fullStr |
Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA |
title_full_unstemmed |
Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA |
title_sort |
Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA |
author |
Dias, Margareth Pereira |
author_facet |
Dias, Margareth Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6338471635388658 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7377731555637172 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Santos, Derivaldo dos |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8615666365895204 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Sousa, Henrique Eduardo de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5119880609311149 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Benevides, Araceli Sobreira |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0001733569978457 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Margareth Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Maria da Penha Casado |
contributor_str_mv |
Alves, Maria da Penha Casado |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Língua portuguesa Gênero discursivo Crônica Protótipo didático |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa Gênero discursivo Crônica Protótipo didático |
description |
Este trabalho é o registro de um produto caracterizado como um protótipo didático, desenvolvido junto à turma de 7º período da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Djalma Aranha Marinho, Natal/RN. Esse estudo objetiva sistematizar ações voltadas para um ensino de Língua Portuguesa a partir do trabalho com o gênero discursivo crônica. Para tanto, toma como embasamento autores como Bakhtin (2003, 2014, 2015, 2016), no que diz respeito à concepção de linguagem, de enunciado concreto e de gêneros discursivos; Geraldi (1999, 2003, 2015), Antunes (2003), Rojo e Moura (2012) e Rojo (2013, 2015), sobre questões e estratégias do ensino de Língua Portuguesa; além de Candido et al. (1992 e 1997) e de Sá (2005), com discussões acerca do gênero discursivo crônica. Quanto à metodologia, este estudo consiste em pesquisa-ação, com aplicação de questionário e utilização de estratégias e dinâmicas de leituras. Como resultado, aponta que a crônica é um gênero discursivo que propicia uma autorreflexão por se aproximar da realidade cotidiana, provocando nos sujeitos ampliação de repertórios de leitura e de conhecimentos diversos ao estabelecer relações entre leituras e senso crítico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-31T19:11:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-31T19:11:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DIAS, Margareth Pereira. Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA. 2016. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23298 |
identifier_str_mv |
DIAS, Margareth Pereira. Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA. 2016. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23298/1/MargarethPereiraDias_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23298/4/MargarethPereiraDias_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23298/5/MargarethPereiraDias_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7b7a10a77167262c66751f924d99dad8 3ad93e6c7bc2b5609e221d7f3b4c341e 709843c6684631b12621a1488806b5f7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777739346870272 |