Vivências indígenas : a formação social da criança Wapichana de Canauanim - Cantá / Roraima a partir da experiência do Método Indutivo Intercultural

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Fidelis, Roseane Cadete
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Roraima
Brasil
PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras
UFRR
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/798
Resumo: This research aimed to present reflections about Wapichana children between 11 and 14 years old from the Canauanim Indigenous Community, in the municipality of Cantá, located approximately 25 km from the capital Boa Vista-RR, aiming to understand how their social formation occurs. The study was based on the Intercultural Inductive Method devised by Jorge Gasché. This Method is linked to the Vygotskian approach based on Activity Theory which points out that the development of the human being occurs through the need for a relationship with the environment in which it is inserted, and therefore the personality produced by the social relations that the human being establishes by its activity and constitutes an advanced process of development. In this sense, the research is based on an ethnographic perspective which was intended to analyze and understand how the Wapichana child builds his knowledge from his established interactions of his experiences. When discussing the elements in the social development of children from the experience of the Intercultural Inductive Method, it became clear how children establish their first link with society and the world through family life, which we could observe in the Socionatural Calendar and consider that this interrelation of knowledge promotes social formation based on relationships with parents, the community and the environment in which they operate.
id UFRR-6_ff2fd736e7c7c42f249554fc5f39be9b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufrr.br:prefix/798
network_acronym_str UFRR-6
network_name_str Repositório Institucional da UFRR
repository_id_str
spelling Vivências indígenas : a formação social da criança Wapichana de Canauanim - Cantá / Roraima a partir da experiência do Método Indutivo InterculturalFormação socialCriança Wapichanamétodo Indutivo InterculturalSocial formationWapichana childIntercultural Inductive MethodCNPQ::CIENCIAS HUMANASThis research aimed to present reflections about Wapichana children between 11 and 14 years old from the Canauanim Indigenous Community, in the municipality of Cantá, located approximately 25 km from the capital Boa Vista-RR, aiming to understand how their social formation occurs. The study was based on the Intercultural Inductive Method devised by Jorge Gasché. This Method is linked to the Vygotskian approach based on Activity Theory which points out that the development of the human being occurs through the need for a relationship with the environment in which it is inserted, and therefore the personality produced by the social relations that the human being establishes by its activity and constitutes an advanced process of development. In this sense, the research is based on an ethnographic perspective which was intended to analyze and understand how the Wapichana child builds his knowledge from his established interactions of his experiences. When discussing the elements in the social development of children from the experience of the Intercultural Inductive Method, it became clear how children establish their first link with society and the world through family life, which we could observe in the Socionatural Calendar and consider that this interrelation of knowledge promotes social formation based on relationships with parents, the community and the environment in which they operate.Esta pesquisa teve por objetivo apresentar reflexões acerca das crianças Wapichana entre 11 e 14 anos, da Comunidade Indígena Canauanim, no município de Cantá, localizada, aproximadamente, a 25 km da capital Boa Vista- RR, visando compreender como ocorre a sua formação social. O estudo foi baseado no Método Indutivo Intercultural idealizado por Jorge Gasché. Este Método é vinculado a vertente vygotskyana, pautada na Teoria da Atividade, a qual aponta que o desenvolvimento do ser humano ocorre através da necessidade de uma relação com o meio no qual está inserido, sendo, portanto, a personalidade produzida pelas relações sociais que o ser humano estabelece por sua atividade, e se constitui como um processo avançado de desenvolvimento. Neste sentido, a pesquisa se baseia numa perspectiva etnográfica onde se pretendeu analisar e compreender, como a criança Wapichana constrói seu conhecimento partindo das interações estabelecidas de suas vivências. Ao discutir os elementos no desenvolvimento social das crianças, a partir da experiência do Método Indutivo Intercultural, ficou clara a forma como elas estabelecem seu primeiro vínculo, com a sociedade e com o mundo, através da convivência familiar, foi o que pudemos observar no Calendário Socionatural, além de considerar que esta inter-relação de conhecimentos promove a formação social a partir das relações com os pais, com a comunidade e com o meio ambiente onde estão inseridas.Agência 1Universidade Federal de RoraimaBrasilPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoPPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e FronteirasUFRRRepetto Carreño, Maxim Paollohttp://lattes.cnpq.br/1433059000143492Fidelis, Roseane Cadete2022-08-22T17:18:26Z20222022-08-22T17:18:26Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFIDELIS, Roseane Cadete. Vivências indígenas: a formação social da criança Wapichana de Canauanim - Cantá / Roraima a partir da experiência do Método Indutivo Intercultural. 2020. 108f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2020.http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/798porAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRR2023-07-11T20:22:42Zoai:repositorio.ufrr.br:prefix/798Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufrr.br:8080/oai/requestangelsenhora@gmail.comopendoar:2023-07-11T20:22:42Repositório Institucional da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências indígenas : a formação social da criança Wapichana de Canauanim - Cantá / Roraima a partir da experiência do Método Indutivo Intercultural
title Vivências indígenas : a formação social da criança Wapichana de Canauanim - Cantá / Roraima a partir da experiência do Método Indutivo Intercultural
spellingShingle Vivências indígenas : a formação social da criança Wapichana de Canauanim - Cantá / Roraima a partir da experiência do Método Indutivo Intercultural
Fidelis, Roseane Cadete
Formação social
Criança Wapichana
método Indutivo Intercultural
Social formation
Wapichana child
Intercultural Inductive Method
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short Vivências indígenas : a formação social da criança Wapichana de Canauanim - Cantá / Roraima a partir da experiência do Método Indutivo Intercultural
title_full Vivências indígenas : a formação social da criança Wapichana de Canauanim - Cantá / Roraima a partir da experiência do Método Indutivo Intercultural
title_fullStr Vivências indígenas : a formação social da criança Wapichana de Canauanim - Cantá / Roraima a partir da experiência do Método Indutivo Intercultural
title_full_unstemmed Vivências indígenas : a formação social da criança Wapichana de Canauanim - Cantá / Roraima a partir da experiência do Método Indutivo Intercultural
title_sort Vivências indígenas : a formação social da criança Wapichana de Canauanim - Cantá / Roraima a partir da experiência do Método Indutivo Intercultural
author Fidelis, Roseane Cadete
author_facet Fidelis, Roseane Cadete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repetto Carreño, Maxim Paollo
http://lattes.cnpq.br/1433059000143492
dc.contributor.author.fl_str_mv Fidelis, Roseane Cadete
dc.subject.por.fl_str_mv Formação social
Criança Wapichana
método Indutivo Intercultural
Social formation
Wapichana child
Intercultural Inductive Method
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Formação social
Criança Wapichana
método Indutivo Intercultural
Social formation
Wapichana child
Intercultural Inductive Method
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description This research aimed to present reflections about Wapichana children between 11 and 14 years old from the Canauanim Indigenous Community, in the municipality of Cantá, located approximately 25 km from the capital Boa Vista-RR, aiming to understand how their social formation occurs. The study was based on the Intercultural Inductive Method devised by Jorge Gasché. This Method is linked to the Vygotskian approach based on Activity Theory which points out that the development of the human being occurs through the need for a relationship with the environment in which it is inserted, and therefore the personality produced by the social relations that the human being establishes by its activity and constitutes an advanced process of development. In this sense, the research is based on an ethnographic perspective which was intended to analyze and understand how the Wapichana child builds his knowledge from his established interactions of his experiences. When discussing the elements in the social development of children from the experience of the Intercultural Inductive Method, it became clear how children establish their first link with society and the world through family life, which we could observe in the Socionatural Calendar and consider that this interrelation of knowledge promotes social formation based on relationships with parents, the community and the environment in which they operate.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-08-22T17:18:26Z
2022
2022-08-22T17:18:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIDELIS, Roseane Cadete. Vivências indígenas: a formação social da criança Wapichana de Canauanim - Cantá / Roraima a partir da experiência do Método Indutivo Intercultural. 2020. 108f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2020.
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/798
identifier_str_mv FIDELIS, Roseane Cadete. Vivências indígenas: a formação social da criança Wapichana de Canauanim - Cantá / Roraima a partir da experiência do Método Indutivo Intercultural. 2020. 108f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2020.
url http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
Brasil
PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras
UFRR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
Brasil
PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
PPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras
UFRR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRR
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Repositório Institucional da UFRR
collection Repositório Institucional da UFRR
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv angelsenhora@gmail.com
_version_ 1797675225997901824